segunda-feira, 20 de julho de 2009

CIDS – Ex-secretária oferece, enfim, sua versão

“Apenas declarei, como direito meu, que, embora reconhecesse as razões do governo, não aceitaria permanecer nele face às condições de redução propostas que, a meu ver, inviabilizariam o trabalho a que me propus. Esse foi, também, o entendimento da maioria absoluta da equipe da CIDS.”
A declaração é da professora Maria de Nazaré Oliveira Imbiriba Mitschein (foto), 61 anos, também conhecida como Chuca, ao comentar a exoneração coletiva que extinguiu, na prática, a CIDS, Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável do governo do Pará, que ela pilotava com o status de secretária de Estado. A exoneração coletiva foi a reação diante do corte orçamentário de 90% imposto pela administração da governadora Ana Júlia Carepa (PT), a pretexto dos reflexos da crise econômica mundial. Criada a 24 de julho de 2007, à CIDS competia fazer a captação de recursos no exterior, com a finalidade de viabilizar projetos de desenvolvimento sustentável no Pará, cuja execução caberia às secretarias de Estado.

20 comentários :

Anônimo disse...

AÍ SE RESUME O TRABALHO DA CIDS
SÓ REUNIÃO E BLÁ-BLÁ-BLÁ
RECURSO MESMO NÃO ARRANJOU NENHUM
ENTÃO QUE CONVERSA É ESTA QUE O GOVERNO QUERIA O DINHEIRO PARA O CAIXA 2?
CONVERSA FIADA,
IMCOMPETENTES,SIM
CONTINUA BARATA,PUXA ASSUNTO
ACREDITO QUE TU TINHAS UM PÉ NA CIDS A EXEMPLO DA SEDES

Anônimo disse...

Enquanto isto o Gobierno PT de Ana Julia trata de aparelhar orgãos públicos e O.S. com fins de verba para campanha de 2010.

Anônimo disse...

Barata,
O papel do CIDS, além de promover o Pará no mundo e, era arrecadar recursos para projetos de desenvolvimento sustentável. A Nazaré Imbiriba não faz qualquer referência sobre a quantidade de recursos que tinham arrecadado nestes dois anos (não promessas ou protocolos de acordos que isso é fácil fazer). Só fez referência a recursos gastos na realização de reuniões, visitas e encontros (aproximadamente 300 mil reais).
Se sua prestação de contas fosse transparente, apresentaria o relatório financeiro. As contas não fecham meu amigo Barata e parece que brinquedo estava saindo "caro" e não “barato” para um Estado que não conta com recursos para pagar a educação ou saúde do seu povo.

Sem entrar em detalhes sobre o mérito técnico dos quase três anos de atuação do CIDS, ele é extremamente vago.

Algumas opiniões são até arrogantes como essa de “Consolidamos o nome do Pará no contexto amazônico e latino-americano, tendo a governadora do Pará sido a primeira coordenadora do Fórum de Governadores do MERCOSUL”.

Outro evento que me pareceu exagerado foi esse de “realizamos o primeiro Encontro de Governadores de toda a América do Sul”, sabido é que não foram todos nem o sucesso desse evento teve desdobramentos concretos.

Muita generalidade no relatório. “Promovemos”, “intensificamos”, “abrimos diálogos produtivos”, “fomos o único governo amazônico”.

É compreensível que a Dra. Imbiriba não queira alimentar a polêmica sobre suas atividades nem cuspir no prato que come, essas polêmicas podem abrir uma caixa preta da sua ONG, sempre encoberta pelos governos tucanos.

Que eu saiba o prato onde ela como é a Universidade Federal do Pará, onde pouco aparece, tomara ela retorne a dar aulas, pelo menos umas duas turmas, para repassar todo o conhecimento já adquirido.

Sobre o cargo público que ela assumiu ninguém está dizendo que seja privado. A Doutora cria outra discussão para distrair o foco das críticas, tanto a gestão no CIDS, como suas relações com o POEMA.

Barata, tu não das o valor que merecem as postagens anônimas e achas que elas não têm o valor de serem testemunhas do que acontece no âmbito das ações do POEMA.
Olha Barata o que tu falas: “embora essa suspeita não encontre amparo, até aqui, em provas documentais ou testemunhais”. Ora bolas, provas documentais existem, alguns processos sobre a atuação do POEMA e dos seus dirigentes criando empresas como POEMAR, POEMATEC, e outras variedades da mesma estrutura. O esquema era assim: udsando o POEMA recebiam recursos públicos e por meio das outras (as empresas) eles eles privatizavam e gastavam. Isso é privatizar recursos públicos Barata, aqui e na china!

Nos anônimos que alimentam teu blog não são do Ministério Público para realizar as investigações que levem ao esclarecimento dos fatos. Como não existiu transparência na gestão, nossa obrigação é chamar a atenção sobre o assunto que por muitos anos permaneceu encoberto pelos governos tucanos. È verdade que quem denuncia deve mostrar as provas, só que isso é na lei, na política sabemos que é diferente. Ninguém é criança aqui para cair nessa conversa de que nós teremos que sair por aí procurando testemunhas para provar essa grande corrupção que permaneceu por anos sob a coordenação do casal.

Anônimo disse...

Tratam a mulher como incompetente e depois querem que ela volte a dar aula. Jesusmaria, eu é que não quero essa experiência administrativa em sala. Esse governo é um chiqueiro só. Tá pior que o ninho tucano. Jesus, não o da madona, nos salve! Nessas horas até duvido com essa aliança com o pastor divino...

Anônimo disse...

O FOCO É O EDITAL DA SEDES
VOCÊS ESTÃO FAZENDO O JOGO DA MORTÁLIA
ESTE NEGÓCIO DA CIDS ACABOU
JÁ FECHOU
VAMOS AO QUE PODE BENEFICIAR O POVO.
OS CRÁS!
ISTO AQUI TÁ PARECENDO BRASILIA
TEM QUE ARRANJAR UM MOTE PARA DESFOCALIZAR O OBJETIVO

Anônimo disse...

14:20

Concordo. O que acabou, acabou. A CIDS fará falta, mas acabou. Agora, é usar o episódio como mote para questões mais importantes e podres do atual Desgoverno.

As investigações continuam...

Unknown disse...

BARATA,VOU PARA OUTRO BLOG, O ESPAÇO ABERTO
TU ÉS MUITO TEIMOSO
NINGUÉM QUER SABER MAIS DA NAZARÉ
HELP! SOCORRO!CHEGA!

Anônimo disse...

Parabens ao PT que acordou e esta tentando diminuir os gastos com coisas que não trazem benificios à população carente.
Vamos Governadora diminuir ainda mais essas secretarias que só comem dinheiro do contribuinte pagando DAS para analfabeto .
Ainda não mudou as Secretárias acusadas de irregularidades ,porquê?
Herdou dos tucanos todas essas secretarias?Tome uma atitude...acabe com elas.

Anônimo disse...

eu fui neste blog espaço aberto
que coisa chata...
ninguém fala mal de ninguém,
não tem graça nenhuma
o blog do Barata é HILÁRIO
GOSTO DESTE BLOG
A SEÇÃO DE APELIDOS ESTÁ O MÁXIMO
MERECIA CHARGE, CUCARACHIA,rs,rs,rs

Anônimo disse...

A NAZARÉ NÃO É DA TURMA DO NOVO REITOR
E A CIDS ERA COTA DA UFPA
ENTENDERAM?

Anônimo disse...

Desde a primeira postagem sobre a saída do grupo de perdulários da CIDS, diversas postagens estão alertando que a Nazaré sempre se favoreceu de uma situação confortável politicamente para fortalecer suas ongs. Faça um esforço e investigue o rombo no BASA deixado por ela um grupo de associados. Usou dinheiro de convênios para montar organizações administradas por irmãos, sobrinhos, papagaio, etc. O governo deu crédito a pessoa errada.

Anônimo disse...

Barata, e os Kits Escolares ? O assunto já está na grande mídia.

Anônimo disse...

a Chuca fala: “Mais uma vez agradecendo a possibilidade de esclarecer e encerrar, de minha parte, o assunto, afirmo que não autorizei nem autorizo qualquer pessoa a emitir comentários e/ou opiniões em meu nome.”
que eu saiba nongu~em fala na representação da chuca......, alguém falou no nome dela?.
sobre sua passagem pela CIDS e sua relação com o POEMA sim se fala e muito.

Anônimo disse...

Esse governo petista adora o perigo, como gosta de dormir com os inimigos, digo PMDB E PSDB.

Anônimo disse...

Ou seja acabou a mamata! Esse poema é feudo? Um sorvedouro de dinheiro público! Bem fez a Donana em acabar com esse buraco negro do orçamento do Estado Paroara!

Anônimo disse...

Olha a cara de tristeza da chuca...........parece que vai para um enterro.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE PUBLICAR AQUI UM MANIFESTO OU UM PEDIDO,COMO QUEIRA ENTENDER A PREFEITURA DE BELÉM NA PESSOA DO PREFEITO DUCIOMAR COSTA E GOSTARIA DO APOIO DE TODOS INCLUSIVE DE VC BARATA...
MORO PRÓXIMO AO HOSPITAL SARA KUBITSCHEK,E APESAR DO HOSPITAL NÃO FUNCIONAR COM FORÇA TOTAL,ELE ATENDE VARIAS CRIANÇAS COM DIFICUDADE DE LOCOMOÇÃO QUE PRECISAM DE TRATAMENTO ESPECIALIZADO.
AI QUE MORA O PROBLEMA, POIS NA SAÍDA DO HOSPITAL POR VOLTA DA 13:00H EM DIANTE ATÉ AS 17:00H,HORA EM QUE ACABA O TRATAMENTO DAS CRIANÇAS...AS MãeS QUE PRECISAM PEGAR ÔNIBUS TEM QUE ESPERAR COM AS CRIANÇINHAS NO COLO E DE PÉ NA PARADA DE BAIXO DE UM SOL ESCALDANTE,POIS EM FRENTE AO HOSPITAL NÃO EXISTE PARADA COBERTA,PIOR É QUANDO CHOVE...
TUDO BEM QUE O PREFEITO NÃO QUEIRA OU POR ALGUM PROBLEMA NAS FINANCIAS DA PREFEITURA, NÃO QUEIRA COLOCAR UMA PARADA COBERTA LÁ,MAS QUE USE SEU LADO HUMANO QUE TODOS POSSUIMOS E SE SOLIDARIZE COM ESSA SITUAÇÃO QUE AS MÃES E AS CRIANÇAS PASSAM AO SAIR DO HOSPITAL,E MANDE CONSTRUIR UMA PARADA COBERTA EM FRENTE AO SARA KUBITSCHEK,POIS PODERIA SER COM UM FILHO OU PARENTE NOSSO OU DO PREFEITO DUCIOMAR COSTA...
QUE VOSSA Excelência SE SENSIBILIZE COM ESTA SITUAÇÃO...
CONTO COM A AJUDA DE TODOS PARA DIVULGAR ESSA SITUAÇÃO...INCLUSIVE A SUA BARATA...
OBRIGADO A TODOS.
OBS:AS CRIANÇAS TEM DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO POR ISSO NÃO FICAM DE PÉ SOZINHAS E TEM QUE FICAR NO COLO DA MÃE,E ESTA FICA DE PÉ AGUARDANDO O ÔNIBUS DEBAIXO DE SOL.

ASS:LUIZ

Anônimo disse...

Olha, não explica, nem convence. Falta Dona Nazaré dizer a opinião pública o que o conselho fez a ponto de desagradar Dona Ana Júlia. Terá cooperado com o Greenpeace, ou terá manifestado desagrado com o liberalismo do governo com respeito a pecuaristas? Que há uma razão não tenho dúvida, mas não aquela apresentada por uma e outra parte.

Anônimo disse...

LAVA ROUPA TODO DIA
QUE AGONIA...

Anônimo disse...

A CRISE MUNDIAL É A COSTA LARGA DO GOVERNO DESSA MALUCA, EI ANA JULIA E PUTY SE LIGUEM OS ECONOMISTAS JÁ APONTAM O FIM DA CRISE E VCS AINDA ESTÃO NESSA DE COLOCAR TUDO PELA CRISE, ASSUMAM A INCOMPTÊNCIA DO GOVERNO DE VCS E PEÇAM PRA SAIR.