quarta-feira, 19 de outubro de 2011

FÁBRICA ESPERANÇA – Quem são

Josué Bengston (na foto, à dir., com Martinho Carmona) esteve envolvido no escândalo da máfia dos sanguessugas, em 2006, um esquema criminoso em que empresários, políticos e servidores públicos se aliaram para formar uma quadrilha que desviava dinheiro da saúde pública. De acordo com a Polícia Federal, a quadrilha negociava com assessores de parlamentares a liberação de emendas individuais ao Orçamento da União para que fossem destinadas a municípios específicos. Com recursos garantidos, o grupo - que também tinha um integrante ocupando cargo no Ministério da Saúde - manipulava a licitação e fraudava a concorrência valendo-se de empresas de fachada. Dessa maneira, os preços da licitação eram superfaturados, chegando a ser até 120% superiores aos valores de mercado. O "lucro" era distribuído entre os participantes do esquema.
Martinho Carmona foi recentemente acusado pelo Ministério Público Estadual por improbidade administrativa. Ex-presidente da Alepa, a Assembléia Legislativa do Pará, quando no PSDB, ele é acusado de improbidade administrativa juntamente com Athos Neves da Rocha, que trabalha há bastante tempo para o parlamentar, e Maria do Socorro Rodrigues da Costa, servidora da Alepa, na ocasião chefe de gabinete do deputado. A ação teve origem em denúncia revelando que Athos Neves da Rocha valeu-se de uma prima, Mahíra Reis da Rocha, então uma adolescente de 17 anos, como laranja, na suposta condição de estagiária lotada no gabinete do deputado, já que Athos, por lei, não mais poderia ter renovado seu contrato como estagiário. Assim, o salário de R$ 300,00, formalmente destinado à jovem, era embolsado por Athos Neves da Rocha, em tramóia patrocinada por Martinho Carmona e coonestada por Maria do Socorro Rodrigues da Costa.

Um comentário :

Anônimo disse...

ele anunciou com orgulho apoio ao afro reagge desprezando o projeto inovador que surgiu em Belem, foi foco das atenções do MJ.Deve ser por isso.Qurem distancia do MJ.