quarta-feira, 25 de março de 2015

ENTENDA – A falcatrua revelada em detalhes

Luciana Carneiro (à dir.), tida como cúmplice e beneficiária da fraude.

Como antecipou o Blog do Barata, na edição do último dia 12, testemunha privilegiada da fraude eleitoral, que na época ocupava um cargo comissionado na administração municipal, revela que cerca de 3.500 títulos eleitorais, emitidos irregularmente, pavimentaram a reeleição do prefeito de São João de Pirabas, Luiz Cláudio Teixeira Barroso, do PMDB, mas desde 2014 alinhado com o governador tucano Simão Jatene. “Testemunhei todo o esquema”, relata a fonte, acrescentando que o esquema criminoso envolveria a então secretária de Educação, Luciana Carneiro, e Nailson Reis, servidor da Prefeitura Municipal de São João de Pirabas, cedido ao cartório eleitoral do município de Primavera. “Em princípio, ele (Nailson Reis) e Luciana (Carneiro) faziam o esquema funcionar, em princípio, de três formas: mediante ações oficiais de emissão de títulos eleitorais; emissão de títulos eleitorais agendadas pela própria secretária de Educação, na prefeitura; e emissão de títulos eleitorais nas escolas municipais, a pretexto das ações de cidadania”, conta a testemunha da fraude. E, irônica, salienta: “Mas havia também a emissão delivery, na qual Nailson retirava escondido os formulários para emissão de títulos eleitorais em branco, repassava para Luciana , que ia de casa em casa preenchê-los, para então devolvê-los a Nailson. Emitidos os títulos pelo juiz eleitoral, que deveriam ser entregues no cartório eleitoral, eles voltavam para as mão de Luciana, que se encarregava de entregá-los aos seus eleitores, a domicílio.”
O comprometedor e-mail enviado por Nailson Reis a Luciana Carneiro – inexplicavelmente desentranhado do processo pelo juiz Charles Claudino Fernandes -  ratifica o relato da testemunha. “Em março de 2012 já tinham perdido o controle do esquema fraudulento. Centenas de formulários para emissão de títulos eleitorais estavam nas ruas e os títulos emitidos se amontoavam no cartório eleitoral, porque ninguém ia buscá-los”, descreve a testemunha privilegiada da falcatrua. “Então, Nailson Reis, preocupado com a situação, escreve um email para Luciana Carneiro, no qual ele frisa sua angustia diante da possibilidade em poder ser flagrado, porque a eleição estava próxima e a disputa acirrada.”

No e-mail, Nailson Reis pede a Luciana Carneiro pressa na devolução dos formulários enviados, por temer ser flagrado operacionalizando a fraude. Maltratando o vernáculo, ele escancara a tramóia. “Bom dia velinha espero que esteja tudo bem, com velinho por aqui vai bem, velinha queria falar com a Senhora sobre esse material que esta com vcs ja tem muito tempo que esta com vcs ele não pode ficar muito tempo fora possa que o promotor ou juiz até mesmo o yuri quera fazer uma revisão desse tipo de material esse mesmo tem uma numeração se ele colocar na sequência vai ver que ta faltando, manda o pessoal cair em campo atras desse pessoal se não eles não aparecem para pegar o titulo tem titulo aqui desde 2008 eles só vem pegar qndo precisa realmente do titulo como para bolsa família etc... os que a senhora me mandou tenho que fazer aos poucos para não dar na vista é que só ta dando para fazer a tarde eu não posso estrapolar se não TRE vai ver que eu só estou atendendo Pirabas”, assinala o comparsa de Luciana Carneiro.

Um comentário :

Anônimo disse...

Barata, esses "bestinhas" são farinha do mesmo saco e tem mais todos os vereadores eleitos participaram da Fraude Eleitoral direta e indiretamente.
Agora o TRE / PA, concordar com o Charles Claudino, seria um grande erro, mas também punir o prefeito Cláudio Barroso / PMDB e sua Quadrilha sem dar uma punição para o referido juiz é deixar que aconteça de novo em 2016.
Esperamos uma decisão justa.