Filho do ex-governador Alacid Nunes, que polarizou com Jarbas Passarinho a política no Pará durante o regime militar, Hildegardo Nunes é originário do PFL, do qual é sucedâneo o DEM. Ele migrou, posteriormente, para o PTB, pelo qual elegeu-se vice-governador, em 1998, antes de desembocar no PMDB. Já no PMDB, Hildecargo foi superintendente do Sebrae, o Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Pará. Defenestrado do Sebrae por conta do revide da governadora Ana Júlia Carepa a Jader Barbalho, ele abrigou-se na prefeitura de Ananindeua, como secretário de Governo do prefeito reeleito Helder Barbalho. Este vem a ser o presumível herdeiro político do pai, o ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará e a mais longeva liderança da história política do Estado.
A ironia, na opção de Hildegardo Nunes pelo PMDB, é que seu pai, Alacid Nunes, então governador, ao romper com Jarbas Passarinho, seu inimigo figadal, e por extensão com o regime militar, tornou possível a eleição de Jader Barbalho para o governo, em 1982. Com Jarbas Passarinho fragilizado pelo tropeço eleitoral de 1982, logo Jader Barbalho, como governador, alijou também Alacid Nunes, ao pressentir que este pretendia fazer dele refém. A perfídia do ex-governador tucano Almir Gabriel, do qual foi vice, fez Hildegardo dar as costas para o tucanato e sair candidato ao governo em 2002, pelo PTB, quando sequer chegou ao segundo turno. À deriva, depois disso, ele acabou cooptado pelo PMDB e em 2006 foi o vice do candidato peemedebista ao governo, o ex-deputado José Priante. A candidatura de Priante foi decisiva para levar a sucessão estadual para o segundo turno, o que permitiu a vitória da petista Ana Júlia Carepa sobre o ex-governador tucano Almir Gabriel, em uma engenharia política que teve como responsável o ex-governador Jader Barbalho e pela qual Hildegardo Nunes tanto trabalhou.
SOB CENSURA, POR DETERMINAÇÃO DOS JUIZES TÂNIA BATISTELO, JOSÉ CORIOLANO DA SILVEIRA, LUIZ GUSTAVO VIOLA CARDOSO, ANA PATRICIA NUNES ALVES FERNANDES, LUANA SANTALICES, ANA LÚCIA BENTES LYNCH, CARMEN CARVALHO, ANA SELMA DA SILVA TIMÓTEO E BETANIA DE FIGUEIREDO PESSOA BATISTA - E-mail: augustoebarata@gmail.com
sexta-feira, 28 de maio de 2010
ELEIÇÕES – O perfil de Hildegardo Nunes
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
2 comentários :
Barata, o JB não ia queimar um Hildegardo tendo um vaidoso juvenil pra fazer isso, né?
É isso meu amigo, este é um resumo da plítica nos últimos anos em nossso estado. O que fazer? NADA! Somos obrigados a votar nos de hoje que nada fazem ou nos de ontem que nada fizeram pelo povo.
Postar um comentário