sexta-feira, 14 de agosto de 2009

HUMILDADE – A lição de Paulo Klautau Filho 2

Paulo de Tarso Dias Klautau Filho não há de ser a última autoridade pública a ser flagrado transgredindo a lei. O que não significa, obviamente, pretender agraciá-lo com a execrável impunidade da qual, costumeiramente, são beneficiários os inquilinos do poder.
Agora, há de se reconhecer que, ao pedir publicamente desculpas, Paulo de Tarso Dias Klautau Filho não só revelou coragem moral, como estabeleceu um novo parâmetro de comportamento por parte de uma autoridade flagrada desrespeitando a lei. Ao se penitenciar publicamente pelo erro cometido, ele ofereceu uma inusitada lição de humildade, à margem da tradicional empáfia exibida pelos poderosos em geral e pelos arrogantes em particular.

14 comentários :

Anônimo disse...

Essa menina mimada deveria mesmo era pedir publicamente desculpa aos policiais militares.

Procurador de merda!

Anônimo disse...

Paulo estava errado, e quem tem razão quando está bêbado?
Mas, assim como a polícia daria uma surra tremenda num pobretão que falasse como ele na delegacia, a mídia e o público em geral tem orgasmos quando podem flagrar algum "bem-nascido" em flagrante delito, seja lá do que for, até soltando pum no elevador, como dizia o Casseta e Planeta.
Ainda mais assim, hein, com imagens de celular e tudo...
Nas duas pontas - na porrada que o preso pobre toma na delegacia e no alvoroço do linchamento midiático de um "promotor", "procurador", "desembargador", nem se sabia afinal direito o que o cara era - estão imagens de uma sociedade injusta e cruel.
Paulo, que até onde se sabe não cometeu nenhum crime irremediável, nem roubou nem matou ninguém, paga seu rompante de arrogância sendo o cristo da hora; paga pelas porradas que levamos sem tugir nem mugir, todo instante, do ladrão da esquina, do cheira-cola que pede trocado, do policial mal pago, do banqueiro que demite empregados para lucrar e nos faz passar duas horas nas filas, do dono do supermercado que cria ratos e não tem banheiro para clientes, do motora de ônibus que faz a gente cair, do cobrador que nos empurra o troco como se fosse uma faca, do traficante que espreita teu filho, da gang que quer currar tua filha, do médico que nos trata como lixo, do plano de saúde que nos extorque, do hospital público que nos mata, do político que nos engana, do patrão que nos humilha, da justiça que tarda e falha, dos ladrões de Brasília e de todos os podres poderes, de todos os ladrões desta imensa e maravilhosa terra de ladrões onde em se plantando tudo dá e um dia se plantou ladrão e disseminou-se uma vasta, incomensurável, plantação de ladrões, tão grande que se pode ver da lua, que nos roubaram e nos roubam tudo: a saúde, o sustento, o sossego, a alegria, a dignidade, qualquer fagulha de esperança, a vida.
Você escapou da porrada do PM, dr. Paulo, mas pensando bem teria sido melhor apanhar dele, o que lhe daria o status de vítima.
Não escapou da sociedade do espetáculo. Que também soube usar magistralmente no mea culpa.
Pague seu preço sem espernear. Logo a mídia atira outra vítima para nos distrair e assim continuaremos nossa catarse inofensiva esculhambando alguém no you tube e produzindo em paz para honra e glória do sistema, amém.

Anônimo disse...

Barata, esse anon das 14:39 não é o próprio bebum? Ou será a presidente da OAB? O cargo dele foi desrespeitado por ele mesmo. Não foi o ladrão esquina, a gang, o político etc e tal que deu o show de humilhação no PM. Quanto ao "bem-nascido", lembro o que minha mãe sempre diz: "educação é de berço não de bolso".
Um procurador não pode se dar ao luxo de tomar todas e sair dirigindo pela cidade. Será que ele não tem dinheiro pra pagar um táxi? E se matasse alguém? E se atropelasse? Ele deveria sim pedir desculpas publicamente para o policial militar. Aliás, se o delegado fizesse o que manda a lei, teria prendido o procurador na hora, até ele achar a lucidez que lhe cobra o cargo. Cargo que tem bônus (e que bônus) , mas tem também ônus. E o ônus está sendo cobrado pela sociedade via imprensa. Porque até agora, salvo o pobre PM, ninguém mais tomou a atitude legal e justa contra o procurador que - pode não ser meliante - mas se comportou como tal.

Anônimo disse...

14:39, perfeito.

Anônimo disse...

Ele ja tá no you tube??? é um ótimo lugar pro palhaço!!!
Ah se eu fosse o PM, até agora ele estava sentindo as consequencias dos seus atos. ia quebrar ele na porrada, já que ele queria isso. Seria muito bom ver esse imbecil dando esplicações na TV com os dentes todos quebrados e rosto inchado!
Se fosse o delegado só não ia colocar ele na cela com o negão porque ele até poderia gostar e não querer sair de lá, afinal c... de porre não tem dono.

Anônimo disse...

Perfeito é o anonimo das 15:21.

Anônimo disse...

Perfeitos todos os anônimos que estão esculhambando com o doutorzinho catatau.

Anônimo disse...

Quero ver o catatau defendendo direitos humanos agora tendo atitudes tão animalescas no uso do verbo.

Anônimo disse...

Tu sabes com quem estas falando ? que n versao atual saiu: "eu posso t chamar de babaca, tu n, sabias ? e uma classica frase do babacas da suposta elite provinciana paraense foi reproduzida pelo Doutor pela USP, professor de filosofia e direitos humanos Paulo Klautau, se eu fosse ele pediria para sair, pois ele n e digno de falar para as futuras geracoes de juizes, advogados, procuradores sobre respeito a legalidade, a pessoa humana, Paulinho, amigo, se beber n dirija, se dirijir n beba !!! E uma licao simples n precisa fazer doutorado n USP p aprender qto a aprender respeitar os outros, espera q dessa vez aprendas a licao n muito cultivada entre seus pares.

humildade disse...

Barata, você está certo no defesa do brilhante procurador? já que o mesmo não fez nada de errado ao dirigir bebedo e desacato aos policias ele pode. Para ficar mais digno e humilde só se ele atropela-se e mata-se vários pes- rapados. Se ele pode todos podem tambem já que todos são iguais perante a Lei.

Anônimo disse...

kakkakakkaka...

O cara é PROFESSOR DE DIREITOS HUMANOS!!!

Será q. ainda terá coragem de enfrentar uma sala de aula?

Ah, já havia esquecido: ele pediu desculpas. hahahahaahaha...

Anônimo disse...

16:51, o s pems fazem isso sempre, com pobres.justamente por estar sendo filmado por outro, eles foram educados.o que deveriam ser sempre fosse com quem fosse.

Anônimo disse...

o procurador virou geni.

Anônimo disse...

engraçado..o cara erra, pede desculpas, diz que nao foi exemplo pra nimnguem, que vai arcar com as consequencias, etc, etc, ele foi babaca duas vezes?
teve muita sorte de nao atropelar alguem.mas nao escapou do linchamento público.Pelo menos espero que nao dirija mais bêbado aí sim terá algum efeito as desculpas.Agora que temos mania de apotar o dedo em cdireçao aos erros dos outros e esquecer o que somos capazes de fazer e dizer ate´sobrios...
Essa historia tem varios lados.
O moço errou por dirigir embriagado,agora xingar os policiais? ah como eu queria...principalmente aqueles que mataram o doente mental sem chance de defesa.