quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

EGPA – Ascensão e queda de Edilza

No governo Ana Júlia Carepa a Escola de Governo foi confiada a Edilza Joana Oliveira Fontes (foto), a Cuca, professora de carreira da UFPA, a Universidade Federal do Pará, cacifada pela condição de comadre de Ana Júlia Carepa, além de amiga pessoal e assessora da mais estrita confiança da governadora. Nada foi capaz de travar a nomeação de Edilza como diretora geral da autarquia. Nem seu temperamento abrasivo, desagregador, que consolidou sua imagem de casca-grossa, barraqueira, nem a fama de estróina dos recursos públicos, que ela incorporou após sua passagem pela Fumbel, a Fundação Cultural do Município de Belém, no primeiro mandato de Edmilson Rodrigues, então no PT, como prefeito de Belém.
Mas o que conspirou contra Edilza, à frente da EGPA, foi ela acumular a Escola do Governo com o PTP, o Planejamento Territorial Participativo, programa capaz de turbinar eventuais pretensões eleitoreiras, porque estreitava os laços com as lideranças municipalistas. Deslumbrada com o vasto leque de prerrogativas do poder, Edilza passou a alimentar o projeto de sair candidata à Câmara Federal, sobrepondo o PTP a EGPA. Ao alimentar a veleidade de tornar-se deputada federal, Edilza entrou em rota de colisão com o círculo de assessores mais íntimos de Ana Júlia Carepa, capitaneados por Marcílio de Abreu Monteiro, então secretário de Projetos Estratégicos, que é também ex-marido e pai da filha da governadora. Essa entourage já havia definido o nome ungido para chegar à Câmara Federal, com o declarado apoio da governadora Ana Júlia Carepa e turbinado pelo uso da máquina administrativa estadual.
O nome ungido pelo chamado núcleo duro do governo, como candidato a deputado federal, foi o iracundo Cláudio Alberto Castelo Branco Puty, chefe da Casa Civil e articulador político do Palácio dos Despachos, também conhecido como Pacheco, em alusão ao personagem de Eça de Queiroz farto em empáfia e parco em realizações. A outra opção preferencial, esta para a Assembléia Legislativa do Pará, passou a ser Edilson Moura, na época secretário estadual de Cultura.

22 comentários :

Anônimo disse...

Barata

Em relação aos servidores a gestão da Edilza foi sem dúvida a melhor, não tem comparação. Muitas conquistas concretas foram implementadas: melhoria substancial do auxílio alimentação, criação do espaço de convivência, muitos servidores efetivos ocupando DAS (coisa que nunca havia acontecido)inauguração da biblioteca e do auditório, discussão mais técnica sobre cursos e ações desenvolvidas na EGPA e um grau levemente maior de participação dos servidores nas decisões.

No entanto, realmente não houve foco profissional na instituição, Edilza pensou que seria o coringa da governadora, em detrimento de uma atuação mais dedicada na EGPA.

Suas alterações de humor não ajudaram no relacionamento com os servidores. Muitos problemas aconteceram.

Outro aspecto negativo na gestão da Edilza foi a valorização das intrigas e opiniões oportunistas de pessoas que servem a qualquer bandeira, seja de coloração tucanalha ou Petista.

Em relação a crise atual, a questão é muito simples: A EGPA deve deixar de ser um feudo político e ser administrada por servidores efetivos. É única forma de melhorar concretamente a história.

Anônimo disse...

Com os tucanos na gestão os servidores nada tem a ganhar. A expectativa é de muita repressão e nenhum espaço para discussão e decisão coletiva.

Anônimo disse...

E assim a cuca dançou!
Barata, essa CUCA não quer trabalhar, ela passeia pelo campus da UFPA vez em quando, dar aula, nem pensar, está ai mais uma que recebe seu salário sem nada fazer em prol da Instituição, só pensa em cargos, desde que não tenha trabalho é claro.
CUCAAAAAAAAAAAAAAA???? Vai trabalhar, vai dar aula e assim,contribuir com o Pais e justificar seu salário, a Acadêmia agradece.

Anônimo disse...

A cuca é casca grossa, trata o setor público como fosse de sua propriedade. Um cago que lhe caberia muito bem seria o de porteira do inferno que caberia muito bem com sua feiura.

Anônimo disse...

Anônimo das 17:37

É preciso tornar o blog um espaço de discussão qualificada, para enfrentarmos com coerência os tucanalhas do governo.

Críticas desqualificadas e exageradas a gestão da Edilza fortalecem o adversário.

Não quero defendê-la, pois não tenho qualquer ligação política com sua gestão, ou qualquer relação de natureza pessoal. meu interesse é fomentar o debate crítico sobre a EGPA.

Anônimo disse...

A da 17:37 deve ser uma invejosa!

Anônimo disse...

Edilza é um exemplo do estado de degradação por que passam algumas instituições no Pará. Edilza não entende nada de gestão. Só se move por poder e dinheiro. Não tem compromisso com as instituições e com os valores que noteiam a carreira de servidor público. Perguntem aos alunos e ex-alunos dela sobre o desempenho dessa senhora como professora. Perguntem sobre a produção acadêmica dela (eu já adianto: zero!)
Edilza em cargos que ocupou recentemente é um indicador da sacanagem que reina em nossa triste história de subdesenvolvimento.

Anônimo disse...

Ainda bem que essa figurinha carimbada já está bem longe da EGPA.
O outro, o pastor, era uma merda não sabia nem fazer o ÔÔÔ.
Agora vamos ver se esse que entrou, se cria por aqui, porque se vacilar vai pro blog.

Anônimo disse...

professora de carreira da UFPA, como quase todo, para quem não sabe, significa que vivem correndo da sala de aula. Sempre que podem, salvo por incompetência de marca maior, correm atrás de algum cargo para ficarem livre do salário de foem e ter que aturar todo tipo de aluno.

Anônimo disse...

é sem duvida que a cuca foi uma lastima para o governo popular.
sinceramente ela foi o atraso pata a egpa e para o ptp.Ela nao sabe para onde vai a palavra democracia estar muito longe dessa pessoa que se diz educadora,nao tem respeito por ninguem nao sabe o que é liberdade de expresao,uma pessoa dessa qualidade nunca pode estar a frente de alguma intituiçao publica,alem de incompetente é irresponsavel,quantas das vezes ela foi abordada com litros e litros de wisk em carros oficiais como uma pickp pajero,nao respeitava dos motoristas dela é um porço de iguinorancia,tenho pena dessa senhora que estar chegando a sua velhisse e nao se deu conta que tudo que fez foi com inoperaça e sendo irresponsavel.
a edilza podou o carlos guedes do ptp e depois seputou o melhor projeto de participaçao popular ja visto no pará,mas ela era nao é inssuporvel que nem secretario e muito menos os deputados nao mais o suportava dentro da direçao do ptp até o incompetente do jose julia nao mais aguentava as chantagens da edilza para abocanhar dinheiro publico para para moteis e bares dadoutora,quem sofria era as cuquinhas lurdinha e memeia era quem fazia todo esquema com as prestadoras de serviços com as graficas,as empresas de transportes e os restaurentes bem como os hoteis para realizaçoes das assembleias do ptp.e a cuca quando ia a algum desses encontros chegava bebada.
isso é uma vergonha

Anônimo disse...

barata nesse jogo todo sem que muitos sairam bem e outros machucados mas a edilza teve o que ela merecia.essa senhora é tao sem postura que enquanto estava nos poderes ela discutia com a DS,pois de sua queda aterrisou nos braços dos barbalho,é uma pessoa anti etica nao tem lado,pois em alguns municipios ela como candidata fazia dobradinha com a elcione barbalho e traia seus companheiros como o beto faro,poty,carlos martins,prof.mario crdoso,mirinho batista como o jose geraldo.
nao acredito nela acho mesmo que o pt estadual tem que expulsa-la da legenda só assim ira de vez para o pmdb onde ela vivi puxando o saco do elder em troca de assessorias para os seus afilhaados como thiago bhoner,rafael,joao evagelista,dionizio gonçalves,donizete,lurdinha entre outros que ainda nao cairam as fichas que ela nao presta para a sociedade paraense é pior que todos juntos como o andre farias,jose julio,edilson rodrigues,marcilio,maurilio,raimundo trindade,suely oliveira e outros idiotas que foram responsaveis pela nao reeleiçao da ana julia sao uns montes de incompentes tinham tudo nas maos para nao deixar os tucanos voltar mas a falta de humildade era tao grande que os quatros anos se passaram e eles nao se deram conta que o mandato nao era vitalicio.
adeus edilza a té nunca mais com sua humilhaçoes,desrespeito com os agentes e servidores da sepof e egpa,vc aqui nunca vai fazer falta.abraços barata

Anônimo disse...

nesses altos e baixos vejo quem foi o grande heroi foi o claudio poty,pois todos queiriam sua cabeça para que fossem candidatos a deputados federais e ele foi muito estratergico e sair vitorioso dentro da DS até a cuca queiria ser federal,imagine uma pessoa daquela no congresso nacional seria um desastre para o povo paraense,uma mulher sem prestigio e provou o seu grande prestigio junto ao povo do pará com menos de treze mil votos para quem queiria cinquenta mil ela e a insuportavel da ana suely nadaram ,nadaran e morreiram na praia juntas e abraçadas aliás abraçadas nao pois ja estavam brigadas a muito tempo pois a sueli nao deixou passar uma obras do ptp por causa da cuca,para lhe dar muculaturas politicas em fim todos que sacaniaram com poty ficaram a ver navios.palminhas para eles até mesmo para os monteiros e o bobo da corte do andre farias.

Anônimo disse...

Eu sei que o seu blog não se preta a falar de beleza, mas é impossível não dizer que a Cuca é muuuuuuuuito feia. Então, se não gosta de trabalhar, pq não vai malhar, não vai ao cabeleireiro, não vai ao oftalmo trocar os óculos....

PAPACO, Protetor dos oprimidos. disse...

Barata, a CUCA é preguiçosa por demais, acredito em minha pura filosofia que sua feiura é em acordo com a sua preguiça, sei que o momento não é pra se falar em beleza, até porque beleza não se poe a mesa, mas dá licença. Sem falar que ela é uma casca grossa tremenda, agora imagina este quebra cabeça: FEIA + PREGUIÇOSA + MAL EDUCADA = EDILZA FONTES de alcunha CUCA. Tá mordida pq levou uma banana da ANA JULIA que é outra FEIA que nem ela.

Anônimo disse...

Anônimo 16:31 ta bebo é, acha mesmo que a tucanalha vai deixar alguma brecha para os servidores efetivos;
Acorda sonhador nesse governo feudal só se dá bem quem é parente ou amigo do Jateve; e este, não ta preocupado com o servidor.

Anônimo disse...

Ohhhhhhhhhhhh....tadinha dela...olha como ela é fofinha!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

[pois de sua queda aterrisou nos braços dos barbalho,é uma pessoa anti etica nao tem lado,pois em alguns municipios ela como candidata fazia dobradinha com a elcione barbalho ] quem for no blog da Edilza vai saber que essa foi jarfdista deste do primeiro dia que entrou no movimento estudantil. A traição tinha sido pelo contrário, quando passou para o petismo e ficava espalnhando por tudo quanto era canto que Jader era corrupto

PAPACO, Protetor dos oprimidos. disse...

Barata, a D.Cuca tá mordida porque deram um pontapé na bunda dela e todo mundo sabe que é verdade, pois ela até em depressão caiu. Essa cuca não tem jeito mesmo.

Anônimo disse...

Falam tanto mal da Edilza, mas foi ela quem deu maiores oportunidade ao servidor da Escola, prova essa que manteve nos cargos, servidores efetivos (amarelinhos) sem qualquer perseguição política. Agora seus ingratos, vão amargar 4 anos de muita perseguição e desrespeito e sem dar um pio. Falem-me daqui a um mês se não é verdade o que escrevo, ou ainda existe algum servidor iludido? Ainda vamos vê-los arrependidos e com saudade da professora.

Anônimo disse...

Perto da Matinta Pereira, a Cuca é um Anjo.
Gut gut gut

Anônimo disse...

Servidor publico efetivo que se preza não veste camisa de partido. Faz o seu trabalho, a sua obrigação como servidor público que é.
Não fica de conchavo, nem boicotando o trabalho dos outros.

Anônimo disse...

Deixem a Edilza seguir o caminho dela, e fazer as escolhas políticas que julgar necessárias, o problema e dela e não nosso. A frente da gestão da EGPA, ela cometeu seus equívocos, mas teve os seus méritos também.