quarta-feira, 24 de março de 2010

SAÚDE – No PAS, a radiografia do desgoverno 1

Por evidenciar o descaso que sucateia a saúde pública no Pará e particularmente em Belém, merece realce o relato oferecido por um pai, servidor do Detran (Departamento de Trânsito do Estado do Pará), cujo filho pequeno, de quatro anos, Bruno Luiz, quebrou um dos braços e passou mais de 12 horas para conseguir ser engessado. O episódio, como bem acentua o pai da criança, é ilustrativo do caos no qual submergiu o PAS, o Plano de Assistência à Saúde do Iasep, o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Pará. A denúncia foi feita em comentário anônimo, postado neste blog.
A via crúcis do pai da criança com o braço fraturado, em acidente doméstico que ocorreu no início da noite, por volta das 20 horas, começou pela clínica Saúde do Bebê, no qual uma radiografia confirmou a fratura. Como a clínica não dispunha de traumatologista, a criança foi encaminhada para a Saúde da Mulher, onde o pai da criança, após uma exaustiva espera, foi informado de que não faziam esse tipo de atendimento. “Cansado física e psicologicamente,e com a criança com o braço devidamente imobilizado, voltei para casa”, conta o pai do garoto.

21 comentários :

Anônimo disse...

O PAS-IASEP ALEM DE ESTABELECER MONOPOLIOS NA SAUDE COMO O HOSPITAL SAUDE DA MULHER. E AS FAMIGERADAS COTAS, PRINCIPALMENTE PARA OS IDOSOS E CRIANÇAS, QUE SAO MAIS VULNERÁVEIS A DOENÇAS, QUE SO TEM A MIXARIA DE 10 CONSULTAS DURANTE UM ANO. OU SEJA, QUANDO CHEGA NA METADE DO ANO NAO TEM MAIS NADA. PARA RESSONANCIA MAGNETICA SO TEM DIREITO A UMA DURANTE O ANO. SE PRECISAR DE OUTRA TEM DE ATRAVESAR UMA VIA CRUCIS COM LAUDOS, DOCUMENTOS E ESPERAS PARA OUTRA AUTORIZAÇÃO. SEM CONTAR O SUFOCO QUE É CONSEGUIR AUTORIZAÇÃO DOS MEDICOS AUDTORES NA UNIDADE DA PRIMEIRO DE DEZEMBRO. A CARTEIRA DE ASSISTENCIA CONTINUA SENDO UM PAPEL PROVISÓRIO, ALEM DE TER O CONSTRANGIMENTO DE APRESNETAR O CONTRA-CHEQUE EM CONSULTAS E EXAMES. ENTAO POR QUE NAO INFORMATIZAR NO SISTEMA OS DESCONTOS ASSITENCIAIS? ESSE IASEP TEM DE MELHORAR MUITO, POIS TA PARECENDO O SUS. JA IA ME ESQUECENDO, O SERVIÇO ODONTOLOGICO ATÉ AGORA NADA.

Anônimo disse...

Aos servidores e usuários do IASEP em Belém: tomem cuidado para nao fraturar ossos de seus corpos, pois o unico lugar credenciado para atendimento de urgencia em traumo e ortopedia é o monopolio da Saude da Mulher. Lá a espera é loga e dolorida.

joaquim disse...

SÓ NO SAÚDE DA MULHER E DETALHE...SÓ PARA ADULTOS,POIS LEVEI O MEU FILHO LÁ,E FOI O PRIMEIRO LUGAR QUE ME DESPACHARAM...

Anônimo disse...

fazem dois anos que enviei um email sobre o absurdo das famigeradas cotas e até hoje não consegui resposta. Contribuo com o PAS-IASEP desde 2003, se utilizei o serviço 04 vezes foi muito,pois pago porque minha mãe é dependente. 10 consultas é o direito que o servidor e seus dependentes tem, isso é governo de terra de direitos, imagina se não fosse!

Anônimo disse...

Os servidores do Estado devem recorrer ao Ministério Público Estadual para reclamar dessas absurdas cotas limitadas para consultas e exames, afinal isso não tem respaldo legal, isso é abusivo. Pode ser procurada a OAB também. Em última hipótese, deve ser procurada a polícia para o registro de um boletim de ocorrência por omissão de socorro.

Luiz disse...

Antes do governo da tia Ana,existia um pronto atendimento do PAS,todo equipado no bairro do telegrafo,sem burocracia,tudo de bom,tinha enfermaria,medicos e técnicos de plantão 24 hs,todo moderno,só que quando a governadora assumiu,este pronto socorro do PAS,foi extinto.
Eu não sei porque toda essa ansia do PT,em passar os serviços do estado para terceiros!!!Será que alguém esta levando algum por fora???Pois depois de ter toda uma infra estrutura do PAS,mão de obra e equipamentos,passou o serviços para esses matadouros como saúde da mulher.
Fica ai minha indignação com mais este presente da tia Ana,para com os servidores do estado,acabou com o pronto socorro do PAS.

Anônimo disse...

O Saúde da Mulher tem duas entradas: a da Curuzu é a entrada VIP para os planos privados, já o da Humaitá é para o primo do SUS,ou seja, o PAS dos servidores pobres e barnabés.

Anônimo disse...

Os servidores estao em periodo de negociaçao salarial e de melhorias de condiçao de vida e de trabalho, com o governo, certo?! Entao a intersindical bem que poderia negociar o aumento das cotas de consultas ( principalmnte para idosos e crianças) e de alguns exames. Nao custa nada, pois os servidores é quem paga por tudo isso. Ok?! Com a palavra o movimento sindical e o governo. Fui.

Anônimo disse...

tenta ligar para o iasep...reza pra santa paciencia..mano, eles nao atendem nem por promessa!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sai daí tal de Luiz. Quanto tu estás ganhando pra puxar saco da obscuridade.

Anônimo disse...

Barata,
Tudo isso é verdade, o cartão de atendimento do pas é uma xerox chifrim, horrível, uma vergonha. Será que com tanta arrecadação do salário dos servidores não dava pra ser um cartão plastificado daqueles que até em supermercado tem?
O atendimento é diferenciado para os planos: o Pas recebe um atendimento discriminatório no Saude de mulher , na Humaitá , consultórios apertados e com poucas vagas para consultas com os médicos credenciados, o que torna difícil o atendimento para os servidores, muitos pacientes para poucos médicos atender.
Endocrinologista é uma dificuldade, leva mês para agendar porque so abre agenda uma vez por mês e o retorno eles não marcam quando saimos da consulta, dificultando o retorno para 30 dias, então tem que marcar e (pagar por que tudo é descontado das cotas) nova consulta.
Um horror..

Anônimo disse...

Endocrinologista é uma dificuldade conseguir marcar uma consulta.
Apenas no final de cada mes abre a tal agenda do medico e quando conseguimos falar com call center as vezes ouvimos que não estão mais atendendo pacientes novos do Pas.
E ai ficamos ligando de novo para ver se conseguimos marcar com outro médico que atenda.
Uma via crucis.Uma humilhação.

Anônimo disse...

Barata,
Tudo isso é verdade, o cartão de atendimento do pas é uma xerox chifrim, horrível, uma vergonha. Será que com tanta arrecadação do salário dos servidores não dava pra ser um cartão plastificado daqueles que até em supermercado tem?
O atendimento é diferenciado para os planos: o Pas recebe um atendimento discriminatório no Saude de mulher , na Humaitá , consultórios apertados e com poucas vagas para consultas com os médicos credenciados, o que torna difícil o atendimento para os servidores, muitos pacientes para poucos médicos atender.
Endocrinologista é uma dificuldade, leva mês para agendar porque so abre agenda uma vez por mês e o retorno eles não marcam quando saimos da consulta, dificultando o retorno para 30 dias, então tem que marcar e (pagar por que tudo é descontado das cotas) nova consulta.
Um horror..

Anônimo disse...

não adianta apelar para a intersindical, pois é vendida. Agora vieram com uma estrinha de greve para o dia 31, vespera do feriado da semana santa. FALA SÉRIO. O nosso primeiro passo deve ser a renovação do SINDSAÚDE, em que todos os coordenadores ou estão fora de combate por se venderem ou campactuam com o Governo por se venderem. Exemplo é a nossa amiga da URE DIPE, Fátiam Rodrigues que finge que é tudo pela categoria, se deitou na moleza dos colegas temporários para garantir o seu e de qquebra ganhou uma Gratificação de TEmpo Integral e u, contrato para o seu filho Fredson não trabalhar.

Anônimo disse...

Acho que a dra. Sandra (presidente do Pas)deveria estar atenta a esse tratamento discriminatório que o Saude da mulher dá para os servidores do Estado, afinal de contas nós pagamos este plano.
Não é possível que sejamos tratados desse jeito, quando ligamos o call centre despacha e diz que não pode fazer nada se os médicos dão ordem para não marcar a consulta dentro do limite dele.
Eu mesmo perdi a consulta de retorno e todos os exames realizados porque não consegui remarcar para a data que a própria médica havia solicitado para eu retornar ( não havia mais vagas durante os dois dias de marcação, se eu quisesse que ligasse de novo no outro mês o que perderia a data de controle dos exames exigido pela doença crônica).
Enfim, só em Belém sao mais de 45 mil servidores concursados, vejam quanto o plano arrecada, muita grana, então os servidores deveriam ter um tratamento bem melhor, principalmente os portadores de doenças cronicas.

Osvaldo cunha disse...

Os servidores do IASEP, calados em 12 anos de rapinagem e sucateamento,deveriam entrar com um pedido de investigação no Ministério Público para saber da real situação desse instituto nos últimos 12 anos.Funcionário que comeu abil durante muito tempo e só agora vê todo tipo de desgraça é no mínimo leviano.

Anônimo disse...

Tem especialidades que são um problema grande porque os médicos limitam número de atendimento ficando dificil conseguir uma consulta.
Endocrinologista é um deles, principalmente porque apenas no fim do mês abra a agenda de marcação, então se não conseguir nos dois dias de marcação tem que esperar o final do mês seguinte.
O paciente que morra ou fique com dor esperando o fim do mês porque nem uma consulta extra pode
tentar por que os atendentes não permitem que se fale com ´médico, diz que são ordens deles.

Sandra Leite - Presidente IASEP disse...

Prezado Augusto Barata,

ESCLARECIMENTO

PARTE I

Tendo em vista a citação do IASEP, com dados de autoria do pai de menor segurado deste Instituto, vimos informar que:

- Conforme post publicado em 24 de março, coletamos informações diretamente nos locais de atendimento citados e constatamos que a segurada titular conduziu o segurado menor ao Pronto Atendimento na Clínica do Bebê, no dia 22 de março, às 20h30m.

- O menor foi atendido pelo médico pediatra de plantão que realizou procedimentos de primeiros socorros para fratura fechada, como é o caso:
consulta, raio X do antebraço, medicado, imobilização e prescrição para casa. Recebeu orientação para atendimento com traumatologista e então a família seguiu ao Hospital Saúde da Mulher, onde a médica auditora diz que não há registrado atendimento, ou seja, não houve consulta com traumatologista de plantão.

- A direção da Clínica do Bebê relatou que a recepção foi acionada por telefone por funcionário do Hospital Saúde da Mulher informando que o paciente retornaria a Clínica. A recepção da Clínica do Bebê acionou a plantonista da Central que orientou sobre os locais onde há atendimento de Traumatologia com plantão ou sobreaviso e que avisasse quando o paciente chegasse para acionar uma inter consulta – procedimento utilizado quando atendimento com especialista se faz necessário. A Clínica do Bebê então aguardou o retorno da criança do HSM, o que não ocorreu.

- O IASEP dispõe de Central de Leito 24 horas, de livre acesso aos 09 hospitais contratados para urgência/emergência descentralizada, com objetivo de mediar atendimentos especializados, buscar Leito quando necessário ao suporte de hospitalização de Segurados e acionar remoção por ambulância quando solicitado.

O Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Pará (IASEP), informa que, até o momento, não há registro escrito, e-mail ou telefônico de responsáveis pelo segurado menor sobre os fatos e que seguiremos apurando o atendimento citado e, caso necessário, tomaremos providências legais contra a suposta negligência.

Sandra Leite - Presidente IASEP disse...

ESCLARECIMENTO
PARTE II

Prezado Augusto Barata,

Para esclarecer, recapitulemos a história do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará – IASEP, que foi criado em 2003 e é remanescente de parte do IPASEP, sucateado e citado por escândalos de fraudes, contratos ilegais, dilapidação do patrimônio dos servidores públicos, com aplicação de preços desiguais e dando calote aos prestadores de serviços por 12 anos com total terceirização, e para tal passou a ser tratado de PAS para abstrair a presença institucional.
Desde então, a vinculação ao IASEP é facultativa ao servidor, assegurada a contribuição do segurado titular, inicialmente de 2%, e a partir de 2005 para 6%, com procedimentos para o grupo familiar e igualmente para contribuição patronal, tem cota anual para atendimento ambulatorial e abrange internação hospitalar.
A partir de 2007, trabalhamos pela reorganização e a reestruturação da autarquia. Realizamos a descentralização, em nove serviços credenciados para pronto atendimento.

Em três anos contemplamos:
1. Gestão da área fim da saúde, antes terceirizada.
2. Respaldo legal de conceitos da proteção social: aprovamos duas leis assegurando direitos.
3. Melhorias de direitos:
- ampliação em 42% na cobertura anual de consultas, exames e tratamentos sequenciais;
- inclusão de especialidades da saúde antes não contempladas: acupuntura, homeopatia, terapia ocupacional, nutrição, RPG e agora que a lei foi aprovada, em fevereiro, reativaremos a odontologia em fase de licitação, cujos contratos serão assinados em 26/04/2010;
- implantamos os “procedimentos adicionais” com cotas para atender a necessidade de controle para doenças crônico-degenerativas;
- implantação da assistência social em 2010;
- revisão de beneficiários dependentes com reinclusão de dependentes filhos de 18 a 24 anos, dependentes econômicos dos pais e independente da condição de universitário;
- pagamento em dia, o que garante diversificação da rede credenciada com reajustes de preços na média do mercado;
- equilíbrio financeiro: controle da arrecadação.
Com base no respaldo conceitual, cobertura e a gestão do rol de serviços e benefícios assistenciais receberam o nome de PLANO ASSIST. A finalidade é prestar assistência aos segurados na área da saúde e inovaremos com a implantação gradual da Política de Assistência Social.
A criação da Contribuição Adicional para dependentes pai e mãe, estabelecido pela Lei n° 7.369/2010, ocorreu devido aumento em 300% de segurados acima de 60 anos, de 2005 a 2008, que contribuíam com R$30,00, devido Resolução do CONAD (INCONSTITUCIONAL), e incompatível com os custos para garantia da assistência especializada e considerando o interesse pela inscrição de dependente filho com 18 a 24 anos de idade.
Quando chegamos em 2007, eram 180 mil segurados no estado e 40 mil casos de urgência, que eram atendidos na passagem Izabel, pela empresa Service Brasil e no hospital Saúde da Mulher. Hoje contamos com 206 mil segurados e 09 mil casos de atendimento de urgência em todo o Estado do Pará.
Sendo assim, a peculiaridade e perfil do IASEP, enquanto autarquia pública, não se enquadra na regulamentação, nos critérios ou em normas da Agência Nacional de Saúde – ANS para Planos e Seguros de Saúde Suplementar. Portanto, o IASEP representa uma alternativa de serviço que avançou em três anos, dentro dos seus limites, porque acolhe grupo familiar, baseado em princípios da solidariedade, ou seja, quem ganha mais paga mais.

Unknown disse...

É uma sacanagem! a partir deste mês o governo comecou a cobrar 4% por cada genitor dependente do PAS no entento não houve melhoria nos alguma nos serviços. CADE A INTERSINDICAL QUANDO SE PRECISA DELES! SERÁ QUE ELES TAMBÉM TÃO LEVANDO ALGUM?

Anônimo disse...

O PAS-iasep, além de aumentar para 4% a6% a cota do idoso, ainda quem tem duas matriculas no meu caso que sou concursada como professora e como tecnica em educação sou descontada nos dois contra cheques,me sinto robada pois pago por dois planos de saúde sendo só uma pessoa deveria também receber os tics alimentação nos dois também para tira eles são bons e Titia Ana ainda asina esta lei.