sábado, 25 de junho de 2016

UFPA – A caixa-preta do Parfor

De acordo com as estimativas confiáveis, o universo de votantes da UFPA, na eleição para reitor – feita pelo voto proporcional - ,inclui cerca de 2.500 docentes, aproximadamente 2.300 técnicos e mais de 40 mil estudantes, entre os quais é colossal o percentual de abstenção. Nas últimas eleições, por exemplo, exerceram o direito de voto em torno de 12 mil estudantes. Por isso, previsivelmente, também emergem com vigor, na reta final da campanha, as denúncias sobre o que é etiquetado de “caixa-preta do Parfor”, que reportam à falta de acesso dos candidatos de oposição aos alunos do Plano Nacional de Formação Docentes, o Parfor, um contingente que na UFPA é estimado em cerca de mais de cinco mil discentes e pode influir no resultado do pleito. “Ao que ao saiba, nenhum de nós [da oposição] teve acesso, por exemplo, aos e-mails institucionais desses alunos”, ecoa o professor João Weyl, ao sinalizar para o acesso privilegiado a esse contingente por parte da reitoria, notoriamente engajada na campanha de Emmanuel Tourinho.

O Parfor é constituído pelos alunos do Plano Nacional de Formação Docente, destinado a professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. O plano se propõe a oferecer cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da federação, por meio de 76 instituições públicas de educação superior, das quais 48 federais e 28 estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias.

14 comentários :

Anônimo disse...

Os professores alunos do parfor devem votar pra mudar essa realidade, chega de festa com dinheiro publico. A chapa do E.T diz que vai manobrar para conseguir 3 mil votos e a comissão eleitoral parece que está junto nesta empreitado.

Anônimo disse...

Barata,
Se abrirem a verdadeira caixa preta do parfor, vai ser caso de Policia Federal na ufpa.

Anônimo disse...

Professores do PARFOR não se deixem levara pelas promessas de efetivá-los na UFPA. Não sejam tolos de acreditar que o salafrário do senador pilantra que apoia o touro pequeno vai ajudá-los, convencendo o Mr Temeridade a inventar leis para entrar para nossa UFPA. Não se deixem iludir pelo promesseiro oportunista de sempre que vive a roubar o futuro do Pará. Fora ladrão, fora touro pequeno.

Anônimo disse...

Essa arrumação montada pelo PT e Dilma, em Brasília, tinha finalidades obscuras, através da entrada "gratuita" na universidade, sem concurso vestibular como os outros alunos, a om o patrocínio das prefeituras do interior, criou uma corrente política de interesses. O governo Federal passaria a imagem de preocupado com educação do povo; os prefeitos estariam em posição de vantagem perante a comunidade, pois os escolhidos para a universidade passariam pela indicação deles; os dirigentes da UFPA viram uma excelente oportunidade de terem os prefeitos sempre na mão e os alunos eternamente agradecidos pela oportunidade de cursar uma universidade. Essas boas intenções, na verdade, tinham um fundo político muito bem arquitetado para manter "currais" eleitorais no Estado. E os alunos? Coitados, estão sendo sacrificados com um curso exaustante e com pouco tempo para processarem o que é ensinado. Viraram os eleitores mais cobiçados da UFPA, das prefeituras e do PT (Dilma). Tem candidato sendo induzido por esses interesses, alheios aos de edificar a instituição e melhorar o ensino. Os alunos de Belém são mais politizados e não se deixam enganar facilmente, mas os do Parfor, se não votarem em quem o prefeito ou coordenador quer eles ameaçam retirá-los do programa.
Tá vendo como é que funciona: te dou uma vaga, mas ficas voltado para fazer o que quero. E isso é sujo, é podre, é perverso, é desleal para com a sociedade.
Devemos acabar com esse tipo de ação, imediatamente, votando em quem não pratica essas politicagens sujas. Aluna da UFPA


Anônimo disse...

O que o anônimo das 22:11 falou é tudo verdade. A chapa do ET já está se considerando vencedora contando com os votos dos alunos do Parfor, falAM pelos corredores da ufpa que os professores indicados para.ministrar aulas no parfor, já viajavam macetiados para fazer a cabeça dos alunos a votar.no ET. Essa era uma prerrogativa para serem escolhidos.

Anônimo disse...

Na minha opinião, não faz sentido que alunos do Parfor votem. Eles não estão na UFPA, não conhecem a instituição e não têm compromisso. O Parfor é um arremedo de programa, mas a magnitude dele, em termos numéricos, desequilibra todo o debate interno. E isso sem contar que é quase impossível controlar o processo de votação nessas urnas. Vai ter urna emprenhada sim. É claro que vai. Essa turma Maneschy-Tourinho-Jáder tá preparada pra fazer o pior.

Anônimo disse...

Existem grupos do WhatsApp e inclusive teve um dia que o et reuniu com alguns coordenadores de polo lá no auditório da EAD foi lá enche-los de promessas... No grupo do whattsapp aquele Marcio alguma coisa da EAD só manda coisas do et nos grupos....só eles têm acesso aos alunos, e-mails e reuniram quando os coordenadores de polo vieram a Belém, acho isso uma injustiça, com as outras chapas.... Uma palhaçada... Injustiça total...

Anônimo disse...

Amm concordo com o anônimo das 07:57 tem muita coisa por trás desse partir e com esses votos, e que eles estão contando. Estão cetos da a vitória. Fico triste com o futuro da ufpá. Se essa chama ET ganhar, só ouço falar em retaliação, gratificação para os apoiadores. E a ufpá, as propostas para ufpá, onde fica?POBRE UFPÁ.

Anônimo disse...

Esta eleição foi feita às pressas e sem discussão de metodologia. A inclusão dos alunos do Parfor constitui uma situação de desequilíbrio real, que não foi discutida. Trata-se, evidentemente, de um arranjo para conformar um bolsão de votos na chapa da situação. Estas eleições estão uma vergonha e deveriam ser canceladas. Essa pressa passa por cima do debate e desrespeita a comunidade acadêmica. A chapa do ET com o Gilmar está fazendo qualquer negócio para ganhar as eleições e com total apoio da comissão eleitoral.

Marcio disse...

Muito intrigante ver pessoas no anonimato falar o que bem entendem a agredir nesse nivel as pessoas sem mostrar a cara. Essa é a cara da extrema direita no Brasil e no mundo. Dificil acreditar que são profissionais éticos. Também gostaria de perguntar quem tem acesso a todos os 55 mil emails dos alunos da UFPa? Eu desafio qualquer um a provar que existe algum email direto aos alunos do parfor ou documento impresso assinado por mim. Eu tenho o direito como qualquer docente a ter candidato. Três dos candidatos de oposição inclusive sempre tiveram relação direta com o PARFOR, apoiando como pro-reitores e docentes do programa. Os alunos estao lá nos 60 polos que abrimos neste importante programa para o estado do Pará. Mais de 1200 professores efetivos já atuaram nos 21 cursos. É chato ver o Blog do barata fazendo o papel de Veja dos blogs. Ass: Marcio Nascimento

Anônimo disse...

Senhor Márcio, vc não tem moral para vir aqui e questionar a ética de quem, anonimamente, escancara as verdades desse PARFOR. A turma na qual está inserido é vergonhosamente ligada a fatos não muito honestos e são capazes de prejudicar quem ousar falar a verdade.
O senhor teve ética quando armou a vinda dos coordenadores do Parfor à Belém para receberem material de campanha do seu candidato Tourinho? Impediu até a entrada de professores de Belém na citada reunião porque não era pra eles assistirem, isso é ético? - - Não! É imoral!!!
Todos os candidatos tem o mesmo direito de falar com todo mundo. Ou o senhor acha que os alunos do Parfor são propriedade particular sua?
Muitas pessoas na instituição desconfiam dos pagamentos feitos, dos recursos utilizados para pagamento de aulas, da Chefe de Gabinete, por exemplo, que deixa suas atividades aqui para dar aula em cursos do Parfor e receber um gordo salário extra.
Se é tão ético como diz, apresente as contas do Parfor para todo mundo ver e saber!
Duvido que tenha coragem!

Anônimo disse...

Prof Marcio, nao se trata de falar o que bem entende. As pessoas ficam no anonimato, pq vao denunciar a quem? Se denunciarem e mostrarem a cara, sabem que vao sofrer retaliacoes. Pq nao foram levadas adiante o roubo que aconteceu no parfor, por um grupo de funcionarios contratados pela fadesp? Quais as medidas tomadas, alguem sabe. O senhor tem direito a voto sim, mas nao tem o direito de usar o voto dos alunos do parfor descaradamente a favor do seu candidato.

Anônimo disse...

Fico me perguntando uma coisa, que alunos são esses, facilmente manipulados, massa de manobra?. E muito triste saber que a ufpa está "formando" cidadãos que não conseguem enxergar um palmo a frente do nariz. Muito triste, Quero acreditar que esses alunos não deixarão que outros pensem por eles. Alunos do Parfor vcs tem opinião própria, se estão nesse curso, os méritos são seus e não de professores, coordenadores, são somente seus.

Anônimo disse...

é preciso que se explique melhor. O parfor foi criado para diplomar quem já tem vários anos de magistério e conhece mais do que o suficiente para ensinar o resto da vida do tanto que o povo merece. Portanto, o que falta é apenas diploma e em troca disso os acadêmicos ganham uns trocados e vão aprender com esse como de fato se ministra aula que preste, Ou seja> é um programa de qualificação institucional para que os docentes da UFPA qualifiquem melhor suas ações.