quinta-feira, 17 de outubro de 2013

SEDUC – Cláudio Ribeiro: omissão servil

Cláudio Ribeiro, secretário de Educação: omissão servil.

        De fato, um documento datado de 21 de fevereiro deste ano, subscrito por mais de 50% dos bibliotecários em atividade no Siebe, revela as mazelas que impedem um desempenho eficaz e enfatiza o quanto os problemas são potencializados pela postura da coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, Hellen Anjos. Intitulado “Relato da situação das bibliotecas escolares e das técnicas em gestão pública/bibliotecárias da rede estadual de ensino” e subscrito por 13 bibliotecárias da Seduc, o documento contém um pormenorizado diagnóstico sobre a situação na qual se encontra, hoje, o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares. O documento foi formalmente encaminhado ao secretário estadual de Educação, Cláudio Cavalcanti Ribeiro, e todas as 13 bibliotecárias que subscreveram-no deram conhecimento do fato, pessoalmente, a Hellen Anjos, a coordenadora do Siebe. Esta, em um primeiro momento, reagiu com um choro copioso, para logo em seguida disparar uma avalancha de diatribes, sucedidas de retaliações às bibliotecárias em geral e, em particular, àquelas que subscreveram o documento.

        O revanchismo insano de Hellen Anjos é explicável, considerando a postura autoritária da atual coordenadora do Siebe. Em um subtítulo, denominado “Ponto crítico que desestimula o exercício profissional na Seduc”, o documento detalha o obstáculo que representa o modus operandi de Hellen Anjos. “Para desestimular ainda mais o exercício de nossas atividades, ainda tivemos e temos que conviver, a partir de 02 (anos) para cá com um aspecto que nos ‘tira as forças’ e nos impede de avançar, que é a postura da atual coordenadora do Siebe. Com a atual coordenadora não existe comunicação, e sabemos que esta é essencial em qualquer atividade. Não existe sequer planejamento das ações, nem em nível tático e nem operacional; sem falar que não somos respeitados enquanto técnicos do quadro de pessoal efetivo desta secretaria”, relatam as bibliotecárias. E acrescentam: “A comunicação que existe é levada somente em tom de ameaça (assédio moral), ou em tom de fofoca, não se preocupando em ver resultados positivos e reais no cumprimento da missão do Siebe.”

20 comentários :

Anônimo disse...

Que absurdo, logo da secretaria que se intitula como defensora dos princípios educativos! Se na SEDUC acontece tudo isso, o que estará por vir das demais secretarias que cuidam da saúde, justiça, etc... Vala-me Deus, que este governo logo passe !

Anônimo disse...

Isso mesmo nada foi feito .

Anônimo disse...

É SECRETÁRIO JÁ PASSOU DA HORA DE MOSTRAR A QUE VEIO...

Anônimo disse...

Vamos ver agora quem realmente veste a
camisa do SIEBE.

Anônimo disse...

Vamos ver agora quem realmente veste a
camisa do SIEBE.

Anônimo disse...

Esse Secretário não toma nenhuma atitude? façam como os professores, se organizem e levem a conhecimento público, de alguma forma eles terão de se manifestar.

Anônimo disse...

Senhor Secretario queria que soubesse quem lê desde cedo esta muito preparado para o estudo, para o trabalho e para vida portanto tome alguma providência desta situação do SIEBE para que os alunos tenham acesso a informação

Anônimo disse...

Biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedido na sociedade atual baseada na informação e no conhecimento assim como desenvolver nos estudantes competência para a aprendizagem ao longo da vida .Talvez o seu Secretario desconhece a devida importância da biblioteca escolar dentro do contexto do ensino e aprendizagem

Anônimo disse...

É desta maneira que o Secretario que melhorar o resultado IDEB sendo assessorado por uma pessoa incompetente? que não tem um mínimo de conhecimento de gerenciar um sistema será que ela sabe que é um sistema

Anônimo disse...

Desta maneira que Claudio Ribeiro que atingir a meta do IDEB se apoiando em pessoa desqualificada?

Anônimo disse...

ABSURDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO SIEBE, POIS O MESMO TEM A MISSÃO DE INCENTIVAR A LEITURA E DISSEMINAR A INFORMAÇÃO E ATUAR EM CONJUNTO COM AS URES E USES, ONDE ISSO Ñ OCORRE POIS A SENHORA GESTORA HELEN Ñ CONHECE E NEM TENTA ENTENDER O PROCEDIMENTO,NA VERDADE ELA TENTA ADMINISTRAR SOZINHA MAS COMO TODOS SABEM ELA Ñ CONSEGUE E NEM VAI CONSEGUIR POIS ELA É INCOMPETENTE E ARROGANTE FAZENDO COM QUE PESSOAS QUE PODERIAM AJUDA-LA SE AFASTEM E COM ISSO DEIXA O SIEBE NO ESTADO DEPLORÁVEL QUE SE ENCONTRA HOJE, POIS É DE CONHECIMENTO DE TODOS QUE O SIEBE Ñ EXISTE, MAS NÃO POR CULPA DOS TÉCNICOS PRESENTES MAS SIM PELA HELEN POIS O QUE ELA ESTÁ FAZENDO É AFUNDANDO CADA VEZ MAIS UM SISTEMA QUE PODERIA ESTÁ ATUANDO EM PROL DA SOCIEDADE,SÓ TENHO A LAMENTAR POIS O SIEBE DA MANEIRA QUE ESTÁ SENDO CONDUZIDO VAI ACABAR SUMINDO IGUAL A HELEN ANJOS QUE DE ANJO Ñ TEM NADA.

Anônimo disse...

A BIBLIOTECA ESCOLAR É UM ELEMENTO INDISPENSAVEL PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SEU SECRETARIO NÃO DEIXE DE PENSAR NISTO

Anônimo disse...

EI PROFESSOR CLAUDIO, ONDE ESTÁ O SENSO DE RESPONSABILIDADE COM A ADMISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO PARÁ? POXA, SE OS PROPRIOS SERVIDORES PÚBLICOS, SE ESPÕEM AO PONTO DE DENUNCIAR IRREGULARIDADES E PEDIR PROVIDÊNCIAS, O QUE FALTA PARA QUE VOCES PARA REORGANIZEM ESSE "MERCADO PÚBLICO SEDUQUIANO"? Sou mãe de aluno da escola pública, e vejo o caos nas escolas, nas greves intermináveis e agora com toda essa demonstração de indiferença, inclusive com os próprios funcionários da Seduc. que saudade quando este Brasil era governado por militares. Helena Garcia- Marco

Anônimo disse...

Esse secretário é que nem o diretor do DETRAN: sem atitude, um pau mandado. apenas tem apego pelo poder e pelo DAS.

Anônimo disse...

Esse modelo de gestão não é exclusividade do SIEBE, a maioria dos departamentos na SEDUC sofre com essa gestão retrógrada, perseguidora, que impede avanços e desvaloriza o profissional. Por isso que estamos vivendo esta situação deplorável! E ainda vão nos endividar com o empréstimo do BID que será embolsando pra campanha e pra fazer o pé de meia, pq se reeleger tá difícil!!!

Anônimo disse...

Por-que a Secretaria de Educação também não da prioridade para biblioteca escolar já que a mesma serve de apoio aos programas educacionais, atuando como um centro dinâmico, participando, em todos os níveis e momentos, do processo de desenvolvimento curricular e funcionando como laboratório de aprendizagem integrada ao sistema educacional.

Anônimo disse...

O país, apesar de diversas leis e aplicações que vem sendo feitas ao longo dos últimos anos, carece de maior atenção com relação às instituições escolares, com foco na biblioteca escolar. É lá que o estudante primário terá o primeiro contato com o mundo da informação. Como Campello (2003, p. 7) afirma, “a biblioteca escolar, mais do que um estoque de conhecimentos, pode constituir-se em um espaço adequado para desenvolver nos alunos o melhor entendimento do complexo ambiente informacional da sociedade contemporânea”.

Anônimo disse...

a biblioteca escolar deve ser considerada o centro de ações educacionais de qualquer escola, desde o ensino primário ao Ensino Médio. É nela que o cidadão será inserido ao contexto sociocultural. A biblioteca escolar não é apenas local de leitura de livros, com estantes empoeiradas, onde ruídos são censurados. Tal espaço não se resume a isso, não se pode tratar tal ambiente tradicionalmente, muitas vezes repudiando os discentes e corpo escolar. A biblioteca escolar, inserida em um contexto educacional e modificador, tem potencial de transformar toda a comunidade onde está localizada, muitas vezes mais do que isso. É um espaço de troca de experiências, de interação e descontração entre alunos e professores, de aprendizado, de pesquisa, de leitura, de lazer, de intelectualidades.

Anônimo disse...

Isso mesmo amigo, eles não passam de "PAUS MANDADOS", é por isso que eu estudo muito, pra depender de favores e me prestar a viver como um mero BONECO DE PRESÉPIO nas mãos destes políticos! Este Secretario mal deve saber o que passa a sua volta, e muitas vezes são colocados no cargo pra isso mesmo, para fazer "vista grossa" as falcatruas e "acordos de bastidores"

Anônimo disse...

Tive a hora de trabalhar com Prof. Claudio Ribeiro,na UFPA, sempre postou-se de maneira competente e flexível, não acredito que ele saiba do fato. Pelo que conheço, ele ouvirá a classe e certamente tomará providências.

Tenho certeza de sua sensibilidade como educador, o que certamente predominará na gestão as Secretaria de Educação.

Um dos problemas na burocracia pública, é que os documentos muitas vezes, não chegam ao local que se encaminha.