sexta-feira, 11 de junho de 2010

PETRALHAS – Nepotismo em cadeia

A concluir da revelação feita por internauta anônimo, Maria de Jesus Demétrio Gaia, a diretora de Comunicação Social do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá, recentemente nomeada assessora especial da governadora Ana Júlia Carepa, apenas cumpre um roteiro caro à família do marido. Sua maior credencial para o cargo, de acordo com a denúncia, é ser mulher de Alberto Rocha Cunha, o Betinho, presidente em fim de mandato do Sindicato dos Bancários, irmão de Paulo Cunha, assessor lotado no gabinete de Ana Júlia Carepa, ao qual é atribuído o patrocínio de um nepotismo em cadeia.
Segundo a denúncia, a mulher de Paulo Cunha, Ângela Cunha, está aboletada em um DAS na AGE, a Auditoria Geral do Estado. Dois outros irmãos de Paulo Cunha, João Cunha e Humberto Cunha, também foram abrigados no governo Ana Júlia Carepa. João Cunha na AGE, a Auditoria Geral do Estado, e Humberto Cunha, na SEIR, a Secretaria de Estado de Integração Regional.
Mas a relação de parentes e contraparentes de Paulo Cunha, beneficiados pelo mais desabrido nepotismo, não fica por aí. Dela fazem parte também, ainda segundo a denúncia feita ao blog, um sobrinho e uma cunhada de Paulo Cunha. O sobrinho é Humberto Lopes Cunha, DAS no gabinete da governadora. A cunhada é Aliete Cunha, que usufrui de um vistoso DAS na Sespa, a Secretaria de Estado de Saúde Pública.
“Todos com a alcunha de ‘pelegos que amam um DAS’”, arremata, irônica, a denúncia.

6 comentários :

Anônimo disse...

Se os Cunha's que estão na AGE (Ângela e João - cunhados) pelo menos fossem competentes, tudo bem! mas o que se vê é o mais alto grau da incapacidade, incompetência, falta de conhecimentos necessários para a ocupação dos cargos, inabilidade, inaptidão e por ai vai...

Humberto Lopes disse...

Caro Augusto Barata,

Apesar de saber os caminhos pelos quais cada um dos citados em seu post "PETRALHAS – Nepotismo em cadeia" chegou ao governo, não cabe a mim ser porta-voz deles.

No meu caso, minha primeira passagem pelo governo foi um convite PESSOAL do ex-chefe da Casa Civil, Charles Alcântara, secretaria em que permaneci de 1º de janeiro de 2007, até 23 de junho de 2008. De 23 de junho até 31 dezembro do mesmo ano, estive à disposição do PTP.

Na Casa Civil ajudei na relação com o parlamento estadual. Diversas vezes, para garantir governabilidade não hesitei em descontentar minha então tendência, a DS.

Em virtude de opções pessoais, saí do governo do Estado em 01 de janeiro de 2009. Durante o ano de 2009, em virtude de diversas divergências com a DS, algumas delas expressas em artigos publicados no blog Quinta Emenda, do saudoso Juvêncio Arruda, me afastei dessa tendência e fui cuidar de minha vida.

Por cuidar de minha vida entenda-se, voltar ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará, de onde sou servidor concursado há sete anos e concluir meu mestrado em Ciência Política na UFPa. De ante-mão gostaria de convidá-lo a assistir a defesa de minha dissertação dia 30 de junho.

Quando o professor Luis Cavalcante assumiu me convidou, em virtude de experiência acumulada ao longo de minha passagem pelo governo para assessorá-lo nas questões relacionadas às relações institucionais da SEDUC.

Confesso que hesitei em aceitar o convite, tendo em vista alguns eventos anteriores. Acabei convencido de que tinha algum potencial para ajudar a SEDUC a atravessar essa momento delicado de sua história.

Portanto Paulo Cunha, que é meu tio e meu amigo, não teve nada a ver com minha nomeação nem com um roteiro caro a quem quer que seja. Com respeito temos exposto nossas opiniões e divergências, bem como pontuamos nossa concordâncias, o que não é o caso de elencar aqui.

De mais a mais, caro Augusto, seria útil verificar que são as pessoas atacadas. Cada delas tem um história, se não política, no minimo profissional, que justifica a função que elas exercem.

A mera publicação de aleivosias anônimas o torna refém de desocupados ou invejosos a espreitar o DOE, aliás com o bastante atraso, pois já estou nomeado há pelo menos oito dias.

Por fim, ponho meu e-mail à sua disposição para quaisquer esclarecimento extra: jlb500@bol.com.br.

Anônimo disse...

João Cunha (Diretor Administrativo da AGE) não conseguiu convecer os fornecedores a entregar garrafões de água nas dependências da AGE e obriga os servidores DAS a carregar garrafões de água pelos corredores no Órgão, sob pena de exoneração, pura incompetência do cidadão!!!

Anônimo disse...

Das 13:25, isso é assédio moral e contrangimento. MPT nelles!

Anônimo disse...

João Cunha foi um dos incompetentes trazidos para a AGE pela Dra. Tereza Cordovil, mas quando soube que a chefe iria pular do barco pediu arrego pro irmão pra não perder sua boquinnha.

Anônimo disse...

Estes Cunha são fogo, se acham os safos e vão preenchendo os DAS com seus clãs, mas bem feito, porque tanto cunha em sua volta é meio que castigo, a Gaia é uma Cunha por Nupcias, tmabém manda e desmanda, mas tem um detalhe, na hora do vamos ver, eles não vão, se depender deles Donana fica sem voto, porque estes só cuidam de sí e se preciso ou oportuni se entregam a direita.Como a maioria do povo deste governo...