sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

JATENE – As ironias da história

A compra da Folha do Norte por Romulo Maiorana teve um quê da mais implacável vingança. De origens baratistas, o movimento político em torno do ex-governador Magalhães Barata, Romulo casou-se com dona Déa Maiorana, a sobrinha pobre do ex-governador. Ele muito se aproveitou da leniência do caudilho, para prosperar como contrabandista, até assumir o status de empresário de confecções e depois de empresário da comunicação, ao adquirir e profissionalizar O Liberal, originalmente criado para servir de porta-voz do baratismo.
O que inevitavelmente soa a uma dessas ironias da história, tanto Romulo Maiorana como Jader Barbalho têm origens comuns – o baratismo. Barbalho, convém enfatizar, acabou hostilizado pelos Maiorana, dos quais tornou-se inimigo figadal. O que move os Maiorana contra Barbalho não é exatamente o apreço pela moralidade pública, frequentemente negligenciada pelo morubixaba do PMDB no Pará e por alguns dos Maiorana. A hostilidade dos Maiorana se deve, em verdade, a ter como concorrente o grupo de comunicação da família de Jader Barbalho.

Um comentário :

Anônimo disse...

E o povo diante dessa disputa entre os tubarões da comunicação no Estado, faz o papel de refém dos meios de comunicação, que não servem para informar ninguém, constituem mesmo fonte de manipulação e desinformação.

toquinho