sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ZENALDO – Blog mantém relato

O Blog do Barata mantém, sem excluir uma só vírgula, o relato feito sobre a audiência na qual o chefe da Casa Civil do governador tucano Simão Jatene, o deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB) (foto), recebeu dirigentes e associados da Asconpa, a Associação dos Concursados do Pará. Na ocasião, diante da reivindicação de nomeação dos concursados aprovados e da realização de novos concursos públicos, Zenaldo falou sobre os problemas de caixa da atual administração e da eventualidade de um contingenciamento de recursos gerados pela própria Defensoria Pública, para viabilizar a realização de concursos em setores do governo carentes de pessoal.
A sandice verbalizada por Zenaldo Coutinho teve o efeito de bumerangue e acabou por se voltar contra ele e contra o próprio governador. Desde a publicação da notícia sobre a audiência, realizada em 12 de janeiro, sucedem-se os comentários anônimos criticando acidamente o menosprezo do governo Simão Jatene em relação a Defensoria Pública, carente de pessoal para contemplar a demanda do interior do Estado.
De resto, a audiência pouco ou nada ofereceu de mais positivo em relação aos concursados. Restou a suposta simpatia da atual administração, declarada por Zenaldo Coutinho, em relação a proposta de que seja constituída uma comissão, na qual a Asconpa estaria representada, para acompanhar os desdobramentos dos concursos públicos – tanto os já consumados, como os que venham a ser realizados. Mas o chefe da Casa Civil sequer cogitou de agendar uma nova reunião, o que robusteceu a suspeita de que a audiência tenha sido apenas um factóide, destinado a sugerir um suposto empenho do governo Simão Jatene em resolver o impasse dos concursados, que aguardam nomeação.

44 comentários :

Anônimo disse...

a meritocracia nunca foi o forte do governo do pasdb, vide hospital ofir loyola que tem um grande numero de temporarios, inclusive em setores estrategicos como o serviço social, psicologia. Sao parewntes de funcionarios, de medicos, enfermeiros, gestores que passam e repassam por lá. O ultimo concurso realizado oor exemplo, nao colocou uma única vaga para estes profissionais. Ironicamente, estes,em sua maioria, ate preferem passar por concurso, assim teriam sua estabilidade. Mas outros, rezam todos os dias pra continuar a ter QI.FOREVER.

Anônimo disse...

Se este fato informado pelo blog for verdadeiro estaremos diante de um fato criminoso, tirar dinheiro de um órgão que atende aos mais pobres e que a 2 anos ainda não nomeou os aprovados, será que a população deverá compra gardenal para seus governantes

Anônimo disse...

A falta de sensibilidade de um governante ocasiona isto os necessitados sem acesso à justiça no interior e o governo sugestionando contingenciamento de recursos para Defensória Pública, quando a população realizar um levante talvez suas necessidades sejam respeitadas.

Anônimo disse...

Com quem devo clamar para que a Constituição seja respeitada se nem o MP que deveria zelar pelo respeito as leis atua efetivamente é razoável por exemplo que na SEDES quem realizou concurso não seja nomeado por que temporários( apadrinhados) estão em suas vagas

Anônimo disse...

Há algum tempo lemos nos jornais de circulação local o movimento dos concursados de diversos Órgão assim como da Defensoria Pública, o que está parecendo que estamos diante de um novo governo com velhas atitudes

Anônimo disse...

Eu acredito que o Dr Zenaldo esteja com as melhores das intenções e tenho certeza que se ele nomeará os aprovados nos concursos públicos acrescentando em seu currículo uma luta muito justa, agora se fizer o contrario manchará seu nome para eternidade.

Anônimo disse...

Qual seria a intenção do governo ao se encontra com os aprovados em concurso acredito que isto seja um bom indicio o governo está muito recente vamos esperar um pouco

Anônimo disse...

A Defensoria pública tem um papel fundamental no Estado democrático de direito qualquer atitude que atente contra a sua existência eficaz e crime de responsabilidade, a nomeação de novos Defensores é uma necessidade urgente e o governo não vai ter como se eximir dessa responsabilidade

Anônimo disse...

Nossa que bacana. Alguém esperava algo diferente desse governo? Só o presidente da Associação dos concursados. Agora poruqe eke não vai fazer piquete na frente do orgãos?

Anônimo disse...

Enquanto a população não tiver acesso aos serviços fundamentais incluídos entre eles o da assistência judiciária gratuita o Estado não estará realizando a sua função, nomeação de novos defensores é uma prioridade e deve ser realizado com urgência

Anônimo disse...

Se o governador continuar com as mesmas praticas do governo passado em 2014 terá uma resposta de todos os aprovados que acreditaram e não foram nomeados.

Anônimo disse...

Vocês estão esquecendo que em 4 anos de governo PT os concursados nunca foram recebidos pelo então chefe da casa civil e em apenas 12 dias o atual governo recebeu os concursados, claramente mostra o interesse na nomeação de todos

Anônimo disse...

Todo mundo tem direito a gostar ou não de um partido ou programa de governo porém criticar o chefe da casa civil tendo ele recebido a comissão de aprovados não é correto deixem o homem pelo menos saber como o Estado está financeiramente e ai sim elaborar um cronograma de nomeação.

Anônimo disse...

A Defensoria pública é um dos orgãos mais importantes para os necessitados, acredito que o governo do jatene não cometeria o grotesco erro politico de não valorizar a instituição pois assim como entrou pelo voto popular e os mais pobres são maioria no Estado caso continue com esse entendimento daqui a 4 anos estará se despedindo do cargo que ocupa.

Anônimo disse...

Somos a favor do dialogo e como o chefe da casa civil abriu as portas de seu gabinete para os concursados temos que lhe dar o credito pelo bom inicio de conversa que pode gerar muitos frutos.

Anônimo disse...

nossa esse começou MAL(ZENALDO) ta trazendo toda a cambada do psdb do passado ganhando DAS 6 gente que nunca fez nada pelo estado vai ser a mesma sacanagem nomes. TELMA GUERREIRO, PAULO ELCIDIO, FREDERICO MONTEIRO NOSSA UM BANDO DE SUGADORES EI JATENE ACORDA OLHA O POVO QUE TE COLOCOU LA

Anônimo disse...

Va a Defensoria em Marituba. Conselho de quem la trabalha para quem procura a defensoria: Se chegar a 01:00 hora da manhã talvez seja atendido, pois so são atendiadas 10 pessoas por dia.Uma maravilha né?

Anônimo disse...

09:27

"O ultimo concurso realizado por exemplo, nao colocou uma única vaga para estes profissionais"

Seu comentário merece elogios. De fato no serviço público do estado do Pará e em algumas prefeituras municipais, p.ex: Castanhal e Ananindeua, observa-se um flagrante "descaso em relação ao reconhecimento do valor de várias classes de profissionais, nunca lembradas nos concursos públicos - ainda que para ganhar um salário-de-fome".

Em relação ao que disse o Zenaldo Coutinho, vale a pena perguntar se este "contingenciamento" abre exceções para favorecer financeiramente alguns empresários com terceirizações de importantes setores da saúde pública.

Até que me provem em contrário, eu fecho com o que diz o Barata: "não mudo nenhuma vírgula".

Anônimo disse...

É sempre a mesma desculpa!!Diz que não há dinheiro, mas nomeações de temporários filhinhos de políticos há dinheiro. Isso é uma vergonha. Qto aos defensores públicos que querem entrar, mando um recado. Pra vcs já era. Podem começar a estudar pro próximo. Concurso é pra encher o bolso. Os defensores que estão nomeados lutam por melhor salário. Vcs acham que eles querem a nomeação de outros concursados ao invés de melhores salários?

Anônimo disse...

O fato é que a defensoria pública nunca teve destaque (principalmente, financeiro)no governo tucano. É so verificar a dotação orçamentária de 2006 e comparar com a dotação orçamentária de 2010.
A defensoria pública ainda nao está a mil maravilhas, mas com certeza foi muito melhor tratada pelos petistas.
É capaz deles quererem remanejar sim alguma verba da defensoria pública.

Anônimo disse...

Hum..Hummm...se remanejarem verba da Defensoria aí não terá dinheiro para o aumento de salários dos Defensores...
mas para chamar os concursados terá sim! É o interesse coletivo se sobrepondo sobre os interesses pessoais.
6 milhões de pessoas carentes e desasistidas por Defensor, e agora atendidas por telefone contra 230 Defensores querendo encher os bolsos!

Anônimo disse...

Que decepção!
É uma quadrilha.

Anônimo disse...

O zenaldo é um político experiente vocês acham que ele iria se queimar retirando dinheiro da defensoria. Outra coisa no programa de governo do Simão jatene estava como meta o fortalecimento da defensoria se não cumprir não poderá usar a frase “ dito e feito”

Anônimo disse...

eu acreito que isso possa acontecer sendo que quem vai perder é o povo pobre do Pará que so leva..........

Anônimo disse...

concursados da defensoria vocês realmente acham que o Estado não tem dinheiro para nomear 50 defensores isso é balela, abram o diário oficial e vejam todo dia portaria de nomeação de temporário.

Anônimo disse...

O Psdb fará poucos concursos ( até porque já houve muitos certames) e nomeará poucos concursados. Nao é meta politica desse partido priorizar concursos. Sua meta sao as privatizações e a teceirização dos serviços, pautados na tese do estado minimo.

Anônimo disse...

Tudo tem que ser analisado conforme o contexto político do momento o Jatene não está querendo nomear aprovados em concurso por que ele acredita que o mérito deva prevalecer na administração pública e sim por que essas milhares de pessoas estão organizadas estão fazendo muita pressão e barulho, e é uma causa que tem a simpatia da sociedade ou seja politicamente o governo não teria condições de agir de outra forma ainda mais se analisando a gestão anterior que mesmo com a maquina na mão não consegui se reeleger, e só imaginarmos que cada concursado tenha família e amigos são muitos votos.

Em relação aos novos defensores públicos sua nomeação é inquestionável o aumento da numero de defensores vem de um movimento nacional praticamente todos os Estados da federação aumentaram o número de profissionais em seus territórios

Anônimo disse...

Parece mentira mais no Marajó só tem defensor público efetivo em breves existe acesso a justiça para o pobre neste local?

Anônimo disse...

Não é só no Marajó esse problema tirando a região metropolitana e as grandes cidades o Estado está todo descoberto e vejam o absurdo conforme noticia do Liberal a defensoria está colocando estagiário para atender a população como se defensores fossem e pelo telefone já imaginaram as conseqüências de uma atendimento equivocado os prejuízos para este cidadão. Por que essa gestão que hoje está na defensoria não sai dessa letargia e nomeia esses defensores.

Anônimo disse...

Se o Zenaldo fizer isto não ganha mais nem para sindico do seu condomínio

Anônimo disse...

Além de defensores públicos o Estado precisa de peritos os concursados do Renato chaves reivindicam suas nomeações, respeito a constituição já.

Anônimo disse...

Barata
Os comentários do ANõnimo do dia 14 e do dia 15 de janeiro sobre a falta de defensores em Marituba e Breves são de extrema importância. Seria interessante que você aoinvés de postar determinados comentários, falasse sobre a falta de defensores em muitos municípios, ou sobre o projeto de lei enviado pelo Governo anterior que aumenta o salário excessivamente dos defensores.

Quero saber será que as pessoas pobres, os mais marginalizados, realmente tem que chegar de madrugada para serem atendidos pela defensoria pública que é um direito fundamental?

De que lado você está? Será que você tem interesse nas nomeções ou em desmoralizar o Governo?

Por seus comentários e postagens não parece que seu intuito seja o de fortalecer o Estado, e sim o de enfraquecer o Governo, que mal se iniciou e já vem demonstrando ser acessível a luta dos concursados, o que não acontecia no governo anterior que em 04 anos realizou concursos, porém não nomeou quem tinha que nomear e nem recebeu os concursados.

Anônimo disse...

Barata

No blog da Asconpa tem uma notícia que fala que "TJE determina que Estado providencie nomeação de candidato aprovado em concurso público".

Ainda fala "A relatora do mandado de segurança, Eliana Rita Abufaiad, ao analisar o mandado, reconheceu o direito violado, à medida que ficou comprovado que o impetrante havia sido aprovado no concurso público C-103 da Secretaria Pública de Obras para o cargo de motorista. A secretaria havia prorrogado a validade do concurso até o dia 1º de julho de 2010. A validade do concurso encerrou sem que o impetrante fosse nomeado.
O voto da relatora foi acompanhado à unanimidade".

Essa reportagem demonstra que a gestão anterior realiza concursos, porém não nomeava. Essa gestão que se inicia, que tem menos de um mês de vida, já começou o diálogo com os concursados.

Anônimo disse...

Só sei que a panelinha dos mesmos que já ocuparam cargos no governo passado do jatene, estão de volta..
A começar pelo secretariado. veja o PC, o Nei messias, e tantos outros que voltam, nomeados, pra agora saquear o que restou..
Do alto ao baixo escalão como a assistente social citada acima, a Guerreiro que aproveita pra mamar nas tetas do governo tucano.
è esperar pra ver...
pobre pará!

Anônimo disse...

No Para são duas lutas a primeira é passar com muito esforço em um concurso público a segunda e ser nomeado está parecendo que a primeira é mais fácil.

Anônimo disse...

Se provarem que existe recurso na defensoria pública e vocês não são nomeados deveriam procuram o MP para averiguar o crime de responsabilidade.

Anônimo disse...

Essa questão sobre a defensoria pública não nomear os defensores públicos está virando um caso de policia, agora também tem que se analisar a questão da SEDES onde os aprovados em concurso não foram nomeados em virtude de temporários estarem ocupando suas vagas.

Anônimo disse...

Se em Marituba não tem defensor imagina no interior

Anônimo disse...

o governo tem que tomar um posicionamento firme em relação a essas pessoas que realizaram concurso e não ficar em cima do muro.

Anônimo disse...

Enquanto nossos governantes permanecerem com atitudes criminosas com essas na qual a pessoa acreditando na lei se esforça passa em um concurso e vê seu direito preterido em virtude de um apadrinhado político não teremos um Estado de Direito e sim de injustiça

Anônimo disse...

O gestor da defensoria pública tem que entender que o Estado não resume aquele prédio no centro da cidade, no interior moram Paraenses iguais aos que moram na capital, se formos seguir a mentalidade da concentração de serviços então faremos um deslocamento em massa e vamos alocar todos os habitantes na capital.

Anônimo disse...

logo zenaldo vai enrolar voçes até acabar o prazo do concurso.

Anônimo disse...

Quem mandou acreditar em conversa de pescador. A farsa acabou e o servidor concursado que se exploda e morra de raiva.
A farra agora é de quatro anos.

Anônimo disse...

Se fosse só isso, estava até bom.

Nem aos menos os apoiadore estão sendo contemplados, (não que isso seja correto).

Tem muita gente que apoiou a cadidatra tucana e não está consegindo nada. Zenaldo diz que por contigência de gastos. Não pode naaada.

È para aguardar....

Enquanto os seus ... Bem, veja o DO