terça-feira, 25 de novembro de 2008

UFPA – O cotejo das propostas dos candidatos

Como a comissão eleitoral optou por cercear o confronto direto de idéias e propostas, o Blog do Barata deverá suprir parcialmente essa lacuna, com a publicação de entrevistas com os candidatos a reitor da UFPA (Universidade Federal do Pará). A idéia é publicar as entrevistas neste fim de semana, permitindo assim, aos eleitores da academia, comparar as alternativas com as quais acenam os candidatos a reitor.
Com exceção do professor Carlos Maneschy, que não deu retorno ao convite formulado por e-mail, os demais candidatos já confirmaram que deverão conceder a entrevista solicitada. A cada um dos candidatos foram formuladas as mesmas cinco perguntas, das quais apenas uma - relativa ao eventual apoio do atual reitor – se faz sob perspectiva distinta, porquanto apenas uma das candidaturas tem o apoio do professor Alex Bolonha Fiúza de Mello.

10 comentários :

Anônimo disse...

Caro Barata,

Nao recebemos seu convite, em nome do Prof. Maneschy informamos que estamos de acordo em responder as perguntas que devem ser enviadas para cemaneschy@ufpa.br e que serao prontamente respondidas pelo candidato.
Qualquer dúvida faça contato com a Profa. Maria Lucia Ohana: 81483651.
Ou com Carlos Boução: 81623124

Carlos Boução
Comite de Impressa da Chapa Maneschy-Schneider

Anônimo disse...

Ele teve que pedir autorização pro Edir Veiga, lá no Bar Tinquin, na Municipalidade.

Anônimo disse...

Caro Jornalista,
Não tenho nada contra o Prof. Maneschy (a não ser o fato de ele ser Ph.D. e não dar aula na pós-graduação, e raramente aparecer na graduação). Seu trânsito no Governo Estadual é pífio, pior no Governo Federal (de onde saem as verbas estruturantes para a UFPa.), ocasionando perdas para professores, servidores e alunos (nesta ordem, mesmo).
O que mais me incomoda são as pessoas que estão se agregando com Ele (uma vez que sua "vitória" dentro dos "Campi" da UFPa é quase inevitável), como é o exemplo de um "bigodudo" (que foi DJ na vitória - re-eleição - do Prof. Alex, no bar "Mineiro" da 25 de Setembro. Lembram?) que nem funcionário da UFPa. é, mas que cisma estar nos meandros do poder, afora os eventuais Edir Veiga, Camaradas do PT et. all.
Portanto, o que me preocupa não é o Prof. Maneschy, mas os que estão a rodeá-lo, todos (eu disse: TODOS) com algum interesse particular. Ou você acha que a FADESP (novamente ela) não é a parte financeira que movimenta uma estrutura subterrânea dos projetos de extensão e pesquisa da UFPa.? Você que presta serviços à Ela, sabe do que estou falando!
Vença quem vencer, a comunidade acadêmica (professores, servidores e alunos) irá sair perdendo, pois não querem elevar ainda mais nome da UFPa. aos palcos nacionais e internacionais, só pensando no próprio umbigo. DIGA: NÃO, A CORRUPÇÃO!

Anônimo disse...

Caro Barata,
O anônimo das 13:56 está requentando acusações antigas, se ele fosse de fato um membro atuante da comunidade universitária saberia que todas estas questões foram respondidas pelo professor Maneschy no debate ocorrido no ginásio da UFPa. Maneschy demonstrou categoricamente que nenhum pesquisador brasileiro, pode ficar recebendo bolsa de produtividade nível 1 C do CNPQ, se não tiver orientando teses e participando de projetos de pesquisas.
João Batista - Aluno

Anônimo disse...

Caro Barata,
O anônimo das 13:56 está requentando acusações antigas, se ele fosse de fato um membro atuante da comunidade universitária saberia que todas estas questões foram respondidas pelo professor Maneschy no debate ocorrido no ginásio da UFPa. Maneschy demonstrou categoricamente que nenhum pesquisador brasileiro, pode ficar recebendo bolsa de produtividade nível 1 C do CNPQ, se não tiver orientando teses e participando de projetos de pesquisas.
João Batista - Aluno

Anônimo disse...

Desculpe, anônimo das 15:43, mas estive no debate e não vi nada disso que falas. Maneschy alegou que foi desligado da Pós em Engenharia mecânica porque passou a orientar em Ciências Ambientais. Isso não é verdade, qualquer pesquisador pode orientar em dois cursos de Pós como membro Efetivo e em outros como Colaborador. Se você der uma espiada no Lattes dele, verá que ele publicou quatro artigos em 5 anos, o que não é o suficiente para garantir sua presença na maioria dos cursos de Pós. Sei que o fato dele ser desligado da Pós em nada prejudica sua capacidade administrativa, apenas não entendo porque ele insiste nesta versão. Ser franco acabaria com esta história de uam vez por todas.

Anônimo disse...

Esse anônimo das 13:56 disse que não tem nada contra o Prof. Maneschy, imagina se tiver alguma coisa!. Desconhecimento da carreira de excelência do Professor, isso sim ele domina.

Da a impressão que quem é o Reitor é o próprio Maneschy, relatam tanta ação realizada pelo Maneschy, sobre sua vida privada, com quem alguma vez ele esteve sentado em uma mesa de algum bar, com quem se reúne e olha, Maneschy não bebe, é quase vegetariano e não participa de festas. Se for por isso está descartada toda essa informação. Outrossim, muitos dos assessores do Maneschy eram do Alex, inclusive que ainda estão no cargo, caso Diretor Executivo da FADESP.

Se Maneschy deu aulas ou não na graduação ele já diz podem perguntar aos alunos, até prêmios recebeu.

Tal vez quando foi diretor da FAPESP se licenciou, conforme regulamento da UFPA para se dedicar por completo a exercer o cargo, ministrando aulas em apenas uma o duas turmas, se quiser. Alex, Reitor da UFPA pode também ministrar só aulas em poucas turmas ou não.

Ou esse docente não sabe que o Diretor da Faculdade ou Instituto, se ele quer, não da aula para se dedicar por a cumprir seu mandato, da mesma forma, quando foi Diretor de pesquisa do Alex. Menschy também é Pesquisador 1-C do CNPq e lá meu caro, não se brinca de pesquisador preguiçoso, ora bolas, não sabes disso?.

Para terminar, não te preocupes com os que, segundo disses, rodeiam o Maneschy, ele sabe mandar, tem caráter e saberá indicar seus técnicos de confiança, podes até ser um deles, se fôreis competente.

O Maneschy não tem dupla personalidade ele é reto, serio muito bem resolvido pessoalmente, para andar de moleque com grupinhos de duvidoso comportamento ético. São outros os dirigentes e técnicos da UFPA conhecidos por esses costumes e não o Professor Maneschy.

Anônimo disse...

Barata, Muito oportuno este post, pois vai revelar que a única chapa com propostas verdadeiramente sérias para uma academia é a da Regina/Licurgo.
Primeiro que não sabemos dos programas das outras chapas (alguém viu?); segundo, quando aparecem é aos pucos, em capítulos.
E essa gente, que não consegue sequer fazer um programa, vai querer administrar uma instituição como a UFPA?
O programa da candidata Regina está há semanas sendo divulgado e debatido na UFPA. E os outros?
A equipe da profa. Regina já foi anunciada pra todo mundo. E dos outros?
Cadê o compromisso com a transparência e o profissionalismo desse pessoal que se esconde atrás de discursos políticos e de mentiras?
Parem com isso!, parem de ofender a inteligência da comunidade da UFPA e apresentem formalmente suas propostas e suas equipes!

Anônimo disse...

Aos Anômimos das 17:46 e 19:58

Vocês precisam fazer um curso de interpretação de textos. Pois o Anômimo das 13:56 apenas afirmou e não é somente o Prof. Maneschy, mas TODOS, estão comprometidos com próprio umbigo... Por favor, amigos, busquem e conheçam a verdade. Pois, como dizia Bertold Brecht: "o pior analfabeto, é o anafabeto político".

Anônimo disse...

Caro anônimo das 6:43 deves estar no mundo da lua.

Para ser informado neste país basta saber ler, escrever e digitar frente ao micro. Mas para sua informação vou te dar uma dica, acessa o site do Maneschy, com o programa completo, por áreas de interesse da comunidade, com fotos, vídeos, entrevistas na TV (RBA MAIS)o Jingle da campanha (ouça ele que toda a comunidade já conhece e canta). etc. etc. Depois vai no site da Regina e dos outros candidatos, mas, não vou facilitar tua vida. É só.

http://www.maneschyreitor.net/