sábado, 6 de dezembro de 2008

UFPA – A (recorrente) tentação totalitária

Um dos mais cruéis legados da ditadura militar que o Brasil amargou de 1º de abril de 1964 até 15 de março de 1985 foi as pessoas, e particularmente muitos dos que combateram o regime dos generais, acabarem por interiorizar, ainda que involuntariamente, a intolerância dos algozes da democracia. Daí deriva, provavelmente, a tentação totalitária que frequentemente emerge, sob o estímulo dos derrotados em refregas políticas.
Isso certamente explica o comentário anônimo, postado neste blog, que pretende desqualificar a eleição do professor Carlos Maneschy como o novo reitor da UFPA (Universidade Federal do Pará) e, assim, questionar a sua nomeação. O álibi para tentar tornar palatável o golpismo, entrevisto no sofisma esgrimido, tem como pretexto Maneschy ter sido derrotado pela professora Regina Feio Barroso, vice-reitora e candidata do atual reitor, em duas das três categorias em que se divide o eleitorado da UFPA.

13 comentários :

Anônimo disse...

O legado mais promícuo que pessoas como você herdaram da didatura foi de que lei existe para otário cumprir, posto que cada grupelho pode fazer a que for dos seus interesses. Além disso, que coisa pública, como universidade, é para ser usada dentro dos caprichos dos grupos, não importa lei, ética e moralidade pública.
É agora que o seu discurso furado em defesa da coisa pública não aparece... sifus.

Diga-me agora que moral os que se reuniram e compacturam com essa burla da lei têm para combater um bando de estudantes que resolveram formar um esquema, por exemplo, para colar na prova?

Anônimo disse...

Ora Sr. Barata quem não respeita as regras do jogo são os adversários da Regina Feio. Em nenhum momento está em discussão o fato de que o que vai levar a eleição é aquele que foi mais votado. A tentação totalitária está no Blog do Sr. Edir Veiga ao postar um monte de notas querendo induzir a estas conclusões. Tenham a santa paciência mais acusar o Prof. Slex de tentação totalitária é no minimo um desrespeito ao professor, inclusive desse tiquin de desrespeito que é o Prof. Edir Veiga.

Anônimo disse...

Acabo de ver, no jornal nacional da tv globo, mais uma obra do governo de ana carepa, agora com a assinatura da seduc de dona bila.
A reportagem mostra a violencia que se alastra nbas escolas paraenses e dona bila sequer teve a hombridade de mostrar a cara, nomeando como secretario um senhor barroso, que não disse foi nada.
segundo seu blog e outros, a senhoira que esta secretaria de educação passava o tempo todo se imiscuindo na campanha da ufpa, junto com seu staff.
será que pelo menos o candidato dela ganhou?
porque, com ela, a triste educação deste estado já perdeu muito, muitissimo.

Anônimo disse...

Barata como são as coisas,esses SEPUCROS CAIDOS que nada mais são do que aqueles que em quase oito anos tiveram os mimos da corte do hoje PEQUENIFICO ALEX e que por conta achavam que assim dominariam a ACADEMIA e ai escolherão duas categorias para fazer com elas segundo a sua vontade;uma foi os estudantes que no incauto de obter melhor qualidade de ensino,quando tinhão aula não tinha professor ou quando tinhão professor a sala estava caindo na cabeça deles;a outra foi a dos técnicos administrativos que na verdade muitos deles chegaram a ser imolados publicamente como vagabundos,obra diga-se realizada por SIBELE E SUAS DESLOCADAS PAULA IVANA E BERNADETE que na verdade formavam o principal comando da GESTAPO que está istalada na PROGEP portanto anônimos das 18:09 e 19:15 vocês foram sim derrotados por essas duas categorias e tem mais o crime de PECULATO cometido por vocês nesta duas semanas terá sim endereço certo para ser denunciado e fiquem certos que todas as denuncias estaram devidamente contempladas mediante as provas inquestionaveis que serão apresentadas.

Anônimo disse...

19:51,
aproveitando o gancho:
viraram as costas para a educação no Pará.Quando digo, viraram as costas, é porque não sabemos realmente quem são peresonagens.So sabemso quem patrocina e nao vê retorno.Nós.
Em outras oportunidades declarei aqui que em 2004, se não me engano,Belem sediou um congresso sobre violencia nas escolas.Por onde andam os anais desse congresso? na época, a Unama, reprentada pelo Professor doutor Reinaldo Pontes, esteve à frente do evento.
Por que relembro esse evento? simplesmente porque seus resultados e estudos apresentados teriam servido de base para minimizar o que naquela época nao estava com estatisiticas tao avançadas aqui no Estado.
Cometemos constantemente o equivoco de engavetar projetos, abandonar outros que deram certo, desprezar o que o outro gestor deixou de interessante, e eu digo gestor, nao politico.O politico, aquele partidario, deveria, no item educação lembrar que é apenas gestor e direcionar todos os seus esforços para colocar em maos competentes o maior bem que uma cidade pode ter: uma educação de qualidade.
Educadores pilatos em relaçao à violencia, é uma nova categoria.Uma perigosa categoria.Porque surgiu? porque qurem salvar suas vidas e não encontram apoio para agir.Mas houve antes deles uma serie de acometidos pela síndrome da inoperancia. Para inumeros gestores a lei basica da educação é uma abstração, uma fantasia.Professores e pedagogos não falam a mesma linguagem.Falta uma revoluçao. O mais grave é que ficaram sozinhos como se perdidos num país de lingua estranha e indecifravel.Há muito se fala de varias medidas simples para minimizar a violencia nas escolas.Algumas sao tão simples que chegam a ser ridiculas.
Nao as exporei aqui.
Agora é muito importante deixar claro que, ao se falar em violencia dentro das escolas, essa violencia está localizada em outro lugar.Não, não é dentro de casa.Outro agravante é ver
uma valsa macabra que asistimos todos os dias, ser dançada apenas pela policia militar que sai antes da festa e volta quando a mesma é interrompida com um tiro.Os outros convidados continuam sentados e engavetando projetos.

Anônimo disse...

Caro Barata
O tempo passa e as coisas mudam. Anos atras, para voce ser indicado a Reitor, nao bastava ser apenas ser um intelectual, precisava acima de tudo ser uma pessoa honesta, digna, nao acumular fortuna com o dinheiro de verbas nao usadas na educacao. Os Reitores, como exemplo temos o inesquecivel Dr. Silveira, homem integro, mais infelizmente em Belem tudo o que e bom termina. E eu termino indigna com esta vitoria. Um conselho nao deixem de exigir a Declaracao de bens do Professor eleito.

Anônimo disse...

desculpem, eu quis dizer: não é so a violencia de dentro de casa que acaba tambem indo para a escola.Vem tambem de outros espaços. os mais inesperados possiveis.

Anônimo disse...

AO ANONIMO 7 de Dezembro de 2008 15:16

Todos os candidatos a Reitor e Vice para se inscreverem nesta disputa apresentaram suas declarações de bens. Era uma obrigação da resolução do CONSUN. Portanto, caro(a) anonimo(a) não há motivo para INDIGNAÇÃO...

Haroldo Baleixe disse...

Alex Fiúza fará cumprir a vontade da Comunidade Universitária.

Um fide dignu amigo do professor Alex Bolonha Fiúza de Mello jurou que o reitor não fará absolutamente nada para modificar o resultado da Consulta à Comunidade Acadêmica oficializado na sexta-feira, dia 05, pela Comissão Eleitoral instituída pelo CONSUN.
Alex disse ao seu intelocutor que "Eleição: ou se perde, ou se ganha; mesmo que seja por um único voto!".
Fiúza também está plenamente convencido que um ato de grandiosidade garantirá seu nome imaculado na história da UFPA e que, "infelizmente, carisma é intransitivo.".

Anônimo disse...

Acabaram as eleições para prefeito. As eleições da Assembléia Legislativa, Eleições da UFPA. A pergunta que não quer calar. O que estás aprontando desta vez jornalista Barata?
Tu é que nem vampiros que necessitam sangue para viver.

Em dezembro será só festas e comemorações, janeiro continuam, só teremos o Fórum Social, isso é para O Liberal fazer uma festa contra o governo popular.

Parabéns pelo teu trabalho!!!

Anônimo disse...

Barata.
O Maneschy e sua turma tinham que aprender com o Edson Ary. Ganhar nos tres segmentos, de goleada para evitar perlengas decisórias superiores.
Ninguem se iluda com promessas do Alex de neutralidade, ele vai sim ficar pedindo ao ministro pela indicação da Regina Feio. Ele quando quis indicar a BILA para SEDUC, assim procedeu, afinal sua pretensão de ser deputado federal passa por todos os apoios por ele planejado.
Aliás ele, juntamente com Regina deram um golpe no CEFET que até hoje o Edson Ary não engoliu(tomada da unidade artifice). O gestor do Cefet é presidente do protocolo das Instituições de ensino superior do Pará, será que não vale a pena o Maneschy enviar um documento pedindo apoio as suas pretensões ao protocolo.
O Protocolo é constituido pelas seguintes instituições.
UFPA, UEPA, UFRA, CEFET, UNAMA e CESUPA

Anônimo disse...

Barata.
Resolveste torcer contra o Alex. Provavelmente ele sairá vencedor pois tens vocação em apoiar causas perdidas para depois lamentar como se tudo fosse golpismo para deixar teu blog em evidencia

Anônimo disse...

Ô 10:01, inveja mata mano velho! o blog do Barata ta em evidencia sem Alex, com Alex, com Manescky, sem ele. contigo e sem migo!