sexta-feira, 20 de maio de 2011

MAIORANA X BARBALHO – A guerra suja

O editorial de primeira página na edição de O Liberal desta sexta-feira, 20, assinado pelo presidente executivo das ORM, Organizações Romulo Maiorana, Romulo Maiorana Júnior, o Rominho, leva definitivamente ao paroxismo as hostilidades entre os Maiorana e os Barbalho. O próprio título, “Um safado e sua safadeza”, permite entrever o nível do editorial, no qual Rominho dispara um vasto leque de diatribes contra aquele que os Maiorana elegeram seu inimigo figadal, o ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará.
“Ontem, mais uma vez, fui vítima de uma imprensa vagabunda, cujo dono é por todos conhecido: um 'ficha-suja', canalha, sem-vergonha, safado, chantagista, corrupto e ladrão teve a audácia de colocar meu nome em estórias que desrespeitam o próprio Judiciário Federal, inventando que culpei meu irmão Ronaldo por atos praticados numa indústria de sucos, até porque ele não fez nada de errado. A indústria detém a liderança do mercado, gera 250 empregos diretos e 150 indiretos, paga seus impostos em dia e tem a União devendo 70% do projeto”, dispara o presidente das ORM logo no primeiro parágrafo do editorial. Rominho invoca o testemunho “do nobre juiz federal Antonio Carlos Campelo” para provar que em nenhum momento fez qualquer tipo de acusação contra seu irmão, Ronaldo, “a quem defendo com a própria vida, como toda a minha família.”
O mais lamentável, no confronto entre Maiorana e Barbalho, é que ele se dá não por princípios, mas por motivações que passam ao largo dos interesses do Pará e dos paraenses. Sob essa perspectiva, as partes se revelam, na intolerância e falta de decoro, autênticos jagunços do asfalto. De resto, revela-se sempre atual o chiste de acordo com o qual os políticos só costumam falar a verdade quando brigam entre si. Nesse sentido, não é diferente na disputa – que é comercial, mas também política – entre as respectivas famiglias. Trata-se do déjà-vu de uma bipolaridade deletéria, que se repete como farsa e se resume a uma briga motivada não por causas nobres, que digam respeito aos reais interesses do Estado, mas provocada, pura e simplesmente, pela partilha do butim.
Pobre Pará!!! Pobre de nós!!!
Por isso, repetindo Cazuza nos versos célebres, digo:

Não me convidaram
Pra essa festa pobre
Que os homens armaram pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada antes de eu nascer

17 comentários :

Anônimo disse...

Barata, infelizmente, vc tem, razão. A briga não é por causa nobre. Até porque não é causa nobre que move nenhum dos dois lados. Não existe a força do bem nesse cabo de querra.

Anônimo disse...

Barata, será que todo esse ataque foi porque não conseguiu fazer acordão com o governo pra pegar mais dindin público?

Anônimo disse...

No editorial, o Rominho admitiu que o pai era contrabandista e agiota.
É muito orgulho.
Mas faltou outro atributo.

Anônimo disse...

Barata, nessa luta de acusações entre Maioranas e Barbalhos, quando ambos se acusam mutuamente de ladrões, safados, corruptos, bandidos, é que ambos... tem toda a razão

Anônimo disse...

É como dizia meu finado pai:São as Hienas se comendo. Para nosso bem, que estamos presenciando uma guerra entre familias, que a bem da verdade, não há nenhum interesse pelo bem do nosso povo.

Anônimo disse...

Em um dos trechos, o Maiorana - que deve ter envergonhado a própria família pelo que escreveu - diz: "Nós sempre respeitamos as famílias do Pará, inclusive a desse corrupto." Particularmente acho que o verbo respeitar foi empregado no tempo errado. Deveria ter sido no pretérito! Porque depois de se dirigir a alguém no Editorial de Capa, escrevendo safado, sem vergonha, ladrão, canalha, etc, no mínimo o projeto de "O Liberal na Escola" foi pro espaço! O respeito a nós, pessoas de bem, que tentamos educar nossos filhos e que lemos jornais todos os dias, me desculpe, foi jogado aos leões também. Pior, a gente ainda paga pra ser vaso sanitário.

Anônimo disse...

A "Causa Nobre" está nos bolsos, ou melhor, nas carteiras de ambos. Um pelo outro não me mandem troco.

Anônimo disse...

Uma ofensa rasteira esse editorial.As 4 ou 5 mãos que o escreveram para o rominho assinar olvidaram as regras mínimas de respeito ao leitor. Texto deplorável, de causar indignação,onde aparece (pasmem!) a justificativa do maquiavelismo.

Anônimo disse...

Esse cidadao é conhecido por nem pagar as contas dos restaurantes que frequenta, e se for cobrado, ameaça fazer uma campanha no jornal da familia contra o estabelecimento, morou anos no condominio Lago Azul, e nunca, NUNCA, se dignou a pagar o condominio, quem é ele para falar de carater??

Anônimo disse...

por essas e outras foi que eu deixei de ler e comprar os jornais local,que é só porcaria de coluna social com as mesmas caras manjadas de sempre.fora o desrespeito com nós leitores que não temos nada a ver com essa pouca vergonha e baixaria entre barbalhos x maioranas da vida.agora só acesso a internet na globo g1,jornal do brasil,estadão de são paulo e etc..eu é que não vou gastar o meu dinheiro sustentando essa patífaria.graças a deus que eu já estou de partida daqui,eu quero mais,e que essas figuras morram,para o bem de toda a cidade.

Anônimo disse...

leso é quem ainda compra liberal e diario do para pra enriquecer essas figuras asquerosas.

Anônimo disse...

Xiiiiiii, quer dizer que o Rominho é caloteiro?
Gosta de dar pendura?
vamos, conta mais, ele deve está muito irritado!!!!!

Anônimo disse...

É por isso que mandei as duas assinaturas pro espaço. Não gasto mais o meu suado dinheiro com esses dois mamutes. Quando preciso de um classificado, deixo chegar a 2a e empresto de alguém. "Deixa a vida me levar... vida leva eu"

Anônimo disse...

Xiiii. Desliguem o ventilador, porque a coisa vai feder cada vez mais. Jader vai dar a resposta.

Anônimo disse...

Nessa guerra nojenta o ideal seria que ambas as partes usassem bomba de verdade. Pelos menos sumeiriam de vez do nosso Estado e deixavam de nos envergonhar com tamanha babaquice. Nenhum dos dois presta mesmo!

Anônimo disse...

Os dois tem razão sobre o que dizem um do outro...

Anônimo disse...

Pior é que o filho diz que o pai foi contrabandista e agiota. Ainda temos qu ter o nome desse sr, como nome de avenida e toda Belém rendendo homenagens... Barra isso!