sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ALEPA – Uma prévia das eleições municipais

Para além do previsível desejo em redesenhar a aliança política do PMDB com o PSDB no Pará, o petardo disparado por Simone Morgado pode mirar também, até porque não são coisas excludentes, nas eleições municipais deste ano. Nos bastidores fala-se que o atual presidente da Alepa, o deputado tucano Manoel Pioneiro (foto, à dir., com Domingos Juvenil), almeja retornar à Prefeitura de Ananindeua, município no qual construiu, com seu populismo obreiro, um respeitável e cativo eleitorado. Para quem alimenta ambições eleitorais, nada melhor do que ter a chave do cofre do Palácio Cabanagem, cujo orçamento é bem mais atrativo que o de muitas prefeituras do Pará. O que historicamente abre a perspectiva de um colossal caixa dois. Pioneiro, não por acaso, manteve contratos suspeitos herdados do ex-deputado Domingos Juvenil (PMDB), que o precedeu como presidente da Alepa. E trocou os fornecedores em outros tantos contratos, substituidos por seus velhos conhecidos da época em que comandou a Prefeitura de Ananindeua.
Como ensina a sabedoria popular, quem disso cuida, disso usa. E certamente não há de faltar a Jader Barbalho know-how na matéria. Logo, Pioneiro já deve estar sob a lupa do morubixaba do PMDB no Pará, na previsível disputa ensejada pela partilha do butim. A denúncia de Simone Morgado, nesse contexto, pode soar ainda a uma advertência de Jader Barbalho. Mesmo porque, convém recordar, o prefeito reeleito de Ananindeua é Helder Barbalho (PMDB), ex-vereador no município e ex-deputado estadual. Ele é apontado como o pretenso herdeiro político do pai, o ex-governador e senador Jader Barbalho, a mais longeva liderança política da história do Pará. Para Helder será importante fazer seu sucessor, de modo a sair cacifado, diante da perspectiva de um jejum de dois anos. A não ser, naturalmente, que a ele seja destinado algum cargo de relevo na administração federal, capaz de garantir-lhe visibilidade. Antes de qualquer coisa em relação ao seu futuro imediato, Helder terá como desafio eleger seu sucessor. Nos bastidores fala-se do deputado estadual Francisco Melo, o Chicão, como o candidato do PMDB a prefeito de Ananindeua. Chicão, recorde-se, é o ex-vice-prefeito de Ananindeua, depois de cumprir três mandatos como vereador do município. Na administração da governadora petista Ana Júlia Carepa, a ele foi destinada a Seob, Secretaria de Estado de Obras, dentro da cota destinada ao PMDB. No governo do tucano Simão Jatene, ele voltou ao proscênio como secretário estadual de Transportes. Mantido a pão e água, sem recursos para bancar o populismo obreiro, antes, como agora, Chicão viu-se engessado, naquela situação clássica de rainha da Inglaterra, que reina, mas não governa. Seguindo, evidentemente, a orientação do próprio Jader Barbalho, já no segundo semestre de 2011 ele pediu exoneração, integrando a parcela do PMDB que fez o desembarque da nau petista, já fazendo água em decorrência da incompetência de seus comandantes, com ênfase para a ex-governadora Ana Júlia Carepa. No atual cenário, é quase certo que reverta a penúria sob a qual é mantido, diante do retorno ao Olimpo do Planalto de Jader Barbalho, cujo poder de articulação no Congresso Nacional faz dele uma liderança a ser necessariamente ouvida no PMDB. A despeito da dissimulada hostilidade do vice-presidente Michel Temer, cuja colossal voracidade por cargos não admite sombras e que, por isso, alimenta a animosidade da grande imprensa brasileira em relação ao Anhanga, o espírito maléfico, na versão cultivada pelo tucanato paraense, até passado recente. O mesmo tucanato que hoje brinda com Jader, o Anhanga de pouco tempo atrás, a aliança do PMDB com o PSDB no Estado.

7 comentários :

Anônimo disse...

Caro Barata,
Fazendo uma correção ao post, o Chicão é Dep. Estadual (hoje ocupando a SETRAN) e ex-vice-Prefeito de Ananindeua)
Quanto ao Pioneiro, procure saber de seu homem de confiança (PEREIRA), que fornecia a merenda escolar em Ananindeua, e hoje é um dos"fornecedores" da ALEPA.
A denúncia da Dep. Simone tem sim fundo de verdade e tem até hoje contratos escabrosos patrocinados por Pioneiro.

Anônimo disse...

Um passarinho me contou que Jáder pretende lançar Elcione Barbalho como candidata à Prefeitura de Ananindeua para garantir a segurança financeira do filhote Helder.Mami e Papi fazem qualquer coisa para proteger sua cria e mantê-lo em evidência.Segundo eles Elcione é a única que pode freiar o Pioneiro.

Anônimo disse...

Das 15:06, de 27 de janeiro de 2012, nem mudando a legislação eleitoral, porque mesmo que fosse alterada a vigência seria pras eleições subsequentes. Por se MÃE do Prefeito, a Deputada ELCIONE é inelegível à sucessão do filho HELDER BARBALHO.

Anônimo disse...

E desde quando lei é empecilho prá político corrupto ladrão neste estado?

Anônimo disse...

15:06, Ananindeua é de fato uma monarquia

Anônimo disse...

Anônimo das 17:30 está coberto de razão. E desde quando a aplicação da Lei é impecilho para corruptos? Vide Jàder. Com todas as roubalheiras, processos em cima de seu couro, não é senador? Portanto, nada mais me espanta.

Anônimo disse...

Coloquem tudo dentro de um saco e baixem cacete. O grito é um só. Tudo farinha do mesmo saco.