sexta-feira, 28 de maio de 2010

ELEIÇÕES – O perfil de Hildegardo Nunes

Filho do ex-governador Alacid Nunes, que polarizou com Jarbas Passarinho a política no Pará durante o regime militar, Hildegardo Nunes é originário do PFL, do qual é sucedâneo o DEM. Ele migrou, posteriormente, para o PTB, pelo qual elegeu-se vice-governador, em 1998, antes de desembocar no PMDB. Já no PMDB, Hildecargo foi superintendente do Sebrae, o Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Pará. Defenestrado do Sebrae por conta do revide da governadora Ana Júlia Carepa a Jader Barbalho, ele abrigou-se na prefeitura de Ananindeua, como secretário de Governo do prefeito reeleito Helder Barbalho. Este vem a ser o presumível herdeiro político do pai, o ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará e a mais longeva liderança da história política do Estado.
A ironia, na opção de Hildegardo Nunes pelo PMDB, é que seu pai, Alacid Nunes, então governador, ao romper com Jarbas Passarinho, seu inimigo figadal, e por extensão com o regime militar, tornou possível a eleição de Jader Barbalho para o governo, em 1982. Com Jarbas Passarinho fragilizado pelo tropeço eleitoral de 1982, logo Jader Barbalho, como governador, alijou também Alacid Nunes, ao pressentir que este pretendia fazer dele refém. A perfídia do ex-governador tucano Almir Gabriel, do qual foi vice, fez Hildegardo dar as costas para o tucanato e sair candidato ao governo em 2002, pelo PTB, quando sequer chegou ao segundo turno. À deriva, depois disso, ele acabou cooptado pelo PMDB e em 2006 foi o vice do candidato peemedebista ao governo, o ex-deputado José Priante. A candidatura de Priante foi decisiva para levar a sucessão estadual para o segundo turno, o que permitiu a vitória da petista Ana Júlia Carepa sobre o ex-governador tucano Almir Gabriel, em uma engenharia política que teve como responsável o ex-governador Jader Barbalho e pela qual Hildegardo Nunes tanto trabalhou.

2 comentários :

Anônimo disse...

Barata, o JB não ia queimar um Hildegardo tendo um vaidoso juvenil pra fazer isso, né?

Anônimo disse...

É isso meu amigo, este é um resumo da plítica nos últimos anos em nossso estado. O que fazer? NADA! Somos obrigados a votar nos de hoje que nada fazem ou nos de ontem que nada fizeram pelo povo.