sábado, 14 de novembro de 2009

OAB – Virulência sem precedente

Por conta da polarização entre Sérgio Couto e Jarbas Vasconcelos, a atual eleição na OAB provavelmente se constitui na mais virulenta das campanhas disputada na Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Pará. Da eleição participam Sérgio Couto, pela chapa OAB Independente; Jarbas Vasconcelos, da chapa Juntos Pra Avançar; e Mailton Ferreira, da chapa Nova Ordem. A disputa é polarizada entre Sérgio Couto e Jarbas Vasconcelos.
Com uma campanha ostensivamente rica, Jarbas Vasconcelos, uma liderança da oposição, além de assumido militante do PT e dileto e íntimo amigo da governadora petista Ana Júlia Carepa, tem o apoio de setores da situação, incluindo a atual presidente da OAB/Pará, Ângela Sales, e Ophir Cavalcante, o Ophirzinho, ex-presidente da Ordem no Pará. Pelo acordo celebrado, Jarbas ganhou o apoio de parcela da situação em troca dos votos da oposição para Ophirzinho, candidato a presidente nacional da OAB.
Também ex-presidente da OAB no Pará, Sérgio Couto critica acidamente o que chama de “acordo espúrio”, que ele entende contemplar prioritariamente vaidades pessoais, de Jarbas Vasconcelos e Ophirzinho, em detrimento dos reais interesses dos advogados paraenses. Sérgio Couto tem como vice-presidente Avelina Hesketh, como ele ex-presidente da Ordem no Pará. Avelina Hesketh teve como sucessor, com seu apoio e o aval eleitoral do próprio Sérgio Couto, justamente Ophirzinho.
Como azarão, também participa da disputa Mailton Ferreira, da chapa Nova Ordem. Um nome opaco, para dizer o mínimo, Mailton Ferreira é politicamente vinculado ao prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), o nefasto Dudu.

Nenhum comentário :