quinta-feira, 19 de novembro de 2009

SANTA CASA – Suspeita de desvio da GDI

Se confirmada, é grave, mas muito grave, mesmo, a denúncia feita a este blog, segundo a qual em menos de um ano o atual diretor da Santa Casa de Misericórdia do Pará, Mauricio Bezerra (foto), teria promovido um corte de cerca de 20% nos recursos destinados à GDI, a Gratificação de Desempenho Institucional. “O Maurício deve explicações sobre o corte de aproximadamente 20% da GDI dos servidores, em menos de um ano”, acentua um médico do hospital-escola.
De acordo com a denúncia, existe a suspeita de que parte dos recursos destinados à GDI – algo que seria equivalente a 35% da receita própria da Santa Casa – estaria sendo desviado para gratificar acadêmicos escalados para plantões. Ainda de acordo com a denúncia, também suspeitam que outra parcela dos recursos da GTI esteja sendo desviada para o pagamento da gratificação para quem trabalha em regime de 40 horas semanais, habitualmente privilégio, dizem, dos cupinchas do presidente da Santa Casa.
Descrito como arrogante, Bezerra é acidamente criticado pelos próprios médicos da Santa Casa devido sua postura autocrática. Chucro, diante da avalancha de mazelas nas quais sua administração patina, contemplou uma alternativa simplista: a cada denúncia, proibe o acesso dos jornalistas a Santa Casa. Mas como é ternamente doce para com os seus, tratou de nomear, para um cargo comissionado, sua mulher, protagonizando um inequívoco episódio de nepotismo.

38 comentários :

Anônimo disse...

GDI - Gratificação de Desempenho Institucional

Um Festival de Incongruências, Injustiças e Sumiço de Dinheiro Público.

Criada e regulamentada no governo Simão Jatene, desde a sua raiz vêm sendo constestada por muitos segmentos do funcionalismo público estadual que se sentiram prejudicados. No início a queixa mais frequente era de que esta gratificação privilegiou demais o setor procedimental (em detrimento dos setores administrativos e apoio operacional) e o nível superior (em detrimento do nível médio e fundamental). Outras pessoas argumentavam que, havendo um teto limitante incidente sobre o vencimento do servidor, de certa forma este aparente privilégio escamoteava um volume muito grande de sobras. O nível elementar operacional, aquele que lida com o serviço mais insalubre da atividade fim, simplesmente foi esquecido pelo decreto que regulamentou a distribuição da GDI.

Para solucionar estas "sobras e disparidades" servidores prommoveram várias assembléias que tiveram como objetivo acordar outra forma menos injusta, predominando a partir daí um cálculo menos díspar e mais participativo. Entretanto estes acordos podem ter tido, para o governo, o inconveniente de eliminar as tais sobras e... a partir daí, já no governo ana Júlia, se instalou um esquema de sonegação do repasse da renda de produção dos serviços, cuja falácia é diametralmente oposta ao princípio da lei que criou a própria GDI. A lei deveria recompensar o estado e os servidores pelo aumento na produção de serviços de saúde prestados ao público usuário do SUS, mas os operadores do esquema de desvio de dinheiro da GDI fazem de tudo para não repassar o dinheiro dos servidores estaduais, criando artifícios para não cadastrar vários procedimentos da produção, produzindo assim uma queda artificial neste valor.

Suspeita-se que haja, na direção dos órgãos estaduais uma certa cumplicidade com este esquema. Servidores reclamam há três anos de uma inexplicável "imobilidade" de seus diretores para defender o repasse integral do justo dinheiro correspondente ao que foi produzido, até mesmo porque, com ou seu retribuição financeira, eles (os diretores) continuam exigindo dos servidores a realização dos procedimentos não pagos. Também é inexplicável as razões do assim chamado "contingenciamento na verba da GDI", uma vez que este dinheiro nunca faltou aos prestadores de serviços privados conveniados ao SUS. Lá o dinheiro sai integral e nenhum procedimento deixa de ser pago por ter sido descadastrado.

Estão metendo a mão no dinheiro dos servidores da saúde pública estadual.

Anônimo disse...

Barata, manda tirar uma foto da parede nova que o Maurício mandou fazer lá no hall de entrada do prédio da administração da Santa Casa, pela Oliveira Belo. Depois de 44 anos de funcionamento de portas abertas ao público, a atual direção transformou o prédio num bunker inacessível à imprensa. Não sei se o CREA foi informado desta reforma, que deixou o prédio literalmente sem uma porta de entrada. Será que tudo isso é para evitar a imprensa? Será que os bombeiros aprovam isso?

Anônimo disse...

E o que dizer do 'sumiço' da Gratificação de Tempo Integral (GTI) dos contracheques? Foi feito acordo que esta seria paga, nada mais do que justo para quem trabalha, mas até hoje, NECA!

Anônimo disse...

13:20 Chega-se à conclusão de estarmos diante de um vultuoso "calote" na saúde pública estadual.

Anônimo disse...

Chega de conversa fiada, o que devem os órgãos como MP é fiscalizar a assiduidade dos médicos e aí sim é que iremos ver quem são os causadores do caos na saúde e das mortes por falta de atendimento.Existem profissionais que são dedicação exclusiva e não se apresentam para o trabalho.

Anônimo disse...

Lamento, pois até pouco tempo atraz a Santa Casa era noticia nacional pelos excelentes serviços que prestava a população, inclusive ganhando varios premios. Enfim é o PT a destruir tudo o que os outros fizeram. Não querendo dizer tambem que nos outros Governos só existiam santos, mas tinha gente trabalhadora e séria , coisa que não vemos neste Governo da Ana Judas.

Anônimo disse...

Enquanto o Estado patina nesta gestão desastrada, na corte só se fala na viagem a Copenhague-Dinamarca. Coisa de deslumbre com o poder e irresponsabilidade com a coisa Pública.
Acorda Servidores Públicos!
PT NUNCA MAIS.

Anônimo disse...

Anôn. 15:14, não adianta rogar, apelar que o Ministério Público estadual não se move. É uma lástima quando não se confia nas instituições, mas o MPE está devendo o cumprimento de suas atribuições constitucionais. E, quando tenta fazer alguma coisa "alguma força oculta" parece impedir. Portanto, precisamos estar vigilante com relação ao MPE.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 15:14:
Você continuaria a trabalhar em um local que não te pagam ou pagam pouco? Os médicos não estão faltando. Os médicos estão saindo e ninguém quer ocupar o lugar deixado. Por que será?
Adiantando: a Santa tá devendo 8 plantões somente a um profissional da equipe de neonatologia. Esse profissional saiu da escala e sabe-se lá qual entidade divina quando ele receberá pelos plantões feitos.

Anônimo disse...

A GDI foi "malcriada" no governo do Jateve e no Governo Ana Júlia gamnhou uma nova cara, nas URES, CAPS, UBS e Hospitais REgionais do Pará os servidores discutiram. Só falta as Fundações disutirem e seguirem a politica democratica com que o Governo trata a GDI. Isso vai mudar com a publicação de um novo decreto que já foi discutido por servidores em mais de 20 estabelecimentos de saúde da SESPA. ESTAMOS CONFIANTES E AGUARDADNADO!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

22:55 é bom reter o dinheiro dos servidores durante 3 anos e depois, no último ano de governo, vir com essa conversa de que haverá ums "solução democrática". A quem você imagina estar enganando?

Anônimo disse...

Os servidores da saúde, sobrecarregados e mal pagos só respiram de 3 em 3 meses quando recebem a GDI. É aí que compramos o fogão que estava quebrado, pagamos uma conta atrasada e que levava nosso nome pro SPC, viajamos ali pra Mosqueiro pra um descanso merecido. É verdade que as coisas melhoraram muito no governo Ana Júlia (principalmente para o nível médio e fundamental), por iniciativa dos trabalhadores e apoio do Sindsaúde (seção Belém), mas que ainda tem órgãos que não estão repassando o valor devido aos servidores, isso existe sim...Santa Casa e Hospital de Clínicas são exemplos. Abre o olho, TCE!

Anônimo disse...

tempo integral pra mulher dum diretor do sindsaúde no HC. DAS pra mulher de outro diretor do sindsaúde na casa de acolhimento. Esse é o apoio do sindsaúde (seção Belém)para melhores condições de trabalho... da família deles.

Anônimo disse...

07:57 "É aí que compramos o fogão que estava quebrado" Mas... que fogão? com esse dinheiro só dá prá comprar um "pantanal de duas bocas de mesa". E olhe lá! O butijão fica prá próxima.

Anônimo disse...

GDI - O lado relativo dos quoeficientes.

A maioria concorda que a maneira "cubana" é impraticável, que diferenças devem existir até por conta do maior ou menor investimento pessoal na carreira exercida. Diferenças sim, disparidades não!

Concordo com uma dilatação desta diferença - em favor do nível superior na função procedimental, em certas situações, ex:

1) Unidades afastadas do centro da capital ou de grandes cidades, com carências crônicas de médico ou outro profissional de nível superior, os quais terão despesas extras referentes a deslocamento e tempo perdido.

2) Unidades situadas no interior do estado, em municípios distantes e/ou pequenos, ainda que localizadas próximo ao centro urbano.

Neste caso os próprios servidores poderiam se reunir e aprovar em assembléia um incremento para atrair e fixar o profissional que assuma o compromisso de suprir esta deficiência. A GDI teria cumprido com um dos seus principais paradigmas.

No caso da Santa Casa a coisa é bem diferente. Estamos falando de um hospital no centro de Belém, com orçamento suficiente para manter um bom quadro de pessoal de todos os níveis. A GDI não deveria ser contingenciada e as diferenças deveriam ser de no máximo dois níveis, no menor grau admissível, mantendo contudo a diferença.

Anônimo disse...

O Mauricio precisa de assesores de verdade, com habilidade politica, o que ele ta enfrentando é uma disputa politica, da que sempre teve na Santa Casa.

Anônimo disse...

Meus caros, basta dizer que esse Maurício Bezerra é amiguinho pessoal do Paulo de Tarso (aquele que antes de falar algo, faz questão de discorrer sobre o seu currículo pessoal e profissional), o trator que dirigiu o hospital Bettina (UFPA) nos últimos tempos da gestão do Alex Fiúza... querem mais!? Então la vai: eles são conhecidos aqui por essas bandas como a "dupla lixa de passar em doido", dada a aspereza de ambos...

Nilton Martins disse...

Meu nome é nilton martins, servidor do Hospital Regional de Tucuruí, realmente é injusto o que colocam em relação a GDI, pois acredito que o direto da gratificação só é pertinente aos servidores da capital? Nós do interior ficamos desde 2004 até 2008 sem receber nenhum centavo de GDI, depois de muita luta conseguimos garantir nosso direito, agradecemos veementemente a Comissão Estadual de GDI, onde realizou assembléia com mais de 400 servidores no Hospital de Tucurui, onde hoje atualmente nível elementar recebe em média R$ 700,00 de GDI, marco histórico . Assim como outros servidores do interior foram agraciados em receber GDI, como Conceição do Araguaia, Salinas, Oeiras Do Pará, Cametá. Portanto solicito lisura nas informações, pois os servidores do Hospital Regional de Tucurui e de outros estabelecimentos do interior, estão felizes não apenas em receber gdi, e também a forma que está sendo distribuída, onde valoriza cada profissional independente de nível de escolaridade.

Anônimo disse...

Sou funcionário da Sta Casa e o problema da GDI, não é mais problema pois na outra gestão o atraso era de pelo menos 8 meses, agora é tdo atualizado, é lógico que falta mto, mais mto já foi feito,não sou partidario mais temos que reconhecer o esforço nesse momento de mtos para que a Sta casa avance, pois apenas assim o usuário terá um tratamento digno e integral.

Anônimo disse...

O problema da GDI nas fundações tem que ser tratado com seriedade e discussão como a comissão da GDI da SESPa tratou o assunto, houve assembleias nas unidades de saude da Sespa, o trabalhador discutiu junto com a comissão o melhor caminho e hoje temos uma GDI com distribuição justa, para tdos os niveis, o nível elementar que ganhava em média 5 reais ,agora recebe satisfeito sua GDI, parabens Sesspa e a Comissão da GDI que lutou mto para que essa distribuição fosse justa.

Anônimo disse...

MAS A RAIZ DA MERDA TINHA QUE SER TUCANA, NÃO É MESMO?

Anônimo disse...

Barata;
Muita coisa parece ter sido esclarecida nos comentários acima. Servidores de nível elementar no Hospital Regional de Tucuruí estão ganhando bem mais que um técnico de nível médio em enfermagem na Santa Casa.
Segundo o servidor identificado como "Nilton Martins", do HRT, lá em Tucuruí a parte da receita própria do órgão destinada à GDI (35%) dá para pagar uma satisfatória GDI.
Quem produz mais, o HRT ou a FSCMPA? é claro que a FSCMPA. Aí vem a perguntinha que não quer calar: por que a GDI da Santa Casa foi desfalcada em 20%?

Anônimo disse...

13:29

Democraticamente posso aceitar muita coisa que você defende em seu comentário, porém aqui e ali merecem ser feitas pequenas retificações.

1ª) Não foi tão espontânea e generosamente que a SESPA iniciou estas discussões com servidores com a finalidade de corrigir distorções na GDI. Se você recorda bem, lá naquela primeira reunião ocorrida no auditório do gabinete do secretário, eles tentaram enfiar goela abaixo do servidor uma "gorjeta" cuja fórmula não agradou a ninguém, provocando protestos, retirada da maioria dos participantes e a interrupção da reunião.

2ª) Você omitiu totalmente a participação dos diversos profissionais que se manifestaram contrariamente às injustiças praticadas na distribuição da GDI e também do sindicato, que reagiu ao assunto quando se viu na iminência de uma derrota eleitoral.

3ª) Ainda estamos muito longe daquilo que seria uma "GDI justa". Bem é verdade que as disparidades entre categorias foram sendo corrigidas ao longo deste tempo, mas permanece um esquema de "maquiagem de planilhas de produção" onde o governo artificialmente derruba a receita própria das unidades, por dois motivos perversos: por ainda achar que elas se mantém com 10 mil por mês (daí a explicação para a falta de papel higiênico, água mineral, produtos de limpeza para banheiros, etc) e, para não dar ao servidor um dinheiro que pode ser "contingenciado" e aplicado em outras finalidades.

Quando você for à praia, ao vêr o farfalhar da quebrada das ondas em um espetaculoso tapete de espumas, não se esqueça que tudo isso só foi possível graças a uma força oculta no fundo do mar, que consumiu toda a sua energia para impulsionar as águas até a costa.

Anônimo disse...

O QUE VC, BARATA, espera de um governo encabeçado pelos irmãos metralha e cia e pela Antajulia? O que espaerar de um governo que só tem demente deslumbrado, passando da casa civil (principalmente), secretarias, empresas públicas, S. economia mista, fundações e autarquias? Esse governo é um desastre. É nitroglicerina pura contra a pobre sociedade paraense. Além de ser todo ruim é associado aos partidos que mais prejudicaram (e prejudicam)o Pará, como o PMDB, que tem como presidente um doente mental corrupto, que adora trem da alegria e odeia servidor concursado. NUnca pensei que fosse ter saudade dos hipócritas e mentirosos do PSDB. Mas estou e também já comecei uma campanha pela volta do Jatene. Espero, sinceramente que ele seja e o candidato e não feche acordo com o PMDB. Aí quem sabe a gente melhora um pouquinho essa situação caótica que vive o Pará. Fora deslumbrados, dementes, incompetentes e corruptos!

Anônimo disse...

Nunca nesse estado tinha se visto tanta corrupção como nos 12 anos de tucanalhiçe. O estado pagava 2 milhões por mes pra familia Maiorana usar as torres do Estado, o filho do Almir mandava em todas as repartições do Estado, entrava mesmo nas salas onde se abriam licitações pra ameaçar quem ganhasse das suas empresas, como fez uma vez no Setran e eu estava presente, nunca fez um concurso pra PM e depois de 12 anos de crescimento da população o numero de policiais diminuiu em vez de aumentar, na Saude o trio parada dura, Dourado, Vic e Valeria arrepiaram horrores nesse periodo, lembram dos onibus oftamologícos que a Valeria comprou por 3 vezes o preço? E ainda vem um palhço dizer que eles eram honestos?

Anônimo disse...

Anõnimo das 04:36 na SESPA não há maquiagen na GDI, o Acompanhamento Físico Orçamentário que é o documento do Ministério da Saúde que mostra a produção é de cpnhecimento de todas as comissões de GDI que são formadas por trabalhadores. Nenhuma Unidade da sESPA produz 10.000,00. As discursões sobre a nova forma de GDI não se deram no Gabinete e sim nos próprios estabelecimento de saúde; PORTANTO VIVA A GDI DAS URES CAPS HOSPITAIS UBS DA SESPA QUE A CADA DIA SÓ MELHORA!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

00:51 Vou lhe ajudar a compreender o que é "maquiar as planilhas da GDI".

A)Uma pessoa é atendida numa clínica particular conveniada ao SUS. Todos os procedimentos que forem realizados: consulta, injetáveis, curativos, exames, etc, são reembolsados pelo SUS. O que o SUS não paga a clínica não faz.

B)Outra pessoa procura atendimento numa URE da SESPA, realiza os mesmos procedimentos realizados na clínica particular, só que neste caso o governo se dá ao direito de não computar vários procedimentos, ora excluindo por tipo, ora excluindo por quantidade/dia.

A diferença entre a clínica conveniada e a URE, neste caso, é que uma vez atingida a quota, a clínica deixa de atender, enquanto que no serviço público, mesmo quando só são computados, p.ex: 30 procedimentos "X" por dia, a direção obriga o servidor a fazer 200, 250, 300.

A gambiarra da GDI está justamente aí: um número muito grande de procedimentos acabam sendo excluídos, produzindo uma queda artificial na produção, com consequente redução dos valores pagos da GDI.

Anônimo disse...

Nas URES também a cada 3meses vem diminuindo a GDI, perde-se valores que nunca são repostos aos servidores, sempre é isso que ouvimos. porque em alguns hospitais a GDI é mensal e nas URES trimestral? Em todos atende-se os pacientes, porque a diferença?

Osvaldo Cunha. disse...

O Anônimo das 07:51 não é tão anônimo assim.É tucanete das bem conhecidas no hospital.Daquele tipo que sabe de tudo o que não funcionava lá, mas passou 12 anos calada,muda, com abil na boca.Agora,por uma questão de ressentimento e rejeição da escolha popular de 2006, só enxerga pontos negativos, não se apresenta de nome e cara porque envergonha os mais de 2500 funcionários do hospital, que aqui pra nós, é muita opinião pra ser dobrada pelos cara de pau.

Osvaldo Cunha disse...

Os casos de superlotação, mortes de bebês aconteciam no governo da tucanalha.Esse negócio de dizer que há três anos passados o hospital era boa notícia é porque os maioranas tiravam o filé mignon daqui plantando notícia a peso de 1milhão/mês só pra esconder a mazelas.Era o governo da propaganda.Agora, tudo é motivo de deboche.Esse anônimo das 15:26, já sabemos quem é.Faz parte da escumalha minoritária que insiste em denegrir a boa imagem da instituição multissecular.Tu não te lembras das péssimas condições do hospital, bandido?

Anônimo disse...

Quem é esse médico que te dá informação Barata?
Diz o nome dele.
Se é verdade o que diz
porque tem medo dos mais de 2500 servidores do hospital?

Anônimo disse...

o debate na santa casa contaminou-se pela lógica do vale-tudo. E aí não dá é cada grupo querendo fazer ajuste de contas e revanchismos.Toda essa leviandade é por conta de porfias eleitorais

Anônimo disse...

08:49 É a sua palavra contra a do coveiro lá do Cemitério do Tapanã, que respondeu claramente aos repórteres de todas as mídias que "nunca haviam enterrado tanto bebezinho quanto nestes tempos". Eu fico com a palavra do coveiro!

Anônimo disse...

11:27 Sim... e não. Lá em Brasília tem um cara do PT mandando, cujo maior mérito é saber negociar com a oposição. Dizem até que nem existe mais oposição. Agora lá na Santa é um despreparado mesmo.

Anônimo disse...

Quando alguém prefere a palavra de um coveiro imagina a disposição desse tosco.

Anônimo disse...

idiota do dia 21 de Novembro de 2009 04:36, te manca, deixa o Povo da Santa Casa lutar por uma GDI justa. Toda vez que se fala de GDI neste blog tu vem com esse teu comentário imbecil. O que este comentário mostra é que os estabelecimentos privados seguem a lógica dO USUÁRIO DO SUS DORMIR NA PORTA DO ESTABELECIMENTO E SER MANDADO EMBORA PRA CASA. Enquanto que ea lógica nos estabelecimentos da SESPA é universalidade e acolhimento SÓ ISSO, ninguém é obrigado a tomar posse no serviço público, mas uma vez lá tem que fazer o seu papel dentro dos limites legais. VÁ PROCURAR O QUE FAZER E DEIXE A GDI EM PAZ

Anônimo disse...

Dr. Maurício é um homem honrado, realizado e de conduta insuspeita.Própria das famílias bem estruturadas e honestas.É muito pra ser colocado na vala comum da suspeita leviana, da denúncia infundada e da acusação debochada.Lembrem-se de que não só de estardalhaço vive o jornalismo.As´pessoas de bem estão atentas pra na hora certa punir os que apelam pro baixo nível como forma de se fazer escutar.
Há na santacasa uma comissão gestora da GDI eleita livremente pelos diversos setores da comunidade hospitalar, inclusive pelos vezeiros e caluniadores da instituição, que sem visão republicana enxovalham o lugar de onde tiram o sustento.Esse tipo de atitude é cuspir no prato que come e aí velho, é coisa de caráter atrofiado e má conduta.Quem semeia delinquência promove violência.

Anônimo disse...

Quer dizer que a Santa Casa no governo dos tucanos era notícia Nacional de serviços bons,prestados à população... Ora,mas claro! Os acachapados do Liberal e cia,com sua pontinha na mão,todos os meses,fazia questão de falar bem do governo,sempre...e,claro,exportar notícia. Era mão encharcaaada,que eles recebiam do PSDB. Só não se pode esquecer que no período do governo tucano,os números de bebês mortos alcançou os mesmo níveis,ou mesmo,maiores do que os que foram apresentados na crise de 2008,no governo do PT,mas claaro,antes as bocas estavam calaaadas,agora,tudo é motivo de estardalhaço. Jornalismo,meus senhores,não significa baixaria e nem,tampouco difamar gente direita. O doutor Mauricio entrou na Santa Casa após a crise dos bebês para resgatar o Hospital e resgatou com louvor! Salvou a residência da Santa Casa que estava prestes a perder o reconhecimento do MEC ( isso mesmo...mas ninguém fala sobre isso,não é imprensa? ? ) É,se não o melhor,um dos melhores diretores que a Santa Casa já teve! É um homem direito,honrado e não deve e nem teme a ninguém! - quem não deve não teme!( inclusive já provou isso,inúmeras vezes na imprensa que,insiste em querer inventar e mascarar situações para,a qualquer custo,queimar o governo Ana Júlia. " Cuidado com a língua" meus senhores...mentir é feio!