terça-feira, 18 de setembro de 2012

TCM – O elenco dos ungidos por Barbalho

        Na relação de parentes e contraparentes do senador pelo PMDB, cuja ascensão funcional no TCM é associada ao parentesco com Jader Barbalho, emergem dúvidas, o que torna o elenco citado passível de retificações. Na relação figuram:

Malu Barbalho – Irmã por parte de pai. Filha do segundo casamento de Laércio Wilson Barbalho, o pai de Jader, com dona Balbina Barbalho.

Hilda Zaluth – Inexistem maiores referências, além do parentesco com a família Zaluth, da deputada federal Elcione Zaluth Barbalho, ex-mulher e mãe dos dois filhos mais velhos de Jader – Jader Barbalho Filho, diretor-presidente do Diário do Pará, o jornal do grupo de comunicação da família do ex-governador, e Helder Barbalho, atual prefeito de Ananindeua e pretenso herdeiro político do pai.

Antônia Barbalho – Ex-cunhada. Foi casada com Lionel Barbalho, irmão mais velho de Jader.

Elza Zaluth – Supostamente irmã de dona Elcione Zaluth Barbalho, ex-mulher de Jader e atualmente deputada federal pelo PMDB.

Elaine Zaluth Bastos – Irmã de dona Elcione Zaluth Barbalho, ex-mulher de Jader.

Nair Zaluth – Sobrinha de Jader, segundo consta. A confirmar.

Izane Zaluth Monteiro – Irmã de dona Elcione Zaluth Barbalho, ex-mulher de Jader.

Márcia Barbalho – Prima de Jader. Seria filha do médico Lourival Barbalho, tio de Jader e um médico urologista de reconhecida competência e probidade.

Mara Barbalho – Irmã. Filha do primeiro casamento de Laércio Wilson Barbalho, com dona Joanele Fontenelle Barbalho, pai e mãe de Jader. Tornou-se procuradora do Ministério Público junto ao TCM.

Lídia Barbalho – Irmã. Também é filha do primeiro casamento de Laércio Wilson Barbalho, com dona Joanele Fontenelle Barbalho, pai e mãe de Jader. Foi assessora da irmã, Lídia Barbalho, procuradora do Ministério Público junto ao TCM. Reza o folclore do tribunal que Lídia era habitué em utilizar veículo do TCM para mandar comprar coco no Ver-O-Peso e abastecer a venda mantida pelo marido, Fernando Gogó de Ouro, que ganhou notoriedade como puxador de samba do Quem São Eles, uma das mais tradicionais escolas de samba de Belém, com raízes no bairro do Umarizal.

Laércio Wilson Barbalho Filho – Irmão por parte de pai. Filho do segundo casamento de Laércio Wilson Barbalho, o pai de Jader, com dona Balbina Barbalho. Dele se diz que chegou a ocupar um cargo privativo de advogado, sem preencher o pré-requisito. A versão, contudo, carece de confirmação, diante da possibilidade dele ter obtido o diploma na mesma instituição de ensino superior que tornou bacharel em direito o prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), o nefasto Dudu. Laercinho, como é mais conhecido, costuma ser descrito como alguém intelectualmente xucro, que maltrata de forma hilário o vernáculo e cuja única qualificação visível é ser irmão de Jader Barbalho.

2 comentários :

Anônimo disse...

a nair é a irmã da marcia centeno barbalho.

Anônimo disse...

ELAINE ZALUTH BASTOS, IRMÃ DE D. ELCIONE, É AUDITORA DO TCM. NAIR ZALUTH, SOBRINHA DE AMBAS, APOSENTOU-SE COMO AUDITORA HÁ UNS ANOS. DETALHE: A POSSE COMO AUDITOR DE CONTAS EXIGE REALIZAÇÃO DE CONSURSO PÚBLICO, O QUE NÃO FOI O CASO DAS REFERIDAS SENHORAS, QUE FORAM NOMEADAS DE FORMA DIRETA PARA O CARGO POR JADER BARBALHO.
MARA BARBALHO FOI NOMEADA PROCURADORA DE CONTAS DA MESMA FORMA, TAMBÉM SEM CONCURSO, E HOJE OCUPA O CARGO DE CONSELHEIRA, NA VAGA QUE PERTENCE A UM PROCURADOR.