sexta-feira, 27 de maio de 2011

EDUCAÇÃO – O eunuco trapalhão

36 comentários :

Anônimo disse...

Curiosidade: por que eunuco?

Thereza cristina disse...

Olha Barata sinceramente a escolha do Jatene pelo Nilson Pinto foi infeliz veja a mediocridad do encontro para lideres de turma, lógico de olho nas proximas eleições nos votos dos jovens. emais num estado como o Pará aquelas técnicas da SEDUC deveriam estar mais preocupadas com a qualificação dos professores e observar mais atentas as estatisticas educacionais que ficam arquivadas com a Jurrasica Ana Matos, e estudar as formas de melhoras os indices de evasão escolar, repetencia, aprovação, disturbio serie idade e treinar estes professores para trabalhar estes aspectos, mas não..Aliás ali na SEDUC ta tudo errado voces já viram a quantidade de pessoas nas areas meio? e nas areas fins poucas pessoas na minha humilde concepção não seria mais interessante uma Secretaria de Estado de Educação com mais educadores para a tender o Pará que é um gigante?

Anônimo disse...

...me esclareçam essa dúvida.O que leva um indivíduo a deixar aquela mamata em Brasília e encarar essa bomba educacional do estado.É pra agilizar a implantação do PCCR na educação ou tentação para lançar o "kit pedagógico 2 a missão"?

Anônimo disse...

...interessante como ao assumir uma Secretaria de educação o gestor dá logo o diagnóstico: as escolas precisam de obras!!!E esse foi feito em grande estilo no HANGAR. PPPs, formação continuada, melhor remuneração, isso tudo é apenas um porém.Tem uma que foi recentemente inaugurada perto de casa parece feita de de isopor e papelão tal a qualidade da obra.E ainda temos que aturar barrinha de cereal na merenda!!!

Anônimo disse...

Esperar o quê, se a Secretária de fato é uma socialite, conhecida como Lady Kate

Anônimo disse...

Pelas reportagens do Jornal da Globo e reportagens de algumas revistas de circulação nacional, chega-se a conclusão de que para ter bons índices na educação necessário principalmente as escolas terem bons diretores. O Diretor de uma escola realmente faz a diferença.

Anônimo disse...

o guarda de harém não deixou boas lembranças na UFPa. Sua chegada ao Parmento consumiu a utilização desavergonhada da máquina pública.Será o Aramis ?

Anônimo disse...

Eunuco - é um homem cujos testículos foram removidos por orquidectomia ou são congenitamente não-funcionais. A remoção de toda a genitália externa masculina é denominada emasculação. Excepcionalmente praticada, a penectomia (também conhecida como falectomia) é a retirada apenas do pênis.
Eunucos podem ter essa condição em virtude de problemas congênitos. Um dos motivos deve-se ao mau desenvolvimento testicular na vida fetal, originando vários graus de baixa virilização e mesmo pseudo-hermafroditismo; outro motivo decorre de intervenções externas, a castração. O mais antigo registro de castração intencional para criar eunucos vem da cidade suméria de Lagash no século XXI a.C. mas foi muito praticado na Ásia, sobretudo na China antiga. Na Índia são conhecidos como hijras. Fonte: wikipedia.

Anônimo disse...

Barata, quando vai sair uma reportagem sobre a robalheira dos royaltes em Parauapebas patrocinada pelo prefeito.

Anônimo disse...

Barata, bem que essa operação abaixo poderia ser em Parauapebas, né não?

Uma operação policial realizada na manhã desta sexta-feira (27) prendeu uma controladora e seis secretários do município de Fundão por suspeita de participação em um esquema de desvio de recursos de royaltes de petróleo.

A prefeitura da cidade foi fechada. Computadores, malotes contendo documentos da controladoria e do gabinete do prefeito foram apreendidos. A controladora do município, Maria Aparecida Carreta, foi levada para a delegacia da cidade assim como seis secretários das pastas de saúde, educação, turismo, ação social, obras e agricultura.

Todos os suspeitos negaram envolvimento no esquema. "O dia que alguem falar que eu desviei um centavo dos cofres públicos de qualquer repartição, eu vou embora da cidade", disse o secretário de Educação, Uelington Tonini. Outro secretário disse desconhecer o motivo das prisões. "Eu quero saber primeiro porque nós estamos aqui", questionou o responsável pela pasta de Saúde, Saulo Faclheto.

Segundo o promotor de justiça, Fábio Ribeiro, os detidos estariam arrecadando R$ 900 mil por mês em desvio de recursos dos royaltes do petróleo. "São diversas fraudes em procedimentos licitatórios e foi montada uma verdadeira organização criminosa no município de Fundão. Esse dinheiro é basicamente do desvio do dinheiro dos royaltes do petróleo, que a prefeitura recebe cerca de R$ 900 mil por mês. Esse é o alvo da investigação do Ministério Público.

O Ministério Público também pediu o afastamento do prefeito da cidade, Marcos Fernando Moraes do PDT, e do vice, Ademir Loureiro de Almeida, do PSC. Eles seriam os cabeças do esquema que já vinha sendo investigado há cerca de dois meses pelo Grupo Especial de Trabalho Investigativo.

Além deles, outros dois vereadores de fundão foram detidos. Ailson Abreu Ramos do PSC e Eloísio Tadeu Rodrigues Fraga do PRB. "Comigo não existe esquema nenhum, não tenho rabo preso com ninguém", alegou Eloísio Fraga.

A pequena cidade, que faz parte da Gande Vitória, parou para acompanhar o trabalho da polícia. Muitos moradores ficaram indignados com o que ficaram sabendo. "Os homens não estão prestando serviço. Cadê os serviços do município? O prefeito entrou e até hoje não fez nada", comentou Edmar Santos.

Segundo a moradora Terezinha de Jesus, ninguém na cidade sabe para onde está indo o dinheiro público. "O dinheiro entra por uma porta e sai por outra. Está tudo péssimo aqui. No lugar que tinha dez médicos agora tem só um. Só Deus", disse a aposentada.

Anônimo disse...

Baratita, estás perdendo um furo. O negócio está esquentanto no ifpa do maninho da edilza fontes. A briga dele com o seu ex-amigo darhorivel, atual diretor do campus belém, já chegou no reporter 70. E tu, quando vai publicar alguma coisa sobre as marmotas que acontecem lá pelos lados da almirante barroso?

Anônimo disse...

CUIDADO COM A MERENDA ESCOLAR NILSON PINTO. o CEL DÁRIO E O JUNIOR QUE O DIGA.

livia disse...

olha a novidade!temporáriosna seduc tem mais direitos(carga horaria nas escolas etc) que os concursados.Manda lá ministério público

Anônimo disse...

Tomara que o Secretário seja o ALVORECER de um novo dia na SEDUC!

Anônimo disse...

O Eunuco é estéril, castrado, improdutivo, servil.Tá explicado?

Anônimo disse...

A Educação deve ser tratada com respeito.
Não podemos admitir erros de administração porque nossas crianças não merecem isso.
Vamos fazer um levantamento dos problemas de infraestrutura e resolver rapidamente.

Anônimo disse...

Barata,

Se instalou uma nova era no Ministério Público Estadual, com a vinda do PJ Nelson Medrado para a promotoria de improbidade. Não tem mais volta, todos os PJ (inclusive das cidades do interior) têm a obrigação de sair da situação cômoda de somente funcionar em processos quando alguém provoca o Poder Judiciário.

Tem que fiscalizar as condições das escolas, qualificação dos professores, se o espaço destinado é adequado, se há merenda escolar, etc..

Na saúde: a contratação de médicos, cumprimento de jornada de trabalho pelos profissionais de saúde, condições dignas de trabalho a todos os profissionais da saúde, oferta de medicamentos, infraestrutura com equipamento adequados, mobiliários, higiene, etc...

Anônimo disse...

Os vereadores apadrinhados do Dep. Nilson Pinto estão metendo as mãos pelos pés em Tailândia.
O SBT noticiou na íntegra os fatos ocorridos por lá.

Anônimo disse...

Porém, graça ao genial Nilson milhões de crianças que só tinham como estudar com uma maroquinha de tereceira categoria passaram estudar com docente diplomado pela UFPA, em função do programa de interiorização pensado por esse gênio da educação popular. Coisa elogiadíssima até pelas vozes mais radicais da esquerda, as quais são exigientes ao extremo com educação pelo povo, como é o caso de Edilza Fontes, Ana Tancredi, etc. E graça esse ter incorporado essa massa de estudantes do interior na vida acadêmica é que a UFPA se transformou numa das maiores universidades do Brasil. Coisa impossível se ficasse dependendo apenas dos alunos da capital que tem mais interesse em forró do que em estudar. Basta dizer que com 15 dias de aulas no interior é possível ensinar com rendimento acima de 90% de aprovação o que não se consegue na capital ensinar em 100 dias letivos sem reprovar mais de 70%.

Anônimo disse...

ô meu caro anônimo da 7:18, se estás se referindo aos Parfor da vida só podes estar brincando porque isso só beneficia os professores que estão ganhando dinheiro, e muito, pra ministrar as aulas. Se fossem avaliar a qualidade do ensino se veria que é uma bosta. Só quem nunca foi ao interior ministrar curso de graduação e especialização é que diz isso, porque a verdade é que é tristeza, alunos sem nenhum preparo estão recebendo diploma de nível superior só porque os profesores são pagos pra isso. É a verdadeira venda de diplomas...

Anônimo disse...

É essencial que a educação seja liderada por profissionais da área e não por políticos e seus aderentes suburbanos deslumbrados.O governador deveria reavaliar seu grupo após os 6 meses e entender que de nada valem suas boas intenções se tem como colaboradores pessoas não comprometidas.

Anônimo disse...

Nilson Pinto deverá implantar imediatamente o PCCR da educação, além de cuidar da segurança nas escolas, onde o tráfico adentra com força total e a SEDUC NADA FAZ. Exemplo de tal realidade se da na escola CRISTO REDENTOR no bairro da CABANAGEM. S.O.S SEGURANÇA.

Anônimo disse...

Caro Barata
Será que a ORM é tão ingênua de pensar que o dono não seria chamado de corrupto durante a passeata contra a corrupção ?
Se santo fosse o processo não tramitaria na justiça,concorda?

Anônimo disse...

Barata,

Endossando o Anônimo de 27 de maio de 2011 20:47

Fala sobre os honorários milionários de 20% sobre mais de meio bilhão de reais, a um escritório de advocacia de outro Estado, sobre royalties da VALE.

Anônimo disse...

Dinheiro tem na seduc

dinheiro e o que não falta para a educação o problema e de gestão!

Anônimo disse...

Anônimo -29 de maio de 2011 08:18 - primeiro veja se acaba com esse seu preconceito contra docente ganhar bem, especialmente nesse caso que é uma das poucas chances que há de tirar o buxo da miséria. Pelo que entendi outro dia tinha gente pagando cerveja para que fosse escolhido, enquanto implorava para não ficar de fora.
Bem lembrado do parfor. E a coisa é tão brilhante que até o MEC adotou-a nacionalmente. E a razão mais espetacular ainda: é possível diplomar docente sem nenhum prejuízo escolar já que esse só estuda nas férias. De fato, isso tem trazido ganhos imensos para universsidade pública. Pois todo que trabalha em tais projetos aprende condensar o conhecimento, o que nos permitirá futuramente formar até engeheiro em menos de dois anos.

Anônimo disse...

Thereza Cristina, as areas meio são importantes sim, o que está errado é forma de utiliza-los.
Vejamos uma experiencia que acabei de sabere e ja deveria ser uma realidade aqui.
O Promotor da infancia e juventude, Sergio Harfouche de Campo Grande,me lembrou muito dr Paulo Frota.O saudoso dr Paulo Frota, tinha uma visão bem parecida com a deste promotor de Mato Grosso do Sul. Hoje pela manhã, no programa Mais Voce, ele deu uma aula de como diminuir a violencia dentro das escolas, que em Campo Grande que ja teve uma diminuição de 60%. Como? com medidas simples e preventivas e uma nova forma de organização dentro das escolas com a presença de outros profissionais como assitentes sociais e psicologos que estão levando ações que estão transformando as escolas em locais pacificos como sempre devem ser. Os pais são incentivados a serem parceiros. As medidas disciplinares estão seguindo o que diz o estatuto da criança e do adolescente, uma leitura que deveria ser obrigatoria para quem trabalha na educação.Um promotor da infancia e juventude destes, dá orgulho e esperança.Mas ele nao está fazendo esta revoluição sozinho. Enquanto os defensores deste e daquele politico de degladeiam aqui e em outro lugares da mídia,nossos adolescentes sao feridos, sao agressores e morrem na idade em que deveriam estar preparando-se para a vida. Ja é fato que estamos com uma geração perdida aqui no Pará.É so ver os noticiarios. Os assaltantes sao muito jovens. O que isso tem a ver com as escolas? tudo. As cadeiras destes meninos estão vazias.Sao desistentes, sao repetentes, são vítimas do abandono familiar e social. O promotor revelou que em Campo Grande, cada criança que falta pelo menos duas vezes na escola é recebe a visita da equipe interdisciplinar. Antes disso,como prevenção, existe todo um trabalho de uma equipe da escola para prevenir e proteger. A comunidade do entorno tambem faz parte do processo. As escolas precisam mostrar seus relatorios e avaliações para a SEDUC.
Senhores e senhoras, gestores da educação,se não sabem como fazer, busquem as experiencias exitosas. Nao há demérito nisso, pelo contrario.Este promotor so está conseguindo estes índices satisfatorios porque existe o evidente apoio da Estado. Existe um projeto ético politico pedagógico colocado em prática que tem elementos para conduzir-se com outras politicas. O promotor disse que assitentes sociais e psicologos trabalham juntos dentro das escolas em conjunto com os pedagogos, professores,sociologos e outros profisionais. Aqui no Pará, estes profisionais sao insuficientes, não sao respeitados e outros sao profissionais de gabinetes. Acham que sao os donos da verdade. Em concurso público, as vagas são ínfimas. Em cada escola deste estado deveria ter uma equipe interdisciplinar. è evidente que o modleo atual nao está funcionando.Fracassou faz tempo.Os professores se sentem desprezados e humilhados. As diretoras não sabem o que fazer.Os demais, fazem de conta que o problema nao existe.
Ainda tenho esperança que a educação no Pará seja vista como prioridade. Uma boa escola funciona com isso: respeito e incentivo.Resumindo, nao adianta colocar mais professores em sala de aula, se a ação da educação não for sistêmica.

Lucia

Anônimo disse...

neste caso, a castração é da ausencia de inteligencia em gestar a educação

Anônimo disse...

Querida Lúcia gostei do seu comentário que bom saber que no âmbito da educação no Pará existe mentes pensantes, mas no caso da Seduc pelo que estamos observando não é o caso de interesse por melhoria da educação a questao la é grana, entendeu , grana, dinheiro, deixe a filosofia para depois... Lementavelmente

Anônimo disse...

Querida Lúcia gostei do seu comentário que bom saber que no âmbito da educação no Pará existe mentes pensantes, mas no caso da Seduc pelo que estamos observando não é o caso de interesse por melhoria da educação a questao la é grana, entendeu , grana, dinheiro, deixe a filosofia para depois... Lementavelmente

Anônimo disse...

11:16, isso não é filosófico, é técnico mesmo, mas tem razão, enquanto a educação no estado for reduzida à necessidade de tijolos e tintas superfaturadas, nada será feito.
Lucia

Anônimo disse...

Caio bem a panela na cabeça, foi justamente para disfarçar alguma coisa, pois a teuda e mais devastadora do que os madereiros da amazônia, derruba tudo. o que diga os prefeitos, e uma pessoa que exerce cargo de confiança na SEDUC.

Anônimo disse...

Instituto de Ciências Exatas e Naturais-ICEN escreveu:
Senhores(as),

Dias atrás, a PROPESP divulgou a carta de Boa Vista, documento produzido
no Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e de Pós-Graduação - Regional
Norte, com um preciso diagnóstico sobre o desenvolvimento científico e
tecnológico na região.

Aproveito para passar uma impressão pessoal sobre o assunto, no que diz
respeito ao desenvolvimento da pesquisa e do ensino de Matemática na
região e também, no final do e-mail, faço uma proposta para melhorar a
produção científica na região. Essa visão pessoal talvez não ajude
muito na tentativa de sensibilizar os órgãos de fomento para a nossa
causa, mas ajuda, acredito, a entender um pouco esse nosso atraso. Quanto
à proposta, espero a contribuição dos colegas, para que juntos, possamos
levar ao nosso Pró-Reitor, Prof. Emannoel Tourinho.

As Universidades Públicas instaladas no Norte, em particular a UFPA, em
decorrência das dimensões continentais da região, fizeram a opção da
interiorização com o objetivo de levar o conhecimento científico a cada
município da região. O modelo que foi adotado foi um modelo diferente ao
adotado pela USP, por exemplo. A interiorização da USP respeitava a
vocação das regiões em que ela se instalava. O modelo da UFPA precisava
levar cursos básicos, como por exemplo, Matemática, Letras e Pedagogia.
Quando olhamos hoje, avaliamos que esse modelo deu certo, haja vista o
curso de Biologia de excelência que temos em Bragança e outros cursos que
deverão se tornar cursos de excelência, sem falar na oportunidade que
alunos do interior do Estado tiveram para ingressar em programas de
Mestrado e Doutorado.

Entretanto, um preço muito alto também foi pago. Na Matemática é grande
o número de Doutores que não publicaram suas teses de doutorado e é
também grande o número de "mortes científicas". A causa disso, creio,
é o incentivo financeiro que os professores recebiam e ainda recebem para
participar dos cursos de interiorização. Um curso de 90 horas que é dado
em 10 dias rende 6 bolsas de 1.300,00, valor este superior ao valor da
bolsa de produtividade nível 2 do CNPQ. Esses cursos ocorriam e ainda
ocorrem no período de férias, período este que a área de Matemática
utiliza para os chamados cursos de verão, que nada mais é que a
movimentação docente entre as instituições, visando essencialmente o
fomento a pesquisa. Sem falar que os Professores que ainda não tem o curso
de Doutorado, não querem mais se ausentar das suas instituições visando
a sua qualificação profissional, pois não querem perder a oportunidade
da complementação salarial através desses cursos de 10 dias.

Assim, a pesquisa em Matemática e, por consequência, o trabalho de
orientação, tornou-se um trabalho de poucos abnegados que muitas vezes
trocam a oportunidade de dar um curso de 10 dias e ganhar 6.500,00 por
passar 10 dias em outra instituição fazendo pesquisa. Infelizmente este
preço alto continua sendo pago.

Por outro lado, reconheço o imenso esforço da PROPESP para fomentar a
pesquisa na UFPA, através PADT, PAPQ, PACI, PIBIC, PIAPA, PRODOUTOR, PAEV,
PRODISCENTE (conheça esses programas em http://www.propesp.ufpa.br).
Entretanto, na minha opinião, falta um programa que incentive os atuais
pesquisadores a continuarem produzindo e, principalmente, que recupere
aqueles que perderam o encanto ou foram encantados com o complemento
salarial....

Abraços

Giovany Figueiredo - Coordenador do PPGME - Programa de Pós-Graduação em
Matemática e Estatísitica

Anônimo disse...

O Jatene deve esticar bem seus olhos em direção ao que acontece na SEDUC. Graças a um acordo firmado antes da campanha por Nilsinho e Paulo Rocha, aquele determinou que seus cabos eleitorais pedissem votos para o Senado para Paulo e Flexa. Os Prefeitos que apoivam Nilsinho estavam todos com Ana Julia, pricipalmente no Baixo Amazonas, motivo pelo qual Nilsinho nunca acompanhava Jatene e comitiva em campanha naquela região. Ainda graças ao acordo de Nilsinho com Paulo Rocha, vários petistas continuam pretigiados na SEDUC, inclusive alguns sendo até promovidos. O trio Nilsinho, Lady Kate e Izabel Amazônas fizeram coisas que até o diabo duvida quando ele estava à frente da Secretaria de Promoção Social, Izabel na SEDUC e Lady Kate uma distinta Assessora. Eram coisas tão escabrosas que fizeram seu sucessor Gerson Peres algumas vezes se valer de maracugina, e Rosa Cunha simplesmente proibir a entrada de Lady Kate na SEDUC. É PÚBLICO E NOTÓRIO QUE APÓS ESTE PRÓDIGO PERÍODO, IZABEL CRIOU UMA PRÓSPERA FACULDADE E LADY KATE, ATÉ ENTÃO UM SIMPLES MORADORA DE UMA PASSAGEM NO BAIRRO DO MARCO, PASSOU OSTENTAR CARRÕES IMPORTADOS, JÓIAS, BOLSAS E SAPATOS DE GRIFE, ALÉM DE DOIS SUNTUOSOS APARTAMENTOS (UM POR ANDAR)NOS ARREDORES DA DOCA DE SOUZA FRANCO.

É GOVERNADOR SIMÃO JATENE O SENHOR CONHECE MUITO BEM A DUPLA NILSINHO E LADY KATE RIBEIRO! NESSA HISTÓRIA DE CONSTRUÇÃO E REFORMAS DE ESCOLAS EM QUE SE EXECUTA O FINANCEIRO SEM QUE O FÍSICO SAIA DO PAPEL ELES FORAM PROFESSORES. E QUE PROFESSORES!!!

Anônimo disse...

A sua fiél escudeira GAZELA SALTITANTE não fica atrás na esperteza!

Anônimo disse...

Uma tristeza isso tudo! E nós sempre com o prejuízo...dá vontade de se mandar desse país - como dizia Nilson - não o Pinto, mas o Chaves.