segunda-feira, 6 de julho de 2009

CELPA – Mobilização pela energia de qualidade

A quando da sua privatização, em 9 de julho de 1998, patrocinada pelo governo Almir Gabriel (PSDB), a Celpa (Centrais Elétrica do Pará), na época avaliada em R$ 804 milhões, foi adquirida pelo grupo Rede, hoje Rede Energia, por R$ 450 milhões, parte dos quais financiado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Sob nova direção, a empresa demitiu mais de dois mil trabalhadores, triplicou seu faturamento, aumentou a tarifa em percentuais acima da inflação e, com recursos do programa Luz para Todos, do governo federal, ampliou sua rede, incluindo novos clientes, mas nada disso impediu o sucateamento dos seus serviços.
Esta revelação figura no manifesto do Comitê pela Energia Pública de Qualidade no Pará, cujo lançamento popular está previsto para a manhã desta quinta-feira, 9, às 9 horas, em frente a Celpa, na rodovia Augusto Montenegro. O lançamento do comitê deverá ser assinalado em um ato solene, na noite de quinta-feira, a partir das 19 horas, no Sindicato dos Urbanitários do Pará, na avenida Duque de Caxias, nº 1234, no bairro do Marco. O sindicato serve de sede provisória do comitê, cujos telefones para contato são 3276-4199 e 3276-2311. O e-mail do comitê é energiadequalidade@yahoo.com.br .

20 comentários :

Anônimo disse...

Mesmo sabendo da dificuldade da celpa foi assinado um contrato de transmissão de energia parab o Marajó através do linhão
a energia vem de tucuruí a um preço altissimo longe do que o ribeirinho pode pagar
dentro do PAC
sabemos que a celpa queria dinheiro da eletronorte, penso querem nosso dinheiro público para suas causas privadas e depois ainda cobram pelo serviço
pagamos duas vezes
FORA CELPA!
ESTATIZAÇÃO JÁ!

Anônimo disse...

A celpa não é conrolada por um grupo de tecnológos da UFPA?
Só tem bandido.
QUEREMOS AUDITÓRIA!

Barroso disse...

Barata, fora do assunto, lí no diário do pará de sábado, que donana negociou o apoio da assembléia de Deus ao puty e o edilson (para deputado federal e estadual respectivamente) em troca de convênios. Além de pouca vergonha, não seria isso abuso do poder econômico?

Anônimo disse...

Você liga para a CELPA e escuta música. Só isso.

Anônimo disse...

Sou funcionário da Eletrobras Distribuidora de Energia, e por aqui, está quase tudo pronto para a federalização das Centrais Elétricas do Pará.
É tudo uma questão de tempo, não muito por sinal, para que a Eletrobras encampe a Celpa.
Vai ser ainda este ano, com melhoras significativas nos serviços, além de trabalhos sociais voltados a população de baixa renda!
Centrais Elétricas Brasileiras, bem vindo ao Estado do Pará!

Anônimo disse...

No bairro da Pratinha os apagões de tornaram diários. Se conseguir a façanha de ser atendido pelo 196 a atendente ainda tem a cara de pau de pedir o número da unidade consumidora. Como se acha isso sem luz?????

Anônimo disse...

ESTATIZAÇÃO DA CELPA, JÁ!

Anônimo disse...

A situação da CELPA é apenas mais um exemplo da desfaçatez dos TUCANOS que a venderam a preço de banana e embolsaram o dinheiro em suas campanhas políticas; e ainda tem a cara de pau de querer voltar ao governo; pena que Ana Júlia e sua DS tenham se transformado no principal cabo eleitoral da quadrilha tucana

Anônimo disse...

Ana Júlia é a maior vergonha para o militante
conseguiu calar a base
não tem como defender este governo mesmo sendo petista há várias décadas
ANA VOCÊ NÃO É O PT
VOCÊ SÓ SIMBOLIZA A CORRENTE, QUE NUNCA MAIS ELEGERÁ NIMGUÉM GRAÇAS A ATUAÇÃO

Anônimo disse...

Este Sindicato dos Urbanitários, não faz a mesma coisa quando é para brigar com a COSANPA, onde a falta de respeito com os seus usuários e funcionários é coisa de louco, fazendo crer que o Sindicato não quer briga com o PT da Ana Julia. Um Sindicato para valer tem que esquecer este apoio do PT e sim brigar pelos usuários e funcionários.

Anônimo disse...

Barata: Quando sairá da forma a matéria sobre a famigerada COSANPA e seus atuais dirigentes? Lá as coisas estão piores de que na SEDUC.

Anônimo disse...

Não sei o que é pior estatal ou privada? A COSANPA deixou toda Belém sem água, semana ´passada e piorou o caos que vive a população. Por todos os lados da cidade o que se via era pessoas com baldes e em filas quebrando tudo quanto era cano para levar água para casa. O que não se viu foi pelo menos um pronunciamento da Sra. Governadora do Estado e nem um carro pipa se quer para abastecer o povo. AINDA QUEREM QUE A GENTE ACREDITE QUE OS MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELAS CHEIAS ESTÃO SEN DO RECONSTRUIDOS, se aqui na capital a prefeitura e o governoi do estado não esta nem aí para o povo, imaginem longe, aqui só chega a publicidade mentirosa, e tem gente que acredita. PARABÉNS ANA JULIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

nem água, nem luz, nem internet ou telefone
é o caos...
o estado fechou.

Anônimo disse...

Todos os dias falta energia na área do Tapanã e bem proximo a uma subestação e quando ligamos para a celpa só aparecem 12 horas depois. Quando reclamamos a atendente dá sempre a mesma desculpa: tem muita solicitação de demanda e a nossa equipe tá fazendo o pode!
Assim, eles vão enganando o povo, enquanto isso, mandam fortunas as outras empresas da REDE fora do Pará. Isso é um absurdo! Chega! Basta! Vamos trazer de volta este patrimonio ao povo do Pará!
pedrinhomarajo@hotmail.com

Anônimo disse...

Pedrinho, é a cidade inteira.

Anônimo disse...

Em tempo hábil e oportuno a população do Estado do Pará ficará sabendo de todas as mazelas do tucanato.Uma grande caixa prêta está próximo de ser aberta.Não por ser secreta, mas pública e notória.É quando não sobrará pedra sobre pedra.Da celpa à cerpa.Do mangal às dondocas.Da tal alça superfaturada à maqueada júlio césar.Do jatinho RM ao nefasto conv~enio da Funtelpa.Do......a.....Credo, é muita coisa.E ainda tem bandido jogando pedra no alheio pela imprensa quando tem telhado de vidro.Detona comitê da energia.

Anônimo disse...

não aguento mais só ler coisas mal feitas pelos políticos
pôxa, êles não fazem nada certo?

Anônimo disse...

Lá no Jurunas virou moda faltar luz, e o pior é que, quando falta a bendita, a água encanada vai junto. Mas a fatura chega religosamnete em dia e cada vez mais escorchante. Quero o dinheiro gasto com as velas e da venda da estatal de volta.

Anônimo disse...

É isso aí Pedrinho, tu tens razão e Celpa compra lideranças comunitárias com brindes, contrata toda os grandes canais de televisão pra ninguém falar nada, enquanto isso temos o pior nivel de energia eletrica do Brasil e o que é mais inclível é Usina de Tucurí ser no nosso próprio Estado.

Anônimo disse...

VALOR DO ICMS ??

O Q SIGNIFICA ISSO ?


E PQ A CELPA É TÃO CARO ?