sábado, 26 de junho de 2010

PMDB – Miséria do Marajó tisna imagem

Em época de responsabilidade social certamente conspira contra a boa imagem de Hildegardo Nunes ele integrar uma família de fazendeiros do Marajó, uma região que ostenta índices sociais africanos, e por isso é terreno fértil para o tráfico de drogas e a prostituição, em geral, e a prostituição infanto-juvenil, em particular. Recorde-se que o avô materno de Hildegardo, Abel Figueiredo, já morto, foi um influente deputado. E seu pai, o coronel Alacid Nunes, governador do Pará por duas vezes, deputado federal por vários mandatos e homem forte do regime militar no Estado, ao lado do também coronel Jarbas Passarinho, este ex-governador, ex-senador e ex-ministro de Estado dos governos militares e também no governo Fernando Collor. Aparentemente, o prestígio político de Abel Figueiredo e Alacid Nunes, e mais particularmente deste, não foi utilizado para minorar o drama social no qual patina o conjunto da população da região.
Essa indiferença acaba por nivelar por baixo os Nunes, incluso Hildegardo. A situação sugere aquela insensibilidade social própria das elites predatórias, tal qual gente do jaez do senador tucano Mário Couto, um ex-bicheiro, e do deputado estadual do PSDB Bira Barbosa, que em passado recente foi um jaderista histórico, até migrar para o ninho tucano, durante o governo Simão Jatene, na equivocada presunção da decadência política de Jader Barbalho. Ambos, Mário Couto e Bira Barbosa, parecem só fixar os olhos no Marajó nos períodos eleitorais, para pinçar votos nos seus respectivos currais políticos.
PS. Registro e agradeço a retificação , corrigindo-me sobre a atual legenda de Bira Barbosa, que equivocadamente comentei ser o PV, quando na realidade o parlamentar migrou do PMDB para o PSDB, durante o governo do tucano Simão Jatene.

3 comentários :

Anônimo disse...

Bira é do PSDB.

Anônimo disse...

O comentário do Barata traz à lembrança um estilo antigo e tradicional de elogiar o marajoara diante de sua coragem em sobreviver a todas as adversidades trazidas pela miséria e esquecimento público - enquanto as famílias de fazendeiros se locupletavam ocupando cargos públicos e remanejavam as verbas segundo os interesses de suas empresas. Até fazendeiro-médico foi nomeado para presidência da CELPA.

fpm.comunicações disse...

Como legitimo morador desta derra marajoara,aprovamos o texto esposto, pois como trablhador da saúade publica trabalhando em áreas de dificil qualidade de saneamento básico e tantas outras desigualdade só vemos cenas de penúria todos os dias nas comunidades de baixadas, como rua Antero Lobato, Siqueira Mendes(Bairro Carnapijó), Capitão João Tavares e outras, além das comunidades ribeirinhas ainda mais esquecidas. "As pessoas são obrigadas a cosumir água do rio sem tratamento ou cavar buracos embaixo das pontes para conseguir um pouco de água".As crianças são as que mais sofrem com:verminoses,micoses pelo corpo,malária,hepatite e outras,além do baixo rendimento escolar,menor HDH(Indice de desenvolvimento Humano) e tantas outras irregularidade.O Projeto ´"`Agua Para Todos" do Governo Federal PAC_FUNASA, continua parado(segundo os responsaveis a empreza que estava realizando as obras não fez no padrão e os tecnicos de Belém pararam as mesmas) e isso é só umpouco, mostra uma má vontadepolitica de nossas autoridades em respeitar os cidadãos do marajó.O projeto atenderia 9000famílias e cerca de 5000mil pessoas em Ponta de pedras. Somos frequentemente esquecidos, só somos lembrados nas campanhas enquanto isso nossa população continua com baixos rendimentos escolares e de saúde publica, sem uma politica de incentivo a juventude,empregos escaços a população e tantas outras mazelas provocados pelas péssimas distribuição de renda....

Francisco Morais. Reporter/ACS/Presidnete do conselho de saúde de Ponta de Pedras.
e-mail: chiquinhofpm@gmail.com
fones (91)37771326-84016005