segunda-feira, 12 de setembro de 2011

OAB – Ophirzinho, o sujeito oculto da crise

Tem nome e sobrenome o sujeito oculto da crise de credibilidade na qual submergiu a OAB/Pará, a Ordem dos Advogados do Brasil-Secção Pará, cuja face mais visível é a desastrosa administração de seu presidente, Jarbas Vasconcelos do Carmo, o Do Carmo, irremediavelmente comprometida pelas suspeitas de corrupção. As suspeitas envolvem mais diretamente o próprio presidente e um dos conselheiros da OAB/Pará, Robério Abdon D’Oliveira, amigo pessoal de Do Carmo, mas fatalmente tisnam também a imagem do atual presidente nacional da OAB, o paraense Ophir Cavalcante Júnior, o Ophirzinho (foto). Este fraturou a situação, ao patrocinar a eleição de Do Carmo como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Pará, em troca dos votos da oposição para sua candidatura a presidente nacional da OAB, cargo para o qual também foi eleito seu pai, Ophir Cavalcante, nos anos 80 do século XX. Diante das suspeitas de corrupção que maculam a gestão de Do Carmo, Ophirzinho mantém-se silente, a pretexto de uma suposta imposição ética, embora tenha sido o avalista da eleição do presidente da OAB/Pará.
O escândalo que deflagrou a crise de credibilidade na qual submergiu a OAB/Pará teve como estopim a negociação de um terreno doado pela Prefeitura de Altamira, originalmente destinado à construção da sede da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil no município e supostamente avaliado em R$ 310 mil, que Do Carmo, atropelando o rito formal, vendeu por R$ 301 mil, para o advogado Robério Abdon D’Oliveira. A venda do imóvel a Robério Abdon D’Oliveira, que é conselheiro da OAB/Pará e amigo íntimo de Do Carmo, acabou abortada, diante da denúncia do próprio vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Pará, Evaldo Pinto, segundo a qual sua assinatura foi falsificada. A denúncia foi confirmada por Cynthia de Nazaré Portilho Rocha, assessora jurídica da OAB do Pará, que assumiu a falsificação e foi por isso demitida, embora alegando que falsificara a assinatura de Evaldo Pinto com a própria autorização do vice-presidente.

44 comentários :

Anônimo disse...

PRESIDENTE FRACO.......FRACO PRESIDENTE......

Anônimo disse...

HEI BARATA, A PONTA DESTE ICEBERG DE 300,000,00 REAIS ESTA EM MONTE ALEGRE! 54 MILHÕES!!!!! SURPREENDENTE! INVESTIGUE ISTO!

Anônimo disse...

Égua Baratinha, investiga melhor antes de escrever besteira. O Ophirzinho teve chapa única na eleição da OAB NACIONAL. Então não precisou de nenhum voto de oposição. Ele seria eleito de qualquer forma. Pesquisa melhor, pesquisa melhor, antes de afirmar bobagens novamente.

Anônimo disse...

O Ophirzinho é lindo e muito ético. Não foi à toa que ganhou 3 eleições contra a turma do Jarbas. Só errou nesta última, ao confiar em Jarbas. Mas este terá a punição que merece.

Anônimo disse...

A OAB FEDERAL aprova um relatório de sindicância duríssimo, sugerindo a intervenção, e o Barata ainda critica OPhir. É puro preconceito e inveja. Barata, te atualiza e lê o relatótrio da sindicância, cara!!!! O Diário divulgou e tu comes mosca há mais de um mês.

Anônimo disse...

Bem que disseram que o Barata estava ameaçado pelo Jarbas! Mas agora conseguiu se safar das ameaças e veio com tudo! Cuidado em jornalista Augusto Barata, o Jarbas não perdoa hein...

Anônimo disse...

O Ophir é sério, competente e pessoa de caráter. Eu me orgulho de ser advogado e ter o Ophir, ophirzinho, ophirzito,ophirfito, não importa o nome que queiram chamá-lo, como Presidente Nacional de minha entidade. Ninguém vai vai fazer eu mudar de opinião sobre o Presidente Nacional da OAB.

Anônimo disse...

Ophir e um golpista, quer chapa unica nas eleicoes no Para ano q vem, pois e candidato a reeleicao na oab federal. O que ele fez ate agora, o mesmo que fazia nos 15 anos no Para. Nada. Realmente ele e lindo e etico kkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Barata, tás mal de notícias hein...
Tudo notícia velha, cara.
Te atualiza e não passa vergonha.
O Espaço Aberto tá dando show na crise da OAB e tu estavas caladinho.

Anônimo disse...

o ophirzinho foi o melhor presidente que a oab-pa já teve. podem pergungtar a qq. advogado.

Anônimo disse...

O ignorante das 23 e 48 não sabe que não existe a tradição de reeleição na oab federal. Assim como o Barata não sabe que OPhir teve chapa única na OAB FEDERAL. Falta informação ao jornalista e aos anônimos. Coitados, são invejosos, porque Ophir é o máximo.

Anônimo disse...

Acho que o Baratinha morre de inveja do Ophirzinho. Te mira nele, cara, ele é o máximo.

Anônimo disse...

Ele foi com certeza um dos melhores presidentes de nossa instituição. E vai salvá-la da desmoralização total. Aguarde, jornalista.

Anônimo disse...

OPHIR É LINDO E ÉTICO, SIM!!!!
CALADOS, INVEJOSOS!!!!

Anônimo disse...

Monte Alegre aguarde a bomba!

Anônimo disse...

Serviço de utilidade pública, e seu blog pode ajudar muito, Barata:
Senhores funcionários da UFPA associados da ASUFPA entre 1989 e 1997: está sendo providenciada a identificação de todos os que foram prejudicados pelo saque indevido do FGTS promovido pelos dirigentes da associação entre os anos de 1992 e 1997 em processo movido perante a Justiça Federal do Rio de Janeiro. Quem estiver interessado em saber onde foi parar seu dinheiro, acesse o processo que a funcionária Maria de Farias Caldas, aposentada da UPFA, move contra a Caixa, oadvogado Jarbas Vasconcelos e ASUFPA:
Processo: 2008.39.00.000665-0
Nova Numeração: 0000666-92.2008.4.01.3900
Classe: 7 - PROCEDIMENTO ORDINÁRIO
Vara: 2ª VARA FEDERAL
Juíza: LUCYANA SAID DAIBES PEREIRA
Data de Autuação: 23/01/2008
Distribuição: 2 - DISTRIBUICAO AUTOMATICA (23/01/2008)
Nº de volumes:
Assunto da Petição: 1080101 - ATUALIZAÇÃO DE CONTA - FGTS/FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO - ENTIDADES ADMINISTRATIVAS/ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ADMINISTRATIVO
Observação: PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA P/REPOSICAO DA TOTALIDADE DOS VALORES SACADOS INDEVIDAMENTE DE SUA CONTA VINCULADA DO FGTS
Localização: 37D - 37D

AUTOR MARIA DE FARIAS CALDAS
REU CAIXA ECONOMICA FEDERAL - CEF
REU UNIAO FEDERAL
REU ASSOCIACAO DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA ASUFPA
REU JARBAS VASCONCELOS DO CARMO
Adv EDISON MESSIAS DE ALMEIDA (PA00009516)
Adv ELIANE MARIA ICHIHARA FONSECA (PA00002763)
Adv JOSE ALBERTO SOARES VASCONCELOS (PA00005888)
Adv MARIA AMELIA MAIA FRANCO (PA00002449)
Adv OLIVIA ALMEIDA SAMPAIO (PA00011116)
Adv ROBERTA DANTAS DE SOUSA CALDAS (PA00011013)

Anônimo disse...

Como falam besteira, nunca houve reeleicao na oab federal, assim como nunca havia tido aqui antes do carreirista do ophirzinho.

Anônimo disse...

Égua barata bastou fazer uma crítica até tranquila contra o Ophir para te atacarem, esse pessoal se acha dono da OAB mesmo.

Anônimo disse...

Muito ao contrário, "grande conhecedor da OAB" das 6:56!Sempre houve tradição de reeleição aqui, é só olhar a galeria de ex-presidentes e fazer as contas! Nunca vi tanta inveja como essa besterias que dizem só pra criticar o Ophir.

Anônimo disse...

O Ophir jr, nao teve oposição nacional pois foi costurado um acordo nacional que passou pelo eleição do jarbas no Pará e composições em outros Estados. O Barata está certíssimo.

Anônimo disse...

Barata, falta dizer para o povo, advogados ou não, que o Dr. Ophir Cavalcante Junior é Procurador do Estado. Aqui na PGE ele nunca apareceu para trabalhar, sempre está de licença para fazer essa política que diz engrandecer o Estado do Pará, porém, apenas engrandece a sua vaidade, aproveitando também para colocar grandes clientes dentro de seu escritório de advocacia.
Esse procurador só não é fantasma, mas bem que pode ser comparado aos fantasmas que estão aí pelo Estado apenas para receberem os seus poupudos salários.
O Ophir é bom de oratória e fraco de ação.

Anônimo disse...

Prezado Barata,

Seria interessante verificar quantas petições o Ophir fez nos últimos dez anos para a PGE, e quantas ele fez a serviço dos seus contratantes - empresas públicas, a diferença será absurda e em favor do escritório dele não se engane, fica fácil de endenter como ele cresceu.

Anônimo disse...

Ministro César Peluso, preferiu não se misturar à mesa dos trabalhos.Ficou de longe no telão.

Anônimo disse...

o anônimo das 11:50 falou besteira, e muita; o possível candidato que seria oposição ao OPhir era o Wladimir, do Mato Grosso do Sul (vice do Cesar Brito). Ele perdeu a eleição no EStado dele e não precisou acordo nacional nenhum, pois ele mesmo desistiu de se candidatar. Quem tiver dúvida, é só perguntar ao povo de Mato Grosso do Sul que eles explicam porque preferiram apoiar OPhir. E Jarbas não tem nada, NADA, a ver com tudo isso. O mérito foi só do Ophir. Jarbas é que deve ao Ophir a sua eleição no Pará!!!! Simples assim.

Anônimo disse...

Esse povo aqui do blog não entende nada de eleição nacional na OAB. É impossível alguém pensar em reeleição na OAB NACIONAL, impossível. Na OAB PARÁ a reeleição existe há muitas décadas e OPhir não foi o primeiro.

Anônimo disse...

Realmente o Barata tá comendo muita mosca nas notícias...

Anônimo disse...

Os defensores do ophirzinho sabem q ele e candidato a reeleicao, so nao querem antecipar. Bem o estilo dele de comer pelas beiradas.

Anônimo disse...

Barata, e verdade q ja houve reeleicao na oab para antes do ophirzinho. Foi do ophirzao. E mais ninguem. Kkkkkkkkkkkkkkk. Ainda bem q o pai nao era da pge.

Anônimo disse...

A inveja mata.....

Anônimo disse...

O silêncio do Ophir é quase uma confissão de que o seu grupo é o único responsável pela crise toda, com objetivo de dar golpe, basta ver que a assinatura "falsificada" foi feita com a autorização do vice presidente, segundo a advogada, mas como sempre a corda arrebentou para o lado dela( mais fraco) coitada, que trabalhava com o vice a oito anos, é muita cara de pau ele negar, como sempre eles negam e trabalham na surdina, enquanto isso o Ministério Público fica sem um aliado importante na luta contra a corrupção da Alepa, culpa dos desertores da OAB/PA.

Anônimo disse...

Eu quero saber ONDE ESTÁ A ATA DO CONSELHO SECCIONAL que autorizou o Ophir a demolir, depredar, destruir a sede da OAB de Altamira na gestão dele, se tivesse a sede nada disso tudo estaria acontecendo!
Bastava uma reforma, parece que alguém muito antes do Jarbas tinha o sonho de vender, com que interesse, nós advogados desconhecemos.

Anônimo disse...

Dos 18 presidentes da OAB-PA, antecessores do Ophirzinho, 10 não foram reeleitos:Salvador Borborema, Julio Alencar,Arnaldo Moraes Filho,Paulo Klautau, Milton Nobre, Francisco Brasil Monteiro,Edilson Silva, Sérgio Couto e Avelina Hesketh. Todos os demais foram reeleitos para mais um ou vários outros mandatos. Muito fácil de conferir isso no site da OAB.
Inveja mata....

Anônimo disse...

A inveja que essa turma tem do OPhir ainda vai matar um...

Anônimo disse...

Barata a turma do Ophir passou a noite toda postando comentários no teu blog dizendo que ele é sério,lindo,ética,repara pelos horários das postagens.Acho que ele tem planos futuros,obviamente depois da OAB Nacional,que nada mais é do que o seu trampolim para outros saltos.

Anônimo disse...

Barata, a casa caiu...tá explicado.

Consultor Geral do Estado
OPHIR FILGUEIRAS CAVALCANTE
Palácio dos Despachos, Rod. Augusto Montenegro, km 9 - Coqueiro
Belém-PA
CEP: 66823-010
Fone: (91) 3201-5557 Fax: (91) 3248-3294
Email: cgepa@bol.com.br


E o sócio de ophir....

"PORTARIA Nº 4.199/2011-CCG DE 3 DE AGOSTO DE 2011
A CHEFE DA CASA CIVIL DA GOVERNADORIA DO ESTADO, no
uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Decreto nº. 13,
de 7 de fevereiro de 2011, e
CONSIDERANDO os termos do Ofício nº 062/2011-CGE,
R E S O L V E:
nomear THALES EDUARDO RODRIGUES PEREIRA para exercer o
cargo em comissão de Assessor Jurídico, código GEP-DAS-012.5,
com lotação na Consultoria Geral do Estado, a contar de 21 de
julho de 2011.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE
CASA CIVIL DA GOVERNADORIA DO ESTADO, 3 DE AGOSTO DE
2011.
SOFIA FEIO COSTA
Chefe da Casa Civil da Governadoria do Estado"

Anônimo disse...

Barata, impossível não apontar que o incidente com a Dra.Cintia e o Vice, só demonstra que esse grophinho(grupinho) apenas se utiliza da Ordem, e da mão de obra da Ordem , faziam da OAB seus escritórios,utilizando toda a estrutura da Ordem, fico imaginando o gasto com celular e cartão corporativo cortado pelo atual presidente. É o Jarbas realmente incomoda muita gente... ou alguém esqueceu o tamanho do escritório do ophir antes de ser presidente...Com o agravante de que ophir é procurador do Estado cedido para OAB, obviamente mantido o seu gordo salário, que é acrescido da prestação de serviços a empresa dos Estado....enquanto isso a Cintia, para manter seu emprego, tinha que se sujeitar a cumular os serviços do escritório do Vice com os da Ordem.

Anônimo disse...

E a Ângela Sales, heim? A dita foi LICENCIADA COM ÔNUS da Consultoria do Estado para exercer a Presidência da OAB/PA cujo mandato terminou em 31.12.2009.Mas até hoje continua licenciada para o seu escritório.Não comparece ao trabalho. Ganha sem trabalhar.
E o Sr.Dr. Ophir que é chefe da Consultoria do Estado e chefe da dita cuja, não faz nada? Porque será? É pedido do Dr. Jader Barbalho.Já que a Ângela não é apenas apoiadora, advogada e fã do sobrancelhudo, ela é verdadeiramente devota.
Isso é moral Dr.ophir? Isso é legal Dr.Ophir?

Anônimo disse...

Parabéns Barata,

Por postar os cometários contra o Ophir Jr, que se faz de morto para não descobrirem suas armações quer dizer então que ele recebe direta e indiratamente do Estado? Pela PGE, e pelas empresas públicas através do seu escritório, quanta "moralidade" heim!
Agora tá explicado porque a caminhada contra a corrupção do Ophir não vem para o Pará, é que o Ophir tem, digamos receio do Barbalho.
Viva a liberdade de imprensa, a coragem, e a verdade.

Anônimo disse...

Boa anônimo das 12:14,taí a ética dos dois Ophir! O meu conceito de ética é muito diferente disso.

Anônimo disse...

Barata, Roberio e socio do Daniel Lavreda no TCM e socio do Andre Bassalo no TRE. Todos amigos do jarbas, usando dos cargos para se dar bem e o Roberio faz a captacao. Cade o MP.

Osvaldo Cunha disse...

O Dr. Ophir é homem probo e de conduta retilinea. Alguém de visão além do seu tempo. Democrático e não intransigente,sempre abriu a ordem para os organismos sociais exercerem a cidadania, acompanhando os grandes e graves problemas da República

Anônimo disse...

Os cães ladram e a caravana segue

Anônimo disse...

Barata não tema esse anônimo de 12 de setembro de 2011 22:43, ele parece ser agressivo, mas é covarde.

Anônimo disse...

Barata e leitores,

Eu não consigo entender uma coisa, aliás, umas coisas.

O OPHIRzão, foi Consultor Geral do Estado (espécie de Secretário de Estado) no governo ALMIR GABRIEL, enquanto o OPHIRzinho era o Consultor-Adjunto Geral do Estado, e já era Procurador do Estado (cargo efetivo por concurso).

E em 2001 (penúltimo ano do governo ALMIR) foi eleito a presidente da OAB/PA, estendendo-se seu mandato reeleito) até 2006 (último ano do governo JATENE), passando em seguida a ocupar uma das 3 vagas de Conselheiro Federal na gestão de ÂNGELA SALES e depois eleito para a presidência nacional.

Pergunto agora: qual a isenção que o OPHIRzinho possui, servindo aos governos tucanos?

E mais, todo esse tempo fora recebendo dos cofres do Estado como procurador?

Há um fato a adicionar nesse angu: durante o governo ALMIR, uma irmã de OPHIRzinho, filha do OPHIRzão, a também procuradora do Estado SUZI CAVALCANTE KOURY, foi guindada ao cargo de Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho/PA, pelo 1/5 constitucional na vaga que coube a OAB/PA, sendo nomeada pelo então presidente tucano FHC.

Cadê a isenção mano? Tudo sob controle né?

Esse pessoal é PHD em se dar bem!