quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ELEIÇÕES – O Ibope e as suspeitas de manipulação

        Pode ser que as projeções feitas realmente traduzam as eventuais inclinações do eleitorado. Mas diante dos antecedentes, registrados em passado recente, soa inevitável o ceticismo com o qual foi recebida a mais recente pesquisa de intenção de voto do Ibope, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, sobre a disputa pela Prefeitura de Belém. Sem nenhum fato relevante capaz de justificar ascensão colossal ou queda vertiginosa de qualquer dos candidatos, esse recorrente cambalacho robustece as suspeitas de tentativa de manipulação, o que aparentemente volta a ocorrer agora.
        A mais recente pesquisa do Ibope aponta uma suposta queda de nove pontos do deputado Edmilson Rodrigues (foto), do PSol, que postula um terceiro mandato como prefeito de Belém, depois de ter sido eleito e reeleito como tal, quando ainda no PT. Ao mesmo tempo, inexplicavelmente o deputado federal Zenaldo Coutinho, o candidato a prefeito de Belém pelo PSDB, teria subido oito pontos. Edmilson teria desabado de 47% das intenções de voto para 38%. Zenaldo, etiquetado de Zeraldo, devido seu opaco desempenho na Câmara dos Deputados, supostamente passou de 16% para 20%, em termos de intenção de voto. De acordo com a pesquisa do Ibope, o deputado federal José Priante, o candidato a prefeito de Belém pelo PMDB, teria ficado patinando em 16%, sendo superado justamente por Zenaldo, o Zeraldo.
        Como em 2008, mais uma vez o Ibope terceirizou suas pesquisas no Pará, valendo-se do Ibope Inteligência, contratado pela TV Liberal. Na pesquisa sobre intenção de votos em Belém, cuja margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, o Ibope Inteligência ouviu 602 eleitores.

7 comentários :

Anônimo disse...

o edmilson leva no primeiro turno !!!!! com toda certeza " arreda que ele vem "

Anônimo disse...

Tanto faz no primeiro como no segundo, vai dar EDMILSON 50!!!!

Su Mano.

Anônimo disse...

Edmilson diz que vai suspender os radares e guinchos, como? se foi no modelo criado por ele, quando prefeito, a escola pro DUDU que guincha carros adoidado pela cidade, para fazer caixa. Quem não recorda da INDÚSTRIA DE MULTAS!!!!

Anônimo disse...

As pessoas tem que entender que nunca existiu e nem existe esse negócio de industria de multas.

Em 1997, foi aprovado o Código de Transito Brasileiro - CTB, que veio para organizar a banguçada e omissa legislação de transito no país.

Coube ao Edmilson, então prefeito naquela época, aplicar as penalidades previstas no CTB, e que hoje são aplicadas em grande parte do país.

Apesar das penalidades do CTB terem ajudado a diminuir sobremaneira a violencia e os acidentes no trânsito, nossa legislação de trânsito precisa ser mais rigorosa. O brasileiro é muito mal educado e desrespeita a lei na maior cara de pau. Ele só respeita a lei quando mexe no seu bolso.

Hoje todo motorista já tem a consciência de usar cinto de segurança, mas antes do CTB eles achavam o cinto um incômodo. Mas tem gente que parece não gostar de civilidade.

Anônimo disse...

Quem viver verá!O Edmilson vai ser o Prefeito eleito de Belém.Não tem jeito.O Povo quando decide,está decidido.

Anônimo disse...

O Edmilson tem dna petista, ou seja é do mensalao tambem. Como explicar seu patrimonio apos os periodos de ocupaçao na Prefeitura.

Anônimo disse...

ègua! Se depender dos esquemas das pesquisa fraldulentas do Liberal, IBOPE e PSDB o Zerado ganha a aleição no 1º turno