sexta-feira, 4 de junho de 2010

CAOS - A Belém que não deveria existir

LÚCIA *

Geograficamente Belém é uma cidade plana. Deve ser por isso que alguns espaços podem parecer invisíveis. Sem morros, não há como perceber certas situações. Fica parecendo de fato que essa cidade que não surge diante de nossos olhos é quase fantasmagórica. Ou uma mentira. Lugares assim, precisam ter sua existência negada como na primeira fase que se vive ao recebermos noticia de uma grave doença. Como se fosse muito feio tocar no assunto. Incômodos esses lugares, eu sei. Não emergem para as vistas de todos, e isso è um alivio. Embora um falso alívio. Muitos chegam a dizer: “ainda bem que aqui não tem morros!”. Dúbia reflexão. Fica mais fácil enganar-se e enganar quem aqui chega. Um provérbio antigo e batido parece combinar muito bem com essa abstração: o que os olhos não vêem o coração não sente. Fica, portanto, mais fácil de suportar essa incômoda certeza de que algo muito misterioso, mas ao mesmo tempo evidente, está em nosso entorno.
Para comprovar essa “teoria”, convido a todos, mais especialmente aos candidatos da próxima eleição, a num “passeio” pela cidade. Não, não é à cidade que conhecemos essa que surge como paraíso possível nas imagens de fundo dos programas de partido político. Tá frio. Munem-se de coragem e conheçam a verdadeira Belém. Insisto, ainda não é aquela cidade que surge durante o horário político, quando, em voltas olímpicas, o candidato vai andando confiante onde ele acha que nós acreditamos ser a periferia e então, pega criança ao colo, e sorri para a dona de casa e para o moço, dono da vendinha engradada. Ainda tá frio.
Darei algumas pistas, embora eu tenha certeza que todos suspeitem da existência de tais lugares. Certeza que nos surpreende em cada vez que, em plena avenida nos deparamos com cenas grotescas ou somos protagonistas destas.
Para conhecê-la, tente sozinho procurar uma rua que não é rua e fica no bairro Guamá. Ou será Terra Firme? Ou Pratinha? Não importa. Pode parecer brincadeira de esconde-esconde. A rua existe, mas na verdade, não existe. Não entendeu? Vou tentar novamente: a rua está lá, quieta em algum lugar do bairro. Pergunte aos seus habitantes. Uns dirão que ouviram falar da tal rua. Outros, indecisos, acharão que fica mais um pouco à frente, mas perguntam: “Como assim? não seria outro nome?”. Porque os nomes são fantasiosos. Não estão registrados em qualquer catálogo dos Correios. Insista e alguém, solicito, mostrará a tal “rua”. Como se essa de fato fosse uma. São nomes belos, de santos, adjetivados e sinalizam prosperidade. Rua das Margaridas! Onde nenhuma plantinha tem condições de brotar. Rua da Alegria! Onde é fácil perceber a inércia de seus moradores. Rua Menino Jesus! Onde parece que Deus mesmo não tenha estado por ali. Na verdade, são becos obscuros, estreitos, sujos, sem qualquer característica de urbanização como deveria ser um lugar de gente morar. O perigo parece rondar a cada passo adentro. Alguém, solidário avisa: “cuidado!” como se não fosse um morador. São pessoas assustadas que nem deveriam estar lá. Porque lá, não é lugar para nenhum ser humano viver. Crianças magrinhas e descalças surgem em nosso trajeto. Curiosas, seguem-nos por alguns passos e depois somem como fadinhas e duendes dos filmes da Disney. Mulheres e homens ao “pé” da casa (porque não existem calçadas) ficam observando e rapidamente uma rede de informações é formada. Ao se chegar numa esquina, todos já sabem que alguém procura por um endereço. Esta é a rede comunitária, a única, que protege os moradores e, dependendo do nosso objetivo de busca, nos protegerá também. É assim que se movimentam esses lugares. É assim que se sobrevive.
Mas sentimento contraditório vem depois. Pior que ver esse lugar, é morar nele. Pior ainda é perceber que muitos que vivem desse modo, não se questionam mais porque moram assim. Contraditório também é experimentar a sensação de entrar nesse lugar sem nome oficial, e ao sair para o asfalto vendo o primeiro sinal de transito, sentir-se salvando-se de um afogamento. È conseguir chegar à tona e recuperar o fôlego. Para os mais criativos, pode ser que se tenha a impressão de ter visitado um mundo paralelo. Mera ilusão. Este lugar é visto em cada esquina de Belém. É só apurar a vista. Nós também somos responsáveis pela existência dele.
Este cenário incômodo faz parte cotidianamente da nossa vida, mas não queremos ver. È mesmo feio. São lugares de Belém que não têm caracterização. Não são apenas aglomerações de pessoas, não são sequer depósitos de gente. É pior. É Muito pior! São lugares engolidos pelas falsas promessas, cobertos de lama da incoerência e insensibilidade. Carcomidos por um tipo de cupim que não tem seu predador por perto. Esta é a verdadeira Belém. Mais da metade dela. Uma cidade que não existe, porque não é uma cidade. Cidade advém de cidadania, civilidade, Polis. Tantas palavras bonitas para identificar um lugar onde convivem pessoas. Mas que nome dar a um lugar onde as pessoas só vivem, e nada mais? Coragem, caros candidatos e demais convidados a conhecerem, ou, melhor, para reconhecerem esses lugares, pois é preciso ultrapassar todas as barreiras. Principalmente a da hipocrisia. Do latim hypocrisis e do grego hupokrisis. Bon voyag!

* Lúcia é o codinome de uma colaboradora anônima do blog.

28 comentários :

Anônimo disse...

Duciomar falando de belem parece que comenta sobre uma cidade europeia!cara de pau!

Anônimo disse...

A BELEM DO CAOS DA SAÚDE E DA CORRUPÇÃO SÓ EXISTE PORQUE A NEM A CÂMARA, NEM A JUSTIÇA ELEITORAL, ONDE O PREFEITO TEM UM PADRINHO FORTE (MAROJA), TEM CORAGEM DE CASSAR.

Anônimo disse...

TUDO CULPA DO PREFEITO FICHA SUJA, QUE JÁ ACUMLOU MAIS DE VINTE PROCESSOS NA JUSTIÇA POR DESVIO DE VERBA E IMPROBIDADE ADMINSTRATIVA.

Anônimo disse...

Eu não sei o que a justiça tá esperando para cassar e prender esse prefeito quadrilheiro e colecionador de processos na justiça,porque, por que muito menos, a justiça já cassou prefeito do interior, mas em se tratando do nosso ARIJUMENTO, falso médico e corrutpo,Duciomar, faz e acontece com o dinheiro público, e nada lhe acontece.

Anônimo disse...

Esse prefeito delinquente, que já desviou 34 milhões do ministério das cidades, e superfaturou 1,7 milhão da obra da vila da barca, seue impune debochando do povo e da justiça dese Estado. Enquanto isso, o povo sofre com o caos da saúde e o descaso com os serviços básicos.

Anônimo disse...

ALGUÉM TEM DÚVIDA QUE ESSE PREEITO JÁ LAVOU AS MÃOS COM RELAÇÃO A CIDADE? SUA PRIORIDADE É SE DEFENDER NA JUSTIÇA COM TANTOS PROCESSOS ROLANDO.

Anônimo disse...

TEM UNIDADE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, EM MOSQUEIRO, SENDO FECHARO, SERVIÇOS SENDO TERCEIRIZADOS, A ORLA DE ICOARACI CAINDO POR FALTA DE MANUTENÇÃO, E O PREFEITO FICHA SUJA DIVULGANDO NA TELEVISÃO UMA CIDADE QUE NÃO EXISTE.

Anônimo disse...

Esse prefeito meliante já era para ter sido cassado há muito tempo, mas a justiça fica postergando a decisão e prolongando o sofrimento do povo. Pobre Belém!

Anônimo disse...

ESSE PREFEITO MELIANTE, COLECIONADOR DE PROCESSOS NA JUSTIÇA TÁ BLINDADO. ELE FAZ E ACONTECE COM DINHEIRO PÚBLICO E NADA LEHA CONTECE, PORQUE TEM MAORIA MENSALEIRA NA CÂMARA E TEM DESEMBARGADOR MAROJA, COMO FIEL ESCUDEIRO DA SUA ADMINSTRAÇÃO.

Anônimo disse...

Se fosse qualquer um outro prefeito, já teria caído há muito tempo, mas em se tratando do nefasto DUDU... O homem é liso, que nem sabão.

Anônimo disse...

O NOSSO PREFEITO FICHA SUJA PARACE QUE ADVINHOU QUE O CONGRESSO IA APROVAR E O LULA IA SANCIONAR O PROJETO "FICHA LIMPA", PORQUE DE ANTEMÃO ELE JÁ TINHA DITO QUE NÃO IA SER CANDIDATO ESSE ANO.

Anônimo disse...

COM ESSE PREFEITO FALSÁRIO E CORUPTO, QUE DESTRUIU OS PROGRAMAS SOCIAIS DE BELEM (BOLSA ESCOLA, SEMENTES DO AMANHÃ E ESCOLA CIRCO), DESMONTOU OS CONSELHOS POPULARES E INSTALOU O CAOS DA SAÚDE E A CORRUPÇÃO, BELÉM REGREDIU UNS VINTE ANOS. TRISTE SINA.

Anônimo disse...

DEPOIS DE SEIS ANOS À FRENTE DA PREFEITURA DE BELÉM, O PREFEITO FICHA SUJA, DUCIOMAR, QUER TRANSFERIR A RESPONSABILIDADE PELO CAOS E ACORRUPÇÃO AO GOVERNO PASSADO. MAS, TODA BELÉM SABE QUE ESSE É O PADRÃO DUDU DE GOVERNO.

Anônimo disse...

O NOSSO BICHO DO MATO, O PREFEITO ARIJUMENTO, DUCIOMAR, JÁ ENTROU PARA A HISTÓRIA COMO PREFEITO RECORDISTA EM PROCESSOS NA JUSTIÇA, POR DESVIO DE VERBA E IMPROBIDADE ADMINSTRATIVA. É CORRUPÇÃO EM TODA PARTE, PRA POUCA GENTE!

Anônimo disse...

um outro programa federal atleta do futuro nao ocorrerá em 2010 porque nao foi aceita a prestaçao de ocntas. tem em manus, macapá e aqui passmaos esse vexame

Anônimo disse...

Lúcia, parabéns pelo seu texto altamente sensível e escrito com o coração traspassado pela angústia de uma verdadeira cidadã que já viveu dias melhores na nossa ex-bela Belém. Espero um dia ler outro texto seu, sobre outra Belém, aquela que existe em nossa esperança e até em nossa memória.

Anônimo disse...

15:55, agradeço, comovida.Impossivel ficar insensivel a tanta injustiça social.
Lucia

Anônimo disse...

BELÉM NÃO MERECE ESSE DESGOVERNO.FORA DUCIOMAR, CADEIA JÁ!!

Anônimo disse...

Esses juízes do TRE parece que não moram em Belém, porque não vêem o sofrimento do povo com o caos da saúde e a corrupção desse desgoverno municipal, e vivem se esquivando da decisão de cassar esse prefeito meliante, Duciommar.

Anônimo disse...

Brasil afora já teve o governador Cásio Cunha Lima da Paraíba, o Jackson Lago do Maranhão cassado, e até o Arruda o preso, e pelas bandas de cá, a nossa justiça não consegue botar as mãos no prefeito ficha suja Duciomar. Será que dia 15/06 o TRE vai se esquivar mais uma vez, da decisão de cassar o DUDU?

Anônimo disse...

lindo texto.triste, mas lindo.essa lucia, quem é?

Anônimo disse...

BOTAR O PROCESSO DE CASSAÇÃO DO DUDU PARA SER VOTADO EM DIA DE JOGO DA SELEÇÃO BRASILEIRA, SÓ PODE SER INGREDIENTE DE PIZZA. ALGUÉM DUVIDA?

Anônimo disse...

A PRETEXO DE SE TRATAR DA SAÚDE, O PREFEITO MELIANTE, DUCIOMAR, VAI ESPERAR O RESULTADO DO SEU JULGAMENTO, DIA 15/06, EM SÃO PAULO? SE FOR CASSADO, É MELHOR QUE NÃO VOLTE, PARA A FELICIDADE DO POVO DE BELÉM.

Anônimo disse...

DIA 15/06 (TER�A FEIRA) VAI SER DIA DE LUTA EM DEFESA DA BOQUINHA PARA OS DAS's E CONTRATADOS DA PREFEITURA. SEGUNDO FONTE DE DENTRO DA PREFEITURA, VAI TER TRANSPORTE GRATUITO, MERENDA E UM CACH� DE VINTE REAIS, PARA OS PARTICIPANTES DA MANIFESTA��O DO "FICA DUCIOMAR", QUE SER� REALIZADO EM FRENTE AO TRE. ENQUANTO ELES DEFENDEM SE GANHA P�O, A POPULA��O SEGUE SUA SENDA DE SOFRIMENTO COM O CAOS E A CORRUP��O DESSE DESGOVERNO MUNICIPAL.

Anônimo disse...

O TRE DO PARÁ TÁ DEFINITIVAMENTE NA CONTRAMÃO DA SOCIEDADE, TÁ INDIFERENTE AO SOFRIMENTO DO POVO, PORQUE AO INVÉS DE PUNIR ESSE PREFEITO FICHA SUJA, ARQUIVOU O PROCESSO DE CASSAÇÃO E PREMIOU COM A IMPUNIDADE QUEM TANTO MAL JÁ FEZ À CIDADE.

Anônimo disse...

O julgamento do processo de cassação do DUDU não passou de uma farsa montada, a contar pela data escolhida, dia de jogo da seleção. Tudo arquitetado pelo presidente do TRE, desembargador João Maroja, pai de um dos procuradores da prefeitura. Resumindo, segue o prefeito meliante Duciomar com a impunidade assegurada, e o povo com o seu sofrimento com o caos da saúde, a corrupção e o descaso comm os serviços básicos.

Anônimo disse...

Limpar a cidade, coletar o lixo e o entulho das ruas de Belém, que é uma necessidade diária da população e uma obrigação da prefeitura, aparece na propaganda oficial na televisão como uma ação extraordinária da prefeitura,digno de matéria sensacionalista, com o prefeito acompanhando o carro coletor e tudo. Isso,Simplesmente, é uma cena patética de um governo medíocre, que na ausência de obras para mostrar, procura dar visibilidade àquilo que é o básico do básico, o dever de casa de todo gestor municipal. COITADA DE BELÉM! A QUE PONTO CHEGAMOS!

Anônimo disse...

ESSE DESGOVERNO MUNICIPAL CORRUPTO E MEDÍOCRE, AO INVÉS DE DIVULGAR EM SUA PROPAGANDA NA TELEVISÃO UMA COLETA DE LIXO COMO UM FEITO EXTRAORDINÁRIO DO PREFEITO, PODERIA, SE TIVESSE IMAGINAÇÃO, REIMPLANTAR O PROGRAMA DE COLETA SELETIVA NOS BAIRROS,OU REATIVAR A USINA DE COMPOSTAGEM DO LIXO. MAS, PARECE QUE O DUDU PREFERE SE DIFERENCIAR DO GOVERNO EDMILSON POR SUA MEDIOCRIDADE À FRENTE DA PRFEITURA.