quinta-feira, 19 de novembro de 2009

SANTA CASA – Carência de pessoal

Segundo Eduardo Vaz, nos últimos meses houve uma melhora substancial na infraestrutura da Santa Casa, inclusive com o aumento do número de leitos. Mas sem o correspondente e necessário acréscimo no número de profissionais. “Com isso, o resultado foi grande sobrecarga de trabalho”, resume Vaz, vice-presidente da SBP e presidente do VigilaSUS. Preservar a qualidade do atendimento à criança e ao adolescente pelo sistema público de saúde é o objetivo do VIGILASUS, o Núcleo Permanente de Vigilância do Atendimento à Criança e ao Adolescente no SUS (Sistema Único de Saúde), criado pela SBP, a Sociedade Brasileira de Pediatria.
Preservar a qualidade do atendimento à criança e ao adolescente pelo sistema público de saúde é o objetivo do VigilaSUS, o Núcleo Permanente de Vigilância do Atendimento à Criança e ao Adolescente no SUS (Sistema Único de Saúde), criado pela SBP, a Sociedade Brasileira de Pediatria.

2 comentários :

Anônimo disse...

Muitas vezes assistimos uma partida de futebol e temos a impressão de que um dos times tem mais jogadores em campo que o outro. Na verdade são apenas 22 jogadores, 11 de cada equipe, e esta sensação de desigualdade decorre exclusivamente dos diferentes esquemas táticos ensaiado pelos dois técnicos.

A Santa Casa tem uma direção totalmente alheia às modernas práticas de administração hospitalar, nem sequer participa de programas de certificação de qualidade. Produção sim, ainda que não haja a menor preocupação com a qualidade do atendimento. Houve um incremento razoável em infra-estrutura, porém um retrocesso em desenvolvimento de recursos humanos.

Não se pode resolver os problemas administrativos de um hospital com uma vara na mão tangendo técnicos e médicos a fazerem horas-extras compulsoriamente. O diagnóstico e o tratamento de doenças não se faz sob inspiração de métodos nazistas, sob pena de estarmos criando novos Mengeles. É urgente e necessário encontrar diretores com uma visão totalmente diferente daquela Santa Casa que tratava de indigentes.

Você pode dar um quarto pintado e limpo para o paciente; pode dar uma boa alimentação; mas a cura da doença só acontecerá se você der também a ele todo um suporte técnico onde hajam profissionais e condições de trabalho suficientes para uma produção intelectual eficaz em favor daqueles pacientes.

O grande problema do PT é não ter quadros capacitados para administrar com sabedoria os recursos humanos. Isso ficou demonstrado de maneira inequívoca nestes 3 anos de governo Ana Júlia Carepa.

Anônimo disse...

Anônimo das 05:11.
Existia Antes todo esse suporte técnico
apregoado por vc agora?
Onde tu estavas há três anos passados?
Ou és tucanete despeitado?