segunda-feira, 24 de novembro de 2008

CAOS – Desrespeito aos usuários de microônibus

O motorista de um dos microônibus que fazem a linha Castanheira-Iguatemi, de placa JVL-6656, ofereceu na tarde desta segunda-feira um eloqüente exemplo do caos no trânsito de Belém, pontuado pelo desrespeito aos usuários por parte dos empresários de transportes coletivo de Belém. Climatizados, e por isso conhecidos como fresquinhos, os microônibus foram implantados para conduzir apenas passageiros sentados, razão da passagem – que custa R$ 2,50 – ser mais cara que a dos ônibus convencionais, nos quais os passageiros pagam R$ 1,50.
A despeito disso, no início da tarde desta segunda-feira, 24, entre 14 horas e 14h30, quando o pequeno coletivo trafegava pelo bairro do Comércio, o motorista do fresquinho da linha Castanheira-Iguatemi, de placa JVL-6656, continuou a recolher passageiros, acotovelados em pé, apesar do microônibus estar com sua lotação sentada esgotada. O despautério provocou, naturalmente, a indignação dos passageiros, o que terminou por inibir o motorista de prosseguir com a afronta aos usuários, aos quais, porém, ainda se permitiu ameaçar trafegando em marcha tartaruga, da qual desuistiu ao ser anunciada, por uma passageira, a disposição em acionar os dois maiores jornais de Belém.

5 comentários :

Anônimo disse...

Caro Barata,vc acha que só a lotação de banco dá retorno pro empresário ? Pra manter um micro desses , o mesmo tem q andar além da lotação de banco.Vc sabe quanto custa um micro completo ? Os outros passageiros tem o direito também de pegar o mesmo, tendo lotação de banco, ou vc acha q não tem direito ? Esse micro é parte do transporte público de massa, logo transportando quem quiser nele entrar, agora quem quer exclusividade, agilidade e sentado, só andando de taxi, o q saí mais caro do que 2,5. Quanto custa uma corrida do castanheira para o iguatemi ? No mínimo uns 30 , dividido por 4, lotação do taxi,7,5, bem maior q o micro.
Acostumado a só andar de carro, quando anda de onibus quer exigir o mesmo conforto.
Tenha bom senso.

Anônimo disse...

Égua Barata, tu tens toda razão. Esses ônibus que fazem o maior sucesso em outros estados, aqui não fizeram por conta da grossura dos motoristas e pelo motivo que levou essa passageira a se estressar. No Rio eu andei num frescão e achei mara, só aqui nessa cidade linda é que as pessoas ainda não valorizam esse tipo coletivo. Valeu!

Anônimo disse...

Baratão, esse triste episódio é o reflexo de uma administração "nem aí" pra sociedade, que só faz perfumaria no período eleitoral, que negocia asfalto por voto (e só no período eleitoral), que não dá a mínima pra obrigação de melhorar a qualidade de vida da população, que igonora solenemente a Lei de Acessibilidade, que só vai lançar mão da perfumaria novamente daqui a dois anos, na eleição pro Senado. Pior é saber que integrantes de partidos de vanguarda apoiam essa escória em nome do efêmero poder de sua oligarquia, em detrimento do poder da sociedade.

Anônimo disse...

O 20:16 é um tremendo idiota, ou se faz, né? Presta atenção seu doido, tu és daqueles que têm carro blindado e por isso, quem não tem que se dane. Nunca pensaste, por exemplo, que quanto maior é o nível social pior fica a segurança. Nunca viajaste para a Europa, e se viajaste, te limitaste apenas a passear pelos pontos turísticos (menos os museus, claro). Vai plantar batatinha pro Dudu e para esses merdas de empresários de ônibus. Fui!!!!

Anônimo disse...

Por falar em desrespeito com o usuário, quem tem ido às salas de cinemas do monopólio Moviecom, no Shopping Castanheira, tem se deparado com salas quentes. É que somente 50% dos aparelhos de ar condicionado estão funcionando. Porém, a situação se repete há meses, o que irrita clientes, chateados com o preço salgado dos ingressos.