quinta-feira, 13 de novembro de 2008

IMPRENSA - Crise? Que crise?

Segue, abaixo, a transcrição do e-mail enviado pelo jornalista Gerson Nogueira, diretor de redação do Diário do Pará, aos editores do jornal do grupo de comunicação da família do ex-governador Jader Barbalho:

“Prezados,

“Reforçando assunto que já tratei com o editor executivo Clayton Matos, recomendo que seja evitada a publicação de matérias sobre a crise econômica internacional, seus efeitos e desdobramentos. A recomendação (da Direção) vale para todos os cadernos do jornal.”

19 comentários :

Anônimo disse...

Égua, mano, jornal não falar de uma crise que afeta o mundo todo, ultrapassa todos os limites. Se fosse o redator-chefe, pediria demissão na hora, mas não endossaria um atestado de tamanha idiotisse.
Deixar de publicar matérias jornalísticas por causa dos interesses locais e pela briga com os Manorana, apesar de inaceitável, ainda dá para discutir, mas essa crise mundial...
O Diário, infelizmente, vestiu a carapuça de jornal de quinta categoria.
É uma pena, porque só a concorrência se nivelou definitivamente por baixo.

Anônimo disse...

Barata envia esta noticia para o Observatório da Imprensa, pois isto é tema para conhecimento e debate nacional. Logo o Gerson Nogueira, que parece um cara sério e competente, para dar essa ordem! Que mancada!

Anônimo disse...

Isto é a perfeita demonstração de como haje este jornal. Nunca levei a sério essa publicação, mas assim já é demais. Agora uma pergunta: QUEM VAZOU A INFORMAÇÃO???

Anônimo disse...

Mermão, por isso nãum compro jornal nem do rominho, nem do anhanga. Se ninguém comprasse certamente eles não iam falar da crise, mas sentir no bolso a própria.

Anônimo disse...

Esse Gerson Nogueira é mesmo um fantoche do Anhanga. Ele sabe que a crise é assunto importante, mas se rebaixa a transmitir uma determinação absurda do seu chefe sem ao menos questionar com o mesmo o desdobramento negativo que pode ter uma atitude como esa para o jornal. Quer dizer, Pasquim - que é o que mais parece o Diário a cada dia. Eita jornalzinho esculhambado!!!

Anônimo disse...

Nunca achei o Gerson um grande jornalista, mas não pensei que fosse um grande idiota. Meu Deus! E pensar que é esse tipo de gente que dirige grandes empresas e ainda "palestra" em universidades, estamos perdidos mesmo. É por isso que Belém está inchando com um bando de neófito que vem do sul maravilha se dizendo jornalista e até dando aula na UFPA.

Anônimo disse...

É uma pena que uma empresa como a RBA, que conseguiu se profissionalizar ficando distante do governo por 12 anos, agora chegue a esse ponto de querer tapar um enorme e incadescente sol com uma peneirinha criada por alguém que se chama gerson.

Anônimo disse...

Com esse absurdo, o Diário está fadado a se transformar num jornal de Icoaraci, com todo o respeito ao aprazível distrito.
Aliás, o papo de jornalismo plural e independente sempre foi para boi dormir.
O Camilo Centeno sempre deu ordens para que nada fosse publicado contra o Tourinho, que acabou com o Paysandu.
Esses absurdos já vinham ocorrendo, só que não eram divulgados.
Agora, o manto caiu de vez, não é seu Camilo e seu Jader Filho? Se manifestem, ou vocês vão tentar calar o Barata com retaliações? Não vão conseguir.
Acabem com esse negócio de queret enganar os outros.
Estou curioso para ver o que o Lúcio Flávio vai escrever sobre este absurdo.
Que vergonha!

Anônimo disse...

Esses jornalecos daqui de Belém são engraçados. Que importância terá, para o Palácio do Planalto, se o Diário do Pará ou O Liberal publicarem ou deixarem de publicar determinada notícia? Nenhuma, seus tolos. Nos grandes centros, vocês são tidos como o que são - jornais de 5ª categoria.
Vocês, donos e diretores desses dois jornalecos, se conferem e conferem a esses folhetins importância que eles não têm e jamais terão, porque não respeitam os leitores que compram um produto sem várias notícia escamoteadas por interesses de toda ordem. Só não levam em conta os interesses dos leitores e o jornalismo sério.
Encomendem pesquisa de opinião - séria, não manipulada como as que vocês costumamm publicar - para saber o que o povo pensa dos dois jornalecos? O conceito de vocês é péssimo, é ridículo. Vocês não conseguem enganar a ninguém.
Vocês são rizíveis, pois ficam vendendo espaço para governantes incompetentes e mal-intencionados, como a Ana júlia, que nomeou cabeleireira e esteticista como assessores e os dois jornalecos nada publicaram, ou não o fizeram com o destaque que a notícia merecia. A Folha de São Paulo, lá da região Dudeste, o fez. Que vergonha para vocês!
Esse dinheiro que vocês receberam e ainda recebem da Ana Júlia ficará como nódoa ma imagem das empresas que vocês dirigem, ou melhor, empurram com a barriga cheia de empáfia. Gravem isso.
Criem vergonha na cara e façam jornalismo. Esse Tribunal de Justiça do Estado está cheio de podridão, e nada sai nos jornais. Por quê?
Quem se vende não tem valor.

Anônimo disse...

O que se pode esperar de um jornal desses? Imaginem quando o notícia ferir seus interresses políticos e econômicos? Aí é que não sai.
O Diári deitou e rolou no FErnando Dourado, que fez muita maracutaia no governo do "honestíssimo" Simâo Jatene, mas nada refelou sobre as bandalheiras do Priante na Saúde do governo da Ana Júlia. O Liberal fez o inverso.
São dois jornais sujos.

Anônimo disse...

Mano, quem muito se abaixa o c. aparece já dizia meu vô, por isso sobrou para o carreirista número 1 da "imprensa" paraense Gerson Nogueira, mas não partiu dele essa pérola que vai virar deboche na imprensa brasileira mais cedo ou mais tarde. O perigo é essa ordem do super gênio filho do Barbalhão ser seguida ao pé da letra pelos dirigentes da Ásia, da Europa e dos Estados Unidos e por que não por Lula que mandou a gente não parar de beber cervejinha? Ninguém duvide se o Obama convidar esse gênio para seu secretário de imprensa. Quem viver, verá.

Anônimo disse...

BARATA, quanto a isso tenho a dizer, ou melhor, contar o que ouvi do meu "amigo" Ariano Suassuna.Ele contou, para ilustrar uma situação, que, ao final da 2ª guerra mundial, o jornal de circulação local de sua cidadezinha chamada Vitoria de Santo Antão, bem no "fiofó" do mundo (sic), dava as noticias mundiais com um atraso considerável,evidadentemente.Pois bem, o grande e maravilhoso Suassuna, nos deu o prazer de dividir conosco a pérola do jornal "o Mirador": "as tropas aliadas invadiram a Alemanha, a guerra acabou e o sr Hittler, tivesse dado ouvidos às nossas advertencias, sempre muito bem publicadas em nosso jornal, não teria passado por esse vexame".O jornal o mirador,numa jogada brilhante de marketing,queria fazer acreditar que fazia parte do rol de leituras dos nazistas, lá na Alemanha!
é uma péssima comparação, mas fico tentando imaginar, Lula,Obama, Bush,Nicolas Sarkozy, lendo diariamente o Diario.O nosso pequenino Mirador.

Anônimo disse...

não esquentem,o nosso ilustre mirador, hoje ta na internet, vai ver que é isso, vai que Obama coloca entre os seus favoritos...afinal, sonhar nao custa nada

Anônimo disse...

Pôxa, Gérson, que tu é doente toda a imprensa sabe. Mas achar que o Obama e o Lula conhecem esse teu jornal e que esse teu jornal pode esconder a crise mundial! Péra lá!!!
Esse teu e-mail merecia até matéria na Veja: uma análise sobre a "prensa" paraense.
Ai!

Anônimo disse...

21:55, ia ser o mico "felomenal",pelo menos o mirador foi de uma epoca que nao tinha internet, agora mano! nao se esconde mais nada...

Anônimo disse...

gente, eu tenho certeza que essa "ord"nao veio la de cima nao...gerson vai ter que explicar muito

Anônimo disse...

10:43, acho que o 9:03 ja disse muito, Lucio so vai acrescentar o óbvio.Mirador? ahahahahahahahah foi Mara!

Anônimo disse...

18:20, tu bebeu? fonte nao se revela mano, tu nao é jornalista, ne?

Anônimo disse...

eu acho, vendo o absurdo à distancia, que oDiario que tinha tudo pra superar o outro, precisa rever seus criterios, injetar gente nova e dar mais autonomia.Isso é resultado de anos e anos de bitolação, o cara fica preso a um passado que nao existe mais, será que o o moço nao sabe que hoje se le a internet como se bebe agua, nada mais é possivel esconder?
foi surto, so pode ter sido surto...de idiotice, claro