quinta-feira, 26 de março de 2015

GREVE – Professores cobram retroativo do piso

Professores: greve pelo pagamento do piso (Foto Ricardo Amanajás).

Não resultou em nada de mais objetivo a rodada de negociações com o governo dos professores da rede estadual de ensino, em greve desde esta última quarta-feira, 25. Eles reivindicam, entre outras coisas, o pagamento do retroativo do piso salarial, que deixou de ser pago após as eleições de outubro de 2014, quando o governador tucano Simão Jatene foi reeleito. Segundo o Sintepp, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, não houve qualquer avanço na discussão sobre o pagamento do retroativo do piso salarial e da regularização da jornada de trabalho. Há um temor, em parcela da categoria, que o governo opte por reduzir o volume das aulas complementares, que representam um substancial reforço financeiro diante dos parcos salários pagos aos professores, para bancar o pagamento do retroativo do piso salarial.
Segundo o Diário do Pará, para a manhã desta quinta-feira, 26, está previsto um novo ato público, a Marcha Nacional em Defesa da Educação Pública, que sairá da Praça da República em direção ao CIG, o Centro Integrado de Governo, na avenida Nazaré. O jornal acrescenta que, de acordo com as lideranças do movimento grevista, pelo menos 67 municípios aderiram à paralisação.

O início da greve, nesta última quarta-feira, 25, foi assinalado por uma assembléia geral na Praça da Leitura, em São Brás, de onde os professores rumaram em passeata, apesar da chuva, para a Sead, a Secretaria de Estado de Administração, na travessa do Chaco, bloqueando o trânsito no percurso da manifestação, de acordo com o relato do Diário do Pará.

2 comentários :

Anônimo disse...

Que vergonha uma escola fechada por falta de pagamento. Isso bem no centro da cidade. Imagina no subúrbio. Depois não queremos que bandidos existam no país. Além dos colarinhos sujos temos que nos esconder daqueles que foram proibidos de frequentar escolas minimamente descendentes.

Anônimo disse...

qdo um secretário fala que os professores estão fazendo confusão por uma misera diferença de salário, o que se pode esperar? logo se vê o despreparo para o cargo e o derrespeito com os professores, se ele tinha alguma pretensão politica, já foi pro ralo esse não ganha nem pra sindico de prédio. escolas CAINDO, REFORMAS PARADAS, DESPEJO DE ALUNOS E PROFESSORES ETC Jatene acho que não tá nem ai nesse governo, acho melhor ir logo arrumando lugarzinho no tribunal de contas pra esse secretário secretário que ta acabando com a seduc e com o governo dele.