sábado, 14 de novembro de 2009

LITERATURA – Os agradecimentos de Neiro e Lucas

Com a elegância que é o seu traço inconfundível, tanto quanto sua competência profissional, Neiro Rodarte agradece o registro feito pelo blog sobre ele ter sido um dos pioneiros na organização de feiras de livro em Belém, ao lado de Raimundo Jinkings e João Marques, ambos já falecidos. Neiro e Jinkings, particularmente, se destacaram como livreiros.
Um ex-livreiro, que marcou época enquanto se manteve no ramo, com comovente generosidade e modéstia Neiro minimiza sua contribuição à disseminação da cultura e transfere boa parte dos méritos por isso a Jinkings. Este foi também um livreiro que marcou época em Belém e muito contribuiu para a habitualidade da leitura em sucessivas gerações. Não cabe cotejá-los, pela simples razão de que é impossível cotejar grandezas heterogêneas. Cabe, sim, é resgatar a história e conferir a ambos a importância de cada um, o que os sucessivos inquilinos do poder recalcitram em fazer.
Não posso deixar de registrar ainda o agradecimento de Lucas Oliveira, um adolescente de 15 anos, nascido em Barcarena e que, sob o apoio cultural da Nutrivita, lançou o livro “A Matéria dos Sonhos”.

2 comentários :

Anônimo disse...

Gente Fina é outra coisa! Eles tiveram Berço e Andajá. Bjs

Anônimo disse...

Gente Fina é outra coisa! Eles tiveram Berço e Andajá. Bjs