quinta-feira, 17 de outubro de 2013

SEDUC – Crise de competência engessa Siebe

Jatene: inexplicavelmente silente, diante da crise no Siebe.

        Ou o governador Simão Jatene desconhece a crise, porque esta lhe foi irresponsavelmente omitida; ou pelo menos desconhece a gravidade e a extensão do impasse, porque este foi dolosamente minimizado; ou simplesmente mandou às favas os escrúpulos, privilegiando conveniências domésticas, em detrimento do alunato da rede estadual de ensino.
        Estas são as alternativas passíveis de se contemplar, na tentativa de explicar o porquê da passividade do governo Simão Jatene diante da crise de competência que engessa o Siebe, o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares da Seduc, a Secretaria de Estado de Educação. O imbróglio tem no seu epicentro a atual coordenadora do Siebe, Hellen Anjos, acidamente criticada pela incompetência administrativa e alvo de recorrentes denúncias de assédio moral por expressivo contingente das bibliotecárias da Seduc. Segundo a versão que ela própria encarregou-se de disseminar, ao jactar-se de que está blindada contra queixas ou denúncias, Hellen Anjos aboletou-se no cargo de coordenadora do Siebe no rastro de um pedido da chefe de gabinete do governador Simão Jatene, dona Maria Auxiliadora.

        Ao aval da chefe de gabinete do governador Simão Jatene, dona Maria Auxiliadora, é atribuido o mutismo do secretário estadual de Educação, Cláudio Cavalcanti Ribeiro, diante da avalanche de queixas e denúncias contra Hellen Anjos. Essas queixas e denúncias, que escancaram a incompetência administrativa e a postura intolerante de Helen Anjos, acentuando os efeitos deletérios disso no Siebe, foram levados formalmente ao conhecimento de Cláudio Cavalcanti Ribeiro, sem que nenhuma providência tenha sido tomada pelo secretário estadual de Educação. “Disso resultou o marasmo no qual submergiu, sem perspectiva de reversão dessa situação, o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares da Seduc”, afirma uma fonte da própria Secretaria de Estado de Educação, ouvida pelo Blog do Barata.

41 comentários :

Anônimo disse...

Comprovação que a incompetência começa de cima, o próprio governo se faz de cego para esconder as falhas de seus protegidos. Coronelismo doentio.

Anônimo disse...

Comprovação que a incompetência começa de cima, o próprio governo se faz de cego para esconder as falhas de seus protegidos. Coronelismo doentio.

Anônimo disse...

Comprovação que a incompetência começa de cima, o próprio governo se faz de cego para esconder as falhas de seus protegidos. Coronelismo doentio.

Anônimo disse...

Será que agora as bibliotecárias vão
ser ouvidas pois desde do governo passado são ignoradas pelo SIEBE pois essas indicações políticas sempre blindaram as coodenadoras.

Anônimo disse...

Barata, você é mesmo fogo na roupa! estou acompanhando o caso deste escândalo da SEDUC, e pelo jeito ainda vem muita coisa ruim a tona. Tu es mesmo arrochado caboco, parabéns por nos deixar a par das safadezas destes políticos corruptos q só pensam em sí.

Anônimo disse...

A Fundação Carlos Gomes tem uns servidores efetivos "não estáveis" como técnico de nível superior, estes OCUPAM OU NÃO o lugar de três aprovadas no concurso público para o Carlo Gomes, nos cargos de Técnico de Administração e Finanças, cargo de nível superior la na Fundação, FALTA SEREM NOMEADAS:
- 02 (duas) Assistentes Sociais;
- 01(uma) Pedagoga.
Sendo que em 2009 essas vagas foram criadas PELA LEI 7.310, DE 07 DE OUTUBRO DE 2009, publicado no DOE-PA Nº 31.522, de 09/10/2009, (DUAS VAGAS PARA A. SOCIAL E DUAS VAGAS PARA PEDAGOGIA) gostaria de saber o porquê de tanto mistério para nomearem essas três aprovadas no concurso para esta FCG. Será que essas candidatas terão que recorrer ao Ministério Público, para impetrar mandato de segurança.

Anônimo disse...

No governo Jatene quem se dá bem são os omissos e incompetentes. Daí os pífios resultados em quase 3 anos.

Anônimo disse...

Na hora da eleição, o discurso é pautado em prioridade para SAÚDE, e EDUCAÇÃO, mas depois que tomam o poder, quem fala mais alto é interesse partidarista, mesmo que se torne visível a incompetência da administração. Fato !

Anônimo disse...

Sinceramente não acredito que o Governo não tenha noção do que acontece nestes órgãos. Neste caso está explicito que a indicação veio do casa civil, e mesmo que eles acompanhem diretamente o desenvolvimento dos serviços prestados nestes locais, geralmente há assessores políticos em cada repartição, a eles compete ser "o olho do partido ou do governo", agora só resta a pergunta: será que eles tem interesse q o povo seja informado? é interesse da secretaria de educação, formar jovens conscientes de seus direitos? pois convenhamos caro Barata, um povo que lê, é um povo que tem ciência de seus direitos e obrigações, e sabemos que isto não é interesse deste governo. No mais saudações e parabéns pelo comprometimento com o "jornalismo democrático, desprovido de interesses pessoais".

Anônimo disse...

A passividade deste governo é impressionante, o engraçado é coincidentemente é só com os protegidos deles.

Anônimo disse...

Depois dessa, só mesmo Caetaneando:"Será que nunca faremos
Senão confirmar
A incompetência
Da América católica
Que sempre precisará
De ridículos tiranos
Será, será, que será?
Que será, que será?
Será que esta
Minha estúpida retórica
Terá que soar
Terá que se ouvir
Por mais zil anos...

Enquanto os homens exercem seus podres poderes... "

Anônimo disse...

Jatene se cerca de incompetentes, vide na Saúde. Cada vez pior e ele num carinho só com o omisso e irresponsável Hélio Franco. Afinidade é isso.

Anônimo disse...

O governador Jatene não sabe a importância que tem a leitura na vida das crianças do nosso Estado pois se conhecesse jamais colocaria uma pessoa incompetente para assumir este setor dentro da Secretaria de Educação

Anônimo disse...

A biblioteca escolar proporciona vários recursos e acesso a dados que promovem, em cada estudante, a consciência da sua própria herança cultural e uma base para a compreensão da diversidade de culturas. As funções da biblioteca escolar são várias e, em muitas situações, complementares: informativa, educativa, cultural e recreativa. Que nos deixa triste é o descaso deste governante em relação as bibliotecas escolares .

Anônimo disse...

Infelizmente não temos alternativas de candidatos ao governo estadual para 2014, mas Deus nos livre se esse jatene se reeleger governador, vai vilipendiar e destruir o que ainda resta de políticas públicas, irá desmontar a capenga estrutura publica e social. Esse cara é adepto do nocivo privatismo ( olha o que aconteceu com a Celpa e a Vale) e do sucateamento do bem público. É um neoliberal. É omisso diante a corrupção e adepto do estado mínimo. Sem contar a demonstração de cinismo e de contumaz prática de nepotismo e tráfico de influência, em favorecimento de seu grupo político e do fantástico enriquecimento de sua família . O Pará apresenta índices de desenvolvimentos econômicos e sociais vergonhosos e esse senhor é responsável direto de quadro miserável por sua inércia e soberba, pois está no poder há mais de 20 anos e a situação do povo só tende a precarizar. Dominou completamente o judiciário, o legislativo, o TCE e TCM, por isso joga solto e impune, gastando milhões de reais com propaganda enganosa. Temos de dar um basta e botar essa escumalha fora do poder, para o bem de nosso povo. E esse tem de aprender escolher seus representantes e os servidores estaduais tem fazer uma grande greve geral e pedir o "FORA JATENE!"

Anônimo disse...

temos uma lei federal que garante, exigem a presença da biblioteca nas escolas mas essa legislação não é comprida no Estado do Para

Anônimo disse...

É uma vergonha que acontece com as biblioteca escolares pública do Estado do Pará

Anônimo disse...

ABSURDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO SIEBE, POIS O MESMO TEM A MISSÃO DE INCENTIVAR A LEITURA E DISSEMINAR A INFORMAÇÃO E ATUAR EM CONJUNTO COM AS URES E USES, ONDE ISSO Ñ OCORRE POIS A SENHORA GESTORA HELEN Ñ CONHECE E NEM TENTA ENTENDER O PROCEDIMENTO,NA VERDADE ELA TENTA ADMINISTRAR SOZINHA MAS COMO TODOS SABEM ELA Ñ CONSEGUE E NEM VAI CONSEGUIR POIS ELA É INCOMPETENTE E ARROGANTE FAZENDO COM QUE PESSOAS QUE PODERIAM AJUDA-LA SE AFASTEM E COM ISSO DEIXA O SIEBE NO ESTADO DEPLORÁVEL QUE SE ENCONTRA HOJE, POIS É DE CONHECIMENTO DE TODOS QUE O SIEBE Ñ EXISTE, MAS NÃO POR CULPA DOS TÉCNICOS PRESENTES MAS SIM PELA HELEN POIS O QUE ELA ESTÁ FAZENDO É AFUNDANDO CADA VEZ MAIS UM SISTEMA QUE PODERIA ESTÁ ATUANDO EM PROL DA SOCIEDADE,SÓ TENHO A LAMENTAR POIS O SIEBE DA MANEIRA QUE ESTÁ SENDO CONDUZIDO VAI ACABAR SUMINDO IGUAL A HELEN ANJOS QUE DE ANJO Ñ TEM NADA.

Anônimo disse...

Ainda no Estado do Pará as bibliotecas escolares constata-se o descaso e a desvalorização desse ambiente privando os alunos desse contatos com a leitura

Anônimo disse...

Infelizmente não temos alternativas de candidatos ao governo estadual para 2014, mas Deus nos livre se esse jatene se reeleger governador, vai vilipendiar e destruir o que ainda resta de políticas públicas, irá desmontar a capenga estrutura publica e social. Esse cara é adepto do nocivo privatismo ( olha o que aconteceu com a Celpa e a Vale) e do sucateamento do bem público. É um neoliberal. É omisso diante a corrupção e adepto do estado mínimo. Sem contar a demonstração de cinismo e de contumaz prática de nepotismo e tráfico de influência, em favorecimento de seu grupo político e do fantástico enriquecimento de sua família . O Pará apresenta índices de desenvolvimentos econômicos e sociais vergonhosos e esse senhor é responsável direto de quadro miserável por sua inércia e soberba, pois está no poder há mais de 20 anos e a situação do povo só tende a precarizar. Dominou completamente o judiciário, o legislativo, o TCE e TCM, por isso joga solto e impune, gastando milhões de reais com propaganda enganosa. Temos de dar um basta e botar essa escumalha fora do poder, para o bem de nosso povo. E esse tem de aprender escolher seus representantes.Tá na hora de uma grande greve geral do servidores públicos e de pedir: FORA JATENE!

Anônimo disse...

Não é que sejamos contra este ou aquele partido, mas fala sério, o PSDB só feito estrago, é como diz Gandhi: "O que destrói a humanidade: A Política, sem princípios; o Prazer, sem compromisso; a Riqueza, sem trabalho; a Sabedoria, sem caráter; os negócios, sem moral; a Ciência, sem humanidade; a Oração, sem caridade."
(Mahatma Gandhi)

E esse governo só tem mostrado isso, é boa ou você quer mais?

Anônimo disse...

Como dizia nosso saudoso PAPUDINHO "O elevador tá despencando minha gente" a hora é de "matar cobra e mostrar o pau", saí dessa JATENE !

Anônimo disse...

Imparcial Jornalista Barata,

O grande problema das gestões públicas é a corrupção, por várias vezes aqui já foi postado que um dos sustentáculos dessa mazela imoral é a contratação de comissionados não concursados.

Pergunta que não quer calar está sendo aplicado no Estado a Lei da ficha limpa aos contratados sem concurso público, ou continuam desviando, roubando em um órgão e sendo contratados para esses cargos em outros?

Quanta falta de ética e moral desses políticos, o povo tem que continuar pacificamente protestando nas ruas!!!!

Anônimo disse...

A biblioteca escolar exercer, com suas atividades, um papel político, educativo, cultural e social , mas tudo isso não é interessante para o governo, mas sim seus cabos eleitorais

Anônimo disse...

Fico feliz em observar nos comentários, que existem pessoas consciente do mal que tem alastrado em nosso Pará, infelizmente o caos proveniente desta política "selvagerista", detecta não somente o descaso pela leitura, mas em outras necessidades básicas para o desenvolvimento humano. Neste caso em especial, a silente postura de nossos governos, só reafirmam a ideologia q há por traz dos que se dizem "representar o povo", na verdade, uma política q se mantém sobre a égide da defesa aos interesses das classes privilegiadas. E neste contexto a máquina pública, é somente um instrumento a favor da minoria. Concordo com o colega que comentou que tudo isso acaba ameaçando a desestruturação da "CAPENDA ESTRUTURA PÚBLICA E SOCIAL", portanto, estabelecer diálogos, levantar denuncias, exigir prestações de contas, são atos essenciais a busca de uma nova ordem governamental, q cumpra efetivamente seu papel em defesa da Sociedade como um todo e não apenas de alguns!

Anônimo disse...

A biblioteca escolar (BE) propicia informação e ideias fundamentais para seu funcionamento bem sucedido na atual sociedade, baseada na informação e no conhecimento. A BE habilita os estudantes para a aprendizagem ao
longo da vida e desenvolve a imaginação, preparando-os para viver como cidadãos responsáveis. (IFLA/UNESCO, 2000, p. 1).

Anônimo disse...

'A biblioteca escolar, como ferramenta de suma importância na constituição de uma unidade estudantil, é deveras significativa no processo modificador de toda uma nação. É um dos pilares da educação básica, o espaço que tem a capacidade de ascender um cidadão socialmente. Um país sem uma política de apoio às bibliotecas em geral, são países atrasados, subdesenvolvidos, com atitudes políticas retrógradas, com visões limitadas.'

Anônimo disse...

'a biblioteca escolar é importante para a sustentação de uma base educacional, independentemente do país, cultura e políticas em que a escola está inserida. É um direito universal o acesso à informação, qual seja o seu suporte.'

Anônimo disse...

Sou professora e trabalho em biblioteca escolar, durante quatro anos que estou lotada neste espaço, nunca fui instruída ou orientada sobre os serviços a serem desenvolvidos aqui, acho que o grande problema é que nos "jogam" na biblioteca e nunca propiciam uma formação continuada, ou pelo menos um curso, oficina ou qualquer outro instrumento que nos norteiem a promover a leitura. O que fazemos? agimos dentro d pensamos ser o correto, mas temos consciência da importância da orientação técnica para área. Agora que li essa matéria, me pergunto: se na região metropolitana, que pensamos estar aos olhos da SEDUC, o negócio tá assim, imagine pra nós que vivemos no interior do estado? Lutamos tanto pelo independência do Tapajós, mas o Sr. Simão Jatene foi um dos militantes na luta contra a emancipação, afirmando que faria um "governo para todos", nos quais os recursos chegassem até as cidades do Tapajós, entretanto o que presenciamos é o esquecimento das promessas feitas em campanha, mas temos uma certeza em mente, o eleitor santareno não esquecerá o seu "NÂO" a criação do estado do tapajós e todas as demais benfeitorias prometidas em campanha.

Anônimo disse...

Não tenho dúvida disso, sei bem que no SIEBE, temos colegas profissionais comprometidos, responsáveis e competentes, que apesar de tudo isso, estão desenvolvendo suas atividades, mas neste caso especificamente, que esta sendo denunciado se refere a gestão do Sistema, que esta a frente uma pessoa que não é bibliotecária, que já que tem muitas no quadro, bem que poderia ser aproveitado, e apostamos que assim, a gestão, as ações desta instituição poderiam fluir melhor. Somos solidários aos colegas e ficamos na torcida, ainda há tempo para fazer ajustes. (Adélia Oliveira)

Anônimo disse...

só acho que as colegas devem exigir mais respeito dos "seus superiores", afinal, elas estão "carregando" nas costas o projeto SIEBE, se este ainda existe, mesmo que de maneira capenga, se há bibliotecas escolares sendo inauguradas, ainda que sem representatividade "oficial" do SIEBE nas escolas que por sua vez, se conhece o dito projeto é tudo mérito das colegas bibliotecárias, POR ISSO mesmo acho que elas super merecem respeito, necessitam serem ouvidas por sua coordenadora e secretário de educação do Estado, pelo menos isto para vermos que avanço teremos nesta crise toda, o diálogo começa por ai penso eu, isto é apenas uma sugestão. Desculpa me mete, mas já trabalhei no projeto e essa história está ficando insustentável, impossível ficar calada. Um abraço pra vocês.

Anônimo disse...

Acredito que é impossível perfeição quanto ao serviço público, e quanto mais quando trabalhamos sem ferramentas e dentro do possível ,sempre pude graças á Deus contar com a ajuda da USE 15 e da Coordenadora do SIEBE, é claro que ela não é Bibliotecária, e e nem por isso acho que faça diferença.
Não concordo com esse Blog do "Barata" anda generalizando e julgando um trabalho que ele não acompanha, por que todas as vezes que precisei tive o apoio das coordenações, (vale lembrar desde 2009) se ela é arrogante- NUNCA foi comigo!!! Ela cobra: Todo chefe cobra!!! Será que não é melhor buscar fazermos sempre o nosso melhor, corrigirmos nossos erros, termos humildade em reconhecer nossas limitações e trabalhar dentro do que é possível????
Minha meta é fazer o melhor ao invez de criticar apontar o dedo é fácil, agir é que são elas, por isso não sou falsa em disser que o SiEBE está perfeito não está, mais no que é possível construimos com a ajuda dos professores, gestores e diretores as nossas inaugurações de bibliotecas.
Não vamos cometer injustiças em nossos julgamentos!!!!

Anônimo disse...

Esse caso da problemática dos bibliotecários na Secretaria de Educação, está sendo acompanhado por toda classe de bibliotecários, educadores, alunos e a comunidade escolar. Ter atenção por ações que respeitem o bem estar público, é algo que precisa ser "louvado" e acompanhado com seriedade. Na verdade, os técnicos da seduc, abrem uma discussão que permeia toda máquina público-administrativa, "a necessidade urgente de REFORMA NA ESCLEROSA MÁQUINA PÚBLICA", sobretudo, sob sucessivas reclamações dos abusos administrativos, que se instalam entre servidores efetivos e os cargos comissionados, as manifestações só dão visibilidade a inequívoca certeza de que algo não vai bem na SEDUC, no Governo no Estado.
A maioria dos servidores e a sociedade como um todo, tem ido às ruas, pra pedir transparência, honestidade no trato da coisa pública e reformas. Retirando os vândalos, que deveriam ser detidos, de imediato. Mas ao contrário disso, a sociedade continua sendo vítima e coadjuvante do cinismo administrativo que arrola, meros interesses pessoais.

Cabendo a toda sociedade, o papel de participar desta mudança, a começar dos próprios servidores, que devem sim, ter esta postura, questionadora, eficaz e transformadora, de subsidiar e promover o ideologia cidadã.

Parabéns aos servidores da SEDUC e ao polêmico jornalista " Augusto Barata" pela dignidade de usar a profissão, como instrumento de beneficio social e coletivo.

Saudações a todos.

Wellington Braga

Anônimo disse...

Tirem esses "PELEGOS" do poder !!!

CARTA AOS PELEGOS!

Caro Professor,

Cada centavo, cada vírgula, cada gratificação, cada direito que você vê escrito no seu contracheque não foi lhe dado de graça.
Muita gente passou aperto, ficou sem salário, foi esculhambado, apanhou na rua, brigou com a família, teve o nome negativado, e até perdeu o emprego.
Tudo pra você poder receber o que recebe hoje.
Não pense, caro professor, que o salário que recebes hoje é fruto unicamente de sua dedicação dentro da sala de aula ou de algum reconhecimento vindo de governante bonzinho ou sensível à sua causa.
Pois como podes ver, até o que é seu por direito, preto no branco, querem lhe tomar.
Temos que lutar.
E lutar não da boca pra fora.
Temos que agir.
Botar o seu na reta, arriscar o salário, arriscar a licença premia, a aposentadoria.
Nada é de graça!
Só pra aqueles que são chupa sangue, que tem medo de fazer greve, mas, na hora de receber o aumento…
São hipócritas, entram na sala de aula pregando cidadania aos alunos enquanto agem como lacaios corruptos da classe trabalhadora.
Não seja um deles!!!
Lute!
Lute pelo o que é seu por direito.
Lute pelos direitos daqueles que, por ignorância, não sabem lutar (...)


(Texto: ALEXANDRE MACHADO)

Anônimo disse...

TIREM ESSES "PELEGOS" DOS ORGANISMOS PÚBLICOS !!

CARTA AOS PELEGOS


Caro Professor,

Cada centavo, cada vírgula, cada gratificação, cada direito que você vê escrito no seu contracheque não foi lhe dado de graça.
Muita gente passou aperto, ficou sem salário, foi esculhambado, apanhou na rua, brigou com a família, teve o nome negativado, e até perdeu o emprego.
Tudo pra você poder receber o que recebe hoje.
Não pense, caro professor, que o salário que recebes hoje é fruto unicamente de sua dedicação dentro da sala de aula ou de algum reconhecimento vindo de governante bonzinho ou sensível à sua causa.
Pois como podes ver, até o que é seu por direito, preto no branco, querem lhe tomar.
Temos que lutar.
E lutar não da boca pra fora.
Temos que agir.
Botar o seu na reta, arriscar o salário, arriscar a licença premia, a aposentadoria.
Nada é de graça!
Só pra aqueles que são chupa sangue, que tem medo de fazer greve, mas, na hora de receber o aumento…
São hipócritas, entram na sala de aula pregando cidadania aos alunos enquanto agem como lacaios corruptos da classe trabalhadora.
Não seja um deles!!!
Lute!
Lute pelo o que é seu por direito.
Lute pelos direitos daqueles que, por ignorância, não sabem lutar (...)

Texto: Prof. Alexandre Machado

Anônimo disse...

Barata e baratistas: Há muito tempo noto que o blog virou o muro das lamentações dos funcionários públicos, principalmente, os estaduais. Pela leitura dos post e comentários parece ser o pior emprego do mundo, pois só tem chefes arrogantes e despreparados, falta de estrutura e de recursos. Mas, ainda assim, há briga (a Associação dos Concursados não me deixa mentir) para entrar, pois as vantagens superam as dificuldades; podem fazer greve sem ter desconto em folha, licenças e licenças mil; não há metas e planos a seguir pois cada um faz o seu e se não o fizer não tem consequência alguma. E o salário e a carga horária é melhor que o da iniciativa privada. Eis o resultado prático: os índices de IDH caindo ladeira à baixo e não haverá desenvolvimento sustentável com a má qualidade do serviço e de falta de eficiência. Por favor, ao menos quando o zé povinho for na repartição estendam um tapete vermelho, sirvam um cafezinho e o tratem com delicadeza. Ass. Contribuinte Ferrado.

Anônimo disse...

é verdade contribuinte ferrado mas aposto que vc não tem filho nem parente muito menos aderente estudando em escola pública...

Anônimo disse...

O Jatene e sua "laia", só pensam em reeleição, e esquecem que o maior número de eleitores, estão contidos nesta "massa" que integram as escolas públicas, representados não somente pelos familiares, mas por todos educadores que compõe o quadro. E como está o cuidado com esse eleitor? Com certeza a mil maravilhas, vamos fazer uma avaliação: Aulas paradas, alunos ociosos e sem motivação, principalmente aqueles do ensino médio às véspera do ENEM; professores nas ruas reivindicando melhores salários, servidores denunciando a "corrupção latente na administração pública" e "Bibliotecários" denunciando o desprezo pela promoção da leitura na rede pública.

Ao que percebemos a greve já se instala a um mês, e ninguém sede as negociações, se de um lado o governo não quer atender as exigências dos educadores, por outro lado os professores não se sentem motivados a retomar as aulas.
Nos perguntamos, quem paga a conta no final de tudo isso? esta, fica sempre no saldo do "COITADO DO ALUNO", que segue sozinho a beira do caminho, esperando as migalhas da responsabilidade social das categorias, que só defendem seus objetivos e esquecem dos demais !

É Jatene, pelo jeito o governo segue em passos de tartaruga!!!

Anônimo disse...

e a coooooooordenadora com todas essas denuncias ainda foi premiada c\ viajem p\SANTARÉM A FRENTE da feira do livro.

Anônimo disse...

e vem mais uma bomba...

Anônimo disse...

Anônimo das 16:52, quem disse que eu não tenho parente estudando da escola pública? Ei, será que você não pensa que as greves longas e contínuas apenas vieram a fortalecer o ensino privado no país? Se eu fosse do Sindicatos dos Proprietários das Escolas particulares mandaria cesta de Natal aos membros do Sintepp todo ano em reconhecimento pelos lucros gerados pela falta de inteligencia por insistir uma estratégia desgastada.