segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CONCURSADOS – Protesto cobra nomeações

Está confirmada para a manhã de 8 de fevereiro, uma terça-feira, a partir das 9 horas, no Praça Santuário da Basílica de Nazaré, a manifestação de protesto dos concursados aprovados em concursos públicos estaduais, que aguardam nomeação desde a administração da ex-governadora petista Ana Júlia Carepa. A informação é de José Emílio Almeida, presidente da Asconpa, a Associação dos Concursados do Pará, ao revelar o desfecho da assembléia geral realizada na sexta-feira, 14, no auditório do Sindicato dos Urbanitários.
A decisão é ilustrativa da indignação provocada pelo desfecho da audiência na qual o chefe do Gabinete Civil do governador tucano Simão Jatene, o deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB/PA) (foto), recebeu os concursados na tarde de terça-feira passada, 11, no Palácio dos Despachos. Simpático e falastrão, como é próprio dos farsantes, o parlamentar tucano limitou-se a protagonizar um grande mise-en-scène, o que, nas circunstâncias, acabou por soar desrespeitoso em relação aos concursados. Estes saíram da audiência com as mãos abanando, sem que fosse selado nenhum compromisso formal, capaz de abrir a perspectiva de nomeação que tanto reivindicam.
Ao fim e ao cabo, ficou evidente que Zenaldo Coutinho, obviamente coonestado por Simão Jatene, utilizou a audiência concedida aos concursados como um factóide, destinado a sugerir o suposto empenho do atual governo pela transparência. O que contradita a prática da tucanalha, que recalcitrou, até a exaustão, em realizar concursos públicos, nos 12 anos consecutivos governos do PSDB no Pará, de 1995 a 2006. Em lugar de concursos, a tucanalha optou, escancaradamente, pelo empreguismo, inchando a máquina administrativa com temporários.

9 comentários :

Anônimo disse...

Barata;

Os aprovados em concurso público, inclusive os que já foram nomeados e mesmo aqueles que não foram aprovados, todos devem apoiar e participar deste ato público. Agora devemos cobrar dos organizadores do evento uma reivindicação abrangente e interessante a várias situações.

O governo Jatene tem um passado que não deve ser esquecido. Promoveu um concurso para a SESPA e ignorou desde o primeiro colocado, optando por favorecer os prosélitos da sra. Valéria Pires Franco do DEM.

Lembro que, num dado momento, não só os concursados da SESPA sofriam o ultraje de serem preteridos pelos temporários; mas os próprios servidores estáveis eram removidos de suas lotações para que, em nome da imoralidade política, fossem acomodados os prosélitos do "Presença VIVA" (Vi de Vic e Va de Valéria).

O Zenaldo Coutinho é dessa época e nunca se interessou pela legalidade e pela ética dos concursos públicos. Inventou um instituto prestador de serviços comunitários que só funcionou enquanto esteve muito bem oxigenado pelas vias do poder, transformando-se depois disso num negócio disfarçado.

Anônimo disse...

Concursos, concursados e o papel do estado como empregador:

Muitas empresas prestadoras de serviços já estão representadas na sala-de-espera do palácio dos despachos, atrás de suculentas fatias da "terceirização" prometida em campanha pelos tucanos.

Não interessa o que quer que seja, Jatene já deu ordens aos seus comandados para que elaborem "diagnósticos tendenciosos" nas repartições chefiadas por estes, recomendando claro, a terceirização de serviços, o que via de regra custa mais caro ao contribuinte.

Este grande mercado de "nacos da verba de serviços públicos", vem tendo na saúde pública resultados que em qualquer auditoria seriam classificados bem abaixo daqueles serviços que foram terceirizados.

Ainda no final do governo passado, um doublê de político do PMDB e empresário do ramo da saúde com generosas cotas de verbas do SUS adentrou uma unidade estadual, e aos gritos reclamava de boicote à sua empresa. Não saiu convencido de que muitos usuários simplesmente jogavam fora as suas guias ara tentar um atendimento particular em outro local, tal a péssima qualidade do "padrão oferecido aos clientes do SUS".

Anônimo disse...

O José Emilio Almeida está correto. Mesmo com a "cortezia" do deputado Zenaldo Coutinho em receber, o que o governo do PT nunca fez, ele deve realizar esse protesto.
Mesmo sendo petista reconheço que o PT do Pará fez um mal governo e ainda foram duros com os concursados. Também fui aprovada e até hoje não fui nomeada.
Ele deve manter a sobriedade porque agora vai aparecer um monte de gente querendo usar o movimento dos concursados pra enfrentar os tucanos.
Boa sorte ao José Emilio Almeida e que saia logo a minha nomeação.

Anônimo disse...

Quem acreditou que Simão nomearia os concursados? ele não gosta de servidor público, principalmente dos concursados efetivos.

É a farra dos DASs detonando!

Anônimo disse...

O movimento está ganhando força nesse começo de gestão será que teremos a volta dos cara pintadas.

João, o concursado disse...

Concordo com o anônimo das 2:49, mas como ele iria nomear os seus cabos eleitores, como? hoje ele vira as costas para os servidores esquecendo que daqui há 2 anos ele vai precisar dos servidores efetivos e dos concursados para fazer o seu prefeito nefasto.
Espero que os servidores criem vergonha na cara e não caiam na conversa fiada desse pescador.

Anônimo disse...

hipócritas. Os ptralhas triplicaram os DAS, deixaram um rombo sem tamanho no estado, foram imcompetentes e esse blogzinho de bosta não fez criticas contundente a respeito. Esse governo mal começou e já vem a pilantragem. vcs tem é que ficar na oposição mesmo, só sabem falar fazer que é bom nada, falta-lhes competência.

Anônimo disse...

Negar que o PSDB sempre maltratou os servidores públicos é fanatismo, basta analisar as perdas salariais históricas impostas pelos tucanalhas.

Simão governa para elite e no Pará as oligarquias são contra qualquer forma de estruturação qualitativa no serviço público.

Os tucanalhas e elite paraense são plutocratas.

Anônimo disse...

Quem será menos pior com os concursados? Este Governo, ou o anterior? O anterior não tem como correr atrás do prejuízo; este tem. O contingenciamento, que está em Decreto do Estado, demonstra que há preocupação diferenciada com gastos pelo aperto, mas isto passa. Conheço o Zenaldo e realmente espero que ele não tenha a mesma postura do anterior ocupante da cadeira. Aguardar um pouco tem até sentido. Deixar ficar assim não parece inteligente para alguém que tem pretensões maiores. Deixar concurso caducar e eleição para o executivo municipal não combinam. Olhar desse jeito, pode ser um dos motivos históricos para o PSDB ainda não ter feito Prefeito em Belém, mesmo tendo Governo.