blog que se identifica como Pagu)
SOB CENSURA, POR DETERMINAÇÃO DOS JUIZES TÂNIA BATISTELO, JOSÉ CORIOLANO DA SILVEIRA, LUIZ GUSTAVO VIOLA CARDOSO, ANA PATRICIA NUNES ALVES FERNANDES, LUANA SANTALICES, ANA LÚCIA BENTES LYNCH, CARMEN CARVALHO, ANA SELMA DA SILVA TIMÓTEO E BETANIA DE FIGUEIREDO PESSOA BATISTA - E-mail: augustoebarata@gmail.com
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
8 comentários :
Maurílio Monteiro, representando a governadora Ana Júlia Carepa, fez ontem à noite no Centur um discurso tão cínico sobre o ponto-de-vista do estado sobre as "vantagens" da construção da hidrelétrica de Belomonte, que provocou incessante vaias e protestos dos presentes. Visivelmente mal ensaiado, gaguejou quase 50% das palavras.
A FARSA DA AUDIÊNCIA :
Toda a falácia do governo federal sobre democracia, respeito às minorias étnicas e desenvolvimento sustentável foram desmascaradas ontem à noite na farsa montada a pretexto da audiência pública sobre a construção da barragem de Belomonte no Rio Xingu.
O que deveria ser público foi tratado com ostensiva presença policial militar, restringindo a participação da população paraense não só na mesa de debates, como no minúsculo recinto, propositalmente escolhido para esta farsa. Poderosos executivos, representantes dos novos donos da amazônia e financiadores de Lula e Ana Júlia, davam a todos a exata noção do que está acontecendo.
A multidão constrangida aplaudiu a atitude dos representantes do Ministério Público Estadual e Federal, que decidiram se retirar da audiência quando ouviram do presidente do IBAMA que lhes tinha sido imposto um tempo máximo de 15 minutos para se manifestarem.
-----
A QUEM INTERESSA A CONSTRUÇÃO DE BELOMONTE:
1º LULA - que seria capaz de vender e entregar a nação em troca da vaidade de permanecer no poder através de uma candidata intersticial teleguiada, que lhe devolveria mais tarde o poder.
2º ANA JÚLIA - responsável pelo pior governo nos últimos 100 anos, vê na "liberação" desta concessão uma mala cheia de dólares com a qual ainda vislumbraria a chance de comprar votos para se reeleger e eleger seus incompetentes assessores ao legislativo.
3º JÁDER BARBALHO - atrás do muro, posição que vem ocupando desde que o seu prontuário sujo lhe descredenciou a ocupar a presidência do Senado, também participa deste lobby para vender as riquezas da amazônia.
4º A IMPRENSA LOCAL = O LIBERAL E O DIÁRIO DO PARÁ - que não querem perder um importante anunciante: a VALE.
5º CONGRESSISTAS CORRUPTOS - porque a propina é boa.
6º A VALE DO RIO DOCE E AO CARTEL INTERNACIONAL DOS MINÉRIOS - porque vão reeditar no mercado do alumínio, o que já fizeram antes com o petróleo, ou seja, vão incentivar uma super-produção, através da qual obterão o controle dos prêços, da supremacia na concorrência com outros trustes, vitórias, falências, incorporações, etc. Uma aventura finançeira delirante às custas da destruição total de um patrimônio natural exuberante, que igual ainda não foi detectado pelo telescópio hubble num raio de um milhão de anos-luz de distância deste planeta.
7º OS MINEIROS, NORDESTINOS E VENEZUELANOS - que terão energia farta e barata, subsidiada pelos paraenses (que são os que acabam pagando a conta de luz mais cara).
-----
QUAIS OS DANOS IRREVERSÍVEIS QUE SERÃO CAUSADOS POR ESTA REPRESA?
* Agressão à natureza. Bilhões de plantas serão inundadas, apodrecendo debaixo da água e transformadas em gás metano venenoso, impossibilitando a oxigenação da água, matando peixes e a maior parte da vida aquática. Espécies endêmicas da flora e fauna serão extintas sem que a ciência tenha estudado seu aproveitamento auto-sustentável. Mesmo após anos de acomodação, no futuro lago da represa apenas algumas espécies de peixes conseguirão se adptar (ex: os próprios de lago), pois os grandes bagres dependem de altas taxas de oxigênio que só são possíveis em rios com numerosos saltos e corredeiras, como é o caso do Xingu.
* Agressão à Natureza: esta energia será usada para aumentar a produção do complexo eletro-intensivo do alumínio, altamente poluidor dos rios com toneladas de soda cáustica.
* Desequilíbrio climático, provocado por grandes extensões de lâminas d'água que vão absorver calor e mudar radicalmente o regime de chuvas. Enchentes e secas vão castigar impiedosamente a região.
* A reserva dos índios Caiapós vai ser parcialmente inundada, deixando os índios em fragmentos descontínuos que põem em risco a subsistência da cultura milenar desta minoria étnica.
* Inchaço populacional de migrantes carentes no estado no entorno desta barragem, com inúmeros problemas sociais que certamente a VALE não vai ajudar a controplar depois. Violência, crimes, prostutição infantil, etc.
Por que a Deputada Regina Barata e o Deputado Arnaldo Jordy só chegaram ontem na Comissão de Constituição, depois de aprovado o parecer do Deputado Parsifal no projeto do TJE? Não adianta eles dizerem que não sabiam que ia ser votado porque o Presidente da Comissão convocou a reunião no plenário. É todo mundo fazendo só cena. Na hora do pega pra capar se escondem.
Regina estava no plenário terminando de atender os solicitantes que lhe aguardavam por toda a manhã, o que não levou mais de 15 minutos, e logo em seguida dirigiu-se à CCJ, porém o projeto foi votado a toque de caixa, sem sequer ser ouvido voto por voto, o que só mudou após interrupção de Jordy exigindo do presidente - que o atendeu retomando a votação normal - voto a voto.
O projeto deverá ser apreciado em plenário.
Concordo com tudo que foi dito nos comentários abaixos. Infelizmente me decepciono com a falta de coragem dos colegaa por não se identificarem!
Acredito que quando nos identificamos damos força a nossas críticas, que por sinal as abaixo, possuem fundamento, mas perdem toda a credibilidade para o anonimato!
Parabens Pagu essa charge está de última........boa demais rsrsrs.
Os servidores que mandam na ALEPA, estão achando que agora o Plano de Cargos e Salários de lá vai emplacar. Estão achando que os "escolhidos" por Deus vão entrar sem concurso público. Se isso ocorrer vai rolar bunda lê lê. Aguardem!
Quem não tem confiabilidade é tu Gondim. Tbém com esse nome.
Postar um comentário