sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PROFESSORES – O desabafo, na íntegra

Segue a transcrição, na íntegra, do desabafo da Professora Infeliz, em defesa da greve da categoria.

“Ei, Barata,

“Parabéns pelo feito conquistado com muita credibilidade. Também quero pedir a você para se aprofundar mais sobre a greve de professores no Pará. Ontem, vendo o JL 2ª Edição, achando que ia ser informada sobre os fatos reais da greve, tive mais uma vez uma triste constatação. Essa empresa, que se propõe a informar a sociedade paraense, mais a deixa à margem da realidade educacional paraense, pois os principais personagens, diga-se de passagem os mais sofridos possíveis, é que são tachados de loucos e inconsequentes. Temos muito motivos, mesmo, para enlouquecer, devido as péssimas condições de trabalho, a falta de livros, escolas deterioradas, sem água e também sem banheiros adequados, alto índice de violência nas escolas, turmas superlotadas e – claro! - baixa remuneração. Agora, digam-me: não é de pirar o cabeção, como diz a moçada por aí?
“Meus amigos, o excelentíssimo governador não está fazendo nada além da velha política de desvalorização do servidor público, em especial dos professores, que têm um papel fundamental na mudança deste país. Antes de iniciarmos a greve, perguntei aos meus mais de 600 alunos quais deles pensavam em seguir a profissão de professor. Pasmem: 99 por cento responderam que não. Sabe por que, Barata? Adivinha? Claro, pela péssima remuneração. Então logo conclui-se que esta profissão está fadada a ser extinta, por falta de profissionais. Enfim, meus amigos, não é fácil.
“Pior é constatar que a imprensa marrom, tão bem representada pela TV Liberal, insiste em nos apresentar como o lobo mau da história, repercutindo a versão falaciosa do governo, sem abrir espaço para o contraditório. O mínimo que se poderia pedir seria que mostrassem a realidade de um professor no Pará, que para conseguir sobreviver com um mínimo de dignidade precisa acumular 280 horas-aulas. Diante dessa amarga realidade, é inevitável que a categoria lance mão da alternativa que lhe resta, nesse caótico cenário – a greve.”

16 comentários :

Anônimo disse...

Essa "professora" não sabe nem usar adequadamente as virgulas. Imagina a "excelente" aula que ela ministra!

Anônimo disse...

ANONIMO das 13:07 não adiantam manobras diversionistas.Não usar adequadamente virgulas é mal menor frente a não usar adequadamente o poder e recursos do estado e recusar pagar o piso salarial nacional aos professores.Em vez disso o governo nomeia inumeros assessores como o filho do dono do Liberal e os parentes do Flexa Ribeiro.

Anônimo disse...

este governo neoliberal e descompromissado com o ensino, está fazendo com os professores o que tem sido comum em outros seguimentos: criminalizando a profissão, desmerecendo a fonte de todo o conhecimento que é o professor.Isto sim, é "não saber usar adequadamente as vírgulas.Ensinar, proteger,investir no futuro, dar dignidade, fazer crescer o país.O governo está faznedo isso? Uma vírgula!!!!!!!

Anônimo disse...

este governo neoliberal e descompromissado com o ensino, está fazendo com os professores o que tem sido comum em outros seguimentos: criminalizando a profissão, desmerecendo a fonte de todo o conhecimento que é o professor.Isto sim, é "não saber usar adequadamente as vírgulas.Ensinar, proteger,investir no futuro, dar dignidade, fazer crescer o país.O governo está faznedo isso? Uma vírgula!!!!!!!

Carlos disse...

Ei anônimo 13:07, não julgue uma pessoa dessa forma, vc sabe ao menos as condições em que a mesma escreveu? o que importa mesmo é que a professora nos mostra a realidade dura e cruel dessa profissão. Seu relato deveria ser exposto em toda mídia para que a sociedade passe a respeitar mais essa profissão fadada mesmo a extinção, isso é verdade poucas pessoas querem segui-lá.Enfim,valeu o depoimento assim fica mais claro entender o por que da paralisação. Vamos respeitar mais nosso professores, vamos endossar o caldo de que esse governo tem mesmo é priorizar educação.
Apoio aos professores.

Profª INFELIZ disse...

Olá Barata!
Obrigada primeiramente por ter publicado meu comentário, quando tenho tempo sempre acesso seu blog e o admiro muito pela forma como escreves e expõe suas idéias de forma franca e muitissimo verdadeira.Bom, minha vontade era inicialmente me identificar com nome e escolas as quais trabalho, mas como você sabe o sistema não me permite isso. Escrevi ontem com o sangue fervendo de tanta insatisfação depois de ver a reportagem da Tv Liberal. Logo depois de assistir a reportagem fui para o computador e pensei no seu blog, na sua forma de escrever e de se posicionar quanto aos assuntos relevantes a sociedade.
Meu caro anônimo 13:07, não me preocupei com as vírgulas realmente, mas sim em mostrar a nossa difícil realidade e eu sei que as faltas das vírgulas não me impediram de concluir meu raciocínio.Não sei se minhas aulas chegam a ser excelentes, pois como você leu em meu depoimento os recursos oferecidos para uma melhor educação são muito parcos. Mas,posso te afirmar que dentro da realidade em que vivo eu contribuo para que meus alunos se tornem verdadeiros cidadãos, através de minhas aulas mostro que a educação é melhor caminho para o progresso.
Antes de aderir a greve mostrei aos mesmos os reais motivos pelos quais iriamos paralisar e a maioria nos compreendeu depois de mostrarmos de forma clara e fiel quanto ganha um professor e quanto o mesmo tem que trabalhar para ter um "digno" salário.
Desejo que a sociedade em geral entenda que estamos lutando por mais dignidade na educação, pois a máxima ainda prevalece sem educação, não há progresso.
Barata obrigada pelo espaço.
Profª Infeliz.

Anônimo disse...

Típico dos sem argumentos a fala do nada racional anônimo 13:07, "Essa "professora" não sabe nem usar adequadamente as virgulas..." Há crimes mais graves meu caro, bem mais grave que não postar um texto com as devidas virgulas é tripudiar uma categoria profissional inteira de modo acintoso. Se não tens bons argumentos procure construí-los estudando, informando-te e não fazendo chistes. E não custa lembrar, com ou sem virgulas, que se hoje és livres pra escrever o que pensas, agradeça a paciência dos professores. A greve é justa e legitima, seus argumentos é os do governo é que não são. Profª Juci
28 de outubro de 2011 13:07

Anônimo disse...

JATENE PAGO O PISO, É LEI!

Bonanza - O colírio pra cegos disse...

Esse anônimo das 13:07 é Professor de Português? Quero umas aulas tuas cara! Quanto tu cobra a hora-aula mané?!

Anônimo disse...

Cara Profª Infeliz,

Você está coberta de razão em seus comentários, pois ser professor neste país é realmente muito difícil. Muito se fala que a educação é nossa tábua de salvação, o caminho para o desenvolvimento, mas muito ainda tem que ser feito para que alcancemos o patamar mínimo desejável de qualidade na formação de nossas crianças e jovens para que possamos projetar um futuro melhor. O primeiro passo, sem dúvida, é investir na valorização dos professores, pois vocês são o principal instrumento desta mudança. Você também está certa em fazer o seu protesto, com as armas que possui, porque se perdermos nossa capacidade de se indignar diante do que está errado, o que será do futuro?

Anônimo disse...

Anônimo das 13:07, mais importante que se preocupar em ensinar o correto uso das virgulas é se preocupar em ensinar ÉTICA, PROBIDADE e RESPEITO AO SER HUMANO E AOS BENS PÚBLICOS para os nossos ALUNOS pois assim poderemos continuar a ter esperança de um futuro melhor através de nossos jovens mais conscientes de suas responsabilidades como CIDADÃOS. A SOCIEDADE CONSCIENTE DOS SEUS DIREITOS COM CERTEZA EXIGIRÁ MAIS RESPEITO DOS GOVERNANTES DE PLANTÃO.

Anônimo disse...

Em uma sociedade justa essas pessoas detentoras do poder teriam vergonha de praticarem desmandos com as categorias profissionais como os professores.O Para estaria com indicadores sociais diferentes e teriamos saude e educacao dignos.

Anônimo disse...

isso tudo é muito, muito triste.

Anônimo disse...

Precisamos demonstrar nosso descontentamento com essas figuras notoriamente corruptas,usurpadoras de vagas dos concursados e deslumbradas(os) da periferia dos poderosos da vez. ENCARAR nos locais publicos, mostrar que cansamos destas tristes figuras que vampirizam os recursos do Estado em beneficio de seus familiares e agregados.Sem dinheiro para pagar o piso nacional aos professores mas com recurso para esse bando de aspones.

Anônimo disse...

Parabéns pela coragem dos professores na luta por melhores salários. A Assembléia vive assombrada por fantamas, até internacionais, o judiciário tem uma (?)banda podre, e dizem, vendem sentenças, absolve e transforma um estrupador em vítima; o MP, é atrelado ao executivo, não tem autonomia, os conselheiros do tce/tcm, só se preocupa em aumentar seus super-salários, de seus parentes e apaniguados, fiscalizar que é bom, nada. Enquanto o resto da população desinformada, liga a televisão, e vê "grandes líderes" políticos convocando a população a seguir determinadas siglas partidárias, prá se "aliarem" na luta por melhores dias. Parabéns pela coragem de vocês, professores, e me desculpem se esqueci de alguma vírgula.

Anônimo disse...

Aonde encontramos os sindicatos, caras pintadas, MPE, TJE..?Precisamos ter instituições fortes e não contaminadas por DAS's para que os nossos direitos sejam respeitados. APOIO A CAUSA DOS PROFESSORES. JATENE PAGA OS PROFESSORES.