terça-feira, 17 de novembro de 2009

DUDU – O desabafo do morador da 25

Recebi e edito como postagem o desabafo de um morador da 25 de Setembro, diante da decisão do prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), Dudu, O Nefasto, alterar o desenho da avenida, uma das poucas áreas minimamente verdes de Belém, com o suposto objetivo de melhor escoar o tráfego de veículos naquela área.

Rua 25 de Setembro

A desastrosa intervenção do nefasto Duciomar Costa.

Áreas verdes, arborização bem tratada, plantas ornamentais ? Não. A "25" virou uma enorme bagunça, depois que foram tapadas as curvas do trecho serpenteado e reaberto o fluxo retilíneo dos carros. Carros e caminhões invadem os jardins, arrebentando tudo, cavando buracos, etc, a procura de mais uma vaga naquele que já é o maior estacionamento de Belém.

O que Duciomar está fazendo com a Rua 25 de Setembro? Desde sempre sua intenção foi acabar com aquele belo projeto urbanístico. Políticos rudes, de pouca cultura, ou idosos demais são geralmente indiferentes à questão do meio ambiente e da qualidade de vida que as áreas verdes podem trazer para a cidade. São espertos, pois sabem que o povão de um modo geral dá pouco valor a estas obras. Fiz uma enquete entre 10 motoristas de táxi e todos concordam com o Duciomar, pois para eles, áreas verdes são "locais de ajuntamento de malandragem"(?).

Percebo que o abandono da área verde da 25 de setembro é proposital, para induzir opiniões favoráveis a sua extinção entre os próprios moradores. Que sorte a nossa! E de pensar que esta cidade já teve uma "belle epóque" onde os paradigmas de cultura e urbanismo eram importados da cidade luz; que gente como Antonio Lemos sentou na cadeira de prefeito para mandar construir praças e parques belíssimos, obras que até hoje não foram imitadas por nenhum prefeito.

A infância é fundamental na formação do homem. Quando estudante, vi e ajudei diversas vezes o irmão Afonso Haus a recolher caroços de manga e encanteirá-los no quintal do colégio, para uma vez por ano fazermos uma entrega solene de milhares de mudas de mangueiras ao prefeito municipal. Ouvi diversas vezes o discurso conservacionista do Dr. Camilo Vianna (sempre convidado a estes eventos) e pessoas que amavam Belém, entre elas o Dr. Augusto Meira Filho.

Hoje só nos resta esperar a transformação de áreas verdes em asfalto.

15 comentários :

Anônimo disse...

A 25 se setembro tá um lixao a ceu aberto, lavadores de carros , transito confuso e uma obra que nunca acaba.

Anônimo disse...

Convém lembrar que, sem nenhum atenuante a atuação nefasta do pseudo-prefeito,os canteiros arborizados haviam se transformado em praça de alimentação, mictório a céu aberto,motel, comério de drogas e mais algumas "infecções" que necessitavam e necessitam de tratamento urgente.
Como estava e como está também não pode ficar.

Anônimo disse...

o pior de tudo é que isso acontece em plena amazonia. è so discurso, a pratica nao condiz à verdade.O que deveria ser exemplo de preservação, modelo a ser seguido, transforma-se num foco de intençoes escusas.A 25 poderia ter sido uma AVENIDA aberta sim, com maior fluxo de carrosa sim, mas com uma proposta inovadora e um exemplo seria ser uma avenida com prioridades para apenas onibus de pequeno porte para os moradores da area, aos finais de semana ficar livre de carros, enfim tantas ideias poderiam ter sido aproveitadas.incentivar moradores, fazer o marketing da avenida verde, seria uma opção de um gestor serio.Duciomar nao sabe nem qual o lugar dele no planeta, quanto mais entender de gestao ambiental.Lamentavel.

Anônimo disse...

Barata,
Alguém tem dúvidas de que a prefeitura pensa projetos para nossa cidade?

Não entendo porque ela (PMB) gosta tanto de investir em ruas que vão do nada para lugar nenhum e que em nada contribuem para a modificar qualitativamento nossa cidade.

Anônimo disse...

A avenida 25 de setembro FOI uma avenida bonita, logo que foi preparada e arborizada. Depois disso, foi se transformando em praça mal cheirosa de alimentação duvidosa, motel sim, espaço escuro e perigoso à noite, com ladrões se escondendo atrás das árvores prontos a assaltar os incautos e traficantes.
Os moradores que tanto prezam a avenida, são os primeiros a jogar lixo nos espaços, e não me parecem nem um pouco preocupados em manter um agradável lugar paras as crianças brincarem, jovens terem seu lugar para jogar volei, peladas e para conservarem um espaço para uma boa conversa ao pé das árvores entre vizinhos e amigos.
O problema é que venderam a coisa como sendo uma revitalização, aos moldes do que foi feito na Duque em época de eleição. E agora que o Dudu garantiu seu lugar na prefeitura, ele esqueceu do que havia prometido aos eleitores-moradores do bairro. Era necessário sim, que se abrisse a avenida para um melhor escoamento do tráfego, mas que fosse conservado o bucolismo, a fosse mantido um serviço de limpeza que não é feito, que fosse feita uma campanha de conscientização, de eduacação ambiental com os moradores, que fossem plantadas flores E NÃO FOSSEM ARRANCADAS.

Anônimo disse...

O mais triste de tudo o que está acontecendo na 25 de Setembro, tem a contribuição de um ilustre representante do Ministério Público que tem a função constitucional de zelar pelo bem da sociedade. Sr. Benedito passe pela Avenida 25 de Setembro e veja se era isso mesmo o que o senhor queria que acontecesse.

Anônimo disse...

Papo-furado do pessoal da 25 de Setembro. Os canteiros serviam para lanches imundos, restaurantes improvisados e até para funcionamento de oficinas mecânicas. Enquanto isso, o congestionamento se formava.
Talvez tenha sido a única coisa boa que o Duciomar fez.
Com o tráfego aberto, desafogou a própria 25 e reduziu o número de carros na Duque de Caxias.

Anônimo disse...

Barata:

Tem assuntos cujo conteúdo técnico demais, chega a ser inacessível a grande parte da população, a qual por falta de conhecimento, julga de acordo com as suas acanhadas culturas e sua visão-de-um-palmo-à-frente-do-nariz.

Muito mais importante que tentar - em vão - solucionar os vários problemas da concentração populacional nesta ponta de terra cercada pelo rio Guamá e pela baía do Guajará: poluição, violência, déficit habitacional, etc, e entre estes a chegada mensal de milhares de carros novos, seria preservar a qualidade de vida.

Há muito que o governo estadual já deveria ter inciado este processo com a descentralização de metade dos prédios que abrigam a administração pública, de parte de instituições de ensino técnico e superior, de unidades de saúde, etc. Seria uma grande ajuda.

Benevides agradeceria, Sta. Bárbara agradeceria, Santa Izabel agradeceria, Sto.Antonio do Tauá agradeceria, Castanhal agradeceria, etc.

Dias virão em que alguns edis imbecis vão propôr na Câmara Municipal a transformação da bela área de floresta até pouco pertencente à Marinha do Brasil em aruamentos que só servirão para o assentamento de milhares de migrantes miseráveis, que construirão travessas, ruelas, becos cheios de gente e de problemas sociais. O próprio nefasto Duciomar Costa já está tratando de dar o pontapé inicial ao querer rasgar longitudinalmente toda a extensão do parque com uma rua, para em questão de meses já estar tudo invadido.

Sendo assim, então quem agradece é São Luis, Fortaleza, Teresina, João Pessoa, Natal, etc.

Anônimo disse...

pobre de Belém...

Anônimo disse...

pois é...a cidade verde se trasnforma aos poucos na cidade "que verde?"

Anônimo disse...

Como moradora da 25 espero que esta obra acabe logo e que os motoristas que estacionam em locais impróprios sejam multados e guinchados. O povinho tem a mania de estacionar em frente ao local onde vai, não quer estacioanr longe e andar, e mesmo em frente ao tribunal que tem próx. a Mauriti, onde os carros estacionam na pista deixando um espaço onde passa um carro de cada vez, formando engarrafamentos ou mesmo no canteiro embaixo das árvores. PURA FALTA DE EDUCAÇÂO!

Anônimo disse...

Como moradora da 25 espero que esta obra acabe logo e que os motoristas que estacionam em locais impróprios sejam multados e guinchados. O povinho tem a mania de estacionar em frente ao local onde vai, não quer estacioanr longe e andar, e mesmo em frente ao tribunal que tem próx. a Mauriti, onde os carros estacionam na pista deixando um espaço onde passa um carro de cada vez, formando engarrafamentos ou mesmo no canteiro embaixo das árvores. PURA FALTA DE EDUCAÇÂO!

Anônimo disse...

A 25 de setembro tinha que ser aberta. Quem quer morar em área fechadas que vá comprar uma casa no Greenvile, no Lago Azul ou no Cidade Jardim.
Agora, tem que ser aberta com planejamento. Não pode quebrar as ruas e depois abandonar a obra. Mas sou a favor da abertura, sim, da 25. Belém tem que ter novas alternativas de tráfego. Afinal, todos têm que direito à cidade, e não apenas uma parcelinha de moradores que só pensa no seu conforto. Me poupem!

Anônimo disse...

perdemos a chsance mesmo da avenida veerde.A duque por exemplo, ta no abandono, niguem obece faixa de pedstre. por que? por causa de assalto e porque o povo nao tem educaçao suficiente pra entender, mas p´rincipalmente porque a prefeitura nao fez o trabalhio completo.a 25 vai ser a mesma coisa, ´porque os moradores nao apresemntaram uma ´proposta plausivel? perdemos a chance de ter algo com a cara da amazonia.somos uns "inuteu" " a gente samos inuteu"!

Anônimo disse...

Se não me engano a 25 de setembro foi inaugurada na gestão do ex-prefeito Ajax Carvalho de Oliveira, com o intúito de ser uma rua de lazer, há mais de 30 anos. Naquela época o trânsito em Belém representava algo em torno de 30% do que é o atual. Portanto, a 25 de setembro não oferecia nenhum empecilho ao fluxo de veículos, diferente de hoje. É necessário sim que a 25 de setembro seja aberta para melhorar o fluxo de veículos naquela área.
Aliás, gostaria de mandar um forte abraço ao Dr. Ajax, na minha avaliação, único político honesto que conhecí.