sábado, 29 de novembro de 2008

ASSALTO – A versão de Ana Carolina Pantoja

Este blog recebeu e publica, com o destaque que o relato merece, a versão de Ana Carolina Pantoja, uma das vítimas do assalto ao sítio do ex-vereador e empresário da noite André Lobato, o Kaveira.

“Prezado Barata,

“Gostaria de esclarecer que a notícia está destorcida e gostaria que você publicasse na íntegra o que vou relatar:
“Quem foi assaltado foi o meu namorado (filho do Kaveira), eu, o caseiro e um casal de amigos, tínhamos ido tomar banho de igarapé. Sete homens armados e encapuzados, com terçados, e três revólveres diferentes invadiram o sítio. Deixaram meu namorado e seu amigo nus. Apenas eu, minha amiga e o caseiro ficamos vestidos. Eles nos amarraram e nos trancaram dentro da casa,nos ameaçavam o tempo todo de morte e levaram tudo o que tínhamos. Fizeram eu tirar minha sandália, dizendo que iam dar para a namorada de um deles. Foi humilhante!!! Nunca, em toda minha vida, tive tanta certeza de que iria morrer como naquele sábado.
“Eles nos trancaram e depois que pensávamos que eles tinham ido embora, eles voltaram, igual a um filme de terror. Entraram pela janela e viram que ainda estávamos amarrados. Como estava escuro, iluminaram todos nós, um por um, com a lanterna do meu celular. Mas pelo visto, ainda não era o nosso dia de morrer e um deles me soltou para que eu soltasse os outros. Nessa hora eu pensei que eles iam me estuprar e matar o restante, pois um deles falava que aquela era a hora de nos matar porque estávamos amarrados e não iríamos reagir, que eles nos trancariam e ninguém ia nos encontrar. Foi horrível!!!
“Depois consegui ligar para o vereador Amaury do PT e ele ligou para a polícia ir nos buscar, porque lá ñ tem energia elétrica e não tínhamos como sair de lá. Agradeço de coração pelo tratamento que nos foi dado pelo Amaury e, graças a Deus, que ele se reelegeu, pois se eu tivesse alguma dúvida sobre a amizade dele para comigo, naquele momento eu vi que posso contar com ele não só como parlamentar, mas como amigo!
“Logo após a ligação, a polícia apareceu. Demos queixa, mas até agora não temos notícias dos assaltantes.
“Gostaria de aproveitar esse espaço para denunciar a OI. Liguei da delegacia para Belém e pedi que cancelassem o meu celular e do meu namorado. O nosso amigo que fez o cancelamento e disse que teve que ligar duas vezes para a OI. Uma vez para bloquear cada aparelho. Pensávamos que estava tudo ok. No mês de outubro veio normal nossa conta, mas quase um mês depois resgatei meu chip e quando liguei para a OI desbloquear meu chip, tive uma surpresa: meu chip NUNCA foi bloqueado!!!
“No mês de novembro vieram algumas ligações feitas do meu celular no dia e depois do assalto. Fomos à ANATEL reclamar. Nesta semana vimos pela internet nossa fatura que vencerá em 11/12 (que ainda ñ está fechada) e vimos mais de 400 minutos de ligações, todas de Benevides (onde fomos assaltados), ligações de mais de uma hora e até para fora de Belém. A OI entrou em contato conosco e disseram que teremos que pagar porque senão eles irão cancelar o nosso velox. A conta vai dar em torno de R$400,00 a R$500,00 e não teremos como pagar, pois vivemos de serviços feitos pela internet. Como iremos sobreviver se cancelarem nossa linha? Além de termos sido assaltados, humilhados e quase mortos, ainda teremos qie pagar por um erro da OI? Isso é um absurdo!!! Eles alegam que a pessoa que cancelou nosso celular não soube confirmar os dados na segunda ligação. Mas como? Os dados de um celular são os mesmos do outro, o do meu namorado é dependente do meu e o dele foi cancelado imediatamente, o meu, que é titular, não foi cancelado e a OI se recusa a retirar as ligações. Sendo assim, se não pagarmos, a titular da linha vai para o SPC e cortarão nosso velox. Tudo isso por erro da OI, que não bloqueou meu celular somente porque não quiseram!!!
“Fica aqui registrada toda a minha indignação para com esta operadora e também para com a violência que está tomando conta do nosso Estado!!!
“Tomara que as pessoas que lerem este comentário nunca comprem celular da OI e se tiverem, que cancelem, pois o que aconteceu comigo pode acontecer com qualquer pessoa!!!
“Espero que você” publique esta errata.

“Abraço,

“Ana Carolina Pantoja”



11 comentários :

Anônimo disse...

Baratita, qual é a outra versão?

Anônimo disse...

Não dá mais.

Num passado não muito distante, ainda era possível desfrutar de uma estadia num sítio nos arredores de Belém. Ladrões e roubos sempre existiram, mas parece que faltava um elemento tão importante, presente na conjuntura atual.

A violência no Brasil é bem disseminada entre os estados e áreas de fronteira, mas não é a mesma doa demais países da américa do sul. Uma prova disso foi aquela matéria do Jornal Nacional em Tabatinga-AM, cidade fronteira de Letícia, na Colômbia. Do lado de lá o respeito às leis, do lado de cá a bagunça, o vale-tudo.

Ouço muitas vozes elegantes repetirem que o país precisa de mais educação, de melhor distribuição de renda, etc, etc, etc. Concordo com estas opiniões até certo ponto: o limite do dessespêro daqueles que passam fome e/ou agem por total ignorância. Mas o que se vê hoje extrapola as expectativas destas causas. A violência tem como principal elemento um aspecto "epidemiológico", contaminante e inconsciente. Cometeu-se, apenas no Brasil, o grave êrro de associar o cumprimento das leis e da ordem pública e social à ditadura militar, como se nenhuma democracia tivesse também o dever de zelar por isso.

A corrupção minou a credibilidade nos poderes constitucionais. Milhares de jovens que estão roubando e matando hoje nas ruas e nas casas, talvez nem tenham índole criminosa (ou qualquer dessajuste mental), nem precisem de psicólogos ou de cadeia para se ajeitarem. Faltam-lhes exemplos construtivos de uma vida mais subordinada aos valores éticos e morais - coisa que o candidato a vereador "Kaveira" explicitamente despreza em suas exibições públicas.

Então o que esperar dessa juventude? fumar, beber e cheirar... prá depois assaltar.

Anônimo disse...

Baratita, o anônimo que me antecede conclui da seguinte forma: as vítimas são as culpada, se não estivessem na sua diversão à beira de um igarapé certamente não teria sido vítimas de assaltantes desesperados e desregrados. Ainda mais, considerando o pai de uma delas. Efetivamente, essa anônimo que a (o) caveira dos que contribuem para a impunidade. Não demora muito o sujeito defende o KAVEIRÃO, nos moldes do Rio de janeiro...

Anônimo disse...

Muito pertinente a publicação da versão desta moça a respeito do assalto que sofreu, pois o que foi publicado no dia 30/10/2008 em seu blog não condiz com a real situação do acontecido, fazendo com houvesse comentários ridículos e irônicos de pessoas que deveriam se colocar na pele dos que foram assaltados e não ficar se dando o trabalho de postar comentários desta natureza.
Mesmo que fosse o próprio Kaveira e a Élida vítimas desse assalto também agiria da mesma forma, pois só quem já passou por uma situação humilhante dessas sabe o quanto é difícil, pois hoje em dia não podemos mais tomar um simples banho de igarapé que não se sabe o que irá acontecer depois.
Ana Carolina você sem dúvida nasceu novamente, agradeça sempre a Deus por não terem feito nada com vocês, e quanto ao seu problema com a OI brigue por seus direito até o fim, só assim esse país vai pra frente.

Anônimo disse...

Cara Ana Carolina Pantoja,

gostaria de prestar minha solidariedade a esse dificil momento.Como voce, eu tambem fui vitima da violencia urbana e entendo perfeitamente o que voce quer dizer quanto aos sentimentos desencadeados por esses devastadores atos de terrorismo psicologico.
Procure um especialista e consulte-o sobre PTS ( sigla em ingles para Stress Pos-Traumatico). Nao relute em fazer isso pois as sequelas vao aparecer.
Encontrei essa solucao infortunadamente so fora do Brasil, de onde tive que mudar forcado por essa guerra-civil camuflada que assola as cidades brasileiras.

Anônimo disse...

14:22, existe isso aqui em Belem? a carol pode encontrar isso aqui?
os hospitais mal conseguem atender o basico...

Anônimo disse...

12:23

Já dizia o Capitão Nascimento da Tropa de Elite: "quem consome droga faz parte da organização criminosa também". Quem faz apologia do uso de drogas, não pode depois se queixar de ataques cometidos por jovens drogados.

Anônimo disse...

22:09, brilhante! quem assistiu ao filme sabe que aquilo é a mais pura e cruel verdade. o assalto foi horrivel? foi traumtizante? foi. as pessoas que foram ameaçadas nao tinham nada a ver com nada? pode ser. mas o dono do sitio sabe como surge um assalto seguida de violencia, a droga potencializa qualquer ação, esse pessoal nasceu de novo mesmo.

Anônimo disse...

10:11, tu ta meio confuso

Anônimo disse...

Gostaria de agradecer a vc Barata,pela oportunidade que me deu para que eu pudesse esclarecer os fatos. Resolvi fazer tal publicação após ler o que foi postado em seu blog no dia 30/10,além dos fatos estarem totalmente destorcidos,causou-me indignação os comentários maldosos de algumas pessoas. Deu a entender que se tivessem sido o Kaveira e a Elida os assaltados,mesmo se eles fossem vítimas como nós fomos,eles estariam pagando por sei lá o quê,que os bandidos estavam mais que corretos em assaltar os 2.
Quê isso gente? Até onde eu sei,o Kaveira não incentiva o uso de drogas,incentiva a liberdade de expressão,aí vcs entendam como quiserem!
Também gostaria de expressar o quanto fiquei triste com alguns comentários que aqui estão,pois eu JAMAIS fui usuária de drogas e muito menos incentivadora do uso destas!!!
Por tudo o que presenciei neste assalto,pelo o que percebi,nenhum deles (assaltantes) estava drogado,pois é bastante visível o comportamento de certas pessoas quando usam drogas,a não ser que todos tenham tomado maracujina,pois todos estavam totalmente calmos (até mesmo o carinha que insistia em querer nos matar),as ações e o tom de voz deles eram calmos.
Por fim,esse lance de beber,fumar,cheirar e votar não se enquadra a mim,pois o máximo que faço é beber,nunca cheirei nada,nunca tomei bala e nunca fumei,se beber é ser usuária de drogas,metade da cidade está condenada!!!
Portanto,antes de saírem por aí julgando as pessoas,procurem ao menos saber quem elas são,saber sobre sua índole e só depois julguem,pois todos que me conhecem sabem a pessoa que sou e não creio que só porque nós fomos tomar 1 simples banho de igarapé no sítio do Kaveira,eu,o meu namorado,o caseiro e o casal de amisgos nossos merecemos o que aconteceu,pois se for assim,se não pudermos mais fazer coisas tão simples como ir a 1 igarapé,ninguém mais terá sossego neste mundo!!!
No mais,agradeço a solidariedade e o discernimento de algumas pessoas!
Pensem muito bem em tudo o que escrevi...
Grata,
Ana Carolina Pantoja

Anônimo disse...

Barata,é interessante sobre o ponto de vista do jornalismo, como as colunas sociais só servem para ,afagar amigos e mandar recados para os adversários.O foco principal,que é o dia à dia dos clubes sociais, deixam para as colunas policiais ou a justiça.è incultável o que ocorre em um tradicional clube social, em Belem,situado no bairro do Marco.Todos os finais de semana são realizadas festas com venda de ingressos,para shows de duvidosa qualidade, o que leva ao acumulo de vendedores ambulantes ,na frente do clube,vendendo da comida ao toxico.Alem de contribuir para o aumento das estatisícas de criminalidade na cidade,desvaloriza o titulo de proprietario do associado.A quem é vantajoso esta situação? ao clube? à alguns diretores ou a toda a diretoria?.Sabe-se que um dos diretores, que é presidente do sindicato dos funcionarios de clube sociais do Pará,é quem esta à frente dessa festas(o Ministério Publico Federal sabe desta duplicidade de funçoes ? )O presidente do clube deveria ser chamado, em Assembleia Geral,, e justificar ao associado o porque do veto ao direito de entrar e sair de sua propriedade, e não ser barrado à quando dessas festas. Qual a vantagem financeira para o clube, uma vez que não é prestado contas das referidas festas. Não sou contra as festas, mas tem que ser de qualidade, organizadas, e principalmente, informada aos sócios a sua realização e sua prestação de contas. Evitariamos as duvidas e os comentários insinuosos.Barata, lhe manterei informado sobre as possiveis mudanças, apos esta relato.