sexta-feira, 24 de junho de 2011

DESGOVERNO – Despautérios em série

Um capítulo à parte, no protesto dos concursados em Santarém, foram os despautérios em série, protagonizados pelo secretário estadual de Saúde, Hélio Franco (foto, com os manifestantes), e pelo deputado Alexandre Von, do PSDB e que tem em Santarém seu principal reduto eleitoral. Ambos, no desabafo dos militantes da Asconpa, a Associação dos Concursados do Pará, mandaram os escrúpulos às favas e dispararam uma avalancha de sandices, que ofendem a inteligência e o decoro. Algo tanto mais surpreendente no caso de Franco, que fixou a imagem de um médico competente e um administrador sério, desconstruída agora, no comando da Sespa, a Secretaria de Estado de Saúde Pública.
Dentre outras pérolas, o secretário estadual de Saúde declarou, conforme os manifestantes, que o concurso público para o Hospital Regional do Baixo Amazonas teria sido “uma grande bobagem, um erro que não deveria ter sido feito, por ter sido mal estudado previamente". “Para nós, o erro a que se refere o secretário de Saúde diz respeito a assinatura do contrato com a Pró-Saúde, que administra mal o Hospital Regional, não é fiscalizada, recebe dinheiro para isso e ainda se dá o direito de não nomear os concursados”, retruca José Emílio Almeida, presidente da Ascopa, que vê na situação um episódio clássico de “improbidade administrativa”.
Quanto a Alexandre Von, os manifestantes observam que ele levou ao paroxismo o escárnio diante do drama dos concursados à espera de nomeação, claramente postergada pelo governador Simão Jatene. O parlamentar tucano simplesmente propôs, candidamente, que os concursados desistam das suas nomeações e assinem contrato trabalhista com a Pró-Saúde. “Isso porque, segundo o deputado tucano, o governo não pode ferir um contrato feito com a Pró-Saúde, ainda que sejam transgredidos os direitos constitucionais dos concursados!”, indigna-se José Emílio Almeida, o presidente da Asconpa. “O deputado também propôs que os concursados assumam cargos nos pólos da Sespa, mesmo que esses pólos estejam situados em localidades distantes, bem longe de Santarém”, acrescenta Almeida.

20 comentários :

Anônimo disse...

O deputado Von, conhecido como SHEREK (aquele personagem do desenho) devia tomar um banho de lama, tal qual seu personagem.

Anônimo disse...

Égua ak na ALEPRA, tbm é conhecido como SHEREK, ehehhhehhe

Anônimo disse...

Alguém deve ter gravado o que o secretário de saúde falou. Eu fiquei decepcionada com a postura dele que sempre foi um homem tão sério, imune às mentiras deslavadas da maioria dos políticos.

Professor Thiago Barbosa disse...

Tal qual o que Esse Secretário falou, fala o seu grande lider, e que ainda quer ser prefeito da minha querida Belém.
Se Jordy sempre foi mesmo defensor da causa dos Concursados, como fez nos meados da campanha política de 2010, prove que então não queria promover a sua imagem para ser o tal "federal-ficha-limpa".
Pressione o Governador JOrdy, diga a ele que a sua secretaria não precisa de temporários, e peça pro seu secretário parar de falar MERDA, dizendo aos pais de família que o concurso C-131 foi um ERRO.
QUE PAIS É ESSE???

Anônimo disse...

DURANTE A ELEIÇÃO DE 2010 O JORDY SUMIU DO MEIO DOS CONCURSADOS. ELE FEZ ALGUMA DEFESA EM 2009. MAS EM 2010 NÃO TEM NENHUM REGISTRO DELE DEFENDENDO OS CONCURSADOS.

Anônimo disse...

O Jordy sempre foi considerado pelos deputados como um cara sem palavra, que pensava somente em si. Já ouvi deputado e assessores se referirem ao Jordy como sonso e um politico que ninguem confia. Achava que estavam exagerando e sendo muito criticos com ele, mas hoje penso diferente.

É lamentável que as pessoas que votaram e acreditaram nele, hoje se sintam desprestigiadas e abandonadas, como os concursados.

Anônimo disse...

Saúde Pública do Governo Estadual;

Política de Cargos e Salários;

Relações entre Profissionais de Saúde;


"Como Fazer os Outros de Bobos:"

Inteligência é fundamental em qualquer negociação com o governo estadual, senão é possível que ao final de um esperneio, alguém nos coloque um belo par de "orelhas de burro", ou como se dizia antes (agora já não dá), nos deixe "com a venta furada na horizontal".

O aumento concedido recentemente apenas aos profissionais médicos , de 67% em cima dos plantões, aparentemente uma medida justa, atingiu um objetivo que não pode ser alcançado em nenhuma outra classe. Irritados com esta medida discriminatória, os demais servidores ameaçaram fazer greve e... graças ao mau conselho do sindicato, acabaram por aceitar uma listinha de reivindicações - estas sim - que vão reverter em favor de todas as classes, inclusive a dos médicos. Ou seja: foram enganados.

Ao longo dos anos tudo aquilo que diz respeito a "horário de trabalho de médicos" tanto na esfera estadual quanto na federal e municipal, vem sendo modificado de modo a permitir o maior número possível de acumulação de rendimentos. Em alguns locais de ambulatório o turno diário de 4 horas foi transformado em "nº de fichas/dia" (fácil de ser minorizado) o que resulta na permanência de vários destes profissionais no ambulatório a algo entre 45 minutos a uma hora e meia; em outros foi trocado por plantões e gradualmente vem sendo convertido para "fichas/dia" (um duplo aproveitamento).

Nas unidades hospitalares o turno é padronizado em plantões de 12 hs, que a imprensa a todo dia flagra o descumprimento. Ora, se o aumento para os médicos foi de 67% nos plantões, o aumento foi integralmente absorvido. O ganho líquido no final do mês foi de 67%. Se o secretário de saúde pública resolvesse dar os mesmos 67% de aumento - nos plantões - aos demais servidores, isso não seria a mesma coisa! Os demais servidores cumprem jornada básica de trabalho de 30 hs semanais e somente alguns destes tiram plantões em feriados e finais de semana e mesmo assim em número bem menor. Ou seja: alguns servidores continuariam com zero% de aumento nos rendimentos (aqueles que só cumprem o turno de trabalho e não são escalados para plantões extras) enquanto que os maiores beneficiados talvez ganhassem uns 28-32%, para praticamente "morar" no trabalho (trabalhando de domingo a domingo juntando turno normal e o máximo de plantões extras possíveis). A maioria ficaria com um incremento salarial médio de 8-10%, exatamente porque os valores dos plantões são bem defesados em relação aos médicos.

Mas a coisa foi muito pior. Os demais servidores vão receber apenas 25% agora e 20% mais tarde e alguns benefícios (aumento no vale alimentação) que somados não vão atingir um ganho real de 25%. O pior de tudo, é que alguns dos itens desta "cesta" vão beneficiar também os médicos, acentuando ainda mais a disparidade salarial. Mais uma vez o governo estadual aplica uma rasteira nos profissinais de saúde, livrando apenas a cara dos médicos. E isso é dinheiro, economia, disciplina da especialidade do governador.

Karla disse...

TEMOS FILMAGENS, É O GOV. NA SUA CAMPANHA DISSE QUE IRIA CHAMAR TODOS OS CONCURSADOS. SE FOI UM ERRO DE TER FEITO O CONCURSO´POIS PQ CHAMOU DE HR DE TUCUCUÍ.

Anônimo disse...

Jordy é ótimo, habituê em jogar para a platéia (mídia)

Anônimo disse...

Desmandos da diretora do Hospital Regional de Tucurui parte 2


5- há um "PROJETO DE REFORMA DO PRONTO SOCORRO" que estaria sendo pronto para ser direcionado a uma empresa de amigo da Conceição Oliveira o Sr. Ronaldo

6- A importação de Belém de uma Secretaria para servir a Diretora e seus assistentes que pudessem confiar para continuarem acho o que foi descrito acima. O Ocorre que a referida senhora, além é claro do seu salário e vantagens, recebeu nada mais, nada menos que dezoito diárias e meia.


Ficam sem resposta três perguntas:

Primeira: Será que não tem nenhuma outra funcionária em Tucuruí, competente o bastante para exercer a difícil e altamente especializada função de Secretária da Diretora, evitando assim o desnecessário gasto com diárias?

Segunda: A referida funcionária recebeu 18 diárias e meia em abril, quantas receberá se permanecer em Tucuruí em todo o mês de maio, trinta e uma diárias?

Terceira: Será que o HRT está tão bem assim de finanças, já que suporta tamanho desperdício, ou estão desviando recursos do atendimento da população e compra de materiais básicos, como material de expediente, cirúrgico, de limpeza, remédios etc.), para utilizar os recursos proporcionando vantagens salariais aos amigos(as) da Diretora?

Esta prática fere no mínimo dois princípios constitucionais que regem o serviço público: O princípio da impessoalidade e o princípio da economicidade.



"DIÁRIO OFICIAL Nº. 31901 de 26/04/2011 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA - HR TUCURUÍ Diária Número de Publicação: 224918 Portaria: 064/2011 Objetivo: RESPONDER PELA SECRETARIA DA DIREÇÃO GERAL EM EXERCÍCIO DO H.R.T. A FIM DE ATENDER O HOSPITAL REGIONAL DE TUCURUÍ. Fundamento Legal: RESPONDER PELA SECRETARIA DA DIREÇÃO GERAL EM EXERCÍCIO DO H.R.T. A FIM DE ATENDER O HOSPITAL REGIONAL DE TUCURUÍ. Origem: BELÉM/PA - BRASIL Destino(s): TUCURUÍ/PA - Brasil Servidor(es): 104876/NUZIA LEILIANA BARROSO NERY (AG. ADMINISTRATIVO) / 18.5 diárias (Completa) / de 12/04/2011 a 30/04/2011 Ordenador: MARIA CONCEIÇÃO DE SOUZA OLIVEIRA

Obs: Vamos fazer os cálculos 135 x 18,5= 2.497,50 quase dois mil e quinhentos reais


7 – Após os escândalos das diárias da secretária particular a Dra. Enfa Maria da Conceição Souza Oliveira, não teve coragem de pagar as 30 diarias do mês de maio pagou esse processo de contabilidade, e no HRT tem um contador cedido a Prefeitura Municipal de Tucurui porque não tem serviços para um contador.



Nº do empenho Data do empenho CPF/CGC/IG Beneficiario Empenhado Anulação Reforço Empenhado Final Pago
2011NE01011
12/05/2011 00787922234 JOSE ADY DE ALMEIDA 5.500,00 0,00 0,00 5.500,00 5.500,00

Itens do Empenho
Especificação Unidade de Medida Quantidade Valor Unitario Valor Total
SERV. DE CONTABILIDADE UND 1 0 5.500,00
Total: 5.500,00


ESSAS FONTES FORAM TIRADAS DO PORTAL DA TRANSPARENCIA DO PARA

http://www.portaltransparencia.pa.gov.br/

Anônimo disse...

Desmandos da diretora do Hospital Regional de Tucurui parte 2


5- há um "PROJETO DE REFORMA DO PRONTO SOCORRO" que estaria sendo pronto para ser direcionado a uma empresa de amigo da Conceição Oliveira o Sr. Ronaldo

6- A importação de Belém de uma Secretaria para servir a Diretora e seus assistentes que pudessem confiar para continuarem acho o que foi descrito acima. O Ocorre que a referida senhora, além é claro do seu salário e vantagens, recebeu nada mais, nada menos que dezoito diárias e meia.


Ficam sem resposta três perguntas:

Primeira: Será que não tem nenhuma outra funcionária em Tucuruí, competente o bastante para exercer a difícil e altamente especializada função de Secretária da Diretora, evitando assim o desnecessário gasto com diárias?

Segunda: A referida funcionária recebeu 18 diárias e meia em abril, quantas receberá se permanecer em Tucuruí em todo o mês de maio, trinta e uma diárias?

Terceira: Será que o HRT está tão bem assim de finanças, já que suporta tamanho desperdício, ou estão desviando recursos do atendimento da população e compra de materiais básicos, como material de expediente, cirúrgico, de limpeza, remédios etc.), para utilizar os recursos proporcionando vantagens salariais aos amigos(as) da Diretora?

Esta prática fere no mínimo dois princípios constitucionais que regem o serviço público: O princípio da impessoalidade e o princípio da economicidade.



"DIÁRIO OFICIAL Nº. 31901 de 26/04/2011 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA - HR TUCURUÍ Diária Número de Publicação: 224918 Portaria: 064/2011 Objetivo: RESPONDER PELA SECRETARIA DA DIREÇÃO GERAL EM EXERCÍCIO DO H.R.T. A FIM DE ATENDER O HOSPITAL REGIONAL DE TUCURUÍ. Fundamento Legal: RESPONDER PELA SECRETARIA DA DIREÇÃO GERAL EM EXERCÍCIO DO H.R.T. A FIM DE ATENDER O HOSPITAL REGIONAL DE TUCURUÍ. Origem: BELÉM/PA - BRASIL Destino(s): TUCURUÍ/PA - Brasil Servidor(es): 104876/NUZIA LEILIANA BARROSO NERY (AG. ADMINISTRATIVO) / 18.5 diárias (Completa) / de 12/04/2011 a 30/04/2011 Ordenador: MARIA CONCEIÇÃO DE SOUZA OLIVEIRA

Obs: Vamos fazer os cálculos 135 x 18,5= 2.497,50 quase dois mil e quinhentos reais


7 – Após os escândalos das diárias da secretária particular a Dra. Enfa Maria da Conceição Souza Oliveira, não teve coragem de pagar as 30 diarias do mês de maio pagou esse processo de contabilidade, e no HRT tem um contador cedido a Prefeitura Municipal de Tucurui porque não tem serviços para um contador.



Nº do empenho Data do empenho CPF/CGC/IG Beneficiario Empenhado Anulação Reforço Empenhado Final Pago
2011NE01011
12/05/2011 00787922234 JOSE ADY DE ALMEIDA 5.500,00 0,00 0,00 5.500,00 5.500,00

Itens do Empenho
Especificação Unidade de Medida Quantidade Valor Unitario Valor Total
SERV. DE CONTABILIDADE UND 1 0 5.500,00
Total: 5.500,00


ESSAS FONTES FORAM TIRADAS DO PORTAL DA TRANSPARENCIA DO PARA

http://www.portaltransparencia.pa.gov.br/

Anônimo disse...

Expetacular essa declaração do presidente da Asconpa, sr José Emilio Almeida:

“Para nós, o erro a que se refere o secretário de Saúde diz respeito a assinatura do contrato com a Pró-Saúde, que administra mal o Hospital Regional, não é fiscalizada, recebe dinheiro para isso e ainda se dá o direito de não nomear os concursados”.

Esse é o sentimento do povo de Santarém. Até hoje não entendemos por que a gov. Ana Júlia entregou de bandeja a administração do HRBA para a empresa Pró-Saúde.

É como se reconhecesse que não tinha gente competente no PT para dirigir o Hospital?
Mas, e no PSDB? Tem?

Governador Jatene, detone com a Pró-Saúde e traga o HRBA de volta para o povo.

Anônimo disse...

O Helio Franco é um homem sério ainda é uma da últimas reservas de honestidadee e dedicação à saúde pública, o problema que pertence ao PPS, partido camaleão que tem um discurso progressita, mas tá engessado pelo esquema do PSDB/DEMO.

Anônimo disse...

Se Hélio Franco quiser se salvar, caia fora do PPS, que é um partido muito prostituto. Para gerenciar, não precisa ser de partido A ou B, o que importa é a competência.

Anônimo disse...

Há contrato com a Prosaúde para gerenciar o Regional de Santarém por quanto tempo? É bom lembrar que essa licitação foi da Ana Julia,governo "caracterizado"pelas boas práticas de gestão,probidade e honestidade a tal ponto que até o PT a repudia.E que concurso foi esse se nas OS os contratos sâo CLT e de total responsabilidade destas? Foi erro sim, mais um erro de Ana Julia e sua turma,aliás cadê o dinheiro das inscrições desse concurso?

Anônimo disse...

O que estraga o dr.Hélio Franco é esse apreço que ele tem pela tucanalha.

Anônimo disse...

Issso, é porque para os governo tucano estudar não dá futuro. O que dá fuuro é balançar bandeira em sinal, em época de eleição, para descolar uma nomeação e arranjar um trabalho no governo. Foi assim no passado, e não é diferente agora.

Anônimo disse...

Esperem aí pessoal, vamos colocar os pingos nos Is!
As O.S. ( Organizacoes Sociais ) foram inventadas pelos tucanos. No tempo do Jatene, o Hospital Metropolitano, de ananindeua, ja era administrado por uma, do Cesupa e o Sefer começou a dele no penultimo mes do Gov. jatene, antes da Ana Julia assumir. Em Sao Paulo, governado pelo PSDB nos ultimos 20 anos, existem mais de 40 hospitais gerenciados pelas O.S., inclusive a Pro Saude. Do jeito que os comentarios sao colocados aqui, parece que foi o PT que inventou essa historia de O.S. Apesar disso, num territorio com dimenssoes continentais como o nosso, dificilmente o Estado conseguiria atender as necessidades em locais tao distantes, nunca um medico de alta complexidade, com um neuro cirirgiao, um Cirurgiao Cardiaco, um Nefrologista, e tantos outros aceitariam trabalhar no interior pra ganhar um salario de funcionario publico, eles na capital ganham mais de 30.000 as vezes nos seus consultorios, como convence-los a largar uma grana dessa pra virar funcionario publico pra ganhar as vezes menos de 3.000 reais?

Anônimo disse...

Esperem aí pessoal, vamos colocar os pingos nos Is!
As O.S. ( Organizacoes Sociais ) foram inventadas pelos tucanos. No tempo do Jatene, o Hospital Metropolitano, de ananindeua, ja era administrado por uma, do Cesupa e o Sefer começou a dele no penultimo mes do Gov. jatene, antes da Ana Julia assumir. Em Sao Paulo, governado pelo PSDB nos ultimos 20 anos, existem mais de 40 hospitais gerenciados pelas O.S., inclusive a Pro Saude. Do jeito que os comentarios sao colocados aqui, parece que foi o PT que inventou essa historia de O.S. Apesar disso, num territorio com dimenssoes continentais como o nosso, dificilmente o Estado conseguiria atender as necessidades em locais tao distantes, nunca um medico de alta complexidade, com um neuro cirirgiao, um Cirurgiao Cardiaco, um Nefrologista, e tantos outros aceitariam trabalhar no interior pra ganhar um salario de funcionario publico, eles na capital ganham mais de 30.000 as vezes nos seus consultorios, como convence-los a largar uma grana dessa pra virar funcionario publico pra ganhar as vezes menos de 3.000 reais?

Anônimo disse...

Qual a competência qu o VELHO FRANCO tem? pode ter honestidade, mas nunca ouvi falar do seu trabalho quando ele estava as frente das Hepatites no Estado.