terça-feira, 18 de setembro de 2012

TCM – Vícios de origem comprometem imagem

        As suspeitas de que hoje esteja operando sob um esquema de corrupção - no qual um farto propinoduto blinda sobretudo as prefeituras de maior orçameento -, não é a única denúncia que tisna a imagem do TCM. Além das suspeitas de uma relação nocivamente promíscua entre conselheiros e gestores municipais, a escandalosa prática do nepotismo e/ou do empreguismo - despudoradamente estimulada pelos ex-governadores Alacid Nunes e Jader Barbalho - pontua a história do tribunal e tem um efeito devastador sobre sua imagem. Um desgaste potencializado pelo atual presidente, o ex-deputado tucano José Carlos Araújo, o Zeca Araújo (foto, à esq., com o governador Simão Jatene), profissionalmente um zero à esquerda, que valeu-se do toma-lá-dá-cá da política para ascender socialmente, na ausência de maior qualificação para fazê-lo por seus próprios méritos.
        A mediocridade de Zeca Araújo é tanta e tamanha que, segundo consta, ele exibe apenas o diploma de psicólogo, obtido nas Ficom, as Faculdades Integradas do Colégio Moderno, de parca credibilidade e posteriormente incorporada pela Unama, a Universidade da Amazônia. Ele ganhou visibilidade na mídia ao abrigar em seu gabinete uma fiel funcionária dos Maiorana, fazendo o que estes mais gostam – desonerar o grupo de comunicação da família, com recursos públicos. Em 2006, Zeca Araújo abdicou de tentar a reeleição como deputado para coordenar em Belém a campanha ao governo do ex-governador Almir Gabriel, candidato do PSDB. Com a vitória de Ana Júlia Carepa, do PT, ele ficou à deriva. Por isso, de acordo com fontes fidedignas, seus familiares choraram copiosamente, nas galerias do Palácio Cabanagem, quando Zeca Araújo foi aprovado pela Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará, para ocupar uma vaga de conselheiro do TCM. “Se o seu nome não fosse aprovado, Zeca e a família iriam ficar em uma roça difícil de capinar”, resume uma testemunha privilegiada dos bastidores do episódio. O ex-deputado tornar-se presidente de um tribunal de contas, ainda que do jaez do TCM, equivale a ganhar sozinho uma mega-sena acumulada, considerando que ele exibe a profundidade intelectual de um livro de auto-ajuda, embora exímio em conchavos próprios da política mais rasteira.
        O TCM, que provavelmente aprofundou suas mazelas com Zeca Araújo, foi criado pela Emenda Constitucional n. 13/80, de 16 de outubro de 1980, no segundo mandato do ex-governador Alacid Nunes, exercido de 15 de março de 1979 a 15 de março de 1983. Pragmático, como sempre foi do seu estilo, e naturalmente alimentando um projeto de continuísmo político, que seria destroçado com a ascensão de Jader Barbalho ao poder, Alacid tratou de aboletar no TCM parentes e contraparentes, além de aliados políticos e apaniguados. Ao ser eleito governador, na sucessão de Alacid e com o apoio deste, em 1982, Jader Barbalho levou a prática do nepotismo e do empreguismo ao paroxismo.

15 comentários :

Anônimo disse...

O genro do Simão pregiça é chefe de gabinete desse presidente de m...., de um tribunal de m.....Esperar o que desses dois aí?

Anônimo disse...

Barata, o maior atestado de corrupção e favorecimento é a campanha milionária feita pelo filho do presidente, candidato a vereador.
Cada esquina tem um cartaz com o nome Thiago Araújo, carros e mais carros adesivados.Tudo com dinheiro oriundo das mais diversas negociatas. Muitos prefeitos com contas duvidosas chamados na calada da noite.
Funcionários do TCM estimam que essa campanha esteja custando mais de 4 milhões de reais. Tudo pro filhão dar orgulho ao papai.
Mais um incompetente que se não for político não poderá ser mais nada,além de filho de alguem.

Anônimo disse...

Cara, então esse candidatinho Thyago é filho do Zeca ??? Estou pasmo. É rios de dinheiro jogado em sua campanha. o Abel Loureiro que o diga. A cara do rapzinho esté espalhada por toda Marambaia e a carreata do distinto é maior do que a do Jordy. É mole ?? Tudo com o benepláccito do TCM ????

Anônimo disse...

Vocês vão ver e podem passar pela frente e por traz do TCM, vários carros estacionados dentro e fora com adesivo do filhote do Zeca-Tatu, no maior crime eleitoral nessas eleições (servidores do TCM em campanha). Já existe monitoramento do MPF junto ao TRE.

Anônimo disse...

Égua sumano, não tem uma entidade ou ong's pra adentrar no TJE contra todas essas irregularidades no TCM ou um advogado corajoso e fulminantemente inconstitucionais essas indicações. Tá na hora de colher assinaturas em todo o estado pra acabar com esse Centro Lotérico. Só chamando e dra. Eliana Calmon, Joaquim barbosa, Medrado e Azevedo é?

Anônimo disse...

Nem bem largou a fralda já é candidato, pois o rosto dele é de bebezinho. Vai fazer o que na Câmara? Nada, como o pai que não realizou um beneficio a favor do povo, a não ser enganar esses montes de cabos eleitorais.

Depois não chorem e fiquem falando que eles não prestam. Povinho imbecil esse.

Anônimo disse...

Se não me achasse tão incompetente para representar, seria também candidato. o povo que se dá bem não. Em que esse povo trabalhou antes e depois que saiu da política. Qual a profissão do "ZERALDO"? o que ele sabe fazer de útil para sociedade produtiva? vivem eles e os seus de cargos, públicos, com os melhores salários, e isto sem fazer concurso público.
Espero que este Thiago seja derrotado nas urnas.

Anônimo disse...

O guri tem 19 anos, ele estudou no marista na sala de minha filha. Ainda bem que não voto aqui em Belém, cidade linda mas muito suja, em todos os sentidos.

Anônimo disse...

Ei não vamos parar ai!!! Vocês sabiam que tem mais!!! O irmão do Daniel Lavareda também é candidato a vereador é o MUCA já vi varios carros com o adesivo dele em volta do Trib.

Anônimo disse...

E a Subsecretária, a Hilda Zaluhth, parente da Conselheira Mara Barbalho, também tá com o filho dela candidato a Vereador, é o Igor Normando.

Anônimo disse...

Falando em Barbalhada, a Mara Barbalho é a Vice-presidente.

Anônimo disse...

Ei é para ficar impressionado, vocês sabiam que a filha da Conselheira Rosa Hage é candidata a Prefeita de Prainha??? e o irmão do Conselheiro Cesar Colares é candidato na Prefeitura de Santa Barbara??? Barbaridade!!! Não sei o que é pior.

Anônimo disse...

Precisamos urgentemente elaborar junto ao art. 119, da CE um paragrafo proibindo a participação de filhos e parentes, até o 3º grau, para se candidatarem em cargos eletivos. Alguen se habilita?

Anônimo disse...

Só sabem roubar mesmo, agora estão querendo respaldo legal pra isso, o que aquino Brasil se chama político e eleição.

Anônimo disse...

É uma vergonha a utilização do TCM, Tribunal este custeado com o dinheiro de milhares de trabalhadores para sustentar campanhas políticas de seus filhotes, irmãs e etc... É lamentável que em plena Capital do Estado ocorram esse tipo de politicagem barata. Cadê os agentes do Poder Judiciários para coibirem a roubalheira do dinheiro publico. Assim não dá... aliás dá... só para o bolso deles...

Su Mano