sexta-feira, 28 de maio de 2010

ELEIÇÕES – Jatene, o mestre da dissimulação

Um mestre da dissimulação. Assim pode ser definido o ex-governador Simão Jatene (foto, à esq., com Wladimir Costa), o pré-candidato a governador pelo PSDB. Originariamente um técnico de inquestionável competência, ele tornou-se um político de gabinete e, sem jamais ter experimentado algum embate eleitoral até então, tornou-se o sucessor do ex-governador tucano Almir Gabriel, em um pleito pontuado por denúncias de escandalosa utilização da máquina administrativa.
Como eminência parda da administração Almir Gabriel e posteriormente como governador, Simão Jatene é um dos responsáveis pelos pífios índices sociais legado pelo tucanato, ao fim de 12 anos de sucessivos governos do PSDB no Pará. Ao término de sua gestão, ele inaugurou a toque de caixa os hospitais regionais, uma promessa de campanha. A despeito do discurso pretensamente ético, investiu brutalmente na propaganda enganosa, para delícia dos Maiorana e Orly Bezerra, o marketeiro do tucanato paraense. Para obter a permissão da prefeita petista Maria do Carmo Martins, de modo a inaugurar o hospital regional de Santarém, ainda sem a infra-estrutura indispensável, comprometeu-se a posteriormente transferir os recursos necessários para tanto. Uma promessa que jamais foi cumprida.

Ação entre amigos - Agora, ilustrativo do desprezo da tucanagem pelas aspirações do eleitor, foi o pacto que Simão Jatene com seu predecessor, Almir Gabriel, que pretendeu ser seu sucessor. O próprio Jatene, com um cinismo de corar anêmico, revelou que, ao ser ungido sucessor de Almir Gabriel, comprometeu-se a apoiar este como seu sucessor, nas eleições de 2006.
Ou seja, na ótica da tucanagem paraense, o eleitor serve, mesmo, é como massa de manobra. O Pará, na visão tucana, seria um feudo do PSDB e a transmissão de cargo corresponderia, assim, a uma ação entre amigos.

O escândalo da Cerpa - Além de exibir quase todas as mazelas também ostentadas pelo governo Ana Júlia Carepa, há uma passagem constrangedora no mandato de Jatene. Trata-se da denúncia feita pelo Ministério Público Federal revelando a teia de corrupção tecida por tucanos de farta plumagem no imbróglio que envolve a Cerpa, a Cervejaria Paraense S/A, fabricante da cerveja Cerpa. A denúncia figura no inquérito 465/PA no STJ, o Superior Tribunal de Justiça, e revela que a cervejaria paraense, valendo-se de um caixa 2 – que vem a ser uma contabilidade clandestina, cujos valores não são declarados ao Fisco -, abasteceu a campanha de Simão Jatene nas eleições de 2002, com R$ 16,5 milhões.
A contrapartida do tucanato foi conceder à Cerpa perdão e incentivos fiscais que chegaram a R$ 47 milhões. O propinoduto da Cerpa começou a regar a horta da corrupção tucana a partir do final do governo de Almir Gabriel.

7 comentários :

Anônimo disse...

O wlad não fica atrás em termos de dissimulação. Por uma rádio é capaz de andar de mãos dadas com os seus antigos desafetos do pt. Não voto em nenhum desses três, meu voto vai para o PSTU.

Anônimo disse...

Nessa época meu filho caçula pensava que viviamos na Suiça, por causa das propagandas enganosas. hehehehehe
Ele cresceu e vivenciou esse estado rico de recursos e pobre de políticos decentes.
Ele se mudou para o Irã, e pelo visto vai continuar por lá.

Anônimo disse...

Olha a carinha marota do Wlad, pense!!!!!

Anônimo disse...

Bilu, bilu, bilu, menino danado.
kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Barata, só isso??
Tu fostes bonzinho na descrição.

Só eu tenho conhecimento de pelo menos mais 20 fatos fortissimos.

Só jogar no Google que aparece aos borbotões as maracutais.

Inclusive as que não apareceram, mas que ainda vai surgir sobre o envolvimento de ONG´s no PSDB que andaram aprontando com dinheiro público, na area da saúde.

Licitação foi coisa que aquele partido nunca imaginou em fazer.

Concurso Público menos ainda, no apagar das luzes ele fez um acordo com o MPT pra demitir 25 mil temporarios, e jogou a responsabilidade pra Ana Judas.

Falta Mão de Obra qualificada no Pará, em todos os sentidos e profissionais, principalmente na política.

A Elite paraense continua imbecíl como a 200 anos atras, não mudou nada, porque dinheiro jamais comprara competencia, enquanto essas antas ficam preocupadas em infra estrutura, o estado afunda por falta investimentos na ação social.

É incrivel, como essa cambada persiste na ideia de nadar contra a maré do Brasil e do Mundo.

Anônimo disse...

Fora todos esses mentirosos que enganam o povo só pra se dar bem.

Anônimo disse...

Mas esse blog fala mal da sua própria candidatura?