segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ENEM – Pará fora do ranking das 100 melhores


Nada mais ilustrativo do descaso da tucanalha em relação à educação pública no Pará que o ranking das cem melhores instituições de ensino, segundo o Enem 2010, o Exame Nacional do Ensino Médio. As notas por escola foram divulgadas nesta segunda-feira, 12, pelo Ministério da Educação e divididas pela porcentagem de participação dos estudantes no exame. No grupo principal, com mais de 75% de participação, o "top 100" é formado por 87 escolas particulares e 13 públicas.
Como ilustra o gráfico acima, o Pará - cujo governo estadual está em mãos do PSDB desde 1995, com o breve hiato da administração da ex-governadora petista Ana Júlia Carepa, de 2007 a 2010 – é um dos Estados ausentes no ranking das 100 melhores instituições de ensino do Brasil.
No presente, como no passado recente, quem pontifica na educação paraense é o deputado federal tucano Nilson Pinto, o Nilsinho, ex-reitor da UFPA, a Universidade Federal do Pará, e atual titular da Seduc, a Secretaria de Estado de Educação, na qual protagoniza uma administração descrita como caótica, para dizer o mínimo. Mirando prioritariamente nas suas conveniência político-eleitorais, ele administra a Seduc sob a sombra de sua teúda e manteúda, descrita como a eminência parda da atual gestão, em um acintoso desrespeito à súmula do STF, o Supremo Tribunal Federal, que proíbe o nepotismo. Com o agravante, segundo recorrentes denúncias, de que se trate de uma notória alpinista social, célebre pelo deslumbramento e que só se distingue de uma anta devido o brilho de inteligência no olhar – da anta, dizem.

17 comentários :

Anônimo disse...

A Alpinista social vai ao altar com seu Nilsinho no dia 02 de dezembro, com uma festa rega bofe no Hangar.
O pagem será a Gazela Saltitante com as Mucamas da Lady Kate?

Anônimo disse...

O QUE ACONTECE NA seduc é apoiado pelo governador.Mas vamos ser justos e reconhecer que esse resultado é lavra do governo Ana Julia.Quanto ao nepotismo os tucanos são esfomeados,e o escândalo maior é na área de SAÚDE.

Anônimo disse...

Parabéns Jatene a saúde e a educação agradece o dinheiro público disperdicado e investido no futebol "reforma do manqueirão" para um jogo da seleção Brasileira sem importância, pois a copa foi para o estado do Amazonas. parabens povo burro do Pará, não basta ser disprestigiado pela CBF na escolha de uma das sedes da copa, vem com prémio de consolação surupiar o dinheiro do paraense. Enquanto isto as escolas públicas não aparecem no ranking das 100 melhores escolas do ENEM.Pacientes morrem nas unidades de saúde sem atendimento médico.

Anônimo disse...

Jornalista Barata não é só você que luta contra a censura, veja:

A União dos Advogados Públicos Federais do Brasil (Unafe) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) questionam dispositivos da Lei Orgânica da Advocacia-Geral da União e de uma Medida Provisória que vedam a manifestação dos advogados públicos federais por meio da imprensa ou por qualquer meio de divulgação sobre assunto pertinente às suas funções, salvo ordem ou autorização expressa do advogado-geral da União. A questão chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4652, apresentada pelas autoras com pedido de medida cautelar.
Por meio da ação, a Unafe e a ABI contestam o inciso III do artigo 28 da Lei Complementar 73/93 [Lei Orgânica da Advocacia-Geral da União] e o inciso III do parágrafo 1º do artigo 38 da Medida Provisória 2.229-43/01. Para elas, tais dispositivos afrontam o artigo 5º, incisos IV e IX, combinado com o artigo 220, parágrafos 1º e 2º, e artigo 37, caput, da Constituição Federal, bem como à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal quanto à matéria.
Tal vedação à manifestação dos advogados públicos federais, conforme as autoras, “não encontra guarida na ordem constitucional por afronta aos princípios da publicidade e moralidade, conjugados com a concretização do Estado Democrático de Direito e a necessária transparência no trato da coisa pública”. As entidades alegam que a norma questionada é inconstitucional “por tolher a liberdade de expressão dos membros da Advocacia-Geral da União, ameaçando-lhes de violação aos deveres funcionais, além de criar a figura do censor no âmbito da instituição, ferindo a liberdade de imprensa consagrada na Carta da República”.
(...)

Anônimo disse...

Continua....
Segundo a ação, as normas contestadas são inconstitucionais à medida em que a sociedade tem o direito de exigir que o poder público seja efetivo, para trazer benefícios sociais. No entanto, ressaltam que “este direito será um martírio” se a própria sociedade não conhecer as instituições e os órgãos públicos que estão à disposição do Estado, “suas nuanças e suas potencialidades, e isto se dá, no caso da Advocacia-Geral da União, dentre tantos outros meios, da imprensa e da efetiva participação dos seus membros na divulgação da própria instituição e, especialmente, das suas funções essenciais”.
O inciso III do artigo 28 da Lei Complementar 73/93 e o inciso III do parágrafo 1º do artigo 38 da Medida Provisória 2.229-43/01, conforme os autos, afrontam dispositivos constitucionais que vem recebendo reiterada proteção do Supremo quanto à liberdade de expressão em um Estado Democrático de Direito. Nesse sentido, as autoras citam as Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) 130 e 187.
Segundo informam as entidades, a regra na administração pública é a comunicação, divulgação, publicidade em seu sentido material. “A confiança nas instituições públicas está fundada na garantia que a informação chegará aos interessados, seja pela via formal (publicação dos atos administrativos) ou por meio de seus servidores públicos que como membros da comunidade brasileira podem falar livremente e sem inibição sobre questões públicas importantes”, afirmam as autoras, ressaltando que devem ser observados os deveres funcionais e as hipóteses de sigilo legal protegidas por lei, entre outros, o sigilo de dados, sigilo bancário, sigilo fiscal, sigilo eleitoral, sigilo das comunicações telefônicas e telegráficas e das correspondências.
Por fim, alegam que a norma questionada é uma “verdadeira mordaça que atemoriza e oprime a livre circulação de ideias, principalmente, eventuais críticas construtivas ao aperfeiçoamento do serviço público”. “As normas impugnadas conferem ao advogado-geral da União o juízo censório sobre os membros da advocacia-geral da União, atribuindo um poder discricionário sobre os temas que poderão ser expressados à mídia e ordenando quem e o que se dirá à imprensa”, finalizam.
Por esses motivos, a Unafe e a ABI pedem a concessão de medida liminar para suspender a eficácia dos dispositivos atacados e, ao final, que seja julgado procedente o pedido, declarando a inconstitucionalidade de tais preceitos.
FONTE: STF

Anônimo disse...

Jornalista Barata, a educação é a porta para o conhecimento e o desenvolvimento social, o resultado do ENEM, infelizmente, é a amostra de que o ensino disponibilizado à população mais carente não é de qualidade.

É lamentável, enquanto isso os políticos, "nossos representantes" no parlamento vivem articulando em benefício próprio, corrompendo etc.

Anônimo disse...

Somos imagem daquilo que produzimos. Hoje o Estado do Para, com seus politicos eleitos pelo povo tem um unico objetivo A Divisão Do Estado do Para, o resto é resto. São politicos oportunistas que visam o bem próprio e não da população, pois esta vontade vem de um grupo que quer explorar o nosso Pará, seja natureza roubando nossas riquezas seja na inocência do povo, que ira depois se acontecer a divisão colocar no poder verdadeiras ratazanas que no calar da noite roubam a todos.
Fica uma pergunta porque estes politicos nunca lutaram para ter em nosso estado este dinheiro que é projetado para ser gasto durante anos pelo governo federal, caso venha ser aprovada a divisão? Talvez porque a roubalheira seja muito maior com a divisão. 5 bilhões ou mais não é pouco dinheiro.
Se é uma vontade do povo porque contratar Marqueteiro como o Duda Mendonça que alias fois questionados em varios problemas junto a campanha do PT que cobra rios de dinheiros pelos seus trabalhos É uma vontade que a população por si só deveria manifestar nas urnas, pois se realmente é uma vontade do povo não precisa campanha, o povo já esta convencido do que realmente é o melhor. Precisamos antes de mais nada ter claro como é a composição destas regiões em termos politicos, quem realmente é do Pará quantos prefeitos estão a frente desta campanha e quem é paraense, quantos deputados são daqui, onde esta e como esta o filho da terra aquele realmente tem amor por esta Patria chamada Pará.Diga NÃO A DIVISÃO DO ESTADO, DIGA SIM A EDUCAÇÃO, DIGA SIM AO NOSSO PARÁ.

Anônimo disse...

Mesmo se o PT tivesse governado o Estado durante todo o período PSDB, duvido muito que o Pará teria índices melhores. Tanto o PT quanto o PSDB são dois partidos que acreditam no socialismo. Na eficiência do Estado em controlar a vida das pessoas. O que todas as pesquisas no mundo inteiro provam é que o Estado não é capaz de substituir a iniciativa privada em qualquer área, inclusive educação. Em todos os Estados do brasil, repito, TODOS, percebemos que a educação pública fica bem atrás da educação privada. A solução para o problema da educação não é mais dinheiro na mãos de políticos e alpinistas sociais (DAS). A solução é tirar o dinheiro desse parasitismo e devolver pra sociedade.

Anônimo disse...

Ô seu leso (das 12 de setembro de 2011 19:48) você quer dizer que esta vergonha da educação do Pará tem a ver com o governo da Ana Júlia? Deixa de tapar o sol com a peneira rapá!!

Reconheçamos que o governo petista foi de uma paralisia total na educação, mas, dai culpá-lo pelo desastre da educação no Pará só pode ser coisa da cabeça de tucano mesmo.

Além do mais, quem paralisou a Seduc nos 4 anos do governo petista foi justamente a tucanada que está aninhada lá.

Essa gente governa o Pará desde que ele existe, assassinaram milhares de cabanos, e agora com todo o cinismo do mundo, ainda vem com esta história de que foi no governo Ana Júlia, isto é em 4 anos que a educação do Pará submergiu. Isso me revoltaaaaa!!!

Fora tucanada quinhentona!!!

Comandante Angelim

Anônimo disse...

Jornalista Barata, boa noite. Temos tantas coisas para discutir e trazer soluções, mas esses abestados do PSDB e PT ainda continuam com essa chorumela!

Pura presepada, todos dois tem suas falhas, não existe partido político perfeito!

Anônimo disse...

16:15, nao quero aqui defender Ana JUlia, mesmo porque ela nao fez por merecer, mas é verdade isso.Em 4 anos o governo do PT nao teria conseguido detonar com a educaçao no Pará porque assim ja estava,ela so nao investiu, assim como antes, o Psdb nao investiu.Preferiu distribuir óculos, dentaduras e esparadrapos dentro de dentro dos navios.Investimento em educação, nenhuma. Sao séculos de abandono.Séculos.Ninguem muda uma realidade dessas em 12 ou 4 anos, mas consegue deixar pior.Foi o que aocnteceu. É so ver o tratamento dado aos professores.

Anônimo disse...

O governo Janente anterior investiu milhões para que a UFPA, UEPA e Unama diplomasse quase todos os docentes da seduc e resultou em nada. Se fosse fazer uma CPI dava escândalo para um ano.

Anônimo disse...

Jornalista Barata, parabéns pelo seu blog, precisamos de pessoas como vc amante da verdade. Quanto a educação no Pará, É LAMENTÁVEL a farsates conque os tucanos tratam a educação em nosso estado, primeiro os mesmos não tem projeto para educação, durante os 12 anos de PSDB no poder ficou um déficiti de 72% para os professores. Tal categoria está na beira de uma greve por causa do PISO NACIONAL DA EDUCAÇÃO E PCCR, vale lembrar que ambos são lei eo Jatene faz questão de descumprir.

Anônimo disse...

Também, veja só um exemplar de gente que ¨forma¨ docente para esses coitados.


ENTIDADE FAZ CURSO COM CONDENADO POR PLÁGIO

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=78939

Anônimo disse...

A educação pública ( e até a privada), neste estado, está falida há tempos.
Por isso temos um gigantesco exercito de desempregados e trabalhadores desqualificados, ganhando uma miséria e inchando o mercado informal e a marginalidade.

Anônimo disse...

NOBRE JORNALISTA BARATA O ARCEBISPO DE BELEM DOM ALBERTO TAVEIRA ESTA ESCREVENDO SOBRE OS ENSINAMENTOS DE CRISTO ,SABER PERDOAR ,DAR OPORTUNIDADES PARA CONTINUARSUA VIDA SEM PECADOS,NAO PARTICIPAR EM PASSEATAS DE CORRUPÇAO ,NAO PEDIR PRISOES,ENFIM SERA QUE CORRUPTO PODE PARTICIPAR DO CIRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARE. A COMITIVA DA PASSEATA CONTRA A CORRUPÇAO FEITA EM BELEM PATROCINADA PELO JORNAL LOCAL E PELA OAB DO PARA VAI TER LUGAR CATIVO PARA VER A NOSSA SANTA PASSAR TALVEZ SEJA NO CAMAROTE DO JORNAL LIBERAL JUNTAMENTE COM JARBAS VASCONCELOS OU NAO ELE ESTA ESPERANDO CONVITE DO JORNAL SE NAO O JARBAS VAI FICAR NA SOMBRA DAS NOSSAS MANGUEIRAS JUNTAMENTE COM SUA FAMILIA LEVANDO BANQUINHOS PARA SUBIR AO PODIO NOVAMENTE PEDINDO PERDAO PELO QUE ELE FEZ PARA NOSSA OAB DO PARA TAO QUERIDA POR NOS.

Anônimo disse...

NOBRE JORNALISTA BARATA O ARCEBISPO DE BELEM DOM ALBERTO TAVEIRA ESTA ESCREVENDO SOBRE OS ENSINAMENTOS DE CRISTO ,SABER PERDOAR ,DAR OPORTUNIDADES PARA CONTINUARSUA VIDA SEM PECADOS,NAO PARTICIPAR EM PASSEATAS DE CORRUPÇAO ,NAO PEDIR PRISOES,ENFIM SERA QUE CORRUPTO PODE PARTICIPAR DO CIRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARE. A COMITIVA DA PASSEATA CONTRA A CORRUPÇAO FEITA EM BELEM PATROCINADA PELO JORNAL LOCAL E PELA OAB DO PARA VAI TER LUGAR CATIVO PARA VER A NOSSA SANTA PASSAR TALVEZ SEJA NO CAMAROTE DO JORNAL LIBERAL JUNTAMENTE COM JARBAS VASCONCELOS OU NAO ELE ESTA ESPERANDO CONVITE DO JORNAL SE NAO O JARBAS VAI FICAR NA SOMBRA DAS NOSSAS MANGUEIRAS JUNTAMENTE COM SUA FAMILIA LEVANDO BANQUINHOS PARA SUBIR AO PODIO NOVAMENTE PEDINDO PERDAO PELO QUE ELE FEZ PARA NOSSA OAB DO PARA TAO QUERIDA POR NOS.