sexta-feira, 21 de novembro de 2008

UFPA – A obtusidade dos áulicos

Apresentando-se como estudante da UFPA, internauta acusa-me, em comentário anônimo, de ser hostil à chapa formada pelos professores Regina Feio, atual vice-reitora, e Licurgo Brito, pró-reitor de Ensino de Graduação, e de alimentar um parti pris em relação ao atual reitor, professor Alex Bolonha Fiúza de Mello. Para justificar o envolvimento do atual reitor no corpo-a-corpo eleitoral, o argumento é de que nem presidente, nem governadores e nem prefeitos, são obrigados a se afastar dos cargos, para disputar reeleição.
O raciocínio é próprio da obtusidade dos áulicos, a começar por pretender cotejar grandezas heterogêneas. Não há como comparar a política partidária com uma disputa na academia. E tanto é assim, repita-se, que a quando da sua reeleição, embora não havendo nenhum impedimento legal, mas consciente do impedimento ético, o atual reitor optou por se licenciar do cargo. Sobre eu deter-me na postura do atual reitor e seus candidatos, nada mais natural, até porque é neles que reverberam as denúncias de utilização da máquina administrativa e do emprego da coação como instrumentos para cooptar, ainda que a contragosto, eleitores para a chapa oficial.
De resto, um esclarecimento: pela acusação que me foi feita, presumo que a pessoa que fez o comentário me tenha como supostamente parcial, e não imparcial, como foi escrito mais de uma vez – seja por um ato falho, seja por estultícia.

Um comentário :

Anônimo disse...

Não liga para essas críticas, só registra que também não não podes ficar isento delas, é até bom para avaliar tua enorme popularidade dentre os que acessam teu blog.