domingo, 18 de novembro de 2012

ALEPA – O factóide do ilustre contraventor

        Certos atos ou desmentem biografias, ou dizem tudo sobre elas. Na segunda alternativa se inclui o mais recente factóide disparado por Mário Couto (foto, à dir.), o dublê de bicheiro e parlamentar, catapultado para o Senado pela tucanalha, a banda podre do tucanato do Pará, de volta ao poder com o governador Simão Jatene, também conhecido como Simão Preguiça ou Simão Lorota. Couto é conhecido também como Mário Cotoco, em alusão ao gesto obsceno feito aos fotógrafos que registravam uma reunião dos deputados estaduais, para definir os termos do toma-lá-dá-cá com o então governador Jader Barbalho. Depois de desdenhar do Judiciário, ao ter seus bens indisponibilizados, no rastro das investigações do Ministério Público Estadual sobre as falcatruas registradas na Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará, que ele presidiu de 2003 a 2007, Couto investe contra o juiz Elder Lisboa da Costa, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Belém. Em entrevista a O Liberal, publicada na edição deste domingo, 18, ele denuncia ter sido vítima de uma suposta tentativa de extorsão, que teria sido perpetrada em nome do juiz Elder Lisboa da Costa. Segundo sua versão, Couto teria sido procurado por um advogado, Paulo Hermógenes, supostamente em nome do magistrado da 1ª Vara da Fazenda Pública de Belém, propondo-lhe ser excluído da ação civil pública, juntamente com a sua filha, a deputada estadual Cilene Couto Marques, também do PSDB, em troca de R$ 400 mil, pagos em duas parcelas de igual valor.
        Com pretensões a suceder Simão Jatene, embora não goze da simpatia do atual governador, como senador Couto se notabilizou pelo mise-em-scène da suposta probidade, adotando um discurso de intransigente defesa da moralidade pública, com críticas, em tom iracundo, frequentemente resvalando para o baixo nível, aos desvios das administrações petistas, no plano nacional e/ou regional. Esgrimindo versões mirabolantes, em Brasília, para consumo externo, ele nega pereptoriamente viver da contravenção, embora em Belém até as pedras da cidade saibam que ele mantém a banca A Favorita, cuja administração transferiu para alguns dos parentes. No imbróglio no qual Couto envolve o juiz Elder Lisboa da Costa, seu claro objetivo, já antecipado, é suscitar a suspeição, para afastar o magistrado, que acatou as denúncias do Ministério Público Estadual contra os envolvidos nas falcatruas registradas no Palácio Cabanagem. Ao suscitar a versão sobre a suposta tentativa de extorsão, o senador-bicheiro tenta, claramente, desqualificar o juiz Elder Lisboa da Costa, repetindo, com tinturas mais fortes, a mesma estratégia utilizada, no caso em vão, contra o promotor de Justiça Nelson Medrado, reconhecido como um profissional de competência, probidade e experiência reconhecidas. No caso de Medrado, Couto alegou quer o promotor de Justiça seria movido por questões pessoais, porque sua esposa teria sido defenestrada da Alepa. Reintegrada pela Justiça, com o aval do STF, o Supremo Tribunal Federal, a esposa do promotor foi exonerada do Palácio Cabanagem, sim, mas na administração, como presidente da Alepa, do deputado federal tucano Zenaldo Coutinho, então no PTB.

18 comentários :

Anônimo disse...

Como sempre você sai na frente comentando a matéria sórdida que pretende engessar o Juiz. Quem não conhece o senador que o leve a sério. Se o Jatene tiver juizo, está mais do que na hora de defenestrar essa mala sem alça e rodinha. Já chega!

Anônimo disse...

Barata,
Como é que pode esse grupo Liberal, dar espaço para um bandido como o Tapiocouto.

Anônimo disse...

Cadeia para esse senador bandido.

Anônimo disse...

Barata,
É bom lembrar que esse senador é do PSDB. grande aliado do Simão Preguiça.

Anônimo disse...

O pior é que esse "senador" continua achando que no Pará só tem gente idiota o suficiente pra acreditar na história sem pé nem cabeça que ele criou pra se safar. Não respeita mesmo nosso raciocínio. Para pessoa com entendimento mediano basta comparar a trajetória do juiz com a dele pra ver quem é quem. Além da lama que ele tenta colar no juiz, tem a história da falta de dinheiro. Essa aí, pelo amor de Deus. Lembram dos gastos que publicaram só dos passeios do senador? É o desespero pelas verdades que não param de pular dos porões da Alepa.

Anônimo disse...

Meu querindo das 19:48 o Jatene bem que conhece o senador, e nunquinha na história desse Pará, irá defenestar essa "mala sem alça" pois as alças é o próprio lorota.

Anônimo disse...

A jusiça não pode se intimidar com esse pilantra.

Anônimo disse...

Tapiocouto encheu o DETRAN de parentes (filhos principalmente) de magistrados. Deve vir daí a arrogância e "certeza" de que vai mandar o Dr. Helder para o espaço. O advogado metido nessa sujeira e que todos já sabem de quem se trata, está de laranja na parada. Tapiocouto errou a mão e dessa vez vai dar Galo na cabeça. Tenho dito!

Anônimo disse...

Ele colocou no detran como diretor da DTO,o filho de Ivone Santiago marinho,Miguel marinho...Em troca de que será?

Anônimo disse...

Até as gramas e pedras da Praça F. Patroni (que coincidentemente fica em frente do TJE e Prefeitura)sabem que a finalidade do senador é tirar o Juiz Elder do processo: o juiz entra com ação contra ele é - por ser correto - se sentirá na obrigação de alegar foro íntimo. Aí a próxima mexida no xadrez é o xeque-mate: dar-se-á um jeito de o processo ir para as mãos de um juiz que não tenha a mesma cautela, digamos assim, que o Dr. Elder.

Anônimo disse...

A suspeicao se dá por motivo de foro intimo e somente o juiz podera alegar isso, nao cabe ao tribunal, sem provas robustas, aceitar a suspeicao. Elder, parece ser inteligente e nao vai cair nessa. Agora uma pergunta que nao quer calar, cade a acao penal no STF ? Ja mandaram as provas para o PGR? Com a palavra o promotor atuante no caso.

Anônimo disse...

Cadê o respeito com com o poder judiciário ?

O poder judiciário ainda é digno de respeito ?

R: Nos próximos capítulos desta história.

Anônimo disse...

Caramba! O Elder Lisboa mordeu a ísca do Mario Couto. Entrou com varias medidads de investigacao contra o senador. Com essa atitude ele se torna suspeito para conduzir o processo, era tudo que o Couto queria. Agora essa investigacao nao vai dar em nada e o processo de improbidade administrativa da Alepa vai ficar parado ou cair na mao do Castelo Branco aí já viu no que vai dar.

Anônimo disse...

impressionante a desfaçatez dessa gente...pobre Pará!!!

Anônimo disse...

Acabei de ler que o Mário Tapiocouto quer mais rapidez no julgamento dos proocesso em Brasília pq quer a casa limpa mais rapidamente, sem ladrões. Pensei: Cara, ele vai abandonar a carreira política e o cargo de senador, só pode.

Anônimo disse...

Vejam a matéria de hoje no ¨O Liberal¨ sobre o caso, a palhaçada chega a ser ridícula. Mário Couto e José Sarney clamando por justiça, arrotando honestidade e moralidade.

Anônimo disse...

Vejam a matéria de hoje no ¨O Liberal¨ sobre o caso, a palhaçada chega a ser ridícula. Mário Couto e José Sarney clamando por justiça, arrotando honestidade e moralidade.

Anônimo disse...

Atualizando a contagem...as 05h da manhã de hoje....17 mortos em 48h em Marabá e Parauabepas, a maioria homicídios. O Pará que a gente faz e juntos vamos fazer mais! Em pouco tempo seremos os primeiros em mais um índice...com certeza!