segunda-feira, 17 de setembro de 2012

MENSALÃO – O farsante recorrente

7 comentários :

Anônimo disse...

Além de farsa, sobram malandragem, mentira, sofisma, mesquinharia e outras qualidades a ele inseparáveis por natureza, intimamente ligadas como gengiva e dentes, bem peculiares e inerentes a seres humanos de quinta categoria.

Anônimo disse...

Barata, o Lulão do Mensalão pensa que todo mundo é doido, que nem a ele. O mensalão é a maior vergonha de um Brasil que ao invés de redemocratizá-lo, na verdade foi roubaralizá-lo.

Su Mano

Anônimo disse...

Barata, dar credibilidade as reportagens da veja é muita forçação de barra, a reporcagem diz "eu vi dizer", "parece que", "eu ouvi falar". Está certo que Lula não é nenhum santinha, mas daí acreditar em uma suposta fala de Valério e dizer que seus leitores são um monte de imbecis com os leitores da veja e folha de São Paulo. Barata voce não precisa disso, vou te dizer, seus leitores não são imbecis.

José Carlos de Sousa Marinho
Belém-Pará
Cremação

IURE disse...

Eu até riria, não fosse o indomável odio que me sobe as espinha, quando vejo esses energúmenos que vem aqui falar de mensalão como a maior vergonha do brasil!!!!!o cara pensa que ta aonde???? Isso aqui é BRASIL, meu chapa!!... É duro afirmar, mas esse país ta contaminado por um BANDO DE LADRÃO, BANDIDO, que vai desde o mais inculto dos desvaridos até o mais ALTO ESCALÃO DOS PODERES, LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO. Na verdade, se a ‘justiça’ fosse procurar a fundo, 'SU MANO' agente ia descobrir que SÓ NESSE CONDENADO PARÁ, a corrupção do mensalão não chegaria aos pés..só o dudu ganharia!!!!
Se roubou, de modo seguro não tenho como afirmar, tanto que o SUPREMO o tirou do pólo passivo da AP-470, mas, seguramente, agente pode afirmar que o fato de milhões de brasileiros estarem tendo acesso a comida, a um pouco de lazer, nego na universidade (aonde já se viu?? – diria aquele que a uma hora dessas, deve ta tomando um banho de piscina quente, La nó inferno), proporcionado pelo governo lula e continuado pela presidenta Dilma, que recentemente anunciou a histórica queda da tarifa de energia, com anúncio futuros, que certamente ultrapassam a mera promessa, de mais redução de impostos, INCOMODA esses BANDIDOS PSDBESTAS, que JUNTOS, UNIDOS formados por uma elite reacionária que não admite mudanças a bem do povo, que SOFREM ao verem o povo SORRINDO, mas SORRIEM ao verem o povo SOFRENDO.

Anônimo disse...

Lula representa o líder que não foi cooptado pela direita, pela mídia, pelas nações imperiais. Por tudo isso, eles tem medo do Lula. Por tudo isso querem tentam desgastar sua imagem. Por isso 80% das referências ao Lula na mídia são negativas. Mas 69,8% dos brasileiros dizem que gostariam que ele volte a ser presidente do Brasil. Por isso eles tem tanto medo do Lula.

Anônimo disse...

Há um provérbio popular alemão que reza: “você bate no saco mas pensa no animal que carrega o saco”. Ele se aplica ao PT com referência ao processo do “Mensalão”. Você bate nos acusados mas tem a intenção de bater no PT. A relevância espalhafatosa que o grosso da mídia está dando à questão, mostra que o grande interesse não se concentra na condenação dos acusados, mas através de sua condenação, atingir de morte o PT.

De saída quero dizer que nunca fui filiado ao PT. Interesso-me pela causa que ele representa pois a Igreja da Libertação colaborou na sua formulação e na sua realização nos meios populares. Reconheço com dor que quadros importantes da direção do partido se deixaram morder pela mosca azul do poder e cometeram irregularidades inaceitáveis.

Muitos sentimo-nos decepcionados, pois depositávamos neles a esperança de que seria possível resistir às seduções inerentes ao poder. Tinham a chance de mostrar um exercício ético do poder na medida em que este poder reforçaria o poder do povo que assim se faria participativo e democrático.

Lamentavelmente houve a queda. Mas ela nunca é fatal. Quem cai, sempre pode se levantar. Com a queda não caiu a causa que o PT representa: daqueles que vem da grande tribulação histórica sempre mantidos no abandono e na marginalidade. Por políticas sociais consistentes, milhões foram integrados e se fizeram sujeitos ativos...

Por que muitos resistem e tentam ferir letalmente o PT? Há muitas razões. Ressalto apenas duas decisivas.

A primeira tem a ver com uma questão de classe social. Sabidamente temos elites econômicas e intelectuais das mais atrasadas do mundo, como soia repetir Darcy Ribeiro. Estão mais interessadas em defender privilégios do que garantir direitos para todos. Elas nunca se reconciliaram com o povo. Como escreveu o historiador José Honório Rodrigues (Conciliação e Reforma no Brasil 1965,14) elas “negaram seus direitos, arrasaram sua vida e logo que o viram crescer, lhe negaram, pouco a pouco, a sua aprovação, conspiraram para colocá-lo de novo na periferia, no lugar que continuam achando que lhe pertence”.

Ora, o PT e Lula vem desta periferia. Chegaram democraticamente ao centro do poder. Essas elites tolerariam Lula no Planalto, apenas como serviçal, mas jamais como Presidente. Não conseguem digerir este dado inapagável. Lula Presidente representa uma virada de magnitude histórica. Essas elites perderam. E nada aprenderam. Seu tempo passou. Continuam conspirando, especialmente, através de uma mídia e de seus analistas, amargurados por sucessivas derrotas como se nota nestes dias, a propósito de uma entrevista montada de Veja contra Lula. Estes grupos se propõem apear o PT do poder e liquidar com seus líderes.

A segunda razão está em seu arraigado conservadorismo. Não quererem mudar, nem se ajustar ao novo tempo. Internalizaram a dialética do senhor e do servo. Saudosistas, preferem se alinhar de forma agregada e subalterna, como servos, ao senhor que hegemoniza a atual fase planetária: os USA e seus aliados, hoje todos em crise de degeneração. Difamaram a coragem de um Presidente que mostrou a autoestima e a autonomia do país, decisivo para o futuro ecológico e econômico do mundo, orgulhoso de seu ensaio civilizatório racialmente ecumênico e pacífico. Querem um Brasil menor do que eles para continuarem a ter vantagens...

Muitos jovens empresários, com outra cabeça, não se deixam mais iludir pela macroeconomia neoliberal globalizada. Procuram seguir o novo caminho aberto pelo PT e pelos aliados de causa. Querem produzir autonomamente para o mercado interno, abastecendo os milhões de brasileiros que buscam um consumo necessário, suficiente e responsável e assim poderem viver um desafogo com dignidade e decência.

Essa utopia mínima é factível. O PT se esforça por realizá-la. Essa causa não pode ser perdida em razão da férrea resistência de opositores superados porque é sagrada demais pelo tanto de suor e de sangue que custou.


*Leonardo Boff é teólogo, filósofo, escritor e dr.h.causa em politica pela Universidade de Turim por solicitação de Norberto Bobbio.

Anônimo disse...

Com todo o respeito,mas esse papo de Leonardo Boff imbricando escatologia histórica(tribulação)com política,é mais velho que Matusalém.
O fato de o PT e Lula emergirem da periferia não os torna vestais da política brasileira e nem lhes dá o direito de atropelar democracia como tentaram pela via mensaleira.
Ora,é do DNA petista justificar ações ilícitas para chegar aos fins imaginados na cúpula do partido.E é por isso que negam o mensalão,ou o ridicularizam como fêz Delúbio prevendo que no futuro,o mesmo (mensalão) seria apenas uma piada de salão.É assim que eles veem o ilícito quando este lhes beneficia a nível partidário.
Lula até pode representar uma virada de magnitude histórica,mas pisou na bola ao negar o mensalão e "passar a mão na cabeça das crianças" mensaleiras.
Os fatos estão aí,ou o STF está de sacanagem, ou é uma farsa ou brincadeira de criança.E não adianta se fazer de vítima como estão se fazendo,querendo até mesmo impedir o julgamento ao vivo pela TV justiça alegando que é uma ameaça à democracia.Ameaça é o que fizeram e resentem-se por serem sido pego com a mão na bufunfa.
Negar o mensalão,é como tentar tirar o verde da grama ou os números da matemática.
Até arrisco sugerir-lhes que vão tomar no "SUS",pois segundo o "deus"(deve ser o deus Mercúrio)está à beira da perfeição.