sábado, 28 de março de 2015

PIRABAS – A parcialidade do juiz Charles Claudino

Charles Claudino Fernandes (à esq.), com Barroso: parcialidade acintosa.

Como é leviano atribuir a priori estultícia a magistrado, carrega a mácula da suspeita de má-fé o juiz Charles Claudino Fernandes ter desentranhado do processo sobre a fraude eleitoral em São João de Piraba, nas eleições de 2012, o e-mail de Nailson Reis a Luciana Carneiro, que embasaram as denúncias de Cláudia Neves sobre a falcatrua. Nailson Reis é o funcionário da Prefeitura de São João de Pirabas cedido ao cartório eleitoral de Primavera - na época sob o comando do magistrado – e Luciana Carneiro a então secretária municipal de Educação, apontada como cúmplice e também beneficiária da falcatrua, eleita a vereadora mais votada no município, nas eleições de 2014. O e-mail embasou as denúncias sobre a fraude eleitoral feitas por Cláudia Neves, que na ocasião ocupava um cargo comissionado na Prefeitura de São João de Pirabas. No e-mail, Nailson Reis pedia discrição aos envolvidos na fraude e manifestava o temor da tramóia ser descoberta.
Ao receber a denúncia de Cláudia Neves, com o e-mail anexo, o juiz Charles Claudino Fernandes foi inusitadamente imprevidente, para dizer o mínimo. Em lugar de acionar a Polícia Federal, para a perícia capaz de identificar o IP que levaria à origem do e-mail, o magistrado quedou-se silente, em uma omissão para lá de comprometedora. Deparou-se, então, com uma previsível disse-me-disse, no qual os suspeitos da fraude pretenderam transformar em ré a testemunha da falcatrua. O juiz recusou, inclusive, a solicitação da própria Cláudia Neves para que seu notebook fosse periciado. Depois, desentranhou o e-mail do processo e, após mantê-lo um ano e sete meses dormitando em sua gaveta, julgou improcedente as denúncias sobre a fraude eleitoral. Mais constrangedor só mesmo a manifestação do procurador da República Alan Rogério Mansur Silva. Este solicitou ao TRE que intervenha, no sentido o juiz devolver o e-mail aos autos, mas ressalvou que acompanhará o voto do juiz Charles Claudino Fernandes, se o magistrado não atender o pleito.

Diante do exposto, é inevitável concluir: mais surreal, impossível.

3 comentários :

Anônimo disse...

Essas Instituições não tão nem aí para a Sociedade Pirabense, que diga os Conselheiros do TCM: Mara Barbalho e Lavareda, do MP: Adriana Passos e Paulo Ângelo e MPF: Bruno Valente, José Potiguar e Alan Mansur, TJE: Maria Augusta, Vânia Bitar, Vânia Silveira e Helena Farag, já no TF- Castanhal/PA tem que ser averiguado o Juiz? ??, que tem os Casos de Desvio de Recursos Federais de Pirabas, os Processos estão desde de 2011.

Tomara que o CNMP e o CNJ tomem providências o mais breve.

Anônimo disse...

O TRE quer mesmo Blindar o Juiz Charles Claudino e Salvar a Instituição e o Corrupto do prefeito Cláudio Barroso, pois querem fazer a Sessão Plenária só entre ELES, Membros do TRE, sem a presença do Público.

Anônimo disse...

Barata, sou nascida em Pirabas. Morei em Belém durante 27 anos e a 8 retornei a minha cidade. Nunca deixei de acompanhar os acontecimentos de minha terra natal, mas quando retornei pra cá nunca Fechei os olhos para esse esquema de corrupção que rouba nossa população. A situação esta critica. Roubalheira de todos os lados e ninguém fazia nada. Acompanho mais recentemente o trabalho do MP, na pessoa da promotora Sabrina, que é incansável e não dá espaço pra quadrilha dos Calcas curtas. Também venho acompanhando o trabalho do Delegado Fausto, o primeiro dentro de anos que tem coragem de desafiar o poder e as artimanhas do nosso prefeito ladrão.