sábado, 25 de julho de 2009

Y.Yamada – O desapreço pelo consumidor

A poucos metros da entrada lateral, também na travessa 14 de Abril, localiza-se a área de embarque e desembarque dos caminhões-baús do Y.Yamada Plaza, permanentemente suja e fétida. E por isso o habitat ideal para ratazanas, que se multiplicam assustadoramente, para desespero dos moradores do entorno.
Tudo isso ilustra o desapreço dos Yamada pelo consumidor. Exatamente o consumidor que fez e continua fazendo a prosperidade da família. Particularmente o consumidor de baixa renda, no qual ousada e sabiamente apostou o grupo, para expandir e consolidar seu espaço no mercado.

7 comentários :

Anônimo disse...

Esses YAMADAS não têm o menor respeito nem a mínima gratidão, pelo povo que os acolheu. Nenhuma ! Já encheram a burra com o nosso suado dinheirinho, tendo, inclusive, parte dele, sido mandado para o exterior, numa acintosa burla á leis tributárias de nosso país, conforme é do conhecimento de todos. Pois bem, dessa dinheirama toda, nenhum investimento a favor da nossa cidade. Nenhum ! São os campeões da sujeira, do mau gosto e da falta de apreço a nossa pobre Belém. E ainda tem gente que acha justo comemorar o centenário da chegada dos japoneses no Brasil. Quando, na verdade, vieram para o Brasil com o intuito de dominar-nos, como diz o Millor Fernandes.

Anônimo disse...

São todos uns exploradores da mão-de-obra de nossa gente. Pergunte a um funcionário do grupo se ele está satisfeito trabalhando lá, pergunte. Outra mostra da falta de respeito com o povo paraense, é o desligamento do aparelho de ar-condidicionado do super-mercado do Pátio-Belém. Virou rotina. Quem quiser vá lá e confirme.

Lucia disse...

Algumas coisas coisas importantes quero expor e acho que o Barata permitiu esse comentario do 9:34 para que pudessemos esclarecer o seguinte: os imigrantes japoneses nada tem a ver com os improperios dos Yamada,sao homens e mulheres que contribuiram sim, com o desenvolvimento do país.Então sejamos justos. Mesmo porque, se esse supermercado fosse la no japão, eles jamais fariam o que fazem.Ja teriam fechado os supermercados e estariam presos.Portanto, esse homofobismo é perigoso.A CULPA É NOSSA, TODA NOSSA!
1-nao participamos,
2-nao reclamamos,
3-nao nos interessamos.
Em Belo Horizonte, a associação das donas de casa,foi responsavel por mudanças importantissimas nas nossas leis, quer dizer, ao protestarem, acabaram beneficiando o Brasil inteiro.La em BH elas tiveram o poder de boicotar uma rede de supermercado por promover preços abusivos na carne. Isso foi na década de 80 e 90.O prejuizo foi tao grande que os poderosos donos de supermercados foram obrigados a fazer acordo.Isso é exercer cidadania, isso é valorizar reivindicaçoes garantidasw por lei.Imagine uma capital como Belo Horizonte ter uma associaçao que teve e tem o poder de convencer milhares de centenas de donas de casa a nao comprarem determinado produto, ate que ele tenha preço justo.
è isso, nada tem a ver com donos serem jaboneses, holandeses, ou paraibanos.
O grupo Yamada desrespeita seus empregados, isso é verdade.Muitos deles sao de familias sao extremamente pobres, poucos sao sindicalizados.Preferem ser explorados do que reagiram.Por que nao reagem? porque, embora tenham tenham amparo legal, nao teem apoio juridico suficientemente fortes.Para que melhor exercito de excedentes do que esse? sem fiscalizaçao competente, sem apoio estatal, sem problemas para que os empregadores façam fazerem o que quiserem.Os Yamada, embora tenham um contigente de funcionarios do sexo feminino, bastante significante,nao colocam uma única creche como determina a lei`. E por aí vai.Um grupo que poderia promover um exemplar balanço social, perdem a oportunidade de serem de fato fortes e nao somente ricos.Mas, o que ocorre? somos tão desrespeitados que temos uma governadora que vai em inauguraçao do grupo.
Somos, como dizia o ja saudoso Juvencio, uma nova deli, ou não somos?
Lucia

Lucia disse...

desculpem, uma correção: eu quis dizer xenofobia.
Lucia

Anônimo disse...

para quem tiver interesse em conhecer, encaminho o endereço do historico movimento das donas de casa de Minas Gerais:
http://www.mdcmg.com.br
Lucia

Anônimo disse...

para quem tiver interesse em conhecer, encaminho o endereço do historico movimento das donas de casa de Minas Gerais:
http://www.mdcmg.com.br
Lucia

Anônimo disse...

E a vaga do estacionamento para deficientes, continua com uma piscina de plástico e um chafariz.
Eles não são gente fina!!!!