segunda-feira, 5 de novembro de 2012

GUERRA SUJA – Rominho ataca. E Jader revida


        No rastro das eleições municipais, e particularmente da eleição do tucano Zenaldo Coutinho como prefeito de Belém, recrudesceu o tiroteio midiático entre Romulo Maiorana Júnior, o Rominho, presidente executivo das ORM, Organizações Romulo Maiorana, e o senador e ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará e a mais longeva liderança política da história do Estado. Inimigos figadais, os Maiorana e os Barbalho, com os respectivos grupos de comunicação, protagonizam não apenas uma disputa política, mas também empresarial, que passa ao largo de questões de princípios e cujo freqüente baixo nível acabou por torná-la uma autêntica guerra suja. Dessa vez coube a O Liberal, o principal jornal do grupo de comunicação dos Maiorana, retomar a guerra suja, com um virulento editorial, publicado em espaço nobre, na edição da última segunda-feira, 29 de outubro, acusando Jader de “corrupto, malfeitor e mentiroso”. A retaliação, em tom igualmente abrasivo, veio no dia seguinte, 30 de outubro passado, quando o Diário do Pará, o jornal do grupo de comunicação dos Barbalho, destinou uma página dupla, dedicada à vida pregressa do patriarca dos Maiorana e seu envolvimento com o contrabando – inclusive de armas – denunciado por O Globo, do Rio de Janeiro, em uma série de reportagens publicadas em 1957.
        O estopim para esse novo capítulo de ofensas e achincalhes mútuos foi a pesquisa de intenção de voto para prefeito de Belém, feita pelo Ipesp, o Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas. A pesquisa, publicada na edição do último domingo, 28 de outubro, do Diário do Pará, o jornal da família Barbalho, sinalizava para um suposto empate técnico entre o deputado federal Zenaldo Coutinho, do PSDB, e o deputado estadual Edmilson Rodrigues, do PSol, ex-prefeito de Belém, eleito em 1996 e reeleito em 2000, quando ainda no PT. A projeção do Ipesp revelou-se um fiasco, ao contrário da última pesquisa do Ibope, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, encomendada pelos Maiorana e cujas projeções foram quase integralmente corroboradas pelas urnas.


18 comentários :

Anônimo disse...

Exijo que a Av Alte. Barroso seja renomeada de av. Jáder Barbalho!

Anônimo disse...

Pô, até que enfim um blog corajoso para não só comentar a guerra imunda, mas, contar parte da história jornalística do nosso estado, que eu presumo que eles pensam que é só deles; das duas famílias.

Anônimo disse...

Conta aí Barata, quem foi o bombeiro que "acabou" com a briga dos dois grupos. Só pode ter sido o Jatene que por enquanto está na do Jader. Ele não quer irritar mais ainda o Barbalhão. Deixa o "homi" se irritar para o Simão ver o que acontece. No mínimo saberemos coisas de bastidores. Te acalma Rominho, põe o teu colírio ou os óculosm escuros.

Anônimo disse...

Barata, o Diário foi no fundo do poço ao publicar uma pesquisa fajuta. Todos sabem, mas não podemos provar que quem paga as pesquisas geralmente leva vantagem, mas dizer que o Edmilson venceria levou abaixo a credibilidade quase que nenhuma que este Diário tem. Não gosto dos atos dos Maioranas, mas o editorial no meu entedimento foi uma obra de arte.

Anônimo disse...

não gosto do lixo dos dois pasquins da burguesia paraense

Anônimo disse...

pq até agora jadi e redemoinho não se engalfinharam? esse milagre só é explicado pq ambos apoiam o governo de jateve, de dudumal e o próximo de zeraldo; em outras palavras, são farelo do mesmo chiqueiro...

Anônimo disse...

Coitado de quem cai nas mãos destes caras. Égua, é o pior que existe em termos de ser humano. É o verdadeiro lixo social. Já pensou, por exemplo, um anunciante que tenha algum princípio ético a nortear sua atividade empresarial, anunciar nesses jornais? Infelizmente, é o que temos, porém, manter uma atividade empresarial neste nível de baixaria e beligerância está com os dias contados. Égua do estado escroto!

Anônimo disse...

Essa é, sem dúvida, uma das raríssimas coisas de nos orgulhamos na nossa imprensa paraense. Enfim, ambas as maiores empresas jornalísticas falam inteira e profundamente a verdade ao povo: quando se atacam.
Uma peculiar briga em que os dois têm razão.
Tomara Jader e Rominho que nunca façam as pazes. E que perca o pior.

Anônimo disse...

Eu não diria Estado escroto...eu diria "égua do País escroto!!!!"

Anônimo disse...

Rominho X Barbalho,é briga de tubarão martelo,as sardinhas que se cuidem e nem passem perto,pois serão engolidas por suas bocarras.
Porém,quem quiser babar-lhes os ovos,que babem,só que eles estão fazendo para a patuléia paraopara o que bovinos,caprinos,e equinos fazem ao andar:c... e andando!
E vendendo mais seus jornais por conta de suas "brigas".

Anônimo disse...

Depois de todo essse escândalo, onde se "lembrou" ao povo paraense a história da origem do império dos Maiorana, será que nosso povo merece continuar homenageando a memória do chefe do clã dando seu nome a uma Avenida de Belém? porque não voltar a ser chamada Av. 25 de Setembro?

Anônimo disse...

rárárá, algum vereador disposto a comprar essa briga para mudar o nome da rua?

Anônimo disse...

ei barata, tá amarelando é? cadê o comentário de homenagear a ex-25 de setembro de av. contrabandista romulo maiorana?

Anônimo disse...

A charge do Jaguar com símbolo religioso desponta com 33 comentários, já as 22 postagens da "guerra suja" contam até agora com 27 comentários. Pelo visto temos maiores símbolos de culto e temor ou, como dito por Maquiavel, é melhor ser temido que amado.

Anônimo disse...

Então, se é pra dar nome "personalidades" às ruas e avenidas desta escrota cidade...Onde você mora? Eu moro na Lomas, perto do Bosque, entre as avenidas da Corrupção e do Contrabando, pertinho da RBA e bem próximo do Liberal...Ah, peraí que vou trocar meu selos pelo Champion...

Anônimo disse...

o Ipesp foi quem fez as pesquisas de todas as capitais para a band, por isso tb foi usada pelo diário. Acontece que o rominho quis fazer esse show todo por conta das pesquisas que ele manipula e esuqece.. A da valéria e, inclusive, no primeiro turno dessa eleição. Os dois são farinha do mesmo saco, sujo falando do mal lavado.

Anônimo disse...

Ja pedi para o Cleber Rabelo do PSTU apresentar o projeto de lei alterando o nome da ex-25 para Avenida Contrabando. Igor Normando, sobrinho da Elcione Barbalho, disse que apresentara projeto de lei para Almirante Barroso, esta vai passar a se chamar Avenida Ranario.

Anônimo disse...

Nem pense um absurbo desse , o antigo nome temonta a historia Tito franco, O que precisa se ter de volta é o nome 25 de setembro e não nome de contrabandista.