segunda-feira, 23 de maio de 2011

MAIORANA X BARBALHO – O revival de Rominho

Em mais um capítulo da guerra suja travada entre as duas famiglias, em sua edição deste último domingo, 22, O Liberal, o principal jornal do grupo de comunicação da família Maiorana, circulou com um caderno especial, contendo um minucioso revival das denúncias de corrupção contra o ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará. Com 12 páginas e etiquetado Dossiê Jader, o caderno tem como manchete de capa “As bodas da impunidade”, ilustrada com a foto do hoje senador eleito algemado, a quando de sua prisão pela Polícia Federal, em matéria assinada pelo jornalista Ronaldo Brasiliense, notória pena de aluguel do tucanato paraense e que mantém uma coluna dominical em O Liberal. Agora levadas ao paroxismo, as hostilidades entre os Maiorana e os Barbalho recrudesceram depois da cobertura do Diário do Pará, o jornal do grupo de comunicação da família de Jader Barbalho, sobre o depoimento, na 4ª Vara da Justiça Federal em Belém, de Romulo Maiorana Júnior, o Rominho (foto). Presidente executivo das ORM, as Organizações Romulo Maiorana, em cujo comando sucede ao pai, Romulo Maiorana, que morreu em 1986, vítima de um câncer devastador, ele é acusado de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, que totalizam cerca de R$ 4 milhões, em fraudes contra a Sudam, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia.
A cobertura do Diário do Pará - que ao superar em vendas O Liberal, potencializou as hostilidades mútuas - provocou uma irada reação de Rominho, que revidou com um editorial em linguagem chula, publicado na primeira página do principal jornal dos Maiorana e no portal das ORM, na sexta-feira, 20, com um vasto leque de insultos a Jader Barbalho, estigmatizado como a quinta-essência da corrupção. No revide dos Barbalhos, o Diário do Pará circulou sábado, 21, com um editorial igualmente de baixo nível, veiculado também na versão online do jornal, caracterizando a reação do presidente executivo das ORM como um piti próprio de um homossexual enrustido, pecha que persegue Rominho desde a juventude, ainda que sem provas. Mais que isso, o editorial dos Barbalho não poupou sequer o patriarca dos Maiorana, valendo-se de uma deixa oferecida pelo próprio Rominho, ao mencionar o passado do pai como contrabandista, uma evocação previsivelmente dolorosa para os Maiorana. Por conta disso, Ronaldo Maiorana, irmão de Rominho e diretor editor corporativo de O Liberal, agrediu brutal e covardemente o jornalista Lúcio Flávio Pinto, com o auxílio de seus seguranças, ambos PMs na ativa, por fazer referência, em um contexto de reconstituição histórica e sem nenhuma conotação de hostilidade, ao passado de Romulo Maiorana e da viúva deste, dona Déa Maiorana. Editor do Jornal Pessoal, a mais longeva publicação da imprensa alternativa brasileira, Lúcio Flávio, diga-se, é um jornalista respeitado e premiado nacional e internacionalmente, reconhecido como um profissional de competência e probidade inquestionáveis.

11 comentários :

Anônimo disse...

Agora a gente está vendo em cores a cara mais provinciana e oportunista da nossa imprensa marrom. Em qualquer país sério, essas concessões de TV já teriam sido revistas e os leitores do impresso já não estariam mais comprando um exemplar desses panfletos pessoais chamados de jornais.
Imagina se os editores chefes do JB e da Folha travassem uma batalha mesquinha e vulgar como a que nós tivemos o desprazer de testemunhar nos últimos dias...

Anônimo disse...

Estou com vergonha de ser paraense , depois desses lamentáveis "editoriais". É a cosntatação inequívoca de que o Pará ainda é uma terra atrasada, das briguinhas de famílias, de frescuras. Esses dois folhetins deveriam pedir desculpas a sociedade paraense pois passaram do limite. Quer resolvar a questão? Cada um pega um 38 e vão duelar, de preferência na Brás de Aguiar, para a burguesia paroara ver. Mas além de ladrões e empresários picaretas, temos também no Pará crianças e trabalhadores que acordam cedo. Estou na Guiana Francesa fazendo pós-doutorado no CNRS, mas hoje estou me sentindo um burro, um idiota, sem chão. Só o diabo pode resolver essa questão...isso se ele não for subtraído por um dos dois..

Anônimo disse...

Acreditamos pia e seguramente em tudo, absolutamente tudo, e mais um pouco, o que os Barbalhos dizem dos Maioranas e o que os Maioranas dizem dos Barbalhos. Bando de cafajestes!

Anônimo disse...

Essas duas famílias são as vergonhas do nosso já tão sofrido Pará. O pior de tudo é que neste episódio as duas famílias estão com toda razão, estão pela primeira vez falando a verdade. Só espero que nossas autoridades tomem providencias. Por exemplo: O governador têm que tirar o PMDB, Jader e os Maioranas do Governo e passar a eles as publicidades do seu governo através de concorrencia pública onde todos possam participar, de forma justa e igualitária. A justiça cabe fazer justiça, e se for valendo vai julga-los condena-los na forma de lei, o mais rápido pssivel, para que ambas as famílias não saqueem mais os nossos míseros impostas.

Anônimo disse...

Estou com vergonha de ser paraense , depois desses lamentáveis "editoriais".nada haver isso o anonimo ai de cima, vergoinha pq e tu envolvido no escandalo ??? eu nao tenho, primeiro pq nunca votei no jader e nem a liberal assisto , tenho sky e entre o jornalismo tendencioso que todos sabem que e o do jornla dos maioranas , fico com o blog do BARATA.
VOU FICAR COM VERGONHA DE SER PARAENSE E PAPA AÇAI PRO CAUSA DESSA MEIA DUZIA DE SAFADO
FALA SERIO AMIGO ,,,,,,

Anônimo disse...

Moral da história, em briga de ladrão com mulher ninguém mete a colher. Ou melhor, em briga de ladrão com bicha, só podia sair muita faisca.

Anônimo disse...

Fala Baratão, esta no ar o novo blog da atual vice-prefeita de Ananindeua Sandra Batista e pré-candidata do PT para a disputa eleitoral de 2012, com ideias mais aprofundadas sobre diversos temas, e a realidade pela qual está passando o municipio de Ananindeua, dá um visitada lá:
http://www.blogdasandrabatista.blogspot.com/
Um forte abraço Barata e obrigado.
Márcio.

Anônimo disse...

Barata, se for de seu interesse olha aqui o link do arquivo em pdf, com as matérias referente ao caso. O Liberal fez questão de manter o caso disponível para todos os leitores.
http://www.orm.com.br/redacao/pdf/4976_Atualidade.pdf

Anônimo disse...

É briga de tubarão,as sardinhas que não se metam.Serão engolidas vivas.E o pior é que não sobra botim.

Anônimo disse...

ÉGUA, AGORA SAFADESA E EXCLUSIVIDADE DO PARÁ.......FALA SERIO É POR ISSO QUE TODO O PAIS ETAR NESTE ESGOTO......

Anônimo disse...

Sabes Barata, já percebi que há muito tempo, que apesar de não declarar publicamente, você é um admirador do Jáder. Sempre que você comenta a briga entre os Maiorana e o Jáder, você é muito mais ácido com os Maiorana do que com o Jáder. Para mim, são farinha do mesmo saco. É o sujo falando do mal lavado. Quem perde em ter esses dois por aqui, somos todos nós paraenses honestos.