quarta-feira, 21 de novembro de 2012

OAB – Avelina lidera e Duda denuncia “circo”

        Apuradas sete de um total de 30 urnas, Avelina Hesketh, da chapa Pela Honra, pela Ordem, lidera a apuração da eleição do novo presidente da OAB/PA, a Ordem dos Advogados do Brasil do Pará, com algo em torno de 327 votos, seguida por Jarbas Vasconcelos do Carmo, candidato à reeleição, e Eduardo Klautau, o Duda Klautau, com aproximadamente 295 e 130 votos, respectivamente. O Tribunal Regional de Brasília manteve a eleição para esta quarta-feira, 21, ao cassar a liminar do juiz Bruno Teixeira de Castro, da 5ª Vara Federal, suspendendo por pelo menos 72 horas o pleito, diante dos indícios de que ocorreu pagamento de anuidades fora do prazo legal previsto pelo estatuto eleitoral, segundo recurso da chapa de Avelina Hesketh, ex-presidente da OAB/PA.
        A manutenção da eleição nesta quarta-feira, permanecendo pendentes pedidos de impugnação, na contramão do estatuto eleitoral, provocou um enérgico protesto de Duda Klautau, candidato a presidente pela chapa OAB+, que definiu a realização do pleito, nessas circunstâncias, como “um circo”. “Votei em respeito aos eleitores”, desabafou Klautau, cuja campanha foi pontuada por denúncias de golpismo de Jarbas Vasconcelos do Carmo, atual presidente e que postula a reeleição, pela chapa OAB por Você.
        Militante histórico do PT e amigo íntimo da ex-governadora petista Ana Júlia Carepa, Jarbas Vasconcelos do Carmo protagonizou uma administração marcada por denúncias de corrupção e aparelhamento. Os indícios de falcatrua em uma nebulosa transação imobiliária, envolvendo um terreno doado à OAB pela Prefeitura de Altamira, em negociata que acabou abortada, provocou a intervenção na seccional do Pará, por decisão do Conselho Fedral da OAB, por 22 votos a quatro. A crise de credibilidade na qual submergiu Jarbas Vasconcelos do Carmo levou 23, dos 34 conselheiros, a se licenciarem, nesse elenco figurando três dos cinco diretores.

Nenhum comentário :