terça-feira, 11 de outubro de 2011

SAÚDE – Um descaso recorrente

O descaso para com a saúde pública, tão bem ilustrado pela situação de Tucuruí, faz-se também presente em Belém. Independentemente de quem possa ser o circunstancial inquilino do poder. Trata-se de um descaso recorrente, como evidenciam os fatos.
Em 2004, por exemplo, no segundo ano do primeiro mandato do governador tucano Simão Jatene, o Simão Preguiça (foto), o Inca remeteu para o Hospital Ophir Loyola um acelerador linear de última geração, avaliado em mais de um milhão de dólares e fundamental para agilizar o tratamento dos pacientes vítimas de câncer. O aparelho permaneceu encaixotado no almoxarifado da Sespa, quando era secretário estadual de Saúde o médico Fernando Dourado, hoje vereador de Belém pelo DEM, o Democratas, e cuja administração, à frente da Secretaria de Estado da Saúde Pública, foi pontuada por denúncias de corrupção. Dourado era diretamente subordinado a secretária especial de Promoção Social, a então vice-governadora Valéria Vinagre Pires Franco, do DEM, que tinha como tutor político o próprio marido, Vic Pires Franco, na época deputado federal e presidente regional do DEM. Coube ao casal Pires Franco gerenciar a saúde, na partilha política da máquina administrativa estadual.

14 comentários :

Anônimo disse...

Acresditem, a noticia da cantoria de Jatene está no site oficial do governo. Eu precisei me biliscar pra ver se nao tava sonhando, ou tendo um pesadelo.Eles acham isso lindo!acreditem, eles acham super normal! Mas a noticia do povão vaiando passou batido!

"Durante a procissão, Simão Jatene recebeu o carinho dos romeiros que acompanhavam o Círio e agradeceu do camarote com muitos acenos e cumprimentos. O governador também demonstrou a sua devoção a Nossa Senhora e homenageou o Círio cantando a música “Romaria”, de autoria do músico Renato Teixeira e consagrada na voz de Elis Regina. Mais um momento emocionante para os devotos que estavam na procissão."

Anônimo disse...

Jatene e seus aliados vivem as alegrias de um governo midiático,cheio de nepotismo e incompetência.As vaias estão começando,em seguida aparecerão as mesmas pessoas transportadas para os seus eventos além de obrigarem os DASS a participarem de todos os eventos para garantirem as palmas.Já vimos esse filme antes.

Anônimo disse...

O Simão preguiça é pescador, é cantor, é metido a tudo mas o que deveria fazer não faz: governar com eficiencia, criar o plano de cargos e salarios pra os servidroes do estado , principalmente os da saúde que agoniza a cada dia enquanto ele dá uma de cantor.
O seja, ao povo o pão e o circo!

Anônimo disse...

Enquanto ele "se acha",como vemos na foto, a má administração na saude envergonha os profissionais que realmente se dedicam a prestar um serviço de qualidade e tem de se submeter aos parentes,protegidos e puxasacos que dominam a Sespa na capital e interior.

Anônimo disse...

as unidades de Saúde do Estado estão sem nada enquanto pra montar um posto para Brasil e Argentina o 1º CRS gastou 100.000,oo reais. SEM LICITAÇÃO

Anônimo disse...

A Ana Amelia do CRS faz parte do grupo incompetente do Helio Franco,fazem como o Jordy manda e as pessoas que se virem com o estilo Helio/Jatene/Duciomar de administrar a saude no estado. E os paraenses ainda ficam orgulhosos porque no jogo cantaram o Hino Nacional(?????).

Anônimo disse...

Lamentável ver o Chefe do Executivo Estadual se prestar a cantar "Romaria" no Cirio de nazaré, pergunto: será que ele só governa para católicos? ou será que ele só representa os interesses dos católicos? com a palavras as autoridades evangélicas de nosso estado.

Anônimo disse...

Muitos evangélicos estão no bolso dele, por isso não reclamam. O que eu vi na trasladação foi o Jatene sendo vaiado.Quem foi aplaudido foi o padre Fábio de Melo.Ele é tão covarde que não cantou sozinho, escolheu o padre Fábio pra cantar junto, pois sabe que o referido padre goza de grande prestígio a comunidade católica.

Anônimo disse...

Isso não foi homenagem ,foi autopromoção da pior espécie já que aproveitou o fato das pessoas estarem acompanhando o Círio para se exibir.Nossa Senhora não precisa desse tipo de aproveitador, mas nós paraenses precisamos ter um governador sério e trabalhador.Se quer platéia, então castigue os seus puxasacos e faça show pra eles.

Anônimo disse...

A saúde está um caos, mas para os parentes da vice e do secretário de saúde tudo vai muito bem.Nepotismo corre solto,o apadrinhamento da turma do Jordy é notório e o governador fica querendo impressionar cantando????.Nós que somos servidores públicos concursados, temos de aguentar os parentes dessa turma dando uma de poderosos e tendo de trabalhar por eles senão aí que as coisas pioram.

Anônimo disse...

Os últimos governos do Pará são uma tragicomédia.

Anônimo disse...

Se ana julia foi um horror, o jatene aprimora com afinco a má gestão.Na sua visão o negócio é comprar rapidamente,inaugurar correndo e o quadro de profissionais sendo cada vez mais mediocre e desmotivado como está acontecendo na saude.E ele vai cantando e dando show .

Anônimo disse...

Jader Pediu...Jatene Atendeu!
Caiu a Diretora Geral do Hospital Ophir Loyola, a Médica Graça Jacob!
Quem assume agora será o Médico Vitor Moutinho...o que corre nos corredores é que foi umm imposição do então Senador Barbalho o cargo da Direção do HOL em troca de apoio político ao Governador!
Jacob até que estava fazendo um bom trabalho!
Minha deixa...Nos mantenha informado Barata!

Anônimo disse...

em quanto os pacientes do hospital ofir loiola são atendidos na garagem do ambulatório localizado na tv 14 de abril, os leitos do hospital jeam bitar continuam vazios.